O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CAPA: Edição2.052 - Içara, 23 de fevereiro de 2011

Romualdo conhece celebridades em Brasília
(Divulgação)


Jair D'Estefani participa de reunião na FETAESC

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Lagoa do Jacaré e arroio próprios para banho
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Içara continua cidade violenta

Cada dia que passa uma nova ocorrência em Içara alerta a população que a cidade não é mais pequena e que os fatos, antes vistos através da televisão, pas-sam a serem realidades no município.
São furtos, assassinatos, roubos a mão armada, es-tupros, entre outras barba-ridades.
Ontem à noite, a Polícia Militar deteve um homem com uma menor de 8 anos, que estava desaparecida. Ele é suspeito de ter come-tido estupro contra a crian-ça, que deve ser submetida a exame de corpo de delito.
O crescimentos econômi-co fez a cidade crescer po-pulacionalmente nos últi-mos 20 anos e com isso veio a violência sem o acompa-nhamento necessário da segurança.

CHARGE

De olhovivo na Saúde

Seu filho pode sofrer de tecnoestresse, saiba o que é

Atender celular, redigir e-mail, bater papo no MSN, atualizar o Twitter, colocar fotos no Orkut, jogar vi-deogame, e haja vírgula para listar tudo o que crianças e adolescentes são capazes de fazer ‘ao-mesmo-tempo-agora’. Até aí, tudo bem: eles são a “geração digital” - nasceram quando já existia a Internet, nem imaginam como era “aquela época em que não havia celular”.
O problema é quando o excesso de conectividade co-meça a atrapalhar rendimento escolar, atividades de ro-tina e interações sociais: é o chamado tecnoestresse. “Por fazer muitas coisas ao mesmo tempo, o jovem acaba ten-do dificuldade de se concentrar. Ele não sabe mais onde leu ou viu tal assunto, a informa-ção começa a ficar dis-persa e ele tem dificuldades de reter conhecimento”, explica Evelyn Eisenstein, diretora do Centro de Estudos Integrados Infância, Ado-lescência e Saúde.
Uma das coisas que a pediatra mais vê no consultó-rio são pais reclamando que os filhos não estudam: “Eles usam o tempo de que dispõem para navegar na Internet, inclusive a hora de dormir”. O resultado é desastroso: como dormem mal à noite, ficam com sono durante as aulas e não conse-guem se concentrar nos estudos. “O vocabulá-rio usado na Internet também é ruim para esses jovens. O adoles-cente já não sabe mais como se comunicar, tem dificuldade até na es-crita, pois usa pouco o papel e a caneta.
Alguns mal sabem escrever e cometem a-trocidades na hora que precisam redigir uma redação”, preocupa-se Evelyn.

Proibir não é solução
Mas engana-se quem pensa que a solução é proibir. O ideal é conversar com os filhos e impor limites. As crianças precisam de interação humana. Muitas vezes, se viciam na tecnologia pois sentem falta de ter com quem conversar. Para saber se o jovem está sofrendo de tecnoestresse, é preciso ficar atento aos sintomas do problema: baixo rendimento escolar, insônia, dores no corpo e certa agressividade ao ficar longe do computador são alguns deles.

Estresse provocado pela tecnologia
A tecnologia, segundo o dicionário Aurélio, signifi-ca o conjunto de conhecimentos que se aplicam em diferentes atividades. Esse conjunto de conhecimento técnico e científico esta presente desde a descoberta da primeira ferramenta qual foi melhorada após um tempo e a partir dela, posteriormente, foram feitas outras específicas. O tecnoestresse é um problema provocado por qualquer tipo de estimulo tecnológico.

POLÍTICA - Vereadores elegem integrantes de comissões na Câmara

As comissões internas da Câmara Municipal de Içara foram eleitas na sessão legislativa desta segunda-feira; elas servem para emitir pareceres sobre determinados temas e investigar.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A sessão da Câmara Mu-nicipal de Içara desta segunda-feira, dia 21, foi reservada para escolha das novas comissões internas para o biênio 2011/2012.
Foram eleitos os integrantes de três comissões. Em comum acordo, os legisladores definiram os membros da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas; além de Serviços Públicos. Já a Comissão de Constituição, Justiça e Redação gerou bastante polêmica. Era notória a intenção do vereador Jurê Car-los Bortolon (PMDB) em presidir a mesma. Tanto que no final das discussões, com votação secreta para definir os cinco nomes dos integrantes, Bortolon acabou sendo nomeado presidente.
De acordo com o peeme-debista, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação é a mais importante do Legislativo. “Como vereador da base de governo do prefeito, é importante que eu esteja à frente do grupo”, explicou Bortolon.
Ao ser perguntado sobre o possível interesse de assumir a comissão para interferir na questão da con-tratação de assistentes, Bortolon destaca que este é apenas um projeto.
“O projeto para que os vereadores decidam sobre a contratação de assistentes é apenas um. A comissão deve analisar vários. Por isso, deve estar nas mã-os daqueles que têm interesse no melhor para Içara”, observou o vereador.
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação fi-cou composta, então, pelos seguintes vereadores: presidente Jurê Carlos Borto-lon, vice-presidente Diego da Silva Vittorassi, secretário Neuzi Berto Silveira, membros Osmar Manoel dos Santos e André Maz-zuchello Jucoski.
Na Comissão de Finanças, Orçamento e Contas foram eleitos: presidente André Mazzuchello Jucos-ki, vice-presidente Joaci Domingos Pereira, secretário Osmar Manoel dos Santos, membros Itamar da Silva e Acirton Costa.
Para a Comissão de Serviços Públicos foram escolhidos: presidente Neuzi Berto Silveira, vice-presidente Diego da Silva Vitto-rassi, secretário Itamar da Silva, membros Jurê Carlos Bortolon e Antônio de Me-llo, que será representado pelo suplente Dilnei Lima.
As comissões são órgãos técnicos constituídos pelos próprios membros da Câmara, destinada a proceder a estudos, emitir pareceres, realizar investigações e representar o Legislativo.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“Os amigos nos colocam na política e os inimigos nos mantem ne-la”. Comentário do Presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, que até dia 31 de março, data da convenção municipal do partido, não vai dar declarações sobre a possível coligação entre PP e PMDB.

Pedro Deonízio Gabriel
reuniu nesta quinta-feira, para uma confraterniza-ção o novo Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e os delegados eleitos da Cooperaliança, funcionários e lideranças da chapa “Vem com a Gente” para agradecer o apoio de todos na eleição de sábado.
Pedro Gabrial recebeu 3.404 votos contra 831 de Cléber da Silva, da Chapa 2.

Na tarde
de domingo o motorista do Corsa MBI-4171, de Içara, ultrapassou por ma-is de 300 metros no acostamento a fila de carros na Rodovia SC-444, na saida do Balneário Rincão.

A reunião
que deveria ocorrer nesta quinta-feira entre vereadores e a direção do Hospital São Donato para tratar sobre o pronto-socorro, foi adiada para dia 2 de março.

Marcel Lodetti Fabris
o Tuca, poderá assumir a assessoria da bancada do deputado estadual José Milton Scheffer (PP), em Florianópo-lis. Ele foi coordenador na região da campanha do ex-prefeito de Sombrio. Tuca é experiente pois já foi presidente da JPP de Içara e da microregião.

Dalvânia Cardoso
atual secretária de Administração da Prefeitura de Siderópolis não acredita na união entre PP e PMDB e que o partido puxou o freio de Arnaldo Lo-detti Júnior sobre o assunto. “Todos, é muita gente”, comentou, ao se referir que a opinião não é unânime dentro do PP.

Um homem
de 33 anos, furtou três desodorantes em um mercado em Criciúma, foi preso e levado ao Presídio Santa Augusta.
Outro dia, uma mulher furtou uma garrafa de cachaça e também foi presa.
Enquanto isso tem pessoas roubando milhões e ficam impunes da justiça.


Terminada a eleição da Cooperaliança
as próximas eleições são as municipais em Içara e no Distrito Balneário Rincão.
Agora é o momento de saber quem é quem na disputa pelo poder e de que lado vão ficar. O PMDB, aposta na reeleição de Gentil Dory da Luz, que já superou o processo d cassação, o DEM, se mobiliza com José Za-nolli, hoje vice de Gentil, mas poderá ser adversário em 2012. O PP, sem candidato de peso, estende um namoro com PMDB. O PSDB, já afirmou que terá candidato no ano que vem. Já o PC do B, PDT e PT, possivelmente podem formar uma frente de esquerda. E a maioria dos demais partidos nanicos vão se unir em favor do candidato do PMDB, como ocorreu em 2008.

GERAL - Comissão discute protestos de fumicultores na Região Sul

Uma série de protestos está sendo feita há uma semana por fumicultores da Região Sul do país, insatisfeitos com a classificação do produto; encontro entre produtores deve achar soluções.

(Arquivo/Jornal Içarense)


(Divulgação/Jornal Içarense)

A Comissão Interestadual dos Produtores de Tabaco reuniu-se nesta terça-feira, dia 22, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAE-SC), em São José, para fazer uma avaliação de como está se procedendo a co-mercialização do fumo nos três estados do Sul.
Além disso, foi feita a a-nálise da qualidade da safra e também dos reais motivos de descontentamento por parte de alguns produtores catarinenses.
A reunião teve início às 8h30min, transcorreu durante todo o dia, e deve continuar nesta quarta-feira, dia 23. “Pela manhã, os integrantes da comissão reuniram-se e foram discutidos os encaminhamentos. Além disso, avaliamos a si-tuação da comercialização do fumo nas diferentes regiões. Até o momento nenhuma solução definitiva foi acertada”, explicou, du-rante a tarde de ontem, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara e integrante da comissão, Jair D´Estéfani.
Os dirigentes das empresas fumageiras também foram convocados para o en-contro. Eles começaram a chegar ao local no início da tarde. “Estamos pedindo que eles melhorem a classi-ficação do produto. Temos que achar uma solução. Pois, não adianta ficarmos parados. Talvez nesta quarta-feira consigamos entrar em um entendimento com os sindicatos que es-tão promovendo a greve”, disse D´Estéfani.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Tra-balhadores Rurais de Içara o bloqueio da entrada de caminhões com fumo nas empresas, promovido pelos fumicultores descontentes, está fazendo com que o produto estocado estrague. “O produto está estragando porque eles não permitem o transporte. Es-tamos tendo muito prejuízo. Mas, isso já não é uma questão política. Temos que resolver na base do diálogo”, argumentou D´Estéfani.
A expectativa é de que uma solução seja divulga-da ainda hoje. “Caso não encontremos solução, uma grande assembleia será convocada, chamando os produtores e sindicatos que aderiram à mobiliza-ção. Pois, não são todos que concordam com o bloqueio”, observou o integrante da comissão.
A comissão é composta pelas Federações dos Trabalhadores na Agricultura nos Estados de Santa Catarina (Fetaesc), do Rio Grande do Sul (Fetag/RS) e do Paraná (Fetaep), pelas Federações da Agricultura nos Estados de Santa Catarina (Faesc), do Rio Grande do Sul (Farsul), e do Paraná (Faep) e pela Associação dos Fumicul-tores do Brasil (Afubra).
Em Santa Catarina, são 55 mil agricultores produtores de tabaco e, por recomendação da FETAESC, os dirigentes sindicais dos trabalhadores rurais conta-taram os fumicultores em seus municípios para obterem um diagnóstico preciso da produção e comercia-lização na atual safra.
Recentemente, a Comissão Interestadual dos Produtores da Região Sul, assinou o protocolo de comer-cialização da safra 2010/11 com a maioria das empresas, onde foi estabelecido reajuste de 10% na tabela.
O acordo também garante a compra de toda a safra contratada, o pagamento em quatro dias úteis, pagamento do frete, seguro da carga, aval dos financiamentos, fornecimento de in-sumos e assistência técnica e fiscalização da classificação por órgãos oficiais. Com informações da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC).

POLÍCIA - Menina pode ter sido vítima de violência sexual

Polícia Militar do Balneário Rincão foi atender a ocorrência de um desaparecimento no Distrito e acabaram suspeitando de um caso de violência sexual já a criança foi achada com um homem.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Polícia Militar do Distrito Balneário Rincão foi acionada já nas primeiras horas da madrugada desta terçaa-feira, dia 21, para procurar uma menina de oito anos que havia desaparecido de casa.
Por volta das 1h30min, a guarnição militar encontrou a criança, que estava de bicicleta, com C.N.B., 33 anos, próximo a plataforma da Zona Norte do balneário, e logo foram encaminhados à Delegacia Civil. Eles somente foram localizados porque pessoas que pescavam nas proximidades avistaram os dois entrando nos combros e acionaram a PM
A polícia investiga a possibilidade do homem ter praticado violência sexual contra a garotinha. Um exame de corpo de delito será feito na criança, e por enquanto o homem res-ponderá ao processo em liberdade, pois não houve flagrante. Caso seja provado o ato violento sobre a jovem, o caso será encaminhado à Polícia Civil, que levará o caso aos trâmites legais.
Deste modo o C., pode ser condenado por aliciamen-to de menor e enviado, imediatamente, ao Presídio Santa Augusta em Criciú-ma, onde ficará a disposição da justiça.
De acordo com os responsáveis do Conselho Tutelar de Içara, o caso não chegou a passar por eles. “Por ter sido resolvido pela Polícia Militar, muitas vezes a ocorrência não chega a nem passa pelas nossas mãos, os pais e os soldados já resolvem todos os problemas judiciários”, explicou a coordenadora do Conselho Tutelar, Rainildes Lu-ciano Fernandes.

VARIEDADES - Içarense famoso por encontrar celebridades vai à Brasília

Ronaldo Romualdo ficou conhecido na região por posar para fotos com celebridades de todo o Brasil e no início do mês o içarense foi até a Capital Federal e conheceu políticos e jornalistas.

(Fotos/Divulgação)



O içarense Ronaldo Ro-mualdo, morador do bairro Primeiro de Maio, ficou co-nhecido na cidade e região por ir ao encontro de cele-bridades e posar para fotos com elas.
De acordo com o viajan-te, já foram mais de 20 fotos com personalidade dife-rentes. Entre elas estão os jornalistas Mário Mota e Cacau Menezes, da RBSTV, além do Bola, integrante do programa Pânico na TV.
Recentemente Romual-do esteve em Brasília de fé-rias, de 9 a 16 de fevereiro. Porém, este não era inicial-mente o seu destino.
“Eu queria ir para Per-nambuco na casa de ami-gos. Mas, como o preço da passagem aumentou, re-solvi ir para Brasília”, con-ta o viajante.
Na oportunidade Romu-aldo conheceu o deputado federal Francisco Everardo Oliveira da Silva (PR-SP), o humorista Tiririca.
“Conversei com o Tiri-rica na Câmara dos Depu-tados por dez minutos. Pu-de convidá-lo para vir a Santa Catarina. Ele disse que virá na primeira opor-tunidade. O deputado foi bastante simpático e disse que tem muita amizade com o povo catarinense”, ressalta Romualdo, infor-mando, ainda, que o gabi-nete de Tiririca é o mais vi-sitado por turistas.
O içarense também en-controu o deputado fede-ral Anthony Garotinho (PR-RJ). “Com o Anthony não pude conversar mu-ito, pois ele já estava indo embora”, comenta.
Outro ilustre que posou para foto com o içarense foi o jornalista da TV Globo, A-lexandre Garcia, o qual Romualdo não chegou a convidar para vir a Santa Catarina por falta de tempo. “Ele estava com pressa, pois tinha que tra-balhar. Mas, foi bastante simpático”, diz.
Romualdo relata que começou a se interessar por conhecer famosos em 1998. O primeiro encontro registrado foi com o atual deputado federal Esperi-dião Amin (PP-SC).
Para este ano, Romual-do, que é almoxarife de uma empresa da região, diz que não pretende mais viajar. “Minhas férias es-tão acabando”, explica o a-ventureiro.

ESPORTE - Krishnamurti Balbinot vence Enduro da Lua Cheia na categoria Sênior

Piloto de 20 anos. Krishnamurti Balbinot, vence a etapa do Enduro na Lua Cheia na categoria Sênior, superando todos os limites e mostrou-se capaz de vencer pilotos experientes.

(Divulgação)

A meia noite do dia 20, no Distrito Balneário Rin-cão em Içara, teve início a 23ª etapa do Enduro da Lua Cheia, o maior enduro noturno do país.
O 1º lugar na categoria Senior (similar à Master em velocidade), foi conquistado pelo piloto Krishna-murti Balbinot, que com apenas 20 anos de idade tem mostrado excepcional talento neste tipo de esporte. Em 2010, foi campeão da Copa Minienduro na categoria Júnior. “Para mim a competição foi uma experiência única, primeiro pelo fato de nunca ter pilotado à noite, e depois por ter participado de uma prova com toda essa quilometragem. Os terrenos dos bananais foram os mais preocupantes, caí pesado num deles, mas consegui recuperar em locais mais tranquilos. O meio da mata à noite é algo incrível, você enxerga pouco, é olhar as referências nos equipamentos e acelerar. Quero a-gradecer aos meus patrocinadores, Escritolândia e Ondrepsb, que me proporcionaram a oportunidade de participar dessa competição. Obrigado também ao Lilo, da Lilo Motos, que a-lém de deixar minha moto impecável foi fundamental no apoio para que eu atingisse esse resultado”.
Atravessando dunas, praias, bananais, mata e terrenos íngremes, num percurso 220 km, os pilotos passaram por Balneário Rincão, Balneário Es-planada e Estação Cocal antes de terminar a prova, às oito horas da manhã, na cidade de partida.
A competição, organizada pelo Mototrail Criciúma com apoio da Prefeitura de Içara, é válida para a Copa ASCPE – Associação Sul Catarinense de Pilotos de Enduro - e pela Copa MTC 2011 – Mototrail Criciúma.