O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

CAPA: Edição1.874 - Içara, 29 de maio de 2010

Gentil da Luz sai de férias e Zanolli assume por 60 dias






Comerciante de Içara é suspeito de fazer parte de quadrilha de ladrões de carros








Escola Melchíades completa 56 anos com muita festa

EDITORIAL - Gentil de férias assume Zanolli

Desde que assumiu a Administração Municipal de Içara o Prefeito Gentil da Luz tem sido alvo de críticas da oposição e também de uma parte da sociedade que vê com desconfiança o plano de governo. Mesmo com tudo isso, Gentil vem superando as críticas e resgatando o desgate sofrido, mas como ninguém é de ferro, as férias vai fazer com que recupere as forças e volte com mais vontade de fazer a Içara mais Humana.
A partir de 2 de junho, José Zanolli assume com a responsabilidade de não deixar a peteca cair.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane Maragno


Cuidados

Deixar de escovar os dentes duas vezes por dia aumenta o risco de contrair doenças cardíacas.

Pessoas que não escovam os dentes ao menos duas vezes por dia aumentam em 70% as chances de ter doenças cardíacas, de acordo com um estudo recente da University College London, de Londres, Inglaterra, publicado na última edição da revista especializada British Medical Journal.
O estudo feito nos últimos oito anos com mais de 11 mil adultos da Escócia confirmou pesquisas anteriores que associavam doenças na gengiva a problemas cardíacos.
Já se sabia que inflamações na boca e nas gengivas têm um papel importante no entupimento de artérias, um dos fatores que levam a doenças cardíacas.
No entanto, esta foi a primeira vez que se confirmou que a frequência da escovação tem influência no risco de doenças cardíacas.
Os participantes do estudo deram informações sobre os hábitos de higiene oral, bem como se fumavam, faziam atividades físicas e visitas frequentes ao dentista.
Histórico
Além disso, também foram coletadas amostras de sangue e informações sobre o histórico de cada paciente e de doenças cardíacas na família. Ao todo, seis em cada dez pessoas afirmaram ir ao dentista uma vez a cada seis meses, e sete em dez afirmaram escovar os dentes duas vezes por dia.
Ao longo dos oito anos de pesquisa foram registrados 555 “eventos cardiovasculares”, como infartes, dos quais 170 foram fatais. Levando em conta fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas, como classe social, obesidade, fumo e histórico familiar, os pesquisadores descobriram que aqueles que escovam os dentes duas vezes por dia correm menos riscos.
A pesquisa foi coordenada por Richard Watt, da University College London. Ele afirma que ainda são necessários mais estudos para verificar se a relação entre higiene oral e doenças cardio-vasculares é “causal ou meramente um marcador de risco”.
O assessor científico da Associação Dentária Britânica, Damien Walmsley, afirmou que ainda não está claro se existe uma relação definitiva de causa e efeito entre higiene oral e doenças cardíacas. “Qualquer que seja a posição verdadeira, pode-se dizer com certeza que se as pessoas escovarem os dentes duas vezes por dia com pasta de dente com flúor, visitar o dentista regularmente e restringir o consumo de doces à hora da refeição, vai ajudar muito a manter as gengivas e dentes em bom estado por toda a vida.”
Visite o dentista regularmente.

POLITICA - Gentil define a licença para o início de junho

Após remarcar a data por duas vezes e ter a cirurgia, para a retirada de um cisto no ombro, adiada, o prefeito içarense marcou a data da licença e Zanolli assumirá a partir de 2 de junho.

Após o adiamento por duas vezes da licença médica, visto que a cirurgia para a retirada de um cisto no ombro foi desmarcada, o Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), finalmente definiu a data de afastamento: a partir da próxima quinta-feira, dia 2 de junho. A cerimônia em que o vice-prefeito José Zanolli (DEM) deverá assumir o comando da Administração Municipal está marcada para as 15h25min.
A data foi definida após as assinaturas dos convênios que exigiam a presença de Gentil, e o período de afastamento será de 60 dias: 30 para cuidados médicos exigidos e outros 30 correspondentes às férias, já que, conforme o prefeito, faz um ano que ele assumiu e ainda não tirou um período destinado ao descanso. “Preciso me afastar para tratamento médico. Já havia anunciado anteriormente e tive que adiar, mas agora não tenho mais como evitar a licença médica e estou junto a Gestora de Projetos do município adequando alguns detalhes de projetos e convênios federais, e ainda tratando do emprenho de outras obras e ações para o municipio”, explicou o chefe do Executivo.
No entanto, há uma outra questão a ser definida: como Zanolli é o responsável pelo Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), um novo nome deverá ser escolhido para substitui-lo, mas no entanto nenhuma pessoa foi citada pela Administração muncipal.
O vice-prefeito está viajando e até o fechamento da edição a equipe do JI não conseguiu fazer contato com o Democrata.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“A investigação está com a Polícia Federal, que deve apontar claramente as pessoas responsáveis. Vou pedir que investiguem os outros anos anteriores.” Acirton Costa (PMDB), vereador e presidente do Hospital São Donato, sobre o supusto fraude nas AIHs (Autorizações de Internações Hospitalares) do Sistema Único de Saúde (SUS).

No prazo de três meses
o Plano Diretor de Içara deve ser entregue na Câmara de Vereadores para apreciação e votação. O novo cronograma, que prevê este prazo, foi definido em reunião entre o grupo Gestor do Plano Diretor e a empresa Consórcio Hardt Engenharia, contratada pela Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc), para finalizar o documento.
O novo cronograma prevê retorno da equipe às comunidades para mais 10 seminários regionais. “O Plano Diretor é uma ferramenta essencial para garantir o desenvolvimento ordenado de Içara e precisa ouvir o máximo de pessoas possíveis, pois vai nortear o futuro de nossa cidade”, destacou o coordenador do Grupo Gestor do Plano Diretor de Içara, Gilmar Bonifácio.
O Plano Diretor deve ser adequado ao Estatuto das Cidades e terá novos avanços para o crescimento de Içara, como a obrigação de infraestrutura na abertura de novos loteamentos. O atual Plano Diretor de Içara existe há mais de 20 anos. A Codesc contratou uma empresa para executar o processo do novo plano, como medida compensatória pela duplicação da BR 101, que corta o município de Içara.
Agora é torcer que o prazo seja cumprido e que o Plano Diretor saia do papel.

Rápidas
* Nesta segunda-feira os servidores públicos de Içara devem se vestir de preto como forma de protesto contra os efeitos nocivos do cigarro.
* Com certeza o horário, 15h25min, da posse de José Zanolli foi ídeia de Gentil da Luz, que dá uma pequena amostra de que tem o controle da situação.
* Uma chinesa de 60 anos deu a luz a um casal, terça, e daí, se na Içara tem uma mulher de 89 anos que ganhou um filho, segundo prontuário de Nogueira.
* Expectativa é grande em Içara no que se refere ao nome da pessoa que vai assumir o Samae, no período que José Zanolli ficará afastado do cargo.
* O Diretório do PP de Cocal do Sul definiu que vai apoiar a reeleição do deputado estadual Valmir Comin, ao contrário de Içara.
*O pré-candidato a deputado estadual Acélio Casa-grande (PMDB) se reuniu ontem, em Forquilhinha, com Associações de Aposentados da Região Sul.
* Foi notado a falta dos veredores Darlan Carpes (PP), Jurê Bortolon (PMDB), Antônio de Mello (PMDB) e Neuzi Berto Silveira (DEM), na reunião do HSD.

Frase
“Nenhum governo está isento de fazer besteiras. O problema é quando tais besteiras são levadas a sério”. (Michel de Montaigne - filósofo francês- 1533-1592).

GERAL - H1N1: meta de imunização de adultos não é alcançada

Etapa correspondente a adultos de 30 a 39 anos é a única a não ser atingida em Içara; e a Secretaria de Saúde promove campanhas para prevenção de hepatite e vacinação contra poliomielite.

Dados atualizados da Vigilância Epidemiológica apontam que apenas a etapa correspondente a adultos de 30 a 39 anos não alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, a qual previa que 80% de cada grupo fosse imunizado contra a Influenza A H1N1. O índice de vacinação do grupo é de 67, 38%, equivalente a 5.485 pessoas.
A coordenadora de imunização, Iane Favi Silveira, convida “os adultos a procurarem as unidades de saúde enquanto ainda não chegou o inverno e a gripe não se manifestou” e acrescentou que a meta da vigilância “é de vacinar 100% da população”.
Desde o início da campanha em Içara foi imunizado 109, 68% do grupo portador de doenças crônicas; 95, 14% das crianças menores de dois anos, totalizando 1.213; 88,52% do grupo de adultos de 20 a 29 anos, equivalente a 9.652 pessoas; 88,97% dos trabalhadores de área de saúde, contabilizando 508 doses e 84,13% do grupo das gestantes, representando 673 mulheres. O índice indica que mais de 28.508 içarenses foram vacinados contra a nova gripe. A vacinação continua prorrogada a todos os grupos nas unidades de saúde. Durante a semana o posto central funciona das 7h às 20h.
A etapa vigente abrange policiais militares, bombeiros, professores, funcionários de creches e escolas da rede municipal, estadual e particular, além de crianças entre 2 e 4 anos.
Já para prevenir a Hepatite C, será promovido a pessoas que atuam como manicure e pedicure, palestra sobre esterilização e manutenção de materiais, no salão de ventos da Fundação Assistencial de Içara (FAI) na próxima segunda-feira, 31, às 13h. Na ocasião serão realizados testes rápidos.
Está prevista para dia 7 de junho, a abertura oficial da campanha contra a poliomielite, em uma creche no bairro Jaqueline, onde será inaugurada uma sala de vacinação. A meta em Içara é imunizar 4.283 crianças menores de cinco anos.

POLÍCIA -Comerciante de Içara e líder de quadrilha são presos

Um comerciante de Içara, que estava envolvido com a quadrilha, foi preso em Araranguá depois de uma operação conjunta com polícias da região que o localizou em carro adulterado.

Agentes da Polícia Civil de Jaguaruna e de Araranguá interceptaram, em Araranguá, o Hyundai placa MJP-6768, de Florianópolis, ocupado pelo comerciante A.S., 39 anos, natural de Içara, e J.F.T., 36, sob a suspeita de adulteração de veículo (dublê).
Numa perícia preliminar constatou-se que o carro é produto de roubo, ocorrido em Canoas, no Rio Grande do Sul, em outubro do ano passado. Na época dos fatos a vítima registrou ocorrência, afirmando que dois homens armados roubaram o veículo, quando deixava um estabelecimento comercial.
Contra J., natural de Rosário do Sul (RS) que possuí inúmeras passagens pela Polícia Civil, existem três mandados de prisão preventiva expedidos pela comarca de Jaguaruna. Ele é um dos líderes de uma quadrilha envolvida em roubo de veículos e residências na Região Sul.
O grupo foi identificado esse ano em um trabalho integrado pelos agentes das Polícias Civil de Jaguaruna, Tubarão, Criciúma, Içara e de Araranguá.
Os componentes da organização criminosa se identificavam e usavam coletes e algemas da Polícia Civil para praticarem os roubos. Naquela ocasião, foram presos oito integrantes da quadrilha e J. conseguiu fugir. Na época foram apreendidos veículos roubados, munições, armamentos, drogas, coletes da Polícia Civil e produtos de roubo de residências de Urussanga.
Dentre os roubos ele é suspeito de comandar o assalto na casa do ex-prefeito de Içara Júlio César Cechinel, no Distrito Balneário Rincão, em Içara.
A dupla foi autuada por receptação e adulteração de sinais identificadores de veículo automotor. Eles foram encaminhados ao Presídio Regional de Araranguá, onde ficarão a disposição da Justiça.

VARIEDADES - Semana de atividades na escola do Balneário Rincão

Na semana em que completa 56 anos de fundação, a Escola Melchíades Bonifácio Espíndola realizou atividades com os alunos dos três turnos, e visita ao museu da Igrejinha, no Centro.

A Escola de Educação Básica Melchíades Bonifácio Espíndola, localizada no Balneário Rincão, foi fundada em 1954, e seu nome presta uma homenagem ao cidadão içarense, Melchíades Bonifácio Espíndola, pai de Bonifácio Espíndola Neto, o Seu Bona, maestro da Associação Coral de Içara.
Nesse sábado, dia 29, a Escola estará completando 56 anos de existência, contando com a homenagem dos inúmeros alunos, professores e funcionários que já passaram por este estabelecimento de ensino.
Atualmente, a escola tem como diretora a professora Maria Inêz Salvador Cesca, assessorada pela professora Giovania Silveira e pelo professor Marcel Marcílio Zilli, contando ainda com um quadro de 50 professores e 1.016 alunos, divididos em 35 turmas em três turnos, matutino, vespertino e noturno, distribuídos em 13 turmas de 1ª a 4ª séries; 14 turmas de 5ª a 8ª séries; e 8 turmas de Ensino Médio.
Conforme a diretora, foram realizadas atividades especiais durante os três períodos.”Durante as aulas, que foram só até o intervalo, os professores trabalharam com os alunos as questões relacionadas à história da escola e depois servimos um lanche e liberamos os alunos mais cedo”, relata Maria Inez, acrescentando que também foi servido um coquetel aos professores para comemorarem a data.

Na semana de aniversário da Escola Melchíades Bonifácio Espíndola, os alunos tiveram uma palestra com a historiadora Alanna Fernandes Duarte, cujo tema, “O museu Arqueológico Nossa Senhora dos Navegantes”, abordou cultura, memória e identidade, cujo encontro foi realizado pela Secretaria de Educação da cidade de Içara, através do Departamento de Cultura.
A visita monitorada dos alunos, acompanhados pela professora Roseli Fernandes Marcelino, serviu de incremento ao aprendizado obtido em sala de aula, esclarecendo sobre as atividades realizadas no Museu Igrejinha, assim como a captação de informações para a criação de um relatório sobre o encontro, solicitado pela professora de geografia.
“Esse tipo de atividade é indispensável para os alunos receberem informações adicionais sobre o que apresentamos em sala de aula, e neste caso sobre o Museu, pois o mesmo está localizado em nossa localidade, Distrito do Balneário Rincão. Este estudo proporcionou aos alunos enriquecimento sobre a história e curiosidades do local, o que nos motiva a realizar novos projetos”, salientou a professora.
“Fiquei surpreso com várias coisas que antes não eram importantes para mim: os sítios arqueológicos, as urnas que eram utilizadas a muitos anos atrás, isso também é de interesse dos turistas que visitam o Rincão, entendi hoje que não devemos mexer nos Sambaquis” completou o aluno Willian Aparecido dos Santos, da sétima série.

ESPORTES - Encerradas as atividades esportivas e culturais da PMIFim de semana com muitas competições no município

Fundação Municipal de Esportes organiza neste fim de semana um torneio de vôlei de areia, mais a rodada de vôlei de quadra da ADESC e inaugura o Centro de Excelência de Artes Marciais.

Os jovens atletas de Içara participam de várias atividades esportivas neste fim de semana, organizadas pela Fundação Municipal.
Hoje pela manhã, as equipes de futebol de Içara das categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-16 disputam a segunda rodada do Campeonato Regional de Futebol da Liga Urussanguen-se de Desportos(LUD).
Nesta rodada, Içara, que venceu as três categorias na primeira rodada, enfrenta a equipe de Cocal do Sul/Figueirense.
Também no sábado, será realizada o 2° Torneio de Vôlei de Areia, que reunirá atletas de 11 a 17 anos. Os jogos serão disputados na Escola Quintino Rizzieri, no bairro Jardim Elizabete, e aberto ao público. As inscrições poderão ser feita na hora da competição.
Já a equipe de Vôlei Sub-15 da FME de Içara, disputará, neste domingo, o Campeonato da ADESC Sub-15, categoria masculina. Os içarenses devem enfrentar as equipes da CIMED de Florianópolis, de Rio do Sul e de Braço do Norte. Os jogos serão realizados a partir das 8h-30min, no Ginásio Ergino Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng.
A Fundação Municipal de Esportes inaugura sábado, às 15h, o Centro de Excelência de Artes Marciais, que funcionará como Núcleo Central dos Projetos Karatê de Inclusão e Judoca Cidadão. Atualmente o projeto vem sendo desenvolvido em cinco bairros do município: Raichaski, Pedreiras, Loteamento Jussara, Jardim Elizabete e Lagoa dos Freitas, atendendo cerca de 200 crianças.
Neste dia estarão presentes os parceiros do projeto que realizará a entrega dos kimonos para 190 crianças que vem participando do projeto. E será realizado a entrega dos uniformes do projeto anjo do futsal, onde Içara possui o núcleo nos bairros Presidente Vargas e Liri, em Içara.