O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Capa: Edição 2.231 - 12 de novembro/2011

GERAL: Acesso ao Torneiro está pronto e será inaugurado dia 15

POLÍTICA: Gentil avalia vitória do PP e diz que prefere Zanolli de vice em 2012
O Prefeito de Içara afirmou que a preocupação é com o PMDB, que ao contrário do PP, deve eleger o Diretório e Executiva em consenso

PÁGINA DOIS: ONG realiza feira de adoção de animais

POLÍCIA: PMRv alerta aos motoristas para o feriadão

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Vivi Maragno

Síndrome do Túnel do Carpo

Síndrome do túnel do carpo é o nome referido a uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido à compressão, originando sintomas característicos que serão descritos adiante. Representa doença muito comum entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos; pode ocorrer com menor frequência fora dessas faixas de idade e também ocasionalmente em homens.
Os sintomas típicos são representados por dormência e formigamento nas mãos, principalmente nas extremidades dos dedos indicador, médio e anular; em quase 2/3 dos casos é bilateral. Caracteristicamente esses sintomas ocorrem durante a noite, fazendo com que as pessoas tenham que levantar ou movimentar as mãos ou mesmo colocá-las em imersão de água quente; algumas vezes pode surgir dor em todo membro superior (mão, antebraço e braço); também são frequentes as sensações de choques em determinadas posições da mão como segurar um objeto com força, segurar volante do carro ou descascar frutas e legumes. Com muita frequência as pessoas imaginam que estão tendo "derrame" ou "problemas de circulação" procurando assistência médica especializada nessa área. Esses sintomas de dormência e formigamento podem melhorar e piorar ao longo de meses ou até anos, fazendo com que o diagnóstico preciso e correto seja retardado.
Na maioria dos casos essa compressão do nervo na região do punho ("nervo preso") deve-se a estreitamento no canal de passagem por inflamação crônica não especificada e tendões que também passam por esse canal. Em outros casos com menor frequência podem existir doenças associadas comprimindo o nervo.
É importante ressaltar que mulheres grávidas podem ter sintomas da doença ocasionados por edema ("inchaço") próprio da gravidez; na maioria dos casos os sintomas desaparecem após o parto podendo reaparecer muitos anos mais tarde. Algumas atividades profissionais que envolvem flexão contínua dos dedos (exemplo ordenha de leite) podem desencadear sintomas de compressão do nervo. O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é baseado nos sintomas característicos e na comprovação da compressão do nervo por um exame chamado eletroneuromiografia; nesse exame os nervos do antebraço, punho e dedos são estimulados por choques de pequena intensidade sendo o resultado medido na tela do aparelho.
O tratamento para os casos de compressão leve (critério baseado no exame eletroneuromiográfico) pode ser inicialmente feito imobilizando-se o punho por "splints"; jamais o punho deve ser enfaixado, pois pode piorar a compressão; também deve ser evitada qualquer medida fisioterápica nessa fase.
Os "splints" são pequenas talas de material duro porém flexível que são colocados desde a mão até o antebraço e fixados com velcro, podendo ser facilmente retirados e colocados. Os remédios ou infiltrações no local podem ser utilizados, porém são sempre paliativos ou seja não resolvem o problema definitivamente. Nos casos em que o tratamento por imobilização falha ou naqueles nos quais o exame eletroneuromio-gráfico revela compressão mais grave do nervo devem ser submetidos à cirurgia.
O objetivo da cirurgia é abrir o canal por onde o nervo passa, resolvendo o problema definitivamente na maioria dos casos. Quando o nervo fica comprimido muito tempo pode haver atrofia definitiva ("nervo atrofiado ou seco") com pouca recuperação mesmo após a cirurgia.
Até a próxima semana, com mais novidades.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Prefeito Gentil da Luz (PMDB) comenta distanciamento do PP

A formação do Diretório do PP, com a maioria dos componentes contrários à aproximação com o PMDB, decepcionou o prefeito Gentil da Luz, que objetiva a união de todas as siglas.
MASO NYETTO/JI
Apesar de o Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) ter declarado em junho deste ano que desistia de trabalhar por uma coligação com o PP para as próximas eleições, a aproximação entre lideranças das duas siglas ainda desencadeou muitos acontecimentos nos meses seguintes.
Prova disto foi o resultado da eleição do Diretório Progressista nesta semana, que deu 67,7% dos votos para a Chapa 2, formada por lideranças contrárias à possível coligação.
Sobre a acusação de ter pedido voto para a Chapa 1, liderada por Júlio de Lucca e Arnaldo Lodetti Júnior, o prefeito nem desmente, nem confirma.
“A eleição do Diretório do PP chamou a nossa atenção, ficamos observando, até por que faz parte do processo político da cidade. Mas, me concentro no 15, é com o 15 que eu vou seguir”, enfatiza Gentil, comentando, ainda, que a convenção do PMDB acontece no próximo dia 26, já com o Diretório escolhido por consenso.
“No dia 18 teremos a pré-convenção, com palestra dos deputados federais Ronaldo Benedet e Romanna Remor. Neste mesmo dia, vamos apresentar a nova Executiva, da chapa de consenso. Trabalho para o fortalecimento do meu partido”, conclui Gentil.

Distanciamento do PP

Questionado se o distanciamento do PP, devido à vitória da Chapa 2, o decepciona, Gentil afirma que sim, pois defende que, no momento em que Içara vive, completando 50 anos, “não deve haver picuinhas políticas”.
“O PP conosco seria natural. Está também na base do Governo do Estado. Queríamos este consenso em Içara e no Balneário Rincão. Temos que pensar no que é bom para a cidade, estar juntos para colher os frutos”, comenta.
Gentil afirma que quer ficar marcado na história de Içara como um prefeito que envolveu todas as vertentes políticas da cidade e que foi parceiro. “Quero ser lembrado pelo significado do meu nome, um prefeito gentil”. ressaltou.
O prefeito defende a união de todas as siglas.
“Temos que ter esta visão macro. A cidade é constituída por pessoas e pessoas divergem em suas opiniões. Um líder tem que saber unir, criar uma sinergia entre todos os partidos políticos. No meu governo tenho pessoas de todas as siglas, desde o Psol até o PSDB”, ressalta.
Preferência por Zé Zanolli

Gentil volta a afirmar que pretende renovar a coligação com o vice-prefeito José Zanolli, agora no PSD, para as próximas eleições. “Sempre falei que o meu vice será o Zé Zanolli. Se, por ventura, ele não quiser, vamos buscar outro. Mas, minha preferência é por manter o nosso projeto de governo. A chapa vai ser Gentil e Zanolli outra vez. Temos a coligação entre PSD e PMDB a nível estadual e queremos trabalhar por sua renovação também”, finalizou.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Um partido é a loucura de muitos em benefício de uns poucos.” (Alexander Pope - Escritor inglês - 1688-1744).

Há 11 anos
o PP se uniu e conseguiu vencer as eleições em Içara, com Júlio Cechinel e Heitor Valvassori. A frase é bem sugestiva e pode ser usada em 12 de novembro de 2011, no momento em que o grupo de Dalvânia Cardoso conseguiu uma vitória esmagadora sobre a chapa do ex-presidente Arnaldo Lodetti Júnior.

Por motivo
do feriado de 15 de novembro (terça-feira), Dia da Proclamação da República, a Administração Municipal de Içara decretou ponto facultativo nas repartições públicas, as quais estarão fechadas também na segunda, 14.
As atividades serão retomadas normalmente na quarta, 16.
A Câmara de Vereadores também decretou ponto facultativo.

Parabenizo
a escritora Maria de Fátima da Silveira Pavei por escrever os 50 anos de Içara. É uma obra e tanto.
Quando tiver o livro em mãos farei os meus comentários.
Escrevendo a história há 18 anos de Içara e tendo um grande embasamento dos fatos no município, poderia ter colaborado com enfoques importantes. Infelizmente, não fui procurado pela escritora.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Obra da estrada de acesso ao Torneiro é finalizada

Com o término das obras da estrada que dá acesso à comunidade de Torneiro, os moradores já podem trafegar pela via e pela ponte, a fim de chegar ao município vizinho de Jaguaruna.
MASO NYETTO/JI
As equipes da Secretaria de Obras de Içara e da Sub-prefeitura do Balneário Rincão finalizaram nesta sexta-feira, 11, os trabalhos na estrada geral do Torneiro, que liga os municípios de Içara e Jaguaruna.
A força-tarefa para terminar o acesso até o dia 15 de novembro começou no dia 1º. A colocação da camada de areão passou a ser feita na terça-feira, dia 8, nos quatro quilômetros de via.
De acordo com o secretário de Obras, Wagner Pizzeti, a estrada já está apta para o tráfego e a inauguração só depende da agenda de autoridades políticas que devem fazer parte do evento, devido a colaboração que tiveram para que a obra pudesse ser feita.
“A meta que o prefeito Gentil da Luz nos deu foi para finalizar a obra até o dia 15. Mas, fizemos antes disso. Estamos muito contentes, pois esperamos tanto tempo para ter a ponte concluída, assim como a estrada, e agora ela está pronta para trafegar. O pessoal está comemorando muito”, enfatizou Pizzetti.
A via já foi elevada, aberta, recebeu base de barro e revestimento com saibro.
A Ponte do Torneiro, sob o Rio Urussanga, na divisa entre Balneário Rincão, em Içara, e Jaguaruna, foi finalizada em julho deste ano. A construção foi atrasada devido a alterações no projeto e outros impasses, como o ocorrido com o morador de uma casa localizada na estrada onde deveria ser colocado aterro, nas terras de Jaguaruna.
“Foram três anos de luta. Hoje a comunidade está feliz da vida, pois já pode se locomover. Isto está gerando desenvolvimento. Até os lotes ao redor aumentaram o valor”, observou Pizzetti.
Cansada de esperar por providências das prefeituras, a comunidade do local chegou a ameaçar a realização de um manifesto em frente ao Paço Municipal, em maio deste ano.
Porém , na fase final a obra se encaminhou e não foram necessárias mais manifestações


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: PMRv inicia a Operação Proclamação da República

A fiscalização da Polícia Militar Rodoviária será intensificada na Rodovia SC-444 no feriadão da Proclamação da República, que vai de sexta-feira, 11, até a meia-noite de terça-feira, 16.

FRAMBER JÚNIOR/JI
As Polícias Militar Rodoviária (PMRv) e Rodoviária Federal (PRF) iniciam a Operação Proclamação da República, nesta sexta-feira, dia 11, e o trabalho ostensivo segue até a próxima terça-feira, 16.
Em Santa Catarina, as BRs 101 e 470 vão receber mais atenção. Veículos de carga, combinação de transporte de veículos e de cargas paletizadas, além daqueles com autorização especial vão ter horários restritos de circulação. No sábado, a recomendação é para evitar o uso das rodovias entre 6h e 12h e das 16h às 22h.
Segundo o Sargento Adílson de Oliveira, comandante da PMRv de Içara, a fiscalização será intensificada com uso de bafômetros e reforço de viaturas em toda a extensão Rodovia SC-444, e os motoristas devem dobrar a atenção nas pistas.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Livro Além dos Trilhos do Trem será lançado em 30 de dezembro

O livro que conta a história dos 50 anos de Içara já está pronto; o lançamento acontece no dia 30 de dezembro, aniversário da cidade, junto com outras ações comemorativas do cinquentenário.

O livro Além dos Trilhos do Trem – 50 Anos de Emancipação Política de Içara, da escritora içarense Maria de Fátima Silveira Pavei, já está pronto.
A publicação será lançada junto à festa de 50 anos da cidade, no dia 30 de dezembro, às 20h, na Fundação Assistencial de Içara (FAI). “Eu e o prefeito Gentil da Luz decidimos lançar o livro neste dia por ser uma data histórica para a cidade, quando completa 50 anos”, comenta Fátima.
A escritora destaca que o prefácio do livro foi escrito “pelo maior historiador de Santa Catarina”, Jali Meirinho. “É uma alegria enorme receber a opinião de alguém que já leu o livro”, ressalta Fátima.

Sobre o livro Além dos Trilhos do Trem, por Jali Meirinho

Cronista do cotidiano, daquilo que pulsa na vida da sua cidade, a autora, comporta-se como uma historiadora apaixonada pelo ofício, procurou reunir fragmentos constitutivos para uma história local, no caso a história do município de Içara. Dentre os gêneros da História, este é o que oferece as contribuições mais substantivas para o conhecimento da história regional [...]. Este livro, de Maria de Fátima Silveira Pavei, enfeixa elementos para os estudiosos do futuro produzirem novas conclusões da relevância da história do município. Reuniu a documentação original, marco da emancipação municipal. Cuidou do registro biográfico dos administradores [...]. A cultura local mereceu atenção da poetisa e cronista, aditando importantes tópicos de referência sobre o envolvimento dos içarenses nas manifestações artísticas, literárias, religiosas e na preservação dos seus bens culturais. Destacou seus clubes, suas igrejas, seus museus, a Fundação Assistencial, a Academia Içarense de Letras, a Associação Empresarial de Içara, Feira do Livro, entre outros. Com o título Segredos e Emoções das 55 comunidades do município de Içara a Autora reúne o que de mais relevante este livro nos oferece. [...]. Garimpou depoimentos, testemunhos, lembranças, observações individuais, narrando os momentos mais significativos [...] Ela mesma define: É um desafio contar a história dos içarenses, percorrendo cada cantinho da terra, ouvir as histórias de vida destas pessoas, às vezes felizes e outras entristecidas dentro de seus casulos. As centenas de fotos compondo o volume, ilustrando a narrativa e vivenciando os fatos, valorizam o estudo em seus diversificados enfoques. [...].


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.