O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 23 de março de 2010

Edição 1.827 : EDITORIAL - Palavra dada não se volta atrás

O subdiretório do PSDB do Balneário Rincão havia assumido compromisso de apoiar Adilor Guglielmi, o Dóia, que é pré-candidato à deputado estadual, mas o presidente José Galdino afirmou que os tucanos rinconense estavam descontentes e que iriam para o lado de Tati Teixeira.
Com essa declaração Galdino assinou a sentença de morte e dançou no comando do subdiretório e ficou só com a Tati. Os demais reafirmaram apoio a Dóia.
Quem muito quer nada tem já dizia um ditado antigo.

CHARGE

POLITICA - Galdino é tirado do comando do PSDB do Balneário Rincão

Declaração de José Galdino de que o subdiretório apoiaria Tati Teixeira e não Adilor Guglielmi causou um mal estar no ninho tucano do Distrito e provocou a saida dele do comando da sigla.



O final da semana foi agitado para os partidários do PSDB do Balneário Rincão e de Içara.
Em reunião realizada na quinta-feira, no diretório da sigla no Rio Maina, a pré-candidatura de Adilor Guglielmi, o Dóia, a deputado estadual foi homologada por unanimidade por cerca de 300 pessoas.
Contudo, o então presidente do subdiretório do Balneário Rincão, José Carlos Galdino, o Zé Grilo, afirmou sexta-feira à imprensa que o grupo apoiaria a pré-candidatura da vereadora Tati Teixeira, fato que levou todos os membros do subdiretório a renunciarem ao cargo que exerciam na sigla, e a pedirem, segundo, o vereador André Jucoski, o Polakinho, uma reunião no domingo de manhã, em que ele foi representando o presidente do partido, para pedir a destituição de Zé Grilo. “A decisão foi unânime, e todos estavam chocados com o que saiu na imprensa, pois na semana passada Zé Grilo confirmou apoio a Dóia”, relata Polakinho, que afirmou ter ligado para Zé comparecer ao encontro, mas não compareceu.
Estiveram presentes Sebastião Geraldo da Silva, Dionísio Freitas Sobrinho, Amarildo Oliveira, João Moraes, Ivanir Pacheco, José Canto, Giovani Martins da Silva, Rodrigo da Rosa e Ídio Mussolini.
Na quarta-feira, haverá um outro encontro para definir o novo presidente.
O pré-candidato Dóia Guglielmi preferiu não comentar o assunto, e deixar a decisão a cargo do partido do Rincão.
Até o fechamento da edição, José Carlos Galdino, o Zé Grilo, não foi encontrado pela equipe do JI.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Pavam deve ser julgado e caso isso não ocorra, o mais rápido possível, a população poderá desconfiar que há muita podridão envolvida”. Declarações de Joares Ponticelli, deputado e presidente estadual do PP, sobre a investigação da Polícia Federal contra o vice-governador Leonel Pavan (PSDB), que está sendo julgado pelo Ministério Público.

O pré-candidato à deputado estadual
Adilor Guglielmi, o Dóia recebeu apoio no sábado, no Uniao Mineira, em Criciúma do vereador Neuzi Berto Silveira (DEM) de Içara, ocasião em que diversos prefeitos, vice prefeitos, vereadores, presidentes de cooperativas de energia elétrica do Sul do Estado tambem declararam apoio a Doia na corrida para Assembleia Legislativa.
Vamos torcer que eles mantenham o apoio e não façam que nem o José Carlos Galdino, o Zé Grilo, ex- presidente do subdiretório do Balneário Rincão.
Como comentei na edição passada, achei estranho essa mudança repentina. Os tucanos do Rincão mostraram força e deram um chega pra lá em Galdino, que ficou só no mato sem cachorro.


Equipe de Saúde
de Içara participa hoje, da aula inaugural do cur-so de Formação de Agen-tes Comunitários de Saúde (ACS), das 9h às 12h, no Teatro Municipal Elias Angeloni, bairro São Luiz, em Criciúma.
Participam da capacitação aproximadamente 600 Agentes Comunitárias de Saúde, da AMREC.
O município de Içara conta com a participação de 117 ACS, que segundo a Gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostim, iniciarão as aulas no dia 29 de março. “Os monitores serão os enfermeiros das Unidades de Estratégia de Saúde da Família do próprio município, com supervisão direta da Gerência Regional de Saúde”, explicou.
O curso financiado pelo Ministério da Saúde, é uma promoção da Secretaria de Estado da Saúde, através da Escola de Formação em Saúde (EFOS), e vai durar quatro meses.
Num total de 400 horas, sendo 120 horas de concentração e 280 horas de dispersão.
Vou torcer pelos resultados na Saúde.

O repasse
de reajuste salarial pautou encontro entre comissão de negociação da Administração Municipal de Içara, formada pelo Procurador do Município, Walterney Réus, secretária de Finanças, Cacilda Smielevski e Gestora de Administração Pedra Silvano, e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara (Sindiserpi) no final da tarde desta segunda-feira, dia 22.
Com data base no mês de maio fixada pelo estatuto do servidor publico , ficou agendado como novo prazo para apresentar definições o dia 23 de abril. “O percentual da inflação (4,85%) está confirmado, mas o ganho real terá que passar por uma avaliação mais criteriosa. Com certeza não vamos colocar obstáculos por reconhecermos a Importância dos servidores, mas precisamos ser prudentes”, explicou a secretaria de Finanças.
Caso a Administração Municipal não repasse o aumento de mais 3,15% de ganho real pode aguardar uma paralisação dos servidores públicos. E isso seria um péssimo negócio.

GERAL - Mudança de trânsito na Duque de Caxias surpreende motoristas

Conforme o chefe do departamento de trânsito, Paulo Preis, foi realizado somente um teste para conferir se havia possibilidade de transformar a rua, que era dupla, em mão única.



Desde quinta-feira os motoristas que transitam pela Rua Duque de Caxias, no Centro de Içara, estão sendo pegos de surpresa, pois a famosa “rua que passa na frente da Casa do Rock”: que antes era de mão dupla, passou a ser de mão única.
Entretanto, o teste, como classifica o chefe de departamento do trânsito, Paulo Preis, durou apenas um dia. “Foi feito um estudo e a colocação das placas foi feita antecipadamente”, relata Preis, afirmando que as sinalizações já foram retiradas no mesmo dia. O motivo para que o tráfego da rua voltasse ao formato original foi simples: evitar o congestionamento.
Para conferir a viabilidade do projeto, primeiro é realizado um teste. “A equipe de trânsito vai até o local, para conferir o nível dos transtornos que possa vir a causar” explica.
Apesar de novos testes estarem sendo estudados para serem colocados em prática, a população não deve se alarmar em relação às multas: há o período de a-daptação ao novo fluxo de trânsito, que corresponde ao período de 30 dias.
Para o instrutor da Auto Escola Objetivo, Jorge Aurélio Aures, “o trânsito de Içara é a casa da mãe joana, pois quando a sinalização não é mal feita, ela colocada em lugares errados”, dispara, afirmando também que os motoristas não respeitam e nem sabem o que é uma faixa contínua (aquela que não pode ser ultrapassada), e que ultrapassam próximo a lombadas e linhas de trem. “As sinalizações são deficientes e os motoristas deveriam ter as habilitações revisadas, submetidas a novos exames de volante, pois eles não respeitam nem aqueles que estão aprendendo a dirigir”, finaliza o instrutor de auto escola.

POLÍCIA - Casa é totalmente consumida pelas chamas na Praia do Rincão

O Corpo de Bombeiro de Içara gastou mais de 2 mil litros de água para tentar conter um incêndio em uma residência, nas proximidades da Lagoa Jacaré, no Distrito Balneário Rincão.



O Corpo de Bombeiros de Içara foi acionado na madrugada de domingo para conter o incêndio em uma residência na Rua Jaguaruna, próximo a Lagoa do Jacaré, no Distrito Balneário Rincão.
Eles usaram aproximadamente 2 mil litros de água pa
ra tentar apagar as chamas e evitar que atingissem as residências vizinhas.
O imóvel de cerca de 50 metros quadrados ficou completamente destruído.
Segundo o cabo Fermiano, a causa do incêndio ainda é desconhecida, mas a maior hipótese é de que tenha ocorrido um curto-circuito, já que a casa estava abandonada há um bom tempo.
Os bombeiros alertam aos moradores que tem residência no Balneário Rincão para cuidarem bem do sistema elétrico durante o período em que a casa fica fechada, para evitar ocorrências como essa. E no caso de abando total do imóvel, é aconselhável que seja informada a companhia de energia elétrica para o desligamento da rede. Um vizinho pode fazer isso se sentir alguma ameaça com o imóvel.
Este é o segundo incidente registrado no Rincão em menos de uma semana. Uma residência localizada próxima a Escola Melquíades Bonifácio Espíndola, ficou parcialmente destruida pelas chamas.
Neste fim de semana duas casas foram queimadas no B alneário Arroio do Silva.

VARIEDADES - Causa escoteira está retomando espaço

Na manhã de segunda-feira, o Prefeito Gentil Dory da Luz encontrou-se com o chefe escoteiro Félix Rabassa, para levantar questões pertinentes ao fechamento do grupo, para tentar reverter.




Após tomar conhecimento pela imprensa da situação em que se encontra o Grupo Escoteiro Djalma Escaravaco, presente em Içara há 36 anos, o Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), reuniu-se, durante a manhã de segunda-feira no Paço Municipal Ângelo Lodetti, com o representante e chefe escoteiro, há mais de 16 anos, Félix Rabassa. “Quando recebi a notícia de que as atividades estão suspensas, prontamente marquei esta reunião, pois acredito que a entidade deve estar sempre fortalecida, afinal os prefeitos passam, mas as entidades permanecem. O grupo é muito importante para a cidade, assim como na formação e educação das nossas crianças e adolescentes. É um projeto de cidadania que terá sempre o apoio da Administração Municipal, e vamos juntos solucionar estes problemas, para que em menos de seis meses voltem às atividades de cara nova e ainda mais forte”, enfatizou o prefeito.
De acordo com Rabassa, além da falta de apoio e de interesse da administração e empresas locais, o que mais desanima é a falta de comprometimento e o sumiço dos antigos membros, que chegam a um total de duas mil pessoas. “Temos uma série de problemas que precisam ser solucionados para o não fechamento do grupo escoteiro, entre eles a reforma da sede, a parte elétrica que está danificada assim co-mo o telhado e a rede de esgoto. Também necessitamos de materias, como panelas e barracas, além dos registros dos membros atrasados há dois anos”, relata Rabassa, explicando que o grupo estará, durante seis meses, sem realizar as atividades.
Ele também ressalta que, dentre os 293 municípios de Santa Catarina, “apenas menos de 100 possuem grupo escoteiros. Isso é um privilégio para Içara”, finaliza.
Para demonstrar que está incentivando a causa, no dia 24 de abril, a Administração Municipal de Içara realizará, em comemoração ao Dia Internacional dos Escoteiros, que é 23 de abril, uma homenagem a estas pessoas. O evento será na Praça da Juventude Fernando Pacheco, no período matutino. Também ganhará força o projeto Jovem Escoteiro Cidadão, que será implantado na E.M.E.F. Quintino Rizzieri, onde 30 alunso escolhidos pela direção escolar, farão parte do grupo de escoteiros.

ESPORTES - Marlan e Ciclosul vencem no Suíço Noturno do Barracão

Dois jogos foram disputados na noite desta segunda-feira, válidos pela penúltima rodada do Campeonato de Futebol Suíço Noturno do Barracão, disputado no Centro Esportivo, em Içara.



Com a finalização dos jogos desta segunda-feira ficaram definidas as sete equipes classificadas para a próxima fase do Campeonato de Futebol Suíço Noturno do Barracão, disputadas no Centro Esportivo, em Içara. Duas equipes brigam pela última vaga.
Na primeira partida da noite o Cebola venceu o Marlan Embalagens por 5 a 1, com gols de Bina (3), Leandro e Adriano Dalmolin, descontando Bodão.
Mostrando que é um forte candidato ao título o Ciclosul ganhou do Tocantins por 5 a 3, com gols de Maurício (3), André Scotti e Javantina. Pelo lado do Tocantins marcaram Agnaldo, Anderson de Brida e Everton.
Confira a classificação: Chave A: Ciclosul, Farben, Tchê Comunicação e Pedreira. Chave B: Marlan Embalagens, Cebola e Prmus.; A outra vaga deverá ficar entre Praia e Içara Gessos/CPAI.
Na quarta-feira será finalizada a primeira fase da competição com os jogos entre Praia x Arceno e VilaIçara x Farben. A Farben está classificada e o Praia depende apenas da vitória para seguir em diante.
Até o momento foram realizados 28 jogos, marcados 157 gols, média de 5,6 gols por partida. O artilheiro da competição é Marcos de Andrade, do Ciclosul, com seis gols.
Segundo Márcio da Silva, o Chero, um dos organizadores, o campeonato está correndo dentro do previsto pela Liga Atlética Içarense.