
Em fase de "acertar os pontos" nos departamentos do município, a vez foi da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes. Depois de resolver os impasses do museu do Balneário Rincão, a nova coordenação passou todo o dia desta segunda-feira empenhada em receber os repasses da antiga gestão.
No encontro, esteve presente a ex-coordenadora da Casa da Cultura, Silésia Pizzetti Augustinho, junto a alguns funcionários que permanecerão este ano e as responsáveis pelo espaço, as educadoras Sanete Monteiro Dagostim e Lilian Rosane Philippi.
De acordo com elas, o calendário das atividades deverá ser montado ainda nesta semana. "Esta semana será só reunião interna. A partir da semana que vem, começaremos a agendar as exposições", revelou a nova coordenadora Lílian Philippi.
A novidade deste ano é o horário em que ficará aberta a Casa da Cultura e os Museus. O horário, que era somente pela manhã, passará a ser até às 17h sem fechar às 12h. Os museus, que estavam fechados e recebiam visitas somente através de agendamento, ficarão abertos também até às 17h.
A atenção especial de 2009 será focada no teatro e na dança. Segundo Lílian, serão contratados especialistas da área, que prestarão cursos nas escolas do município. A próxima reunião de transição será no dia 9 de fevereiro, quando a equipe receber o repasse do Conselho de Cultura. A idéia é renomear esse conselho. Cada museu terá um mini-conselho, que será definido pela nova gestão.
Os profissionais que pretendem realizar cursos através da Casa da Cultura deverão produzir projeto e levar até a nova coordenadora. Isso já poderá ser feito a partir da próxima semana, quando a equipe já estiver trabalhando normalmente. O mesmo vale para aqueles que pretendem expor trabalhos na Casa da Cultura.
A exposição dos cursos será definida após a produção do calendário. A expectativa da nova administração é positiva. "Esperamos dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos", revelou Lílian.