O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Variedades - Casa da Cultura: novidades devem fazer parte da nova coordenação

A reunião de transição, que aconteceu durante todo o dia de ontem, definiu tópicos que farão parte da nova gestão do acervo cultural. A atenção especial para esse ano será o teatro.

Em fase de "acertar os pontos" nos departamentos do município, a vez foi da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes. Depois de resolver os impasses do museu do Balneário Rincão, a nova coordenação passou todo o dia desta segunda-feira empenhada em receber os repasses da antiga gestão.


No encontro, esteve presente a ex-coordenadora da Casa da Cultura, Silésia Pizzetti Augustinho, junto a alguns funcionários que permanecerão este ano e as responsáveis pelo espaço, as educadoras Sanete Monteiro Dagostim e Lilian Rosane Philippi.


De acordo com elas, o calendário das atividades deverá ser montado ainda nesta semana. "Esta semana será só reunião interna. A partir da semana que vem, começaremos a agendar as exposições", revelou a nova coordenadora Lílian Philippi.


A novidade deste ano é o horário em que ficará aberta a Casa da Cultura e os Museus. O horário, que era somente pela manhã, passará a ser até às 17h sem fechar às 12h. Os museus, que estavam fechados e recebiam visitas somente através de agendamento, ficarão abertos também até às 17h.


A atenção especial de 2009 será focada no teatro e na dança. Segundo Lílian, serão contratados especialistas da área, que prestarão cursos nas escolas do município. A próxima reunião de transição será no dia 9 de fevereiro, quando a equipe receber o repasse do Conselho de Cultura. A idéia é renomear esse conselho. Cada museu terá um mini-conselho, que será definido pela nova gestão.


Os profissionais que pretendem realizar cursos através da Casa da Cultura deverão produzir projeto e levar até a nova coordenadora. Isso já poderá ser feito a partir da próxima semana, quando a equipe já estiver trabalhando normalmente. O mesmo vale para aqueles que pretendem expor trabalhos na Casa da Cultura.


A exposição dos cursos será definida após a produção do calendário. A expectativa da nova administração é positiva. "Esperamos dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos", revelou Lílian.

Polícia: Polícia investiga fabricação de Carteira de Habilitação falsificada no Rincão

Ao serem chamados para atender a um acidente entre um carro e uma motocicleta, na SC-444, os policiais rodoviários de Içara não imaginavam que o caso, simples à primeira vista, iria tão longe.

Ao encaminharem o motociclista G.P.P, 34 anos, ao hospital, perceberam que ele tinha problemas de audição e dicção. No entanto, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não havia nenhuma observação em relação às deficiências. "Puxamos no sistema e a confirmação é de que a carteira era falsa. Ele mesmo depois confessou que havia comprado a carteira de uma outra pessoa no Balneário Rincão", afirmou o sargento Costa.

A falsificação foi notada principalmente pela ausência da marca d'água na carteira. Segundo o próprio condutor, esse falsificador seria natural do Rio Grande do Sul e a carteira já estaria sendo utilizada há cerca de quatro anos.

Como apresentava bastante dificuldade na fala, a mãe de G. precisou ajudá-lo durante o depoimento. O delegado André Milanese vai abrir inquérito policial para apurar os fatos e a CNH já foi encaminhada para perícia para ter mais detalhes.

Polícia: Furto em loja de materiais de construção gera prejuízo de mais de R$ 3 mil

Depois de quebrarem com uma pedra o vidro frontal da Loja Tramontin, na Rua Vitória, dois homens colheram o que as mãos alcançaram da vitrine e levaram furadeiras, compressores e outros materiais.

Enquanto grande parte dos içarenses aproveitava o último final de semana de janeiro no Balneário Rincão, alguns oportunistas deram um jeito de se apropriar de mais de R$ 3 mil no centro de Içara. O furto aconteceu na loja Tramontin, especializada em materiais de construção, por volta das 3h30min deste sábado.

Localizado na Rua Vitória, o estabelecimento foi invadido pela parte frontal. De acordo com Francielle Tramontin, que cuida da parte financeira da empresa, dois rapazes quebraram o vidro com uma grande pedra e encostaram um carro em frente à loja. O avô dela, João Mangili, que mora em frenta à loja, escutou o barulho e chegou a avistar a ação dos ladrões, mas de longe, nada pode fazer para evitar o furto.

Ele diz que os rapazes não chegaram a entrar na loja, levando apenas o que estava exposto na vitrine. Portanto, o sensor do alarme não os alcançou e ele não chegou a disparar, dando tempo para que ambos partissem antes da chegada da polícia.

Um dos guardas noturnos da boate Casa do Rock viu o ato de longe e disse ter conseguido identificar o carro como um Celta.

Há cerca de um ano e meio, houve uma tentativa de furto no local, mas o alarme disparou, assustando o assaltante, que saiu em disparada sem conseguiu levar nada. Na época, ninguém foi responsabilizado.
A Polícia Civil de Içara está investigando o caso.

Geral: Farmácia Solidária retoma atividades em horário normal

Depois de atender em horário diferenciado durante o mês de janeiro, a Farmácia Solidária de Içara volta a funcionar em horário normal, dois dias por semana. O serviço iniciou ontem e segue em todas as segundas e quintas-feiras, das 13 às 17 horas.

Além de um técnico em farmácia, profissional contratado temporariamente pela prefeitura, três voluntárias atendem no local.


Os únicos medicamentos não disponíveis são os de distribuição controlada. Isso porque eles só podem ser repassados por um farmacêutico, mas não há tal profissinal disponível. De acordo com a voluntária, Jane da Silva, a contratação será realizada na próxima semana, pela Administração Municipal ou por uma empresa com a qual estão negociando.

Geral - Saúde: inscrições já foram realizadas e resultado deve sair até sexta-feira

As inscrições foram realizadas na manhã desta sexta-feira para profissionais de enfermagem, técnicos em enfermagem, médicos e dentistas. A classificação do processo seletivo será através da soma de títulos.

O grande problema de falta de profissionais na área de Saúde que Içara vem enfrentando promete ser resolvido logo. Isso porque as inscrições para contratações emergenciais já foram realizadas na manhã de ontem e, segundo a Secretaria de Administração, o resultado deve sair até a próxima sexta-feira.

"Assim que os tramites legais e burocráticos forem vencidos, a situação voltará à normalidade", explica Fabrício Possamai, secretário da Saúde, acrescentando que alguns técnicos em enfermagem e enfermeiros, aprovados por concurso público, já tomaram posse dos cargos na última semana. Se inscreveram na prefeitura profissionais de enfermagem, técnicos em enfermagem, médicos e dentistas.

O processo seletivo será através da soma de títulos dos profissionais. "Após avaliados todos os currículos, eles serão chamados para contratação imediata, em caráter temporário, dando fim ao entrave que se instalou no mês de janeiro", afirma a secretária de Administração, Pedra Valdir Silvano.

Com a contratação, os postos de saúde devem voltar à normalidade.

Edição 1555 - Política: Vereadores sentem a pressão e retiram projeto da FAI da pauta de votação

Agora o projeto somente entrará em pauta no dia 16 de fevereiro, no final do recesso. Até lá, as ações sociais do município são realizadas através da Casa da Família, localizada no centro de Içara.

Depois de terem confirmado que votariam favoráveis ao projeto de Lei PE 007/09 - que instituia a criação da Fundação Assistencial de Içara, entidade que substituirá a Associação Feminina de Assistência Social de Içara -, os vereadores de oposição voltaram atrás e pediram a retirada do projeto para que ele fosse discutido com mais tempo.

Na verdade, os vereadores Itamar da Silva, Osmar Manoel dos Santos, Joaci Domingo Pereira, todos do Partido Progressista (PP) e mais André Jucoski (PSDB) sentiram a pressão dos servidores do demitidos da Afasi e resolveram recuar.

Darlan Carpes (PP) afirmou que o projeto poderia ter sido aprovado sem maiores problemas. A situação, para evitar que o projeto fosse rejeitado, fez a retirada para que o mesmo volte novamente ao plenário, após o recesso da Câmara Legislativa de Içara, que será no dia 16 de fevereiro.

Os vereadores Antônio de Mello e Jurê Bortolon haviam dito aos servidores demitidos e aos vereadores de oposição, caso o projeto não fosse aprovado, que eles não se posicionariam mais do lado dos servidores.

Na manhã de ontem, os demitidos da Afasi se reuniram no auditório da Cooperaliança e decidiram entrar com uma ação trabalhista para receber a rescisão e o seguro desemprego.
Sem a criação da FAI e com a Afasi deficitária, toda a ação social está sendo realizada pela Casa da Família.