O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CAPA: Edição2.142 - Içara, 7 de julnho de 2011

Comando da PM deve levar dois meses para trocar de sede
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Saúde é discutida em Confêrencia Municipal
(Divulgação)


Pedro Gabriel diz que não tem nada à comentar
(Arquivo/Jornal Içarense)

EDITORIAL - MP está de olhovivo na Cooperaliança

Indiciado pelo envolvi-mento na fraude da marcação de cédulas, na votação do veto do prefeito Gentil da Luz ao projeto de lei que extingue a APA de Santa Cruz e reduz atribuições da Fundai, o presidente da Co-operaliança, Pedro Deo-nízio Gabriel, declarou que não tem nada a dizer sobre o assunto porque não viu o inquérito encaminhado ao Ministério Público de Içara pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GA-ECO), de Criciúma.
Gabriel, que deve contra-tar um advogado para de-fendê-lo, afirmou que não tem nada a ver com o assun-to, que é de respon-sabilida-de da Câmara Legislativa. Mas, não é o que o MP alega no processo judicial.

CHARGE

POLÍTICA - Pedro Gabriel (PP) diz não ter visto o inquérito sobre fraude

Conversas por telefone entre o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel (PP), e o vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP), mostraram intenção de marcar cédulas para votação do veto.

(Arquivo/Jrnal Içarense)

Indiciado pelo envolvi-mento na fraude da marcação de cédulas, na votação do veto do prefeito Gentil Dory da Luz ao projeto de lei que extingue a APA de Santa Cruz e reduz atribuições da Fundai, o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel, declarou que não tem nada a dizer sobre o assunto porque não viu o inquérito encaminhado ao Ministério Público de Içara pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), de Criciúma.
“Não tenho nada a dizer. Até porque não tenho conhecimento sobre o assunto. Não peguei os documentos. Fiz duas viagens a Brasília para cuidar de assuntos de interesse da cooperativa e agora que estou retornando. Não contratei advogado para tratar disso, pois não recebi comunicado da Justiça. Mas, se alguém tiver que falar sobre o assunto mais à diante, será um advogado”, respondeu Gabriel, quando questionado pela reportagem do Jornal Içarense sobre as conversas telefônicas registradas entre ele e o presidente da Câmara de Vereadores, Darlan Bi-tencourt Carpes (PP).
O presidente da Coope-raliança disse ainda que a cooperativa “não tem nada a ver com isso”. “Isto foi um problema da Câmara de Vereadores”, ressaltou.
Sobre a intenção do Movimento Içarense pela Vida (MIV), de fazer uma reuni-ão com integrantes da Co-operaliança a fim de pedir o afastamento da atual diretoria, Gabriel também não tem posição definida. “Não posso dizer nem que eles estão certos, nem que estão errados”, afirmou.

GERAL - Iluminação pública passa a ser responsabilidade da prefeitura

Através de determinação da ANEEL, a manutenção da iluminação pública passa a ser responsabilidade das prefeituras; a Administração Municipal deve fazer contrato emergencial.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Anteriormente feita pela Cooperaliança, a manutenção do sistema de iluminação pública de Içara passou a ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal desde o dia 1º de julho. A decisão de repassar o serviço para o Poder Público partiu da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), através da Resolução número 414/2010.
A legislação vigente esclarece ainda quanto às responsabilidades pelos serviços de elaboração de projetos, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública. “É de pessoa jurídica de direito público, ou, por esta delegada mediante concessão ou autorização”, segundo o artigo 21, da Resolução 414/2010.
Embora o serviço de iluminação pública não seja mais executado pela Co-operaliança, a empresa res-salta que continuará com os serviços de cobrança da Contribuição pa-ra o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), junto à fatura de energia elétrica.
“Conforme o parágrafo único do artigo 149 da Constituição Fe-deral de 1988, a contribuição para o custeio de iluminação pública é fixada pela prefeitura, a quem cabe a prestação do serviço. A Co-operaliança firmou um convênio com a prefeitura para efetuar a cobrança da contribuição”, explica a gerente de Regulação e Comercialização da cooperativa, Janaina Moneret-to Pavei.
Serviços referentes à iluminação pública poderão ser solicitados no 0800-48 40 40, tele atendimento da Cooperaliança, até o final de agosto. Após esta data, poderão ser solicitados através do telefone 3045-0480, da empresa Mileni-um, de Içara, que vai fazer o serviço para a prefeitura, através de contrato emer-gencial, segundo o proprietário, Julio César de Luca.
“Estamos em negociação para prestar o serviço através de contrato emergen-cial. Essa semana devemos assinar o contrato, que já está pronto”, informou de Luca. O proprietário da prestadora de serviço também explicou que a empresa já está montando equipe e toda a estrutura necessária; além do número 0800, que deve ficar disponível em 40 dias.
Apesar de a Milenium já ter declarado estar praticamente tudo certo para assumir o serviço, a Administração Municipal não confirma. “Estamos analisando o processo ainda. Recebemos a notícia essa semana. Então, não sabemos se será feito um contrato emergencial ou aberta licitação”, disse a gesto-ra da Secretaria de Finanças, Cacilda Smielewski.
O consultor jurídico da Administração Municipal, Joel Antônio Casagrande, esclareceu que a prefeitura não tem estrutura para fornecer o serviço e, como os moradores não podem correr o risco de ficar sem energia pública, é necessário fazer um contrato emergen-cial. “Para abrir concorrência entre empresas agora, vai demorar um pouco, po-is para confeccionar o edi-tal, que é complexo, leva al-gum tempo. Por isso, a necessidade de se fazer o contrato emergencial. A Milenium foi a empresa in-dicada pela Cooperalian-ça. Então, a Prefeitura (Administração Municipal) não deve ser contra”, explicou o advogado.
Ainda segundo Casa-grande, o contrato vai ser temporário, até que o edital de licitação para concorrência pública fique pronto.

POLÍCIA - Sede da Polícia Militar deve ser inaugurada no prazo de 60 dias

O Tenente Coronel Cosme Manique Barreto confirmou que o foco da corporação no momento é na estrutura de segurança da nova sede da PM, com instalação de grades e um portão no prédio.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O novo quartel da Guar-nição Especial da Polícia Militar de Içara, próximo ao Km 8 da Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), está pronto, há cerca de dois meses.
A construção foi concluída em abril, dentro do prazo repassado pela empresa em fevereiro, quando foi aberta uma nova a licitação.
Toda estrutura física do prédio está concluída, faltando apenas algumas reformas externas.
De acordo com o comandante da Guarnição Especial da PM, Tenente Coronel Cosme Manique Barreto, o que a corporação está fo-cando é a segurança do edifício. “Nos preocupamos muito com a segurança dos prédios, vamos colocar grades em alguns pontos e cercar todo o complexo”. O tenente complementou: “Por estar localizado as margens da SC-444 e o fluxo de carros ser constante é importante esse tipo de cuidado”.
Em relação à estrutura interna do prédio, Cosme falou que a partir desta semana começa a ser feita a instalações multimídia do telefo-ne e da Internet. “Estamos esperando fechar mais alguns apoios para o término da obra, se tudo correr como estamos planejando a mudança pode acontecer daqui a lguns dois meses”, explicou o Tenente Coronel.
Em relação a rampa feita em frente ao prédio, Mani-que Barreto informou que um novo projeto será feito. “Esta parte vamos deixar por último, mas aquela estrutura não ficará daquele jeito, aquele espaço será usado pela corporação no has-teamento da bandeira, em cerimônias oficias e como estacionamento, e daquela maneira não tem como ficar”, comentou.
O Batalhão da Polícia Militar de Içara atende na antiga sede, no Centro de Içara.

VARIEDADES - Adroaldo Gaúcho escreve coluna sobre o Rincão no JI

O Balneário Rincão e suas possibilidades turísticas serão abordados no Jornal Içarense (JI), em coluna semanal, pelo criador de projetos educativos e músico, Adroaldo Borges, o Gaúcho.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Com o objetivo de ajudar o Balneário Rincão a se de-senvolver, o criador de pro-jetos educativos e músico, Adroaldo Reús Borges, o Gaúcho, vai começar a es-crever no Jornal Içarense (JI) sobre opções de turismo, eventos e esportes.
Morador do balneário há oito anos, Gaúcho acredita que existem muitas coisas interessantes na praia que precisam ser divulgadas.
“A ideia de escrever uma coluna nasceu da vontade de ver o Balneário Rincão se desenvolver, mostrando o que ele tem de bom para os turistas e para a própria comunidade”, ressalta Ga-úcho. Para ele, o Rincão precisa de opções também no inverno. “No verão a praia é muito boa, mas e no inverno? Alguns comerci-antes são obrigados a fe-char o estabelecimento por falta de clientes”, observa.
Gaúcho pretende, além de escrever a coluna, con-tando o que as pessoas po-dem fazer de bom no Rin-cão; iniciar projetos educa-tivos nas escolas e incen-tivar a publicidade dos e-ventos na região.
“Quero ajudar a divul-gar as festas do balneário, fazer elas acontecerem, me-lhorando a sinalização, para que pessoas de outros locais encontrem as coisas mais facilmente. Pretendo também criar um roteiro de turismo, fazer parcerias com restaurantes e com a plataforma. Tudo visando o desenvolvimento”, pla-neja o novo colunista.
Outro projeto de Gaúcho é a realização de brincadei-ras educativas nas escolas.
“Criei o projeto Museu vai à escola, que foi implan-tado pelo Governo de Crici-úma. Pretendo fazer algo parecido também no Rin-cão, a fim de que as crianças conheçam a história do lo-cal. É importante conhe-cermos a nossa própria história”, enfatiza.
Para Gaúcho, além das crianças, é preciso ensinar todo o povo a ter consciên-cia sobre preservação à na-tureza e limpeza.
O contador de histórias diz que sempre teve uma relação forte com a música. Ele toca guitarra e violão no grupo Family Show.
Gaúcho também foi re-pórter. Em 1983 trabalhou na Rede de Comunicações Eldorado, RCE TV; e em 1985 foi o primeiro repórter da RBS TV em Criciúma.
“Sempre tive ligação com jornal e televisão. Gosto da comunicação com o públi-co”, comenta o profissional.
Na coluna semanal, Ga-úcho pretende explicar co-mo fazer turismo religioso, de pesca e até de etnias no Balneário Rincão.
Instrumentos e tendên-cias musicais, além de shows e artistas também serão divulgados.
Os talentos do balneário terão espaço na coluna. Tanto na área musical, quanto nos esportes, pois o Rincão oferece local para surf, skate e canoagem, na Lagoa do Jacaré.
“Estes e outros tantos te-mas, que vão trazer uma imagem positiva da nossa terra, terão espaço garanti-do”, promete Gaúcho.

ESPORTE - Com classificação já garantida Orange encerra primeira rodada

Com classificação garantida para a segunda fase a equipe Orange/FME de Içara encerra nesta quinta-feira a participação na primeira etapa do Campeonato Adulto de Futsal da LAC.

(Divulgação)

As competições de futsal realizadas pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara sempre movimentou os atletas nas quadras do município.
Agora, com o nome de Içara na equipe do Orange a cidade está sendo conhecida em todos os cantos do estado catarinense.
O time içarense encerra a primeira fase do Campeonato de Futsal da Liga A-tlética Criciumense (LAC) 2011 nesta semana. O cruzamento é o duelo que estava pendente pelo adiamento da terceira rodada. A partida acontecerá no Ginásio da Unesc, nesta quinta-feira, às 20h30min, contra Treviso. Antes, contudo, Guerreiros e Univida também se enfrentarão para colocar em dia a tabela da competição.
Já classificado, o time parceiro da Fundação Municipal de Esportes de Içara defenderá neste último jogo da primeira fase a quinta posição da tabela.
Atualmente, a equipe possui 10 pontos. Isto significa uma vitória a mais do que os adversários.
Na ponta, vem os Guerreiros, com 19 pontos, o mesmo número é repetido pelo MMG. Na sequência vem a Univida (18), São Bento (15), Orange (10), Treviso (7), Siderópolis (6), Mecânica Colombo e Bra-sília (3).
A Orange, desde a formação, vem mostrando um bom potencial, com um plantel de atletas de Içara, a equipe tem conseguido resultados positivos, nas competições que participou.
Para o atleta Fernando Silva o apoio da Fundação para a equipe é de extrema importância, “pois levamos o nome da equipe de futsal ao mesmo tempo em que temos a responsabilidade de representar a nossa cidade, em solo catari-nense”, comenta.
Após estes jogos, a Oran-ge terá um período de folga para colocar o time em ordem e por em prática novas estratégicas planejadas pela comissão técnica para o decorrer das próximas rodadas do Campeonato da LAC.