O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CAPA: Edição2.019 - Içara, 30 de dezembro de 2010

Parabéns Içara!
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Parte de Içara ficará pronta em fevereiro
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Educação recebe mais três ônibus para frota escolar
(Alex Cichella/Jornal Içanrense)

EDITORIAL - Içara festeja 49 anos de crescimento

Está sendo programada uma grande festa para co-memorar o 49º aniversário de emancipação política de Içara nesta quinta-feira, 30 de dezembro. O ato de solenidade vai lembrar a data e também chamar a atenção para o Hospital São Donato, que por causa de diretores incompeten-tes, passa por dificuldades financeiras, e vai precisar de muitos abraços da co-munidade para sair do ver-melho e voltar a ter credibi-lidade desejada.
Se a classe política for mais séria e se espelhar nos políticos de outrora Içara vai crescer continuamente nos próximos 50 anos.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS


Sobras

O ser humano necessita viver o seu melhor. Para viver a plenitude é necessário colocar pra fora os valo-res, dar o seu melhor. Ninguém está disposto a receber o resto do seu tempo. Ninguém se interessa em, apenas ter lacunas preenchidas que são esquecidas da dimensão do tempo.
Nascemos para todo e, do todo extraímos o muito. Ninguém quer a sobra do tempo e, se estamos dispostos a dar as migalhas e os pedaços que restaram, parte de nós irá conviver com o resto também. Ou somos tudo e servimos ou somos enganados e nos contentamos com os farelos.
Não é bom que demos o resto do tempo, a sobra de alegria, o pouco da atenção, pois no esconderijo de nós mesmos está alojado tudo o que podemos fazer, tudo o que poderemos ser, tudo o que poderíamos dizer, mas tanto nós como os outro saciaram - se com as sobras. Deixamos de ser integralmente felizes por não ter coragem de encarar nossas plenitude. Temos receios ficamos com pés atrás e o que laçamos é um pedaço do que queríamos, testando o tempo e as pessoas em suas complexas interpretações. O resto de nosso valor é hipocrisia aos outros. Ser sábio é acrescentar o conteúdo do coração em prol da nobreza do espírito. Assim com não nos contentamos com as sobras dos outros nem com forçados favores, não sejamos nós os multiplica-dores desta visão nem dessa triste forma de viver a vida. Sejamos, acima de tu-do prestativos, com alegrias verdadeiras, com suportes visíveis, com pensamentos transparentes, pa-ra que não hajam enganos.
Não queremos conhecer a metade dos outros ou uma fração do mundo humano, mas servir a ser servidos do melhor. Nada é constituído em base passageiras ou na parcialidade das intenções. Crescem as pessoas que se expõem, que tem coragem de viver sua solidez. Os mesquinhos serão enganados pensarão estar nutridos mesmo estando sedentos de pão. O que será que es-tamos preferindo? Não somos sobras de nós mesmos, nem parte de que não vivemos mas o todo que construímos. A sobra e o resto é para quem não ama, aos outros, e consequente-mente, a si mesmo, logo não vive em paz. A sobra do amor é um troco frio e passageiro. O todo é um universo sem limites. Não há limites para ser feliz.

POLÍTICA - Prazo para justificar voto é prorrogado devido ao recesso

O cidadão que não regularizar a situação eleitoral fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, entre outros serviços públicos.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O eleitor que não votou e nem justificou a ausência no segundo turno das Eleições 2010, ocorrido no dia 31 de outubro, teria até esta quinta-feira, dia 30, para a-presentar Requerimento de Justificativa Eleitoral ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito. Porém, devido ao recesso da Justiça Eleitoral de Santa Catarina, entre 20 de dezembro a 6 de janeiro, o prazo foi estendido até o dia 7 de janeiro.
Após esse prazo, o eleitor paga uma multa de cerca de R$ 3,50 para ficar quites com a Justiça Eleitoral. Quem não votou nem justificou em 3 de outubro, data do primeiro turno, teve até 2 de dezembro para regularizar a situação.
O eleitor que se encontrava no exterior no dia da eleição (primeiro ou segundo turno) tem até 30 dias após o retorno ao Brasil para se justificar perante ao juiz e-leitoral.
Antes de retornar do recesso, a Justiça Eleitoral fa-rá o atendimento ao público em alguns pólos, nos dias 5 e 6 de janeiro, de 2011 das 13h às 19h.
Os eleitores içarenses que precisam justificar a ausência no segundo turno, ou ob-ter qualquer informação sobre a situação eleitoral, podem fazê-lo no pólo de Cri-ciúma, que a-brange a zona eleitoral de Içara durante o plantão. A instituição fica na Avenida Getúlio Vargas, nº 361, no Palácio do Estado, Centro de Criciúma.
Para medidas judiciais urgentes, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina disponibili-za os telefones (48) 9154-6982 e (48) 9154-6993.
Para obter o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, que é gratuito, basta que o eleitor se dirija a um dos postos de atendimento ou, ainda, imprima o documento nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs) de ca-da estado.
Depois de preenchido, o formulário deve ser endereçado ao juiz da respectiva zona eleitoral.
Na justificativa o eleitor precisa informar: nome completo, data de nascimento, filiação, número do título e-leitoral, endereço atual e o motivo da ausência à votação. Deve ainda anexar ao formulário uma cópia de do-cumento oficial que comprove a identidade.
Se o requerimento for entregue com dados incorretos ou que não permitam a identificação, não será considerado válido.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“As 16 pessoas que formaram o grupo de oposição é que vão definir quem será candidato. Se, por acaso, encontrarem algum outro nome que agregue mais, poderá me substituir”. Encarregado da Secretaria de Obras, Márcio Realdo Toretti, candidato de oposição à Cooperaliança.

Içara
recebeu nesta quarta-feira (29) uma escavadeira hi-dráulica disponibilizada pelo governo Federal, através da emenda dos deputados federais, José Carlos Vieira (PR) e Claúdio Vignatti (PT). O ato oficial de entrega aconteceu com a presença do prefeito Gentil da Luz, no dia 20 deste mês em Florianópolis.
“Vamos fomentar a piscicultura de Içara realizando o trabalho de limpeza e criação de novos açudes. Nos-sa meta é revitalizar 101 açudes e criar mais 50, em homenagem ao aniversário de nossa cidade em 2011”, declarou o prefeito içarense.
Depois de 22 anos a cidade adquire uma nova esca-vadeira. No próximo ano serão iniciadas as inscrições para a realização dos trabalhos.
É importante ressaltar, que o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Picollo, também se empenhou junto ao Vignatti pela aquisição da máquina.

Encerra o ano
mas a briga entre o presidente do PP, Arnaldo Lodetti Júnior, e os advogados Gabriel de Souza e Fabiano Castanhetti, responsáveis pelas ações contra Gentil Dory da Luz (PMDB) e José Zanolli (DEM), deve se estender por 2011 e até as eleições de 2012.

O ex-secretário
de Assistência Social e do Trabalho e Renda, A-dair Benjamin de Souza, o China, entrou em pé de guerra contra o ex-prefeito Gentil da Luz, que o de-mitiu do cargo sem mais delongas. Ele está buscando documentos pra detonar o peemedebista.Vem chumbo grosso por aí.

Comendo pó
é assim que está a comunidade que vive às margens da estrada que liga o Barracão à Sanga Fundo. Segundo Claudeni Ferreira, vice-presidente da associação de moradores do Barracão, há cerca de 20 dias a comu-nidade se reuniu junto ao Legislativo solicitando a instalação de lombadas e mais futuramente a pavimentação do restante do trecho. A promessa seria de que no período de 10 dias, as placas seriam colocadas, mas até agora nada. Claudeni diz que os moradores não aguentam as condições atuais e que pretendem tomar providências em breve. Para ele o ano acaba, mas a problemática continua. Não está descartada o fechamento da rodovia nos fins de semanas.


Frase
“Diga-me com quem andas, que eu te direi se vou contigo.” (Anônimo).

GERAL - Reveillon terá concurso de foguetório no Rincão

Virada do ano será abrilhantada com participação da comunidade no primeiro Concurso de Show Pirotécnico do Balneário Rincão; após missa, programação da noite terá atrações musicais

(Arquivo/Jornal Içarense)

Para celebrar o ano que passou e receber o que virá, as praias e balneários são destinos tradicionais.
Na região, o destaque fica com o Balneário Rincão que contará com uma novi-dade na virada de ano. Com promoção da Subpre-feitura, 2011 será iniciado com o primeiro Concurso de Show Pirotécnico do Balneário Rincão.
Conforme o coordenador de eventos do distrito, Clóvis Marcelino, a iniciativa prevê enriquecer a beleza da ocasião com a participação da comunidade. Segundo ele, moradores e em-presários locais já estão se organizando para o evento. Uma comissão julgado-ra ficará em um ponto alto para analisar os fogos e vencedor será aclamado com uma premiação.
As atrações, no entanto, iniciam cedo no Rincão. Às 20h, será realizada a Missa Campal, ministrada pelo Padre Eloir Bor-ges e o Bispo Jacinto Flach.
Para a celebração religiosa, os participantes poderão levar um lenço ou balão na cor branca para o ato simbólico. A missa será realizada na Arena do Rincão.
Em seguida a programação segue no início da madrugada com shows das bandas Lance e Jeito Moleque. Já no sábado, dia 1º, a arena de eventos do Rin-cão terá apresentações do conjunto Garotos de Ouro, de Teto Fernandes e a festa se encerra com a dupla Patrik e Giovane.

POLÍCIA - Para uma festa segura cuidado com o uso de fogos de artifício

Uso de explosivos requer atenção para evitar a ocorrência de acidentes; orientação principal é para comprar apenas artefatos legalizados e rede elétrica também demanda atenção.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A alegria da virada de a-no pode se transformar em tragédia caso alguns cuidados não sejam aplicados. Segundo o misticismo, o barulho dos fogos de artifício, rojões e bombas serve para espantar as más e-nergias no ano vindouro. Mas, a presença já tradicional deste adereço requer atenção no manuseio.
O Corpo de Bombeiros de Içara orienta aos usuários dos fogos lerem e seguirem atentamente a forma de utilização expressa na embalagem dos explosivos.
Entre as dicas para evitar acidentes com artefatos, a principal é comprar apenas produtos testados, vendidos legalmente, que possuam embalagem com informações sobre o fabricante e as orientações de u-tilização. Os riscos diminuem também se o explosivo possuir base para encaixe. Dessa forma, ele po-de ser montado no chão, sem a necessidade de segurá-lo.
No momento da explosão dos fogos, as pessoas presentes devem manter distância de 30 a 50 me-tros. O artefato deve estar também longe de carros e residências. Lugares com grandes aglomerações devem ser evitados. A atenção deve ser redobrada se houver crianças no local, para que as mesmas não se aproximem ou manuseiem o artefato.
Caso os fogos não estourem não deve ser realizada uma segunda tentativa. Nestas situações, o artefato deve ser molhado para apagar o pavil. Se os fogos forem guardados em casa, devem ficar em um recinto seco e distante de acesso a fogo, como fogões ou fumantes.
A Cooperaliança informa que o uso inadequado dos fogos de artifícios corresponde à maioria dos casos de queda de energia nos balneários. Por isso, a direção da cooperativa ressalta que os artefatos não devem ser acendidos próximo à rede elétrica, em hipótese alguma. Em caso de acidente com a fiação o local deve ser isolado e os fi-os partidos não devem ser tocados. Os técnicos devem ser acionados através do fone: 0800-48 40 40.

VARIEDADES - Içara comemora 49 anos com festa em frente ao HSD

Com quase meio século de emancipação política, o município de Içara expandiu e fortaleceu a economia; e nesta quinta-feira os içarenses comemoram o aniversário de 49 anos da cidade.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Mais do que uma festa de aniversário, a comemora-ção dos 49 anos de Içara, nesta quinta-feira, dia 30, terá uma motivação social. Isto por que as atividades serão realizadas junto ao Terceiro Abraço Simbólico ao Hospital São Donato.
A iniciativa, idealizada pelo prefeito Gentil Dory da Luz, tem como objetivo sensibilizar todos os seg-mentos da sociedade. “Só a união de forças poderá fa-zer a diferença. A partici-pação de todos é muito im-portante para atingirmos o objetivo principal: salvar o hospital”, enfatiza Gentil.
O evento acontece das 9h às 12h, em frente à insti-tuição. Os cidadãos içaren-ses estão convidados para a festa que contará com a formação de mesa com au-toridades; execução do Hi-no Nacional; apresenta-ções artísticas (teatro e dan-ça); ato ecumênico (benção à cidade e ao Hospital São Donato); parabéns e bolo comemorativo; lançamento da contagem regressiva do Relógio Içara Rumo aos 50 a-nos; ato simbólico (Abra-ço); e almoço beneficente (paella feita pelo Chef Mo-tta) no salão da Igreja Ma-triz de São Donato.
O município já prepara para 2011 a grande festa do cinquentanário. “É uma benção de Deus ser o prefe-ito no momento em que Içara se aproxima dos 50 anos. Nosso município cresce aceleradamente, por isso traçar metas, planejar este crescimento e melho-rar a qualidade de vida das pessoas é fundamen-tal”, declarou o prefeito Gentil Dory da Luz.

ESPORTE - Última vistoria pode liberar arenas para jogos

Foi realizada na tarde de ontem uma vistoria, juntamente com os responsáveis pela FME de Içara e os órgãoes de segurança do município, nas arenas das competições de verão no Rincão.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Com as adequações feitas nas arenas do Coroa Bom de Bola e do Praião, os jogos já podem ter o início neste primeiro domingo de 2011. Na tarde desta quarta-feira a equipe da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Içara esteve junto com os órgãos responsáveis realizando uma vistoria no local.
Até o encerramento da edição a FME não foi encontrada para falar sobre o assunto.
Ainda, em relação as atividades de verão, nesta terça-feira, por menos do que a metade do valor de referência da licitação, a Liga Atlética Içarense (LAI) venceu a concorrência pela arbitragem dos campeonatos da FME em 2011. A proposta apresentada pela entidade ficou em R$ 34 mil, quase R$ 10 mil a menos do que a segunda colocada. Para a homologação, resta agora apenas o cumprimento de dois dias de prazo aos possíveis recursos das participantes: Liga A-tlética da Região Mineira (LARM), Liga Urussan-guense de Desportos (LUD) e Liga Esportiva Sul Catarinense (LESC).
Com a abertura dos orça-mentos realizada nesta terça-feira, o contrato deverá ser assinado já na segunda-feira, dia 3 de janeiro. E, os primeiros compromissos da LAI serão ainda, na mesma semana, com a abertura do Praião e a realização do Coroa Bom de Bola. Pela arbitragem as competições vão transcorrer normalmente. É esperado apenas a adaptação das estruturas às normas exigidas pelos órgãos de segurança.
Além dos jogos na beira da praia, o envolvimento da entidade com a FME terá um calendário maior do que o do verão. Pelo valor ofertado à Prefeitura Municipal de Içara para o serviço de arbitragem, a LAI também terá a responsabilidade de atuar em outras competições no mesmo ano. Entre os eventos que deverá participar está os joguinhos escolares, que ocorrem em junho.