O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 5 de setembro de 2009

VARIEDADES - Estudantes homenageiam a Pátria na Praça da Juventude

A Praça da Juventude recebeu ao longo da semana diversos estudantes içarenses que fizeram homennagens ao Brasil, nesta Semana da Independência. O dia inteiro de 7 de setembro será de festa.

Palco de homenagens patriotas, a Praça da Juventude Fernando Pacheco, no Centro de Içara, recebeu centenas de alunos de diversas escolas e Centos de Educação Infantil (CEI’s) de terça-feira, dia 1° até ontem, dia 4, devido à Semana da Independência.

Ontem, foi a vez dos alunos das Escolas Municipais Maria Arlete Bittencourt Lodetti e Quintino Rizzieri e do CEI Algodão Doce realizarem as apresentações.

Após o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, por representantes das três instituições educacionais, sob o entoamento geral do Hino Nacional Brasileiro, estudantes proclamaram poesias, versos, cantaram e dançaram no palco da Praça da Juventude.

Houve dança do Xote do Baião, de Luís Gonzaga, um coro da música “Criança Não Trabalha”, de Arnaldo Antunes, coreografia da música infantil “Os 10 Indiozinhos”, feito pelos alunos do CEI Algodão Doce, entre outras apresentações, cujo tema foi “Liberdade com responsabilidade”.

De acordo com a Gestora de Educação, Giovana dos Santos, comemorar o Dia da Pátria é refletir e pensar sobre o verdadeiro significado da palavra Liberdade.

“Quando nos tornamos uma nação independente assumimos também a responsabilidade pelo nosso destino”, enfatiza o Prefeito de Içara, Gentil da Luz.

No dia 7 de setembro, segunda-feira, na mesma praça haverá atividades físicas, camas-elásticas e brincadeiras diversas, das 9h às 18h, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação e pela Fundação Municipal de Esportes.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Comad cobra ação no dia de combate contra as drogas

Criciúma possui legislação municipal que estipula o Dia Municipal de Combate às Drogas. A data é marcada em 6 de setembro, próximo domingo.

A partir da reestruturação, há dois meses, o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) passa a cobrar a aplicação da Lei Nº 4.200, de 26 de Setembro de 2001. A intenção da legislação é envolver todos os segmentos na data comemorativa em alguma atividade de prevenção.

Conforme o recém eleito presidente do Comad, Manoel Rozeng, quando foi criada a lei, pediu-se que as escolas colocassem no calendário o dia de conscientização e desenvolvessem atividade específica. “O Conselho tem obrigação de coordenar essas ações, mas esteve com sua atuação parada nos últimos anos. Também agora não faremos nada além de divulgação na imprensa, pois não houve tempo hábil para organização desde a reformulação da diretoria”, justificou o presidente do Comad.

Como estudioso dos ma-lefícios do uso de droga, Rozeng atenta para o crescimento vertiginoso do consumo e a sociedade pouco se mobiliza apesar do chamamento da legislação. “A lei não é imposição, mas chamado a pensar sobre o assunto”, pontuou. “O primeiro passo foi dado para abrir espaço e discutir a problemática. Temos a Lei Municipal e a reformulação do Comad”, finaliza.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Instrutores de trânsito serão avaliados a cada três anos

Instrutores de auto escolas de Içara concordam com a Resolução n° 321 do Conselho Nacional de Trânsito, que torna obrigatória a avaliação a cada três anos dos profissionais da área.

A Resolução nº 321 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 2, e detetermina que todos os instrutores e examinadores de trânsito no exercício da função prestem exame de avaliação a cada três anos.

A lei tem valor em todo o território nacional, mas a aplicação das provas é de responsabilidade dos Estados e do Distrito Federal, conforme determinações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A proposta é da Associação Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito e do Distrito Federal e objetiva melhorar a qualidade de ensino nos centros de formação de condutores. O Denatran vai coordenar os exames contados da data da primeira prova.

Os instrutores da Auto Escola Objetivo de Içara, Rogério Domingos Schesser e Jorge Aurélio Ares, são favoráveis e defendem a iniciativa. “Instrutor de trânsito precisa ter formação superior. Além disso a educação para o trânsito já deveria ser ensinada desde a quarta série”, opinou Schesser.

Será exigido que o profissional obtenha nota igual ou superior a 70 nos exames, do contrário serão suspensos do exercício da atividade e submetidos a requalificação. Só voltarão a ocupar a função caso apresentem, ao órgão de trânsito do estado, certificado de participação no curso de requalificação.

Ares afirmou que: “A decisão está correta. O instrutor tem que ser avaliado com prova teórica e prática. Trabalhamos com a formação de condutores, a reciclagem vai favorecer a qualidade dos cursos”.

Foto: Almerice Rodrigues (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Moradores e comerciantes reclamam de trecho da BR-101

Fortes chuvas dos últimos dias têm causado para moradores e comerciantes içarenses prejuízos e acidentes nos acostamentos da BR-101, no Bairro Vila Nova, próximos ao viaduto da SC-444, em Içara.

Segundo o empresário Cláudio Blissari, que possui um restaurante no local, há cinco bocas-de-lobos no trecho, a maioria entupidas com mato e terra, pois não houve finalização por parte do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), que ainda deixaram a calçada incompleta.

“Não há segurança aqui. Como um ciclista ou um pedestre pode passar aqui, ainda mais se for à noite? Depois que alguém morrer nesse trecho, não adianta mais arrumar”, conta Blissari, que teve o restaurante invadido pelas águas da forte chuva que escorreram das bocas-de-lobo entupidas, na madrugada de quinta-feira, dia 3 de setembro, causando-lhe prejuízos.

Há cinco meses que os funcionários do Dnit abandonaram a obra incompleta e o gerente regional do Dnit, Avanir de Sá, não dá mais satisfação sobre o fato, segundo Blissari.

Sá não foi encontrado na sede do Dnit, tampouco no telefone celular informado pela secretária.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Loteamento Planalto: Fossa aberta expõe crianças ao perigo

A fossa foi aberta por funcionários da Secretaria de Obras de Içara há cerca de dois meses no Loteamento Planalto, anexo ao Bairro Presidente Vargas, para que uma Fossa Ecológica fosse feita no local, segundo os moradores.

Entretanto, o serviço não foi finalizado e o buraco cresceu em largura e profundidade, aos fundos de três casas populares, cujos resíduos de banheiro e cozinha são todos despejados na fossa, emitindo mau-cheiro, que se intensifica em dias de calor.

Além disso, nas casas populares, residem três crianças de entre 4 a 8 anos de idade, que correm o risco de cairem no local, pois não há segurança alguma e a terra úmida desmorona na fossa a cada chuva.

O Secretário Municipal de Obras, José Eloir do Nascimento, não foi encontrado para dar parecer a respeito do caso.

Foto: Djonatha geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Santa Cruz: Moradores aguardam reparo em ponte

A ponte da única rua que liga os bairros Esperança e Santa Cruz, danificada há mais de dois meses, ainda não tem data definida para ser reconstruída, informa o sub-encarregado de obras da Secretaria Municipal de Obras de Içara, Márcio Toretti.

A ponte em questão é a próxima da lista de pontes a serem reparadas pela Secretaria, assim que a do bairro Nossa Senhora de Fátima for concluída. Todavia, deve-se esperar confirmação do secretário de Obras, José Eloir do Nascimento.

Esta ponte está praticamente concluída, mas a liberação da rua precisou ser adiada devido às fortes chuvas que podem comprometer o recente alicerce da obra. Além disso, o motor da retroescavadeira, que trabalha no local, fundiu nesta semana.

Enquanto isso, os moradores do bairro Santa Cruz ficam sem ter como trafegar pela rua, pois a ponte sem a parte superior torna-se inutilizável, conforme mostra Israel Cardoso Garcia, morador há cinco anos.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Rampa para deficientes era usada como garagem por médico de PSF

A rampa destinada a ambulâncias e deficientes da Unidade de Saúde da Vila Nova foi utilizada durante meses como estacionamento do veículo do médico que atende entre 18 e 21 horas.

O Posto de Saúde da Família (PSF) de Vila Nova, em Içara, teve a rampa de ambulância e de deficientes usada como estacionamento por várias vezes pelo médico, Fábio da Silva Oliveira.

Sobre as reclamações dos presidentes da União das Associações dos Conselhos Locais de Saúde de Içara, Jane Regina Luis da Silva, e do Conselho Local de Saúde de Vila Nova, Evanor Prudêncio (o Noli), ele nega qualquer contato pessoal ou por telefone e diz que não exigiu notificação escrita dos órgãos competentes, como alegam.

“Não tem sinalização de vaga para deficientes; não tem muito fluxo de ambulância ou de cadeirantes, mas se tivessem reclamado eu retiraria; como o fiz a partir de ontem, 2 de setembro, porque a Secretária de Saúde ligou e pediu. Foi a primeira vez que me procuraram”, relata o médico.

A gestora da Saúde, Mira Dagostim afirmou: “Fiquei sabendo pelo Jornal Içarense, mas não é função nossa chamar atenção de médico. A Secretaria entrou em contato com ele e já solicitamos a sinalização do local”, explica.

A recepcionista do PSF, Gizela Costa Luz, disse que ninguém pediu ao médico para parar de estacionar ali. “Um dia que precisou encostar a ambulância o doutor retirou o carro sem problemas”, comentou. Prudêncio relata: “comuniquei o caso para a Secretaria de Saúde e a Coordenação do PSF entrou em contato com o doutor e já solicitamos placas de sinalização para o local”.

Jane relata que cumprem o dever de fiscalização dos conselhos. “Ele como médico não deveria parar ali. Assim como não tem placa de proibição, não tem placa dizendo que é uma garagem onde ele possa deixar o carro”, declara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Cassação de Gentil aguarda sentença

O Partido Progressista (PP) de Içara acompanha os três principais processos que move contra o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB). A sigla é representada pelos advogados, Gabriel Schonfelder de Souza e Fabiano Castanhette.

Souza declara que a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) tem audiência marcada para o dia 29 de setembro.

A representação 2647, que é o principal dos processos, está aguardando sentença, não se sabe quando será dado o veredíto pelo juiz, devido à grande quantidade de processos que aguardam julgamento.

O Recurso Contra Diplomação (Recd) 43 está com o revisor do processo, Odison Cardoso Filho, em Florianópolis. No entanto Shonfelder não tem muita esperança de parecer favorável à perda do mandato eletivo do prefeito içarense.

Segundo informações de Souza, as alegações que apresentam são bastante substanciais e testemunha do próprio Gentil confirma infrações na campanha eleitoral dele.

“A possibilidade de cassação do diploma do prefeito é muito grande, pois foi comprovada a existência de caixa 2”, explica o advogado do PP.

De acordo com ele, a defesa do prefeito peemedebista admitiu que receberam dinheiro diretamente sem transitar em conta bancária, infringindo a lei. Há também a comprovação da existência de material de campanha que não aparece na prestação de conta apresentado pelo PMDB, o que configura também caixa 2.

“Se houver a cassação, baseada no artigo 30 da Lei 9504, acontecerá nova eleição, da qual Gentil não poderá participar porque as contas de campanha foram rejeitadas e, portanto, o torna inelegível por um mandato”, esclarece.

A defesa de Gentil da Luz é feita pelos advogados Paulo Preiss Neto e Katherine Scheneider.

Segundo Preiss, “a decisão está nas mãos do TRE, não se deve comentar o processo. Só vou comentar a decisão judicial”. Sobre as afirmações de Shonfelder, de grande possibilidade de cassação do prefeito de Içara, ele declara: “as afirmações dele devem estar embasadas na mesma certeza de que ganhariam as eleições nas urnas”, alfineta Preiss Neto.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PT apoia formação de uma chapa de consenso no Rincão

OPartido dos Trabalhadores de Içara é favorável à chapa de consenso no Balneário Rincão, desde que sejam priorizadas as propostas de melhoria da qualidade de vida dos rinconenses.

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Içara, Maria Canever da Silva, comenta que o grupo está se reunindo para discutir projeto de governança para o Balneário Rincão. “As eleições acontecerão esse ano ou no próximo, mas a emancipação do balneário já é fato consumado; é só aguardar o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE) determinar a data”.

A pauta principal dos encontros do partido tem sido a construção de um plano de governo que privilegie a melhoria da Educação, da infraestrutura e as linhas de frente para viabilizar o fortalecimento econômico do distrito.

Podem disputar as eleições à prefeitura do novo município o presidente da Colônia de Pesca, João Picollo, a professora , Lidiane Santos ou a própria Maria, mas “antes de apresentar candidato o PT quer discutir propostas de melhoria das condições de vida da comunidade”, informou a presidente do PT.

“Não se pode pensar só no próprio umbigo ou em oportunismo. Se fosse para beneficiar interesses individuais, como distribuição de emprego para esse ou para aquele, não precisaria da emancipação”, opina Maria Canever da Silva.

A sigla se dispõe a participar de negociações para formar uma chapa de consenso, desde que seja pautada na responsabilidade.

Segundo a petista, o partido vai propor que sejam traçadas diretrizes de administração da cidade que se estrutura, a avaliação das necessidades e o plano a ser seguido, o levantamento dos cargos a serem criados para concretizar as ações e a partir deste levantamento proceder com a análise de quais lideranças, polítco-partidárias ou não, são mais adequadas para ocupá-las no novo município.

“Não queremos a participação de 'estrelas', como no processo de emancipação, que só foi agilizado com a colaboração do deputado Décio Góes e outras lideranças. Queremos pessoas comprometidas com o bem do Rincão”, reforça Maria Canever.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Vagas de estacionamento para ambulância e deficientes físicos

A charge possui direitos autorais. Para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Anemia (Parte 1)

É uma doença provocada pela baixa concentração de hemoglobina na veia sanguínea.

Diz-se haver anemia (do grego, an = privação, haima = sangue) quando a concentração da hemoglobina sanguínea diminui aquém de níveis arbitrados pela Organização Mundial de Saúde em 13 g/dL para homens, 12 g/dL para mulheres, e 11 g/dL para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos.

O que é hemoglobina
A hemoglobina é o pigmento que dá a cor aos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e tem a função vital de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos.

Apesar de ter um cortejo de sintomas e sinais próprios, a anemia não é, em si, uma doença, mas uma síndrome, pois pode decorrer de uma extensa lista de causas.

É a síndrome crônica de maior prevalência em medicina clínica.

Classificação - anemias
A anemia pode ser aguda ou crônica.

Na anemia aguda (perda súbita de sangue) a falta de volume no sistema circulatório é mais importante que a falta de hemoglobina. A perda de até 10% do volume sanguíneo, como a que ocorre numa doação de sangue, é bem tolerada. Perdas entre 10 e 20% causam hipotensão postural, tonturas e desmaios. Nas perdas acima de 20% há taquicardia, extremidades frias, palidez extrema, e hipotensão, depois choque; se a perda ultrapassar 30%, sem reposição imediata de líquidos intravenosos, o choque torna-se rapidamente irreversível e mortal.

Nas anemias crônicas não há baixa do volume sanguíneo, que é compensado por aumento do volume plasmático.

A falta de hemoglobina, como regra acompanhada de diminuição do número de eritrócitos, as células carreadoras, causa descoramento do sangue, com palidez do paciente, e falta de oxigênio em todos os órgãos, com os sinais clínicos daí decorrentes. Hipócrates (@400 a.C.) descreveu-os: palidez e fraqueza devem-se à corrupção do sangue.

O sistema nervoso central, o coração e a massa muscular são os órgãos mais afetados, pois são os que mais necessitam de oxigênio para suas funções.

A sintomatologia aumenta com a atividade física, pois esta consome oxigênio.

Com hemoglobina entre 9 e 11 g/dL há irritabilidade, cefaleia e astenia psíquica; nos velhos há fatigabilidade e podem ocorrer dores anginosa. Com a hemoglobina entre 6 e 9 g/dL há taquicardia, dispneia e fadiga aos menores esforços. Com hemoglobina abaixo de 6 g/dL a sintomatologia está presente mesmo em atividades sedentárias e quando abaixo de 3,5 g/dL a insuficiência cardíaca é iminente e toda a atividade impossível. As queixas espontâneas dos pacientes, entretanto, são menos exuberantes que a descrição acima: sem se aperceberem diminuem progressivamente a atividade física até níveis assintomáticos, e dizem nada sentir.

Diagnóstico
O hemograma é o exame fundamental para o diagnóstico da anemia. É feito, atualmente, em contadores eletrônicos de grande porte e alto preço, que contam e medem os eritrócitos e geram curvas de frequência com médias e coeficientes de variação, definindo os parâmetros numéricos da população eritróide.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Anemia (Parte 1)
COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Anemia (Parte 2)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Samae, por PT de Içara

É preocupante o rumo que as discussões sobre o futuro do Samae (Sistema Autônomo Municipal de água e Esgoto) está tomando em Içara e no Balneário Rincão.

Antes da criação do Samae, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Içara defendia a gestão compartilhada do abastecimento da água e do esgoto, tendo em vista que a Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento), aqui no município, nunca investira sequer um real em esgoto, só geriu a água. Portanto era preciso fazer algo para melhorar a vida deste povo e como não se tinha experiência na área - na época - a modalidade compartilhada era uma esperança.

Com a criação do Samae, Içara experimentou uma nova estrutura na distribuição, no atendimento de plantão, em construção de novas redes, e pode ir em busca de investimentos para a construção do esgoto sanitário. A proposta da prefeitura de fechar uma parceria compartilhada ou entregar o sistema de volta para a Casan é uma iniciativa no mínimo suspeita. Como se não bastasse o momento de indefinição que se encontra o Balneário Rincão, ainda o debate foi levado para a iniciativa privada ACIC (Associação Comercial e Industrial de Criciúma), em Criciúma.

Por outro lado, onde fica a população içarense e principalmente rinconense que não foi ouvida? Não podemos nos calar!

A Samae bem administrada pode gerar riqueza para o povo daqui. O Governo Federal é parceiro dos municípios, investindo em bons projetos direto com a prefeitura.

Diante de tudo isso, cabe o ditado: Esta história está mal contada...

Maria Canever da Silva, presidente do PT de Içara

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1700: EDITORIAL - O Grito dos Excluídos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza o 15º Grito dos Excluídos, nesta semana que antecede o dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. A promoção é da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, com a participação de Movimentos Sociais, Pastorais Sociais e Movimentos Populares.

O Grito dos Excluídos acontece anualmente em várias cidades brasileiras com o objetivo de levar às ruas uma grande manifestação popular para denunciar as situações de exclusão social e assinalar as possíveis saídas e alternativas.

Essa mobilização é de todos em vista de um projeto popular para o Brasil, que é uma mistura de raças e de classes sociais. O manifesto visa, também, lutar contra as formas de exclusão e as causas que levam o povo a viver em condições de vidas precárias, e, muitas vezes, sem perspectivas de futuro. O povo deve ter sabedoria para derrotar as armas da arrogância dos poderosos, que usam o dinheiro para mostrar que tem poder.

Faça deste 7 de setembro um início de luta em favor de uma sociedade justa e solidária.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.