O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 22 de outubro de 2011

Capa: Edição 2.217 - 22 de outubro/2011

DIVULGAÇÃO
GERAL: Servidores são lembrados pelo Sindserpi





BRUNA BORGES/JI
POLÍCIA: Acidente na BR-101
O motorista da carreta carregada de GLP que tombou nas margens da BR-101 em Vila Nova sofreu apenas ferimentos leves

ARQUIVO/JI
ESPORTES: Caiçara enfrenta Rui Barbosa neste sábado

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Painel vai mostrar a cara do HSD


Se não houver nenhum imprevisto, tão comuns nestes últimos dias em Içara, o Hospital São Donato (HSD) deve inaugurar nesta terça-feira o painel eletrônico que se encontra em frente à entidade.
O painel não servirá apenas para a contagem regressiva dos 50 anos de Içara, também será utilizado para informar ações do HSD, servindo como um jornal eletrônico.
A comunidade está ansiosa para ler notícias positivas no jornal eletrônico.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Vivi Maragno

Você tem mau hálito?

A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta (1). Estima-se que, só nos Estados Unidos, cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de halitose crônica (2).Entre as causas do mau hálito estão certos alimentos, condições de saúde e hábitos pessoais. Em muitos casos, uma higiene dentária apropriada pode resolver o problema. Se as técnicas simples de higiene bucal não derem resultado, é aconselhável que você consulte seu médico ou dentista para assegurar-se de que a causa do mau hálito não seja um problema mais sério
Causa do mau hálito:
O mau hálito pode ser causado por fatores externos e internos. Os fatores externos podem estar relacionados com o tipo de alimento que você come (como atum ou tacos) e os condimentos com que são preparados (como, por exemplo, alho, cebola e outros). Se achar que o mau hálito é produzido pelos alimentos que consome, faça uma lista do que você come para determinar se esta é a causa real. As pessoas que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas também podem sofrer de mau hálito.
Entre os fatores internos estão aqueles ligados à higiene bucal. A língua é um dos lugares onde as bactérias podem proliferar. A maioria das bactérias que causam o mau hálito produzem substâncias chamadas “compostos sulfurados voláteis” ou CSV. Os CSV causadores do mau hálito são representados pelo sulfeto de hidrogênio e o metil mercapatana. A maioria dessas bactérias acumulam-se na parte posterior da língua.
Outras causas do mau hálito podem ser:
* Problemas dentários (má higiene bucal, gengivite e doenças periodontais);
* Próteses Totais (os alimentos e a placa bacteriana podem aderir a próteses totais);
* Boca ressecada (falta de fluxo salivar);
* Problemas na boca, nariz e garganta (infecções dos seios [maxilares] e da garganta ou tonsilite críptica);
* Enfermidades sistêmicas (diabetes, infecção ou abscesso pulmonar, insuficiência renal/hepática, distúrbio gastrintestinal);
Faça consultas regularmente ao dentista e continue a usar creme dental antibacteriano com flúor, fio dental e limpador de língua.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Vereadores criticam setor de trânsito do município

Na sessão de quinta-feira, dia 20, os vereadores criticaram o setor de trânsito do município, dizendo que o mesmo não funciona; já o responsável diz que as acusações são infundadas.
BRUNA BORGES/JI
Uma indicação de Darlan Carpes (PP), na sessão legislativa desta quinta-feira, dia 20, que pedia ao Departamento de Trânsito do município a instalação de placas de sinalização, trouxe à tona uma reclamação constante dos vereadores. Para eles, o departamento não funciona.
“O setor de Trânsito só funciona em dia de festa, para pintar meio fio. Tenho certeza que esta indicação vai para o arquivo redondo. No que está sendo aplicado o dinheiro das multas?”, questionou o vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP).
Carpes concordou com a reclamação do colega progressista. “Temos pedido desde o início do mandato para que sinalizem as ruas e nada é feito. Já aconteceram mais de cinco acidentes ali”, reclamou Carpes, sobre as solicitações para o Bairro Aurora.
O vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca (PMDB), sugeriu uma reunião com o responsável pelo setor, Eduardo Demétrio Ferreira, a fim de que possa explicar por que ainda não foram colocadas as placas licitadas. “Devemos convidar também a empresa ganhadora da licitação”, ressaltou Boca.
Marzinho voltou à tribuna para reforçar as críticas e sugeriu até uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar os trabalhos do setor.
Procurado pelo Jornal Içarense para comentar as acusações, Ferreira disse que “elas não tem fundamento”. “A licitação foi aberta para fazer a mudança no trânsito na área central da cidade, conforme combinado com as entidades comerciais. Mas, na licitação, existe o fornecimento e existe o serviço de colocação. Ainda não utilizamos a colocação. Foram compradas de 300 a 400 placas e a mão-de-obra deve ser utilizada na semana que vem”, explicou o responsável pelo setor.
De acordo com Ferreira, a dotação orçamentária disponível para o departamento é de R$ 80 mil. “Este valor é estipulado pela própria Câmara. Só com isto, é complicado atender a demanda. Utilizamos o dinheiro para este projeto no Centro”, confirmou.
Ainda segundo Ferreira, a responsabilidade de colocação de placas em toda a cidade é da Secretaria de Obras. O Setor de Trânsito é apenas um departamento da Secretaria.
Quanto às multas, o responsável explica que, conforme o Art. 320 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97): A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
“Estamos usando a arrecadação que é para isto. Está tudo regular”, afirmou Ferreira, que planeja ir até a Câmara segunda-feira cobrar dos vereadores. “Acho que eles se precipitaram, criando uma polêmica. Quero que a pessoa que salientou isso prove o que falou”, disse.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Não é bom que eu fique na pasta interinamente, sendo que os comerciantes têm o direito de indicar um nome. Por isso, pedi que eles façam a indicação logo, para que o prefeito possa nomear o novo secretário.” Vice-prefeito José Zanolli, sobre a indicação do secretário da Indústria e Comércio, que foi oferecido para Neuzi Silvestre, mas, que, não aceitou.

Prefeito Gentil da Luz
com o semblante bem melhor do que alguns dias atrás, esteve nesta sexta-feira visitando a redação do Jornal Içarense.
Entre vários assuntos, ele lembrou que Eduardo Pinho Moreira virá como governador em Içara, nesta terça-feira, 25,pois Raimundo Colombo está viajando, e deverá inaugurar a ICR-253, denominada Rodovia Afonso Bitencourt. “Neste dia, vamos homenagear os familiares de Afonso e algumas lideranças da comunidade, que deve participar de um almoço no centro comunitário. Doei os dois bois que arrematei na Festa de Santa Catarina, na localidade de Coqueiros. Moreira também vai receber a Medalha Jubileu 50 anos, que estava reservado para o Vice-Presidente da República, Michel Temer, que não pode vir em Içara no dia 6 de outubro. Ele também vai entregar o convênio para pavimentação dos 2,7 km do excesso da Rodovia Lino Zanolli até a igreja da Terceira Linha. A próxima etapa será até a Ponta do Mato”, comentou o chefe do Poder Executivo.
Gentil também ficou motivado com a filiação de Wagner Pizzetti no PMDB no dia 7.
Recentemente, em viagem a Brasília, encontrou o deputado federal Esperidião Amin (PP), político o qual tem o maior respeito, e o convidou para a inauguração do Residencial Amanda Costa.
Sobre o processo de cassação, comentou que as adversidades sempre vão ter mas que tem que superá-las. “ Quero o Zé Zanolli como o meu vice novamente. O Lula (presidente) teve o José Alencar como vice em duas oportunidades e o Clésio Salvaro, em Criciúma, já confirmou que gostaria que o Márcio Búrigo fosse seu vice novamente. Defendo a reeleição de Raimundo e Eduardo para Santa Catarina, e acredito que eles vão querer manter esse projeto também em Içara,” finalizou o Prefeito de Içara.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Moradores do PV pedem providências no bairro

Três representantes do bairro Presidente Vargas foram a Câmara Municipal para relatar as dificuldades da localidade; os moradores sofrem com falta de água, segurança, acessos e remédios.
BRUNA BORGES/JI
Moradores do bairro Presidente Vargas (PV), em Içara, usaram 20 minutos do Horário Político da sessão legislativa desta quinta-feira, dia 20, para pedir providências das autoridades responsáveis e apoio dos vereadores quanto a alguns problemas recorrentes na localidade.
Entre as reclamações estão a falta de água, segurança, saúde e problemática do anel viário.
O morador Oderi Gomes afirmou que o bairro sofre há 20 anos com a falta d'água e que só está piorando. “Moradores que não tem uma reserva grande de água são os que mais sofrem, dois ou três dias por semana não tem água no bairro”, reclamou Gomes.
Para o presidente da Associação de Moradores Paulo Silveira, o anel viário dividiu o bairro.
“Ficamos sem acesso para o bairro. É bom para os motoristas que trafegam pela localidade, mas os moradores sofrem com a falta de acessos”, explicou.
Os representantes confirmaram que já estiveram em todos os órgãos competentes, apresentando as reivindicações, mas, até o momento, não obtiveram resposta. Entre os casos relatados, está as casas abandonadas, que foram indenizadas com a construção do anel viário.
Segundo os moradores, as estruturas das antigas moradias estão sendo usadas como esconderijo para marginais e drogados.
“Fomos até o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e eles afirmaram que não têm dinheiro para demolir as casas, que a prefeitura poderia demolir e limpar estes espaços para futuras instalações de parques ou praças”, explicou Vanildo Warmiling. A falta de segurança e de remédios de uso contínuo nos postos de saúde também foi citada pelos representantes da associação de moradores.
“A polícia só vai ao PV para multar e falta remédios de uso contínuo há cinco meses nos postos de saúde. Quando a comunidade precisa, é obrigada a procurar em outros bairros”, relatou Warmiling.
De acordo com o presidente da Câmara, Darlan Bitencourt Carpes, os vereadores vão buscar as providências cabíveis.
“Vamos cobrar as medidas solicitadas pela comunidade do Presidente Vargas junto ao Deinfra, Administração Municipal e Samae”, prometeu Carpes.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Carreta carregada de gás tomba nas margens da 101

O acidente, que ocorreu na tarde desta sexta-feira, as margens da BR-101, próximo a RF Caminhões, em Vila Nova, foi atendido pela Guarnição do Corpo de Bombeiros de Içara e o trânsito ficou lento.

BRUNA BORGES/JI
O Corpo de Bombeiros de Içara foi acionado na tarde desta sexta-feira para atender uma saída de pista, nas margens do Km 386 da Rodovia BR-101, em Vila Nova, próximo a RF Caminhões concessionária.
O motorista J.L.C., 57 anos, da Scania placas LZJ-7693, de Itajaí/SC, perdeu o controle e tombou a carreta carregada de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Ele sofreu ferimentos leves e foi conduzido ao Hospital São Donato, Centro de Içara, pelos socorristas, sendo liberado logo em seguida.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Tubarão isolou o local, pois havia suspeita de vazamento.
O trânsito ficou lento por pouco tempo.
A PRF alerta aos motoristas que a BR-101 está cheia de declives devido a duplicação.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Festival Municipal de Dança acontece na próxima semana

Os últimos detalhes para a 11ª edição do Festival Municipal de Dança já estão sendo feitos; o evento vai reunir mais de 1,2 mil alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Içara.

DIVULGAÇÃO
Mais de 1,2 mil alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares de Içara se preparam para a 11º Festival Municipal de Dança.
As coreografias e figurinos estão sendo cuidadosamente elaborados para garantir um verdadeiro espetáculo.
O show de atrações culturais será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 19h30min, no Ginásio de Esportes “Ergínio Januário Borges” (Complexo Esportivo).
Na quarta-feira, dia 26, as apresentações ficarão por conta dos alunos dos Centros de Educação Infantil, com 13 apresentações de crianças de até seis anos de idade. Já na quinta-feira, dia 27 será a vez dos alunos do Ensino Fundamental, com idade até 15 anos, que apresentarão 11 coreografias.
A abertura do evento será feita pelas oficinas de dança da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.
De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Antônio de Mello, o festival tem o objetivo promover a dança como arte no movimento, desenvolvendo a expressão artística, sentimentos e emoções.
“Temos certeza que será mais um belo espetáculo de criatividade, cores e beleza. Todos devem prestigiar,” convida o prefeito Gentil da Luz.
Segundo o coordenador pedagógico de Educação Física, Edenilson Prudêncio, a exemplo das outras edições é aguardado um público bastante significativo. “Esperamos contar com mais de 3 mil pessoas”, estima o coordenador.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Handebol fica de vice

DIVULGAÇÃO
Mais uma modalidade esportiva desenvolvida pela Administração Municipal de Içara, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), ganha destaque em mais uma competição regional.
Os atletas do handebol de Içara participaram da primeira competição valendo medalha.
Os içarenses, com idade entre 10 e 14 anos, que fazem parte do projeto Esporte e Lazer na modalidade de handebol, participaram na tarde desta quinta-feira (20), da Copa SATC conquistando o segundo lugar do campeonato.
“Os atletas mostraram nas quadras da instituição um belo trabalho e toda a técnica que até então estava escondida”, relatou o professor do projeto José Manoel.
“Mais uma modalidade esportiva trabalhada com dedicação e pronta para alcançar resultados positivos em competições regionais e estaduais”, declarou o presidente da FME, Flávio Felisberto.
O projeto Esporte e Lazer, coordenado pela FME, contempla mais de 200 atletas nas modalidades de handebol (Bairros Aurora e Jaqueline); vôlei, futsal, basquete e atletismo (Centro).

p align="center">.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Agora quem perder está fora

Neste sábado será disputada a segunda fase do Campeonato de Futebol Regional de Futsal Feminino, Taça Içara rumo aos 50 anos.
O primeiro confronto ficará entre Orleans x FME/Içara. Já, Vila terá pela frente Cocal do Sul. E o terceiro jogo da tarde terá Sky Board’s e Nova Geração B. Finalizando a rodada, se enfrentam Bonsucesso A e Nova Geração A.
Quem vencer está com vaga garantida na semifinal da competição que será realizada no dia 29 de outubro, no Ginásio Ergínio Januário Borges.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Içara - Assinado convênio de pontes de concreto e bueiros

Os investimentos de R$ 2 milhões do Sistema Integrado de Administração Financeira serão aplicados nos bairros de Esperança, Jaqueline, Tereza Cristina, Nossa Senhora de Fátima e Vila Nova.

DIVULGAÇÃO
A espera valeu a pena! Este é o sentimento do prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, ao referir-se sobre os projetos de construção de pontes de concreto em Içara. Nos próximos dias será dada ordem de serviço para seis pontes de concreto e quatro bueiros celulares que serão construídos nas comunidades e bairros de Esperança, Jaqueline, Tereza Cristina, Nossa Senhora de Fátima e Vila Nova onde estão previstos investimentos no valor R$2 milhões; já disponíveis no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal-SIAFI.
O prefeito esteve em Florianópolis nesta quinta-feira (20) para a assinatura de convênio de recuperação pós desastre com o Ministério da Integração Nacional, onde estiveram presentes o Ministro Fernando Bezerra; o Secretário Nacional de Defesa Civil Humberto Viana; o Governador de Santa Catarina João Raimundo Colombo e o Secretário Estadual de Defesa Civil, Geraldo Althoff.
Ainda segundo o chefe do Executivo içarense os recursos emergenciais serão destinados exclusivamente para construção de pontes de concretos. “Estas pontes são muito esperadas pela população, que vem sofrendo com o estado precário das mesmas há anos. Por isso, resolvemos aguardar para construí-las em concreto indo em busca de recursos, pois esta ação resolverá o problema por completo e certamente dará maior segurança aos munícipes; melhorando a mobilidade, o escoamento da produção e desta forma estamos colocando em pratica nossa meta que é de humanizar a cidade”.
Acompanhou o prefeito no ato, a secretária Municipal de Defesa Civil, Marli de Faveri, e o Presidente da Associação de Moradores da Linha Pascoaline, Fabiano Bortolatto, que ficou feliz com a liberação de recursos para a construção da ponte da Linha Pascoaline. “É um sonho da comunidade que está sendo concretizado. Agradecemos o empenho de toda a equipe da administração, e principalmente do prefeito que não mediu esforços para trazer mais esta conquista para a nossa comunidade”, comemorou o presidente da Associação de Moradores.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.