O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Distrito: Limpeza da Lagoa Rincão está sendo finalizada pelo Samae

Em 10 de agosto uma equipe de funcionários do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) iniciou o dessasoreamento da Lagoa Rincão, que é uma extensão da Lagoa do Jacaré, no Balneário Rincão.
A retirada do fundo da lagoa da vegetação nativa, como taboa e tiririca, que está sendo realizada de forma manual com um com gancho e correntes acionado por um motor, deve se encerrar nos próximos.
O projeto é transformar o local em preservação ambiental como foi feito com a Lagoa do Jacaré, que de abandonada passou a ser um cartão postal do município, com incentivo ao turismo.
A subprefeitura é responsável pela revitalização da lagoa, que já realizou a terraplenagem ao redor e em breve será construída uma calçada de acesso até a Lagoa do Jacaré.
Depois da limpeza a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundai) deverá dar início ao serviço de urbanização da lagoa, que no futuro poderá abastecer os moradores do Balneário Rincão.

Esportes: PV e Praia lideram Municipal de Escolinhas

A cada partida realizada no Campeonato Içarense de Escolinhas nas categorias Sub-12 e Sub-14 alguns atletas tem se destacado, mostrando qualidade e experiência de dar inveja a muitos profissionais.
Pela oitava rodada realizada no sábado os resultados foram os seguintes: Sub-12: Bairro Aurora 4 x 1 Esplanada; Jardim Silvana 3 x 0 Praia; Pre sidente Vargas 3 x 3 Centro; Vila Nova 2 x 3 Caiçara.
E pela categoria Sub-14 os resultados: Bairro Aurora 14 x 0 Esplanada; Jardim Silvana 0 x 1 Praia; Presidente Vargas 0 x 6 Centro; Vila Nova 0 x 4 Caiçara.
A 9a rodada acontece no próximo sábado, dia 27 setembro com as disputas entre Anjos da Paz x Vila Nova; Caiçara x PV; Centro x Jardim Silvana e Praia x Bairro Aurora, nas duas categorias.

Variedades: Içara passa o Dia da Árvore em branco

Algumas entidades ecológicas dizem que o Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo em datas diferentes e, no Brasil, é comemorado em 21 de setembro porque é véspera do início da Primavera.
Há quem diga que no país o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da Primavera, época em que preparavam o solo para cultivo.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), porém, em seu site teen, divulga outra história: conta que no século passado, instituiu-se a "Festa das Árvores", pela dedicação de um francês chamado Fourrier. A idéia foi imitada por outras nações européias. Nesse mesmo período, era comemorado, no estado de Nebraska, nos Estados Unidos, o Dia da Árvore — The Arbor Day —, em 10 de abril de 1872. Esse dia foi instituído por J. Sterling Morton.
No Brasil, segundo IBGE Teen, os responsáveis pela primeira comemoração da "Festa das Árvores" foram João Pedro Cardoso e Alberto Leofgren. O evento aconteceu na cidade de Araras, em São Paulo, no dia 7 de junho de 1902, com o respaldo das Leis municipais números 18 e 19 de 1º e 2 de fevereiro do mesmo ano. O objetivo era incentivar a plantação e a conservação do meio ambiente.
No ano seguinte ao evento, no dia 3 de maio, uma festa igual foi realizada em Itabira, São Paulo. Somente em 24 de fevereiro de 1965, um decreto presidencial de nº 55.795, instituiu a Festa Anual das Árvores em todo o território nacional.
Em Içara, entidades e órgãos públicos deixaram a data passar em branco.

Polícia: Corpo de pescador encontrado na Barra Velha é reconhecido

Para um dos filhos de Manoel Teodoro Teixeira, 69 anos, segunda-feira seria apenas mais um dia rotineiro na vida da família. "Ele saía de casa todos os dias cedo para pescar e voltava no final de tarde", afirma.
Contudo, desta vez foi diferente. Teixeira saiu para pescar por voltas das 7h da manhã e não mais voltou. O corpo foi encontrado por pescadores da região que ligaram para a emergência, às 17h. Ele estava a cinco quilômetros de distância do rio, na beira da praia, e a mais de um quilômetro da plataforma de pesca Entremares.
O corpo, quase que coberto pela areia, visto de longe parecia mais um dos rejeitos do mar. Ele trajava uma blusa de lã, jaqueta de couro e bermuda.
O corpo, até então não identificado, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Cri-ciúma. Lá, foi examinado e os médicos constaram asfixia por afogamento.
De acordo com o perito do IML, Almir Fernandes, o corpo do aposentado só foi reconhecido por volta das 23h, quando dois filhos do pescador e uma nora estiveram no IML.
O homem era mineiro aposentado e morava no bairro Jaqueline, em Içara.
Os filhos de Teixeira ainda comentaram que o rio estava com ondas altas devido ao mal tempo e, os outros pescadores nesse dia não sairam para pescar por causa dos avisos para que se evitasse a navegação. A canoa do pescador não foi encontrada.

Geral: Contratos são obrigados a serem redigidos em letra tamanho 12

Tornar a leitura e o entendimento de contratos mais fácil para o consumidor é o objetivo da nova lei, que proíbe o uso das "letrinha ilegíveis" em qualquer tipo de documento.
O lei foi publicada ontem na edição do Diário Oficial e obriga os fornecedores de produtos e serviços a redigir contratos com letras de tamanho 12, no mínimo.
Segundo o advogado Paulo Rosa, isso vai evitar as surpresas desagradáveis na hora da compra de produtos ou serviços. "As vezes a pessoa assina sem saber o que está fazendo, pois as letras são ilegíveis. Com a nova lei, isso vai deixar de existir", explica.
A dona de casa Raquel Borges, do bairro Jaqueline, é uma destas pessoas. "Eu assinei um contrato de compra, depois esqueci de pagar uns dois meses e levei multas absurdas. Achei que era ilegal, mas o meu advogado disse que elas estavam escritas nas letrinhas pequenas", explica a dona de casa.
O projeto, aprovado em junho pelo Congresso, é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e modifica o Código de Defesa do Consumidor, que, apesar de já exigir que os caracteres fossem redigidos de forma legível, não estipulava um padrão mínimo de medida tipográfica a ser observado. A lei foi assinada nesta segunda-feira.
Com a publicação, os consumidores podem exigir a apresentação dos contratos com letras com corpo 12 já a partir desta terça-feira.

Edição 1.472: Política: Ministro das Cidades visita Içara e declara apoio a Valvassori e Valentim

O Ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, esteve nesta terça-feira em Içara, no auditório da Cooperaliança, e foi recebido pelo prefeito em exercício, Naelti Vianna, e pelo presidente da Cooperaliança, Pedro Deonísio Gabriel.
O Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar da Cunha Tiscoski também esteve presente, acompanhado do deputado estadual Valmir Comin e outras lideranças do Partido Progressista.
Almeida, que veio a Região Cabonífera para registrar apoio aos candidatos à pre-feitos do Partido Progressista, declarou que Heitor Valvassori (PP) e Severiano Valentim (PT) são os melhores nomes para administrar Içara para os próximos 4 anos.
Em seguida o ministro seguiu para cidades do Norte de Santa Catarina.

Esportes: Caiçara é goleado e Vila Nova empata na Larm

O fim de semana foi marcado pela quarta rodada das categorias da Primeira e Segunda Divisões do Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Maneira (Larm),
No Estádio Diomício Freitas, em Içara, o Caiçara foi surpreendido pelo Meleiro e sofreu uma goleada de 5 x 1, para indignação da torcida, que saiu insatisfeita de campo com o fraco desempenho da equipe içarense.
Quem viu o Caiçara abrir o marcador com Robson, numa cobrança de falta, no primeiro tempo, projetou que viria uma goleada pela frente.
Mas o Meleiro voltou no segundo tempo disposto a virar o resultado. E dos pés do atacante Romennig sairam os quatro gols, que agora é o artilheiro da competição com 7 gols, e Bruno finalizou a goleada para a equipe visitante.
Os demais resultados: Metropolitano 1 x 0 Mãe Luzia; Caravággio 0 x 0 Itaúna; Internacional 3 x 3 Carbonífera Criciúma e Cocal do Sul 3x1.
Já na Segunda Divisão, o Vila Nova, jogando em casa, não passou de um empate de 0 x 0 com o Cristo Redentor, e segue sem vencer na competição.
Outros jogos Vila Isabel 2 x 1 Pesada; Verdão 1x1 São Sebastião.

Polícia: Içarense de 17 anos grávida é estuprada em Criciúma

No fim da tarde deste domingo, uma jovem içarense de 17 anos foi espancada e estuprada no bairro Santa Bárbara, em Criciúma.
Ela estava na cidade visitando a tia do marido, no bairro Renascer e decidiu ir ver uma velha amiga da escola, sozinha. Ao chegar ao local, notou que ela já não morava mais lá e também que havia alguém a seguindo. Ela tentou despistar, mas continuou sendo observada. Quando estava chegando à parada de ônibus, na Rua Henrique Lage, o homem a agarrou e a levou para uma fábrica abandonada. Lá, ele bateu tanto nela, que a garota chegou a desmaiar. Só acordou cerca de meia hora depois, com a calcinha no joelho e a blusa levantada até o pescoço. "Percebi que estava sozinha e saí correndo do segundo andar do prédio desativado em busca de ajuda", contou. O estuprador fugiu, mas esqueceu uma camisa marrom que usava quando abordou a jovem.
Ela está grávida de quatro meses e é casada com um adolescente de 18 anos, também de Içara. Quem acionou a PM foi uma motorista que trafegava pelo local.
Até o fechamento da edição, o estuprador ainda não havia sido localizado.

Geral: Projeto ganha patrocínio para resgatar árvores frutíferas em Içara

Replantar árvores frutíferas que não são mais encontradas na natureza de Içara é o objetivo do Projeto Quati, que ganhou ontem, O primeiro patrocinador: a Empresa Rio Deserto (ERD). A assinatura ocorreu ontem, às 16h, na sede da empresa, em Criciúma.
Se tudo correr bem, como está sendo até agora, serão milhares de mudas desenvolvidas pela regional da Epagri e monitoradas e cuidadas pelos biólogos do projeto.
A idéia inicial deste reflorestamento veio do Grupo de Escoteiro Djalma Marques Escaravaco, em conjunto com alguns jovens profissionais na área ambiental.
Segundo o grupo, esta será uma ação de dois anos, que pretende colocar de volta ao meio ambiente cerca de seis mil novas árvores. Essenúmero, de acordo com o presidente do grupo de escoteiros, Jorge Félix Rabassa,deve gerar pelo menos o dobro de árvores daqui há alguns anos, já que os pássaros se encarregam de espalhar novas sementes. "Além de resgatar árvores frutíferas, também queremos criar um novo ecossistema de pássaros, e outros animais que irão se alimentar destas frutas", explica Rabassa.
As mudas de goiabeira, ameixeira, árvores de araçá, amora, pitanga, entre outras começarão a ser plantadas já no mês de outubro.
A Rio Deserto foi a primeira a apoiar o plano."Tínhamos uma idéia de um projeto semelhante, mas não encontramos parceiros. Com o surgimento do projeto unimos os interesses", afirma o assessor de diretoria da empresa, Fre-derico Zanette.

Edição 1.471: Política: Vândalos picham placas dos candidatos das duas coligações

De sexta-feira para sábado, vândalos usaram spray de grafite para pichar placas dos candidatos das coligações "Por Uma Içara Mais Humana" e "Por Uma Içara Mais Forte", em Içara.
No bairro Tereza Cristina o candidato a vereador Sandro Motta (PPS) teve as placas pichadas. O ato injustificável segundo o presidente municipal do PPS, advogado Paulo Preis Neto, é mais um ataque que a coligação sofre nesta campanha. "Esta não é a forma adequada de se fazer política. Precisamos trabalhar com foco no que realmente é importante para se vencer uma eleição; e é assim que continuaremos trabalhando até o último dia de campanha, pedindo voto de casa em casa, e o resultado será refletido nas urnas, no dia 5 de outubro", finalizou.
A equipe do Jornal Içarense esteve no Bairro Tereza Cristina e comprovou que além das placas de Mota, duas placas da coligação adversária, "Por Uma Içara Mais Forte, dos candidatos à prefeito Heitor Valvassori e à vereador Osmar Manoel dos Santos, ambos do PP, também foram alvos dos vândalos.
No bairro Pedreiras, uma placa de Edna Bendet da Silva também foi pinchada.
Até o momento teve três carros de candidatos depredados e várias placas destruídas, que estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

Esportes: Caiçara e Vila Nova voltam a campo no Regional da Larm

As equipes de Içara, Caiçara, pela Primeira Divisão, e Vila Nova, pela Segunda Divisão, entram em campo neste fim de semana para mais uma rodada do Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm).
O Caiçara, que venceu duas e perdeu uma, disputa a quarta rodada , no Estádio Diomício Freitas, em Içara, contra o Meleiro. A esperança de gols do Caiçara está nos pés de Biá, que é o artilheiro da competição com 4 gols. No domingo passado o Caiçara perdeu para a Carbonífera Metropolitana por 2 x 0, e a torcida espera uma reação.
Já o Vila Nova, depois de uma derrota para o São Sebastião por 1 x 0 e de um empate em 5 x 5 com o Verdão, recebe a visita do Cristo Redentor, pela Segunda Divisão do Regional.

Variedades: Festa de Santa Terezinha do Menino Jesus

As comemorações em honra há Santa Terezinha do Menino Jesus começaram ontem, mas a festa segue até domingo. Hoje, às 18h30min haverá uma transladação da imagem da santa desde a comunidade do Morro Bonito até o Bairro Jaqueline, em Içara.
Depois disso, será realizada uma missa no centro comunitário do bairro Jaqueline em seguida, um churrasco com salada e maionese será servido no local.
No domingo, principal dia da festa, haverá uma missa festiva e logo após, um almoço, com cardápio variado. Depois da missa, a comunidade é convidada a dançar com o Grupo Festança.
A entrada é gratuita e à partir das 17h, haverá um sorteio das rifas vendidas para ajudar na festa. O primeiro prêmio é de R$3.000,00, o segundo, um televisor de 29 polegadas, o terceiro, um televisor 20 polegadas, o quarto, um microondas e o quinto, uma bicicleta.
Santa Teresa de Lisieux, conhecida por Terezinha do Menino Jesus, é uma das santas mais características por sua espiritualidade. Seu culto se espalhou em pouco tempo por todos os recantos do mundo católico.
No bairro Jaqueline, em Içara, este já o sétimo ano em que a memória dela é lembrada. Quem quiser conhecer mais sobre a santa, pode ler a autobiografia, ou assistir ao filme Therese, que conta toda a trajetória.

Polícia: Resultado da perícia no caso do médico esfaqueado sai em 30 dias

Um fato sempre tem mais de uma versão. Neste, como o casal estava sozinho, são apenas duas: a do médico L.L.M., que apareceu com dois cortes de faca no corpo e afirma ter sido atacado; e a da esposa, que nega, alegando estar dormindo quando o incidente aconteceu.
O caso foi registrado pela Polícia Militar do Balneário Rincão na madrugada de quinta-feira. Quem os comunicou foi o dono da pousada onde o casal estava hospedado há 15 dias. Ele diz que estava dormindo quando escutou gritos de socorro. "Quando eu vi a situação, logo chamei a ambulância. Ele sangrava muito", conta o proprietário da pousada.
O médico foi ferido no pescoço e na virilha e encaminhado ao Hospital São Donato, em Içara. Funcionários do hospital teriam sentido cheiro de álcool durante o atendimento à vítima.
A esposa dele, uma radiologista de 30 anos, está sendo investigada. Ela chegou a prestar depoimento e deu a versão dela à polícia, negando ter atacado o marido. A mulher diz que ele estaria embriagado e teria se auto-esfaqueado.
No entanto, o marido alega o contrário. "Segundo o que ele fala, ela é que teria o atacado durante uma briga", contam os policiais.
L.L.M. começou a trabalhar no Posto de Saúde do Balneário Rincão há cerca de 10 dias e segundo uma funcionária, não apresentava características de um suicída.

Edição 1.470 - Política: Coligação Por Uma Içara Mais Humana se reuniu na Esplanada

Comícios, reuniões, carreatas e bandeiraços mobilizaram militância da coligação Por uma Içara Mais Humana, dos candidatos Gentil da Luz e Zé Zanolli.
Durante toda a semana os eventos realizados foram marcados pela presença da população e de lideranças, entre elas o presidente Estadual do PMDB Eduardo Pi-nho Moreira; o vereador e presidente municipal do PSDB Silvio Viana e presidente de honra do PSDB, Martinho Mendes.
Na noite desta sexta-feira os militantes, lideranças e candidatos as chapas majoritárias e proporcionais falaram aos moradores de Esplanada.
Da Luz disse que sente nas ruas a ânsia da mudança e que a população quer uma nova forma de administrar a cidade, mais humana. "O povo quer uma administração presente, que cumpra o que promete e não fique fazendo somente promessas", diz
Hoje, a coligação realiza duas grandes reuniões. A primeira acontece às 18 horas no centro comunitário do Loteamento Jussara; e às 20h no centro comunitário de Sanga Funda.