O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Esportes: Caiçara estréia sábado no Regional da Larm

No dia 24 de agosto teve inicio o Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) e apenas uma partida foi realizada.
A disputa entre o campeão do ano passado, Metropolitano, contra o Itaúna terminou em 0 x 0.
Os representantes de Içara na primeira e segunda divisão, são Caiçara e Vila Nova.
O técnico do Caiçara, Rogério Marques, o Didi, que se prepara para enfrentar a equipe do Rui Barbosa, domingo, às 15h30min, afirmou que a competição será bem disputada com jogos a nivel de Série A. "Nosso time já conseguiu chegar até as semifinais no campeonato de 2006 e este ano queremos ir muito mais longe", afirma Didi, que reforçou a equipe com sete jogadores que participaram do Campeonato Içarense e estão em boa forma.
Já o Vila Nova, estréia em 7 de setembro, contra o São Sebastião. O responsavel pelo clube, Valmor Bonassa, afirma que os atletas estão bem empolgados para participar da competição regional. "Vamos contar com cinco jogadores que sairam bem aquecidos do Campeonato Içaren-se, mesmo assim estamos preparados para uma competição longa e de partidas difíceis", finaliza Bonassa.

Polícia: Delegado nega divulgação sobre casos de vandalismo em materiais políticos

Na última semana, diversos casos de vandalismo foram notificados em Içara. Todos eles, com fundo político: placas foram rasgadas, casas vandalizadas e até mesmo vidros de carros foram quebrados. Muitas acusações e poucas evidências.
Com vista nestes casos, a mídia foi atrás da Polícia Civil de Içara.
Porém, o delegado de Içara, Nivaldo Carvalho dos Reis, afirma que não pretende dar mídia aos Boletins de Ocorrência registrados por lideranças políticas do município sobre ações de vandalismo. "A imprensa de maneira geral não vai ter nenhuma informação sobre esses BO´s. Caso queiram ter mais detalhes, procurem as partes envolvidas", afirmou à reportagem da Rádio Difusora.
Segundo informações da emissora, a preocupação do delegado é para o fato de, não só a imprensa mas também a polícia, serem usados para fins políticos.
O primeiro caso de vandalismo em Içara foi nas placas de um dos candidatos á prefeito, que foram rasgadas. Ontem, mais um carro apareceu com vidro quebrado.

Geral:Manifestação de saúde tenta convencer fumantes a largar o vício

"Mãe, pare de fumar". O filho da içarense Isabel Teixeira Búrigo já havia feito este pedido várias vezes, porém, esta era diferente. Ele estava internado no hospital do câncer, em Florianópolis e solicitava que a mãe cessasse com o fumo, pois vira muitas pessoas morrerem por conseqüência dele naquele mesmo estabelecimento. Depois de uma luta incessante contra a Leucemia, a vida que Isabel gerou e criou com tanto amor estava se acabando. Em 18 de agosto de 2007, o filho partira. Ela tinha 45 anos.
Depois disso, Isabel iniciou sua luta contra o cigarro. "Fui ao médico, entrei para a Assembléia de Deus. Estava decidida a parar. Na segunda semana do programa, não coloquei mais cigarro na boca, mas ainda mantinha uma carteira guardada na gaveta de casa", conta Isabel.

O "programa" ao qual Isabel se refere é uma ação do Governo Federal, ligado ao Ministério da Saúde, que, em Içara, funciona há quatro a-nos e hoje é coordenado pela enfermeira Suzete Vieira.
O projeto visa atender fumantes de todo o município. Nele, quem desejar parar de fumar, deve procurar o grupo. "A pessoa que deseja parar tem que vir até a gente. Não basta que nós queiramos que a pessoa pare. Nós ajudamos com a metade, os outros 50% são a força de vontade do próprio fumante", explica a en-fermeira.
Assim, a pessoa recebe a-poio médico e medicamentos gratuitos. São adesivos e go-ma de mascar antitabagis-tas, além do remédio Bupropiona, que Isabel utilizou por três meses. "Na terceira semana eu joguei a carteira de cigarros que tinha na gaveta fora. Não dei a nenhum fumante que conhecia. Se aquilo não prestava para mim, não prestava para mais ninguém", relata a orgulhosa içarense, que havia colocado o primeiro cigarro na boca aos 14 anos. Hoje, quase um ano depois de parar, não consegue nem chegar perto de fumantes. "O cheiro me dá ânsia de vômito", explica.
Depois que conseguiu se livrar do fumo, levou o conhecimento adiante.
Santina Mazuchello, 53 anos, é presidente do Conselho Local de Saúde de Içara e amiga de Isabel. Ela chegou a fumar até duas carteiras por dia.
Foi por influência da amiga ex-fumante e dos filhos que decidiu entrar no programa e largar o cigarro de vez. "Uma vez estava no hospital, em Tubarão, e sai para fumar um cigarro. Quando voltei a enfermeira perguntou se havia alguém fumando lá dentro. Eu, com vergonha respondi que havia acabado de fumar, mas na rua. O cheiro é forte. Eu tive muita vergonha", conta. Santina está sem fumar há cerca de três meses e diz estar se sentindo muito bem.
As duas estavam junto com o pessoal da saúde na manifestação contra o cigarro na tarde de ontem.

Geral: Apresentando relatório sobre recuperação ambiental de áreas degradadas pelo carvão

O 2º Relatório de Indicadores Ambientais de Recuperação da Bacia Carbonífera de Santa Catarina foi apresentado ontem em uma audiência pública, no Auditório da Justiça Federal, em Criciúma.
Em 1993 o Ministério Público Federal (MPF) propôs ação civil contra as empresas carboníferas do estado, os diretores e sócios majoritários, e a União Federal, visando à recuperação dos danos ambientais causados pela exploração de carvão mineral na Região Sul de Santa Catarina.
Em 2006, foi posto em prática o plano de recuperação de área degradada (PRAD) e o relatório tem a intenção de monitorar a execução deste. A fiscalização é realizada para que esta recuperação seja real e eficiente. "Este é um trabalho que vem sendo feito por dezenas de pessoas e talvez seja a ação ambiental de recuperação mais importante do estado", relata Marcelo Cardoso, Juiz Federal da 1ª Vara Federal.
O relatório foi elaborado pelo Grupo Técnico de Assessoramento (GTA), criado para monitorar a recuperação dos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos; da cobertura do solo e da fauna e flora da região carbonífera do Sul de Santa Catarina. Estiveram presentes no evento representantes do MPF, Justiça Federal, Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (SIECESC), além da imprensa da região.

Política: Zanolli diz que povo quer mudança na Administração Municipal

O candidato a vice-prefeito na coligação "Por Uma Içara Mais Humana", José Zanolli, do Democratas (DEM-25) avalia que a campanha está ótima e percebe que o povo anseia por uma mudança na Administração Municipal.
Zanolli acrescenta que o içarense quer um governo mais presente na comunidade que dê atenção na área da saúde, pois é impossível o Posto 24 Horas de Içara ser na Próspera, em Criciúma, onde os içarenses tem que mentir o endereço para serem atendidos. "Uma senhora comentou que tem que agendar para agendar para ser atendida por especialistas no prazo de 60 dias. Isso é um verdadeiro absurdo, um desrespeito com as pessoas que necessitam de um tratamento ur-gente", critica.
Ele também destacou que é preocupante na agricultora, que ficou abandonada por quatro anos. "Andando pelo município recebi muitas reclamações da falta de pavimentação em ruas que já foram pagas e que não foram feitas".
Sobre os casos de vandalismo, Zanolli afirmou que é contra qualquer ato desta natureza e que, essa não é a prática da coligação "Por Uma Içara Mais Humana". "Não posso acusar ninguém, mas tenho certeza que o nosso grupo não tem partipação com estes episódios
Nesta quinta-feira, a coligação faz visita de casa em casa no Loteamento Marili.