O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CAPA: Edição2.023 - Içara, 13 de janeiro de 2011

Mello e Silva discordam das medidas de Carpes
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


IPTU pode ser pago com 30% de desconto
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Guaritas da PM são instaladas na Praia do Rincão
(Maso Nyetto/Jornail Içarense

EDITORIAL - Carpes faz cortes e aliados reclamam

A decisão de Darlan Bi-tencourt Carpes de exonerar quatro dos 10 assistentes parlamentares não foi vista com bons olhos por parte de vereadores aliados e de opo-sição. A indignação maior ficou por conta de Itamar da Silva (PP) e Antônio de Mel-lo (PMDB), que reclamam não terem sido avisados.
Mas os vereadores ainda não viram nada, pois Car-pes, que sempre foi polê-mico e nunca escondeu is-so de ninguém, deve fazer mais algumas mudanças que não vão agradar nem gregos e nem troianos. A-gora é esperar para saber qual vai ser o próximo pas-so do novo presidente.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS



Ter razão

Como é bom ter razão! Você já viu o semblante das pessoas quando elas tem certeza de suas ações, pensamentos, fatos, hipóteses. Pessoas com razão não se subestimam, não se dobram, estão recheadas de argumentos e todas as suas lacuna estão cobertas. Satisfação e alívio, tem o ser humano que gasta seu tempo a deleitar-se nas suas conquistas. Fazer delas suas delícias. Quando se tem razão se vai até o fim, nada intimida, nada ameaça.
O gigante interior de ca-da um de nós perde o sono e se coloca a disposição dos ataques adversos.
Ninguém questiona u-ma pessoa com razão; o máximo que conseguem são banais justificativas infundadas apenas para preencher o tempo ou alimentar o ego já maltratado por uma mente certa de seus posicionamentos. Quando não se tem razão, inclina-se a cabeça, silencia-se e se esboça, sequer o mínimo comentário.
A crise existencial coberta de crescente insegurança, toma lugar e daí, o que resta são lamentos, queixumes e certezas nulas.
Pessoas sem razão são malabaristas desempregados, são equilibristas sem platéia, são músicos sem instrumentos. Alegram-se a-penas por terem ouvido a voz da razão, inclinando-se a ela como dependentes. Porém, alguns desconhecem sua razão e não brigam pelos seus direitos, outros, por sua vez, brigam por seus direitos sem ter razão, causando uma verdadeira instabilidade no seu interior. Por que então não refletir mais? Ponderar, questionar, informar, para então posicionar-se. Que tal uma aula de paciência até a busca das nossas lógicas. Certamente, seriamos menos afrontados. Nosso desgaste reduzir-se-ia em volumes consideráveis e seríamos admirados e respeitados por quem queremos bem. Buscar a razão significa subir e descer escadas, caminhar cegamente e abrir os olhos na escuridão buscando a luz. É a certeza de que tudo se completa quando achamos e montamos todas as peças do quebra-cabeças chamado vida.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Tudo que faço está dentro da legalidade, até porque sou presidente de um partido e te-nho que dar exemplo”. Adil-ton Tramontim (PMDB), que tem quatro empre-sas com mais de 20 anos e fornece materiais para as prefeituras de Içara, de Criciúma e de Morro da Fumaça, através de pregão.

Adair Benjamin de Souza, o China
ex-secretário de Assistência Social e do Trabalho e Renda de Içara, está em pé de guerra com o ex-prefeito Gentil Dory da Luz, que o demitiu do cargo sem con-versar com ele até hoje, está buscando documentos pra detonar o peemedebista.
Pela demora em divulgar na imprensa, China não deve ter encontrado nada comprometedor ou está guardando munição para usar na hora certa.
Ele é réu no último processo de cassação contra o Gentil da Luz, que tramita no Fórum de Içara. Será que China vai manter a versão dada ao presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, logo após as e-leições de 3 de outubro de 2008, de que houve maquia-ção na prestação de contas da coligação “Por Uma Içara Mais Humana”.

O maior problema
do Hospital São Donato não é só financeiro e sim de recursos humanos. Os funcionários devem fazer curso de atendimento ao público, pois a reclamação, principalmente, no pronto-socorro, é bastante grande.
Dá pra melhorar o atendimento no hospital, é só querer.

Moradores
do Presidente Vargas estão indignados com a Secretaria de Saúde que deu férias para dois médicos em janeiro sem se preocupar com a comunidade, que não tem hora pra ficar doente. “Nem podemos ir a outra unidade, que também está sem médico, ou pagamos consulta particular ou lotamos o pronto-socorro, que está sem médico”.

A decisão
de Darlan Carpes de exonerar quatro dos 10 assistentes parlamentares não foi vista com bons olhos por parte de vereadores aliados e de oposição. A indignação maior ficou por conta de Itamar da Silva (PP) e Antônio de Mello (PMDB). Ontem, a tarde, Carpes se reuniu com Acirton Costa, deve ser para tratar sobre esse assunto. Os outros que estavam na lista de dispen-sa seriam os assessores de Neuzi Berto Silveira (DEM), André Jucoski (PSDB) e Osmar Manoel dos Santos (PP) mas Carpes voltou atrás. A assessoria de imprensa da Câmara não pode ceder a lista dos assistentes ao JI, segundo André Dal Pont, esse assunto teria que ser tratado com o diretor.

Foi adiada
adiada a reunião do PM-DB que ocorreria ontem pa-ra tratar sobre quem seria o candidato a vice (Jorge Ro-drigues ou Sandro Serafim) na chapa do atual presidente da Cooperaliança, Pedro Gabriel (PP).

Na sexta-feira
o PSDB de Içara se reunirá na casa do vice-presidente da Cooperaliança, Juceli Dagostim, para tratar sobre a criação do no-vo diretório e também discutir sobre as eleição da cooperativa de eletrificação.

POLÍTICA - Vereadores desaprovam demissão de assistentes

O presidente do Legislativo içarense anunciou em coletiva à imprensa, terça-feira, a exoneração de seis assistentes parlamentares. Nesta quarta-feira já foram demitidos quatro deles.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Quatro assistentes parlamentares foram exonerados pelo presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara, Darlan Biten-court Carpes (PP) nesta quarta-feira, dia 12.
Na tarde de terça-feira, o presidente informou que seriam demitidas seis pessoas, a fim de economizar dinheiro para doação ao Hospital São Donato, que passa por problemas financeiros. Destes seis, quatro seriam demitidos agora e dois mais à diante.
O acordo de repassar cerca de R$ 16 mil mensal, entre os meses de fevereiro e junho, à prefeitura que, por sua vez, repassaria ao hospital, foi feito entre o presidente do Legislativo e o prefeito Gentil Dory da Luz.
Foram exonerados ontem os seguintes assistentes parlamentares: Ronei Agenor da Silva, que prestava assistência ao vereador peeme-ebista Acirton Costa; Osmar Silvestre, ligado ao vereador Antônio de Mello (PMDB); Sadi Osvaldo Januário, vinculado ao vereador Itamar da Silva (PP); e Paulo Sil-veira, assistente do vereador Joacir Domingos Pereira, o Boca (PP).
Dos vereadores prejudicados com a decisão, dois desaprovaram e dois mantiveram-se neutros, confiando na decisão do novo presidente do Legislativo.
Entre os descontentes está o vereador Itamar da Silva (PP), companheiro de sigla do presidente. “Ele deveria ter conversado conosco primeiro. Os assessores ajudam muito os vereadores. Sempre sobra dinheiro na Câmara. Então, para ajudar o hospital, não era necessário colocar ninguém ‘para a rua’. Ele não poderia ter feito isso. A Câmara teria condições de ajudar o hospital sem esta medida”, adverte o progressista.
O peemedebista Antônio de Mello também não gostou da atitude de Carpes. “Ou demite todos ou não demite nenhum. Tirar uns em detrimento de outros é perseguição. Acredito que isso seja uma retaliação”, reclama o vereador.
Para Joacir Domingos Pereira, o Boca (PP), o presidente tem poder para tomar a decisão e “ele é que sabe”. “O presidente tem autonomia para fazer isso. Vamos ver o que vai acontecer”, o-pina o vereador.
Acirton Costa (PMDB), ex-presidente da Casa e também presidente do Hospital São Donato, acredita que a decisão vai prejudicar o andamento da Casa, mas que será boa para o hospital. “Cabe ao presidente decidir o que é melhor. Se ele achou por bem fazer isso, temos que acatar”, declara.
Conforme anunciado por Carpes antes das exonerações, os legisladores içaren-ses que contavam com dez assistentes terão de se revezar entre os que sobrarão a-té junho.

GERAL - Pagamento em dia do IPTU dá 30% de desconto

Pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode ser parcelado em até cinco vezes com descontos que chegam a 30%; e os contribuintes adimplentes recebem bônus

(Arquivo/Jornal Içarense)

Após as comemorações de fim de ano, é hora de co-locar a mão no bolso para quitação de tributos. Esta semana teve início o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Os munícipes devem se programar também para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
O acerto pode ser efetuado em cota única com 20% de desconto que é válido para os contribuintes que estão em dia com a Secretaria de Finanças do município. Quem estiver com o pagamento referente ao ano de 2010 e exercícios anteriores rigorosamente em dia, receberá automaticamente, um bônus de a-dimplência no percentual de 10% de desconto, tota-lizando 30%.
O prazo final com o desconto anunciado po-de ser efetuado até o dia 14 de março de 2011.
Para os proprietários de i-móveis em Içara que estão i-nadimplentes com a arrecadação municipal, a Admi-nistração Municipal também está concedendo desconto de 20% para pagamento em cota única.
Já os contribuintes que o-ptarem pelo pagamento do IPTU em parcelas, os valores devidos podem ser divididos em até cinco vezes, sendo que a primeira parcela deve ser paga até o dia 21 de março de 2011. Os carnês de IPTU de Içara, cerca de 37 mil, estão sendo entregues nas residências, estabelecimentos comerciais e empresas. E ainda podem ser impressos diretamente do site da PMI: www.meuiptu.com.br, onde deve ser informado a-penas o número do cadastro, que pode ser encontrado nos carnês anteriores.

POLÍCIA - Postos da Polícia Militar passam por reforma no Rincão

Dois postos da Polícia Militar no Distrito Balneário Rincão passam por serviços de reforma e adaptação para atendimento; e um posto de guarda-vidas foi construído no Balneário Barra Velha.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Em prol da segurança e melhorias nas condições de trabalho, os postos da Polícia Militar no Distrito Balneário Rincão passam por reforma realizada pela Subprefeitura. A estrutura do primeiro posto, localizado em frente à arena de shows na Avenida Walde-mar Carlos Petrini, região central, foi trazida pela PM, cabendo à prefeitura a colocação da cobertura, aberturas e também a pintura. A unidade já está sendo usada pelos policiais, que permanecem no local com uma viatura.
Já o segundo posto, localizado no acesso sul, está em reforma, que deve ser concluída esta semana. Foram feitas adaptações das aberturas e também vai ser construído um banheiro para uso dos policiais. Mesmo assim, a fiscalização já está sendo feita pela guarnição com uma viatura e dois homens que permanecem no local.
Na Operação Veraneio, o comando a-tua com cerca de 30 policiais diariamente no Distrito. O trabalho reforçado segue até março.
Um novo posto de observação para os guarda-vidas também foi construído no Balneário Barra Velha. Localizado a pelo menos 150 metros ma-is próximo do mar que a antiga unidade, o novo posto deve facilitar a observação dos guarda vidas e a segurança dos banhistas.
O posto de quatro metros quadrados será feito em estilo cabana de madeira.

VARIEDADES - Visual Mídia de Içara oferece cursos com método interativo

A escolas de formação profissional Visual Mídia de Içara oferece aulas cem por cento práticas e com método interativo; onde os alunos aprendem através de animação de computador e leituras.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Com o advento das no-vas tecnologias, as salas de aula ganharam equipa-mentos que garantem aos alunos uma aprendizagem mais rápida.
A escola de formação profissional Visual Mídia, de Içara, aposta nestas no-vas formas de ensino, com a utilização de recursos vi-suais e auditivos, além da tradicional leitura, para oferecer aos estudantes um melhor aproveitamento.
Segundo o analista de sistema e coordenador da unidade da escola em Içara, Gustavo dos Reis Zanatta, o estratégia tem dado certo.
“O método que usamos é interessante pois é intera-tivo e cem por cento prático. O aluno tem três formas de recepção da informação. A primeira é a visual, com animações no computa-dor; a segunda é a leitura em sala de aula, através da apostila do curso; e a ter-ceira a auditiva, na qual o aluno escuta um locutor explicando o conteúdo”, ressalta o coordenador.
As aulas ministradas na escola profissionalizante possuem três etapas: aula virtual, leitura e exercícios na apostila, e prova. “Des-ta forma, o aprendizado é garantido. Pois, se o aluno não passar na prova, ele terá de fazer o módulo no-vamente”, conta Zanatta.
A Visual Mídia oferece cursos de informática e profissionalizantes. O aluno tem direito a duas horas/aula, além de duas horas bônus, nas quais ele pode utilizar os computa-dores do laboratório du-rante a semana para fazer trabalhos escolares ou até mesmo se divertir na inter-net ou em jogos. “Nós ofe-recemos um diferencial, que é a possibilidade do aluno fazer impressões gratuitas. Ele tem direito a uma cota. Pode digitar o trabalho escolar e imprimir aqui mesmo”, enfatiza o coordenador.
De acordo com Zanatta, o público jovem é o que mais procura a escola, de-vido ao encaminhamento que a Visual Mídia dá ao mercado de trabalho. “Te-mos parceria com 50 em-presas. Oferecemos a elas a senha do nosso Balcão de Empregos, que consta a relação de alunos forma-dos”, destaca.
Já formaram-se na Visual Mídia de Içara 500 alunos. A escola começou a funci-onar no dia 20 de janeiro de 2008, com 535 estudan-tes. Hoje possui 400 alunos ativos, sendo que 30 deles recebem bolsa gratuita. “É uma ação social que faze-mos nas escolas públicas. Os estudantes mais caren-tes e com um melhor de-sempenho na escola são se-lecionados para fazerem o curso gratuitamente”, con-ta Zanatta.
O curso mais barato é o de informática, no valor de R$ 39,90 nas épocas de campanha, feitas anual-mente. E o curso mais caro custa R$ 120 mensais, con-templando um pacote com todos os cursos profissio-nalizantes e mais o de in-formática. O aluno leva cerca de dois anos para completá-lo.
Com mais de 17 anos no mercado nacional, a Visual Mídia nasceu em Cravi-nhos (SP) e expandiu para o Brasil onde tem mais de 600 unidades, sendo a ma-ior em Manaus, com dois mil alunos. A franquia de Içara está localizada na Rua 7 de Setembro, nº 260, 1º Piso, e atende pelo tele-fone (48) 3045-0005.

ESPORTE - Coroa Bom de Bola já contabilizou 36 gols

Um dos campeonatos sênior mais importantes, o Coroa Bom de Bola, teve início no começo do ano e os artilheiros já fizeram a diferença na competição organizada pela FME de Içara.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

No Coroa Bom de Bola 2011, que teve início no primeiro domingo do ano já ocorreram 12 jogos, que to-talizaram 36 gols, dando uma média de três por partida. A competição está sendo realizada no sábado e no domingo.
O destaque da segunda rodada foi a goleada dE 4 a 0 da SER São Simão em cima do Mixto.
De acordo com a tabela classificatória, pela chave A, o Kripta lidera com seis pontos enquanto na chave B, a Carbonífera Metropolitana também com seis pontos está no topo da outra tabela.
O campeonato tem sua continuidade neste fim de semana com quatro jogos no sábado e dois no domingo de manhã.