O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 29 de junho de 2010

CAPA: Edição1.895 - Içara, 29 de junho de 2010

PMDB oficializa apoio a tríplice aliança em SC







PP de Içara apoiou indicação de Ângela Amim ao governo







Clube Ipiranga será palco da 10ª Edição da Noite do Jeri

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

EDITORIAL - PMDB é uma sigla sem comando

O PMDB é o maior partido do Brasil e também de Santa Catarina, isso ninguém duvida, agora que a sigla não tem mando no Estado só não concordam os peemedebistas. Após a desistência de Eduardo Moreira o PMDB deu uma amostra que não está em sintonia e que carece de uma liderança e isso pode prejudicar o projeto do partido nas eleições de outubro. Sem a tríplice o PMDB é um partido qualquer no Estado.

POLITICA - Convenções definem o cenário político catarinense

PMDB se reuniu no sábado, representantes votaram a favor da polialiança e Eduardo Moreira foi indicado como candidato a vice de Raimundo Colombo (DEM), já o PP se definiu por Ângela Amin.


O final de semana foi decisivo para o cenário político estadual, já que grande parte das legendas realizaram as convenções, definindo coligações e alianças.
Após o impasse envolvendo o Democratas (DEM) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que teria a possível intervenção da Executiva Nacional com a renúncia da pré-candidatura de Eduardo Moreira ao governo, o partido levou várias pessoas ao evento, entre elas membros do diretório do PMDB de Içara, assim como o PMDB Mulher e a JPMDB que ao todo somaram 150 lideranças da cidade.
No total, 71% dos habilitados a votar realizaram o ato, totalizando 425 votos, aprovando a continuidade da polialiança, sendo que Eduardo Moreira será o candidato a vice-governador de Raimundo Colombo (DEM), e o ex-governador Luiz Henrique da Silveira disputará uma vaga ao Senado. Quem também esteve presente ao encontro, foi Colombo, que declarou ter consciência da responsabilidade e do momento político que foi construído junto ao PMDB e prometeu honrar os compromissos com o partido. “ Eu sei o quanto o PMDB é grande e o quanto foi delicado este momento. Eu quero dar o melhor de mim para que no próximo dia 3 de outubro possamos falar que valeu a pena”, destacou. Também estiveram presentes outras lideranças Democratas e uma comitiva liderada pelo presidente do PSDB, Beto Martins.
Outro partido que também realizou convenção, só que durante o domingo, foi o Partido Progressista (PP), que anunciou oficialmente a candidatura de Ângela Amin ao governo, e a do marido, Esperidião Amin, para deputado federal. Caso haja chapa pura, o nome cotado para ser o vice-governador será o do empresário de Joinville, Moacir Tomazi, e a homologação será realizada durante a quarta-feira em Florianópolis, onde líderes do partido estão reunidos, e onde também estiveram lideranças do sul, como o vice-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo e o deputado Val-mir Comin. Outro que se fez presente foi o prefeito de Criciúma, o tucano Clésio Salvaro, que torce pela coligação do PSDB com o PP.
A posição de chapa pura também foi defendida por Angela, afirmando que poderá servir de estratégia para a formação de alianças durante o segundo turno, para assim fortalecer ainda mais a legenda.
De acordo com o presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, que estava presente no evento, “a ocasião foi de muita emoção dos filiados. Saimos fortalecidos, assim como a nossa candidata, Angela”, reflete. Sobre o quadro político catarinense, Lodetti fala com precaução. “A situação ainda é nebuloso. Esta-mos aguardando o posicionamento do PDT (Partido Democrático Trabalhista) e uma possível coligação com o PT (Partido dos Trabalhadores), que conforme as pesquisas, ganhariam as eleições no primeiro turno”, argumenta, revelando que nos próximos três dias será aguardada a definição dos petistas, que teriam uma vaga ao senado caso haja o acordo entre os partidos.
Partidos devem definir coligações até 7 de julho.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Isso já virou piada na cidade, a patrola da Prefeitura só vai onde tem festa, para acompanhar o prefeito”. Presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Acirton Costa (PMDB), na sessão do dia 14 de junho, dando uma cutucada de leve no prefeito em exercício, José Zanolli (DEM), que substitui Gentil da Luz (PMDB), por 60 dias.

O PMDB de Içara
prestigiou a Convenção Estadual realizada sábado em Florianópolis, que oficializou a tríplice aliança com o DEM e PSDB, tendo como candidato à vice-governador Eduardo Moreira, e ao Senado Luiz Henrique.
A composição à proporcional tem pedidos de registros que poderá sofrer alterações; possui 39 nomes para deputado estadual, e 12 para federal. A nominata final será divulgada após a definição de critérios junto aos partidos da coligação. Dois atuais deputados estaduais são candidatos à Câmara Federal, Rogério “Peninha” Mendonça e Ronaldo Benedet. Entre os que concorrem a reeleição está a deputada Ada Faraco De Luca e Manoel Mota.
Pela força e tamanho que o PMDB diz que tem em Içara foi insignificante levar 150 filiados para convenção estadual. Pode ver que a maioria trabalha na Administração Municipal.

Câmara Municipal
de Içara realiza amanhã a audiência pública para debater sobre o sistema de Gestão Compartilhada entre a Samae e Casan nos serviços de água e esgoto sanitário.
A audiência acontecerá no Salão Paroquial da Igreja São Donato, às 19h, no Centro da cidade.

Samae
realiza uma Audiência Pública, às 19h, no Cen-tro Comunitário do bairro Jaqueline, em Içara, para tratar com a comunidade os benefícios e danos da instalação da Central de Tratamento de Esgoto na localidade.
Os moradores devem comparecer em massa.

O PP de Santa Catarina
homologou, domingo, as candidaturas da deputada federal Ângela Amin ao governo do Estado, do marido Esperidião, à deputado federal e Hugo Biehl como postulantes ao Senado. Uma comitiva de Içara se fez presente na convenção estadual em Florianópolis.
O PP agora aguarda as demais convenções marcadas para a próxima quarta-feira para finalizar a chapa e indicar o vice. A maior possibilidade é a de que o PDT indique o vice da progressista.
Ângela Regina Heinzen Amin Helou, 56 anos, nas-ceu em Indaial, no Vale do Itajaí. Começou a carreira política em 1988 ao se eleger vereadora em Florianópolis com 7.771, um recorde mantido até hoje. Foi prefeita da capital catarinense por dois mandatos (1997 a 2004) e, em 2006, foi eleita deputada federal com a maior votação do Estado: 174.511 votos Esta será a segunda vez que Ângela Amin disputa o governo de Santa Catarina.
Já o Esperidião foi esperto ao se lançar candidato à Câmara Federal, que é uma eleição garantida do que entrar na disputa com Luiz Henrique ao Senado.

GERAL - Investigação sobre Grêmio do HSD não apresenta avanços

Chapa escolhida em maio para representar grêmio ainda não foi oficializada em cartório; levantamento financeiro da instituição de 2010 será apresentado esta semana ao núcleo diretor.

A diretora administrativa do Hospital São Donato de Içara (HSD), Cleide Geremias, informou que deve apresentar ainda esta semana o levantamento financeiro de 2010 ao núcleo diretor da instituição. Segundo ela, as finalidades do levantamento realizado pela a assessoria jurídica, em parceria com a Secretaria de Saúde, são viabilizar a conclusão das obras da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e reorganizar o financeiro da instituição.
Os trabalhos para construção da UTI iniciaram em 2008, mas falta a aquisição de equipamentos e a formação do corpo médico.
Já a Polícia Federal (PF) segue investigações sobre as possíveis fraudes nas Autorizações de Internação Hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o delegado Rafael Broietti, 12 irregularidades foram apontadas apenas nas internações de obstetricia, ou seja, reprodução feminina. Para ampliar a investigação a todos os setores, o delegado enviou ofício ao Ministério da Saúde, solicitando mais servidores para auxiliar nos serviços. Ainda não houve resposta ao pedido.
No entanto, a investigação sobre possível desvio de cerca de R$ 100 mil do Grêmio da instituição permanece sem avanços. Escolhido em assembleia para representar o Grêmio, o técnico em radiologia, Sérgio Luiz Nunes, disse que a chapa não foi registrada em cartório, o que impossibilita o acesso às contas do grupo.
Nunes salienta que a oficialização já deveria ter sido feita há três semanas, mas não foi realizada em função de um ofício que ainda não foi apresentado pelo jurídico.
Segundo ele, a investigação será realizada internamente pelos próprios integrantes do Grêmio.
O Sindsaúde iniciou a investigação com contribuição jurídica e contábil.
A denúncia sobre o grupo é de desvio sobre o valor descontado da folha de pagamentos dos funcionários e que deveria ser repassado ao comércio local.

POLÍCIA - Dois jovens são detidos com arma no Centro de Içara

Polícia Militar de Içara abordou dois jovens na Praça Matriz São Donato, no carro foi encontrado um revólver calibre 38 e mais munições, que informaram pertencer ao pai de um deles.

A guarniçãoda Polícia Militar de Içara ao fazer rondas pelo Centro de Içara encontrou um arma de fogo e mais munições com duas pessoas.
Segundo dados da Central de Emergência da Polícia Militar (PM) na madrugada de sábado, foi abordado o Corsa placas MCE-4667, de Sangão, que estava parado em atitude suspeita, na Praça Matriz São Donato, Centro de Içara. No veículo estavam R.P.R., 28 anos, e A.C.I., 18. Durante a busca foi localizado embaixo do banco do passageiro um revólver calibre 38 cromado, com numeração raspada, e seis munições intactas.
Os dois elementos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Içara, onde alegaram que a arma pertencia ao pai de um dos deles, e nem sabiam da existência da mesma. O delegado convocou os familiares para prestarem depoimentos e checar se as informações procedem.
Em outra ocorrência na madrugada de sábado, a PM foi acionada para se dirigir até a Rua Sete de Setembro, onde havia um homem ferido apóster sido furtado e agredido. Ao chegar ao local foi constatado que W.R.F, 36, apresentava alguns ferimentos. Os agentes encaminharam o indivíduo até o hospital São Donato.
De acordo com o Sargento Fontoura, não havia nenhum registro contra W. Após ser liberado, W. se dirigiu até Criciúma. Lá foi localizado, pela PM da cidade cavando um buraco nos fundos da parede de um clube, no bairro Próspera. Ele foi preso em flagrante encaminhado à Delegacia.

VARIEDADES - Baile resgatará histórias da juventude içarense

A 10 edição da “Noite da JERI”, relembrará os sucessos da década de 60 à 80, tocando rock’nroll, jovem guarda, discoteca e mpb.Evento terá início às 21h e logo após, às 23h,será o baile.

A Juventude Esportiva Recreativa Içarense (JERI), foi fundada em 1967 por um grupo de amigos, que se estendeu até 1983, chegando a contar centenas de filiados. Conforme as regras instituídas pelo grupo, a partir do momento em que um dos jovens integrantes do grupo casasse, estaria fora da Jeri.
Para resgatar as histórias do grupo, assim como promover o reencontro dos ex-participantes, a JERI estará promovendo, no dia 10 de julho, sábado, a décima edição da “Noite da JERI”, festa realizada com os tema musical dos anos 60,70 e 80, que será embalado por rock and roll, jovem guarda, discoteca e MPB, entre outras músicas.
De acordo com o vice-presidente da Sociedade Recreativa Ipiranga, local em que o jantar e posteriormente o baile será realizado, Alcino Fernandes Neto, mais conhecido como Chimba e que também foi sócio da entidade, “a reunião além de ser para as pessoas que participaram do Jeri também é aberta àqueles que não participaram, mas que gostam do mesmo estilo musical”, comenta Chimba, acrescentando que, desde 2000, quando os ex-integrantes se reuniram, os filhos dos ex-sócios também comparecem ao evento.
Os ingressos para o jantar dançante, que terá início às 21h, estão sendo comercializados a R$ 25 e podem ser adquiridos na secretaria do Clube Ipiranga, localizado no Rua Duque de Caxias, no Centro, e dará direito a entrada para o baile da JERI.
Para aqueles que desejam somente ir ao baile, os ingressos poderão ser adquiridos no dia na secretaria do clube, a partir das 23h. “O traje recomendado é o que as pessoas usariam para ir a um baile normal”, relata Chimba.
O público esperado é de 400 pessoas. “Essa é a média registrada nos anos anteriores”, revela, emendando que a animação ficará por conta de um DJ, que já preparou um set de músicas para a data.
Para mais informações, basta ligar no 3432-3003, na secretaria do Ipiranga.

ESPORTES - Poucos gols na terceira rodada do Içarense

Depois de uma semana de folga os atacantes não estiveram bem em seis jogos disputados na terceira rodada do Campeonato Municipal e balançaram as redes apenas 11 vezes.

Após a paralisação de uma semana, devido a Copa do Mundo, foi disputada neste domingo a terceira rodada do Campeonato Içarense, Taça Empresas Rio Deserto.
No Estádio Dego Rocha, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng, o Cristo Rei conseguiu a primeira vitória ao vencer o Esplanada por 3 a 2, com gols de Dionísio Alano (2) e Eduardo Souza, descontaram para o adversário Jefferson e Alisson Pelegrin.
Já no Estádio Paulino Biff, o Presidente Vargas também obteve a primeira vitória na competição ao vencer o Barracão por 2 a 0, com gols de André Simão e Jeferson Hercílio.
Também na mesma tarde, o Barão venceu o São José, no Estádio da Colina, por 1 a 0. O único gol do jogo foi de Giovani Fidélis.
Pela terceira rodada, o único empate ocorreu entre Vila Nova e Atlético Iça-rense. O time da casa marcou através de Carlos Hen-rique e João Felipe, enquanto o adversário empatou com Josimar e Gleisson.
A União da Praia mostrou que vem com a força toda no Campeonato Içarense e não tomou conhecimento do Barra Velha, ao golear por 4 a 1, com gols de Francisco Filho (2), Everaldo da Silva e Rodrigo Alves. O atacante Júlio marcou o gol de honra do Barra Velha.
O mesmo placar ocorreu na partida entre Jaqueline e União do Sul. Rafael Patrício, com doi gols, Rafael Fernandes e Gilberto deram a vitória para o time de Cimica, enquanto Diego marcou o único gol do União do Sul, que ainda não venceu na competição de futebol deste ano.