O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Edital 1.825 - EDITORIAL - Trocar seis por meia dúzia

Com mais de 14 meses de administração o Prefeito Gentil da Luz e o vice José Zanolli então mantendo um time, que na opinião deles, está ganhando e não tem porque trocar.
Ao contrário da opinião deles, a oposição vem questionando desde o início do mandato que o time é fraco e precisa começar a fazer gols para não perder de goleada. O time do prefeito, que tem 12 partidos coligados, tem 34 meses pra mostrar serviço.

CHARGE

COLUNISTA - Marion Silveira


Aposentado por invalidez pode requerer quitação da casa própria

Quando se adquire uma casa financiada pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), juntamente com as prestações mensais para quitar o financiamento, o mutuário paga um seguro destinado à quitação do imóvel no caso de invalidez ou morte.
O SFH entende invalidez total e permanente como incapacidade total ou definitiva para o exercício da ocupação principal e de qualquer outra atividade laborativa, causada por acidente ou doença, desde que ocorrido o acidente, ou adquirida a doença que determinou a incapacidade, após a assinatura do instrumento contratual de compra e venda do imóvel citado.
Os contribuintes da Previdência Social aposentados por invalidez têm direito a requerer a quitação do imóvel junto ao agente financeiro, que iniciará o processo enviando ao INSS formulário próprio a ser preenchido pela Seção de Gerenciamento de Benefícios por Incapacidade, com informações relativas à concessão do benefício de aposentadoria por invalidez, a partir dos antecedentes médicos do segurado. Com o formulário preenchido o segurado retorna ao agente financeiro para a conclusão do processo de quitação do imóvel comprado.
A Previdência Social concede a aposentadoria por invalidez ao trabalhador que, por doença ou acidente, for considerado incapacitado para exercer as atividades ou outro tipo de serviço que lhe garanta o sustento.
Todos os segurados da Previdência Social têm direito a requerer esse benefício desde que cumpram com a carência de, no mínimo, 12 contribuições mensais. Essa carência, porém, é dispensada nos casos da incapacidade provocada por acidente de qualquer natureza e nas situações em que o segurado, após filiar-se à Previdência Social, for acometido de alguma das doenças ou afecções previstas no artigo 151 da Lei 8.213: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids), contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada, e hepatopatia grave. Não tem direito à aposentadoria por invalidez o segurado que, ao se filiar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benéfico, a não ser quando a incapacidade resultar no agravamento da enfermidade.
Até a próxima semana.

POLITICA - Dóia busca apoio de lideranças da região

O pré-candidato ao cargo de deputado estadual pelo PSDB, está percorrendo as comunidades da região, juntamente com respectivas lideranças,para conversar com moradores e pedir apoio.



O pré-candidato à deputado estadual pelo PSDB, o içarense Adilor Guglielmi, o Dóia, está percorrendo as comunidades de Içara e região para conversar com os moradores e pedir apoio à campanha, depois que for homologada pelo partido.
Durante a agenda de quarta-feira, Dóia visitou o presidente de honra do PSDB de Içara, Martinho Mendes, e filho, o empresário Dilnei, que tem empresa no Poço Oito.
Depois partiu rumo ao Balneário Rincão, juntamente com Ídio Zanette e Jorge Mosquito. Logo após, acompanhado de Alfredo e Agnaldo Guettner e Salésio Teixeira, foi para a Esplanada. Ao decorrer do dia, esteve na Barra Velha com Pedro Salvatino, e também no bairro Jaqueline, com Cedenir Custódio, o CiMica e Roni Felisbino. Já na Linha Zilli, ele foi recepcionado pelas famílias Biff e Zilli, além de Nilton Zilli, Nereu Teza e Orlando Budni.Também foi a reunião em Três Ribeirões, junto com a Caep e a associação de moradores, no Clube 50 se reuniu com lideranças de Içara.
O dia encerrou com reuniões em Criciúma, nos bairros Quarta Linha, com o subdiretório do PSDB e com Otávio Zanette e Andi Giassi e, finalmente, no Morro Estevão, com a colaboração de Rui Ghedin.
“As visitas estão sendo muito boas, as pessoas estão sendo bem receptivas com nosso trabalho”, relata Dóia, que já está há mais de 11 anos na política, e salienta que este é um momento ímpar para a política içarense, que está voltando a ter expressão em Santa Catarina.

COLUNISTA - Maso Nyeto


“Nunca mais vai ter apagão neste país, a não ser que caia uma torre” Presidente Lula da Silva (PT), afirmando que hoje o país não passará por um novo racionamento de energia elétrica, dando uma espetadinha no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB)

Em declarações
ao site Sulnoticias de Criciúma, o vice-prefeito de Içara, José Zanoli (DEM) não esconde que tem um bom relacionamento com Gentil da Luz (PMDB), mas faz questão de deixar claro que suas idéias não são as mesmas de Gentil. “Ele tem suas idéias e eu tenho a minha. Este caso da Casan é um bom exemplo. Eu defendo o Samae, porque dá lucro e permite que a gente tenha dinheiro para investir na cidade. O Gentil entende que o município seja parceiro da Casan”, lembra.
Zanoli também tem postura distinta quanto as prioridades. “O Gentil fala muito no social. Claro que isso é importante mas eu acho que a infra estrutura é fundamental. Temos que pensar nisso e investir nisso. Aliás esse é nosso maior problema hoje. Nas outras áreas estamos bem, mas na infra estrutura deixamos a desejar”, comenta. Justamente por esta preocupação ele pretende sugerir a Gentil que encaminhe projeto para regulamentar os loteamentos no município. “Em Içara eles abrem uma rua, enfiam um poste e tá pronto o loteamento. Fazem até ao lado do banhado, ai chove, alaga tudo e a culpa é da prefeitura”.
O vice-prefeito também não concorda com a expressão que diz que Içara é a cidade que mais cresce. “Não é bem assim. Não estamos recebendo grandes indústrias e essa propaganda toda pode nos fazer pagar um preço alto. Muita gente pode vir em busca de emprego e não encontrar”, ressalta.
No geral ele considera que a administração tem evoluido e colaborado com Içara. “Contribuimos, pagamos dívidas, melhoramos a saúde e a educação e podemos fazer mais. Claro que essa perseguição incomoda e atrapalha o trabalho”, finaliza Zanolli fazendo referência ao processo de cassação.
Com essa declaração Zanolli mostrou que, junto com o seu partido, não está em sintonia com Gentil.
Não preciso comentar mais nada.

Na próxima semana
haverá eleições para o Conselho Diretor e Curador do Hospital São Donato.
Vem aí novas mudanças na instituição

Jader de Soua
vai deixar o cargo de presidente da CDL, depois de dois mandatos. No dia 30 de março, será escolhido o novo dirigente da entidade comercial.

Lizi Barcelos
que foi adjunta do secretário de Saúde de Içara, Eroni Coelho, na gestão de Júlio Cechinel, aceitou o convite do Prefeito Gentil da Luz, e assumiu o cargo de assessora técnica dos Programas Saúde da Família e Programas Especiais. Tem experiência e vai somar na Saúde.

GERAL - Vereadores conhecem outras minas das Empresas Rio Deserto

Na manhã de quinta-feira, sete dos 10 vereadores foram conhecer as instalações das minas Novo Horizonte, em Criciúma e a Mina 101, em Içara, que está em processo de construção.




Na manhã de quinta-feira, sete vereadores de Içara, acompanhados pelo administrador das Empresas Rio Deserto, Luiz Gabriel Zanette, e pela engenheira responsável pelo Sistema de gestão integrada (ambiente, segurança e qualidade), Rosimeri Redivo, foram conhecer as instalações de duas minas da empresa: a Mina Novo Horizonte, em Criciúma e a Mina 101, que está sendo construida na localidade de Santa Cruz, em Içara, e também o Poço Oito, onde a empresa tem um projeto de recuperação de 14 hectares de áreas degradadas pelo processo antigo de mineração do carvão.
Na mina de Criciúma, eles conheceram o aerosseparador, equipamento utilizado paa separar o ar do cavão, dispensando o uso deágua, realizado em um pavilhão fechado. Já na Mina 101, que está causando polêmica com a população, foi explicado o modelo de classificação do carvão, chamada meio denso e que irá utilizar mnos de 1/3 de água necessária no processo tradicional de beneficiamento. O projeto propõe ainda utilizar outras duas tecnologias, o espessador de lamelas e o filtro prensa.
O vereador Neuzi Berto da Silveira (DEM), lamentou a ausência de Geraldo Baldissera (PDT), autor do projeto que proíbe a lavagem do carvão,e comentou sobre a visita. “A tecnologia utilizada é de ponta, e eu sou favorável a Mina Novo Horizonte porque eu a vi em funcionamento. Já em relação a Mina 101, preciso primeiro ver o projeto no papel”, relata.
O presidente da Câmara, Acirton Costa (PMDB), afirmou que continua sendo favorável ao projeto. “Está tudo conforme manda a legislação, e o município precisa de mais empregos e renda. Quem deve fiscalizar as questões ambientais é a Fatma e o Ibama, mas isso não quer dizer que iremos nos eximir de responsabilidades”, concluiu.
Já Antônio de Mello (PMDB), ficou surpreso com o que foi mostrado. “Foi mais positivo do que eu pensava, e a aparência é de uma empresa do que de uma mina, pois tudo fica armazenado em galpões bem construídos, e nos tanques onde ficam a água podemos observar até peixes, o que demonstra que a água tem boa qualidade, além de não haver rejeitos no pátio operacional. Se eles obedeceram todas as leis evitando a degradação do meio ambiente, eu sou a favor”, ressalta.
Os outros, como Osmar Manoel dos Santos, o Mazinho (PP), Itamar da Silva (PP), e Joaci Domingos, o Boca (PP) já conheciam o local. “Isso poderá trazer uma renda de R$150 mil mensais, resultando na pavimentação de uma rua por mês. Eu continuo favorável”, opina Mazinho, e Itamar emenda, concordando. “Já sabia que era assim, uma obra farônica. Com a renda gerada, em 15 anos o município estará todo arrumado, além de trazer 200 empregos diretos. Sou favorável a mina, assim como o desenvolvimento do município”, e Boca complementa: “Vinhamos acompanhando desde o começo, sou favorável pelo emprego e renda que será gerado”.
Contudo, há os mais ponderados, como André Jucoski, o Polakinho (PSDB). “Conhecer novas tecnologias é sempre interessante, mas antes de qualquer posição, o assunto devera ser mais discutido, e espero que o projeto seja enviado a nós”.

POLÍCIA - Veículos apreendidos pela PMRv irã a leilão no dia 23

Carros apreendidos em blitzes ou que se envolveram em acidades pela Polícia Rodoviária, por não estarem com a documentação em dia serão leiloados pelo Deinfra, em Florianópolis.



O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) realiza na próxima terça-feira, dia 23 de março, o 14º leilão de veículos apreendidos pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) nas rodovias de Santa Catarina.
Os lotes terão sucatas e máquinas que ainda poderão transitar em vias públicas do Estado.
Os veículos ofertados ficarão em exposição até o fim da tarde de sexta-feira, divididos em dois locais.
Em Içara, eles podem ser vistos no pátio do Deinfra, no bairro Jardim Silvana.
E em Florianópolis, no 1º Grupo da PMRv, no bairro Ratones.
Conforme o presidente do Deinfra, Romualdo Theophanes de França Júnior, os interessados pelo leilão podem acessar o memorial descritivo e as condições de participação na sede da Polícia Militar Rodoviária, em Florianópolis, através da Internet, nos sites www.deinfra.sc.gov.br e www.pmrv.sc.gov.br, ou ainda por e-mail: leilao@pmrv.sc.gov.br.
Em caso de dúvidas, a instituição ainda coloca a disposição o telefone (48) 3271-2300.
Os lotes arrematados geralmente são procurados por quem quer um carro em condições de uso e barato, ou mesmo por donos de ferro-velho e oficinas que reutilizam as peças em demais matérias.
A quantia arrecada vai para o fundo de finanças do policiamento estadual trasendo assim melhorias em todos os postos rodoviários de onde os veículos são originários.

VARIEDADES - Participantes dos Clubes de Mães aprendem novas técnicas

Para marcar o início dos trabalhos dos Clubes de Mães de Içara, 12 professoras participaram de um curso de capacitação sobre a técnica do patchwork, que é “trabalho com retalho”.






Para dar início aos trabalhos desenvolvidos pelos Clubes de Mães da terceira idade do município de Içara, a Fundação Assistencial de Içara (FAI), realizou durante a semana, um trabalho de capacitação, do qual 12 professoras participaram, com a missão de levar a beleza da técnica Patchwork para as participantes dos clubes.
Segundo a presidente da FAI, Ivonete Zanolli, será realizada na próxima semana, a entrega de um kit as participantes, composto de panos de prato, retalhos e uma bolsa, onde o trabalho manual será aplicado.“Optamos por trabalhar durante todo o ano com patchwork, pois assim conseguiremos mais qualidade nas peças produzidas, já que além da proposta de envolver as participantes em atividades manuais, temos como objetivo é auxiliar essas mulheres no incremento da renda familiar”, explicou.
Ela acrescentou que os trabalhos devem ser comercializados em feiras, durante os eventos que forem realizados durante o ano no município.
Atualmente em Içara, 1.270 mulheres participam dos 52 clubes de mães e outras 300 participam dos clubes mistos (de mães e da terceira idade).
As professoras se dividirão, uma vez por semana, em cada comunidade para ensinar a arte de unir retalhos de tecidos, “com cores e formas variadas, formando mosaicos”, explicou Ivonete.
O patchwork, atualmente, é produzido à mão ou com auxílio de máquinas, porém sempre se destacará a qualidade e a criatividade da pessoa que o concebeu, agregando uma infinidade de retalhos numa legítima obra de arte.
O patchwork, que significa literalmente “trabalho com retalho”, é uma técnica que une tecidos com formatos variados, podendo ser a parte superior ou o topo da manta, já que o trabalho completo é acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido de fundo, mas que também pode ser aplicado em outras peças.Contudo, o elemento responsável por chamar mais a atenção numa peça confeccionada em patchwork, é o colorido.
Saber combinar as cores e os tons e conseguir uma harmonia para eles, é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho com esta técnica.

ESPORTES - Fechada as chaves do Municipal de Bocha

Na tarde de ontem, a Fundação Municipal de Esportes (FME )de Içara apresentou as chaves do Campeonato Municipal de Bocha, com início previsto para o próximo dia 30 de março.



O Campeonato Municipal de Bocha de Içara terá início em 30 de março e vai contar com 32 equipes. Pelo menos é o que foi decidido na reunião de ontem entre a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara e os representantes das equipes.
O Municipal de Bocha 2010 foi dividido em quatro grupos de oito equipes. Sendo que em cada uma das chaves, apenas quatro times passarão para a fase do mata-mata. Contudo, nenhuma delas chegará nem mesmo na terceira rodada da competição se tiverem algum tipo de débito com a FME.. Os clubes que não pagarem a taxa de inscrição de R$ 150 serão eliminados automaticamente do campeonato.
Na fase inicial, os confrontos pela Taça Salmi Automóveis/Toninho Estofaria terão turno e returno entre chaves.
No Grupo A; estão Vânio, Bar Darolt, Lalo A, Ronaldo A, Argeu A, Néio, Barracão A e Vardo. Eles enfrentarão os integrantes do Grupo C; que tem Barão B, Gonçalves, Du, Cancha A, Linha do Meio, Nanico A, Darolt e Amigos B.
Já a Chave B; ocupada por Raichaski, Santa Luzia, Sanga Funda, Barão A, Nanico B, Mãe Luzia, Salmi e Figueira, terá como adversária a Chave D; com posta de Ronaldo B, Carre-truck Liri, Barracão B, Ter-ceira Linha, Cancha B, Lalo B, Amigos A e Argeu B.
Os jogos serão todos realizados nas canchas espalhadas pela cidade.