O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CAPA: Edição2.047 - Içara, 16 de fevereiro de 2011

Gentil entrega cinco casas a moradores do Balneário Rincão
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Acidente na BR-101
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - LHS quer acabar com a releição

Depois de assumir por oito anos o governo de Santa Catarina e agora sena-dor Luiz Henrique da Sil-veira (LHS), do PMDB, já tem um pacote de ações que pretende apresentar no Senadol. Parte das pro-postas se refere específica-mente a reforma política.
LHS defende o fim da reeleição e um mandato de seis anos com as disputas eleitorais acontecendo de forma verticalizada, ou se-ja, presidente, governador, senador, deputados, prefeitos e vereadores.
Ele defende que isso reduziria custo por realizar um pleito único e garantiria também o fim da articulação permanente dos políticos, que saem de uma disputa e já começam a trabalhar a seguinte.
Caso o projeto seja aprovado esse ano o Distrito Balneário Rincão poderá iniciar o primeiro governo com seis anos de mandato.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello



Aquém dos trilhos Vidas em Crônicas (5)

Folheio a revista Décima Ilha Açoriana e me absorvo na leitura. É uma revista semestral e o segundo e-xemplar que é publicado em Porto Alegre.
É sempre um prazer co-laborar com o Instituto Cultural Português, sabendo que é um centro Luso Brasileiro de Estudos e Pesquisas da presença lu-so-açoriana, etnia pioneira da imigração européia no sul brasileiro.
Participar dessa revista é uma forma de participar da cultura de base açoria-na. Ainda que esteja lon-ge de minha cidade, Içara, e um pouco distante de Santa Catarina, mas a possibilidade de me integrar com grupos de professores e idealistas que trabalham o amor telúri-co e a preservação de nos-sa cultura familiar me dá muitas alegrias.
Colaborar com textos: poemas, crônicas, artigos, entre outras parti-cipações sobre a cultura do povo içarense é, para mim, um gesto de carinho de nos-sos vizinhos riogran-denses. É o reconheci-mento de que nossas raí-zes ancestrais brotam da mesma cepa.
As páginas principais da revista trazem as salas açorianas e as atividades.
Os municípios de San-to Antônio da Patrulha, Osório, Tramandaí, Tri-unfo, Rio Pardo, Taquari tiveram as salas açorianas fundadas entre o anos 1991/1993. Em 1997 foram criadas as salas em Porto Alegre e Alegrete e em 2004 a sala de Cabará do Sul. Esta última foi convidada para repre-sentar a Assembleia Le-gislativa durante as co-memorações estaduais da Semana Luso-brasileira, em 2010.
Em seguida vem biografias de ancestrais açorianos, entre eles João Dor-nelles e a esposa Cathari-na Ignácia, casais de nú-mero, ou casais d’el Rei, ou seja, famílias trazidas por conta do reino e que se destinavam a ocupar a região missioneira, rece-bida dos espanhóis em troca da Colônia do Sa-cramento. João e Cathari-na nasceram na Ilha Ter-ceira, em Açores.
Em três gerações suces-sivas nasceu Getúlio Dor-nelle Vargas, descendente de Maria do Rosário, a primogênita do casal Jo-ão e Catarina. José, o segundo da família é um dos ancestrais de João Belchior Marques Gou-lart, ex-presidente Jango.
É importante lembrar que os açorianos que foram ocupar as terras no Rio Grande do Sul passa-ram pelo Desterro, Santa Catarina, e tiveram ligações com nossa gente.
Quase sempre se encontra raízes familiar, en-trelaçadas nesse emaranhado de nome e de so-brenomes. E ao visitar São José do Taquari, ber-ço e túmulo dos Dornelles está se entrando em uma história cultural muito importante para a família e também para a nação brasileira. Vargas tinha orgulho de mencionar as suas origens açorianas.
O mesmo orgulho do povo gaúcho há no povo içarense, em quem se de-dica em escrever a sua história, cultivar a tradição, entender usos e lin-guajar popular de base açoriana sem se sentir diminuído. Içara tem uma boa pesquisa já escrita e descrita e, se não há o re-conhecimento de um tra-balho tão elaborado e fi-dedigno, outros municí-pios e até mesmo outro Es-tado reconhece.
Somos aves com a mes-ma plumagem, amamos o que somos e valorizamos o que temos. Cada pessoa içarense é para nós, pesquisadores, um monu-mento vivo que reforça a participação social atra-vés do fazer e do viver.
Por mais simples que seja a vida e por mais singela a ação social, ela é u-ma pedra fundamental na construção social do nosso povo, e no desenvolvimento de nossa terra.

POLÍTICA - Mello é acusado de prejudicar candidatos a professores ACTs

Leitor do blog do Jornal Içarense acusou o secretário da Educação, Antônio de Mello, de pre¨-judicar candidatos a professores ACTs, dando vagas para pessoas indicadas por políticos.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O secretário da Educação e Cultura, Antônio de Mello (PMDB), foi alvo de acusações nesta segunda-feira, dia 14.
O Jornal Içarense recebeu um comentário, através do blog, de uma pessoa que se identificou somente como Laódice. O texto dizia o seguinte: “Içara acostumada com tanta falcatrua não pode deixar passar em branco mais uma pérola. Desta vez os prejudicados foram os candidatos a professores ACTs de educação infantil do município, que viram suas vagas sendo o-cupadas por ‘profissionais’ com Q.I. (quem indica) ligados a ‘vereadores’ que, ao invés de fazerem seu trabalho (legislar), u-sam o poder para contratar aliados partidários, isto não é novidade né? [...] Pa-ra se ter idéia da corrupção na educação, no C.E.I Alegria do Saber, localizado na rua São Vicente, bairro Presidente Vargas, foram contratadas duas ACTs até o final de 2011, antes mesmo da primeira chamada ser realizada. Mesmo denunciadas durante a escolha, nada foi feito. O que se percebe é como estas outras vagas foram guardadas para politicagem no município. É isso mesmo, Antônio Mello?”.
Em resposta, Mello diz que houve a escolha de vagas, normalmente, e a classificação dos professores foi seguida à risca. Porém, ele não participou do processo, porque ainda não estava na Secretaria.
“Todos tiveram oportunidade de participar da classificação. Não sei como eu poderia beneficiar pessoas em detrimento de outras se não interferi nas escolhas. Até onde eu sei, ninguém foi contratado por indicação de vereador”, ressalta o secretário da Educação.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara (Sindserpi) também foi criticada no comentário: “O mais interessante é que a representante do sindicato dos servidores públicos do município (Sindserpi), Vera Regina Vieira, presente durante a escolha de vagas de hoje (14/02/2011), mesmo com reclamações e denúncias de irregularidades na seleção dos candidatos, não tomou nenhuma atitude em relação ao ocorrido”, dizia o texto.
De acordo com a presidente do sindicato, não ho-uveram irregularidades. “Realmente estive na escolha de vagas. Mas, não vi nenhuma irregularidade. A lista de classificados foi seguida fielmente. Apenas aquele que não se apresentou é que perdeu a vaga para o classificado seguinte. Isso é uma calúnia. Ninguém passou na frente de ninguém. Eu estava lá para garantir isso. Tenho registrado todas as pessoas que ocuparam as vagas. Porém, de agora em diante, já não tenho mais como controlar”, responde Vera.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“O meu candidato em 2014 a deputado estadual se chama Adi-lor Guglielmi e Içara deve abraçar o nome de Dóia para continuar tendo um representante na Assembleia Legisla-tiva de Santa Catarina”. Comentário do Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, ao ser questionado sobre a pretensão de ser candidato a deputado estadual.

Heitor Valvassori (PP)
não se entregou ao movimento de unificação de PMDB e PP na campanha da Chapa 1, que disputa a eleição da Cooperaliança. Pelo menos o ex-prefeito de Içara não compareceu em nenhuma reunião de apoio a eleição de Pedro Deonízio Gabriel.
Valvassori, que está inelegível nas próximas eleições deverá ser o sucessor de Pedro Gabriel na concessioná-ria de energia elétrica. Quem dúvida, espere pra ver!!

Chapa 2 (1)
encabeçada por Cléber de Oliveira da Silva e Claudi-onor Rafael fez um material dando inúmeros motivos para que os consumidores da Cooperaliança não votem na Chapa 1.

Já a Chapa 1
divulga mais uma pesquisa realizada pela Rádio Difusora nesta terça-feira que dá uma aprovação de mais de 70% para Pedro Deonísio Gabriel e Jorge Rodrigues.

Cléber da Silva (2)
disse que a Chapa 2 é reconhecida na cooperativa por “grupo da bola amarela”, justamente pelo fato de terem lançado o adesivo amarelo com letras verdes, em outubro de 2010, o que se tornou marca registrada dos descontentes. “Uma senhora veio me dizer que iria votar em mim, na Chapa 1. Foi aí que percebi a confusão que os eleitores estavam fazendo por causa das cores do adesivo. Os adesivos que a Chapa 1, de situação, começou a distribuir nesta semana, são quase iguais aos nossos”.
Ele está reclamando que a Chapa 1 fez uma material idêntico a Chapa 2 para confundir os associados.

Vereador André Jucoski, o Polakinho
se reuniu ontem com o presidente do SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) Paulo PreisNeto, juntamente com o engenheiro também do SAMAE, e os representantes da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e ACII (Associação Empresarial de Içara), para discutir sobre o esgoto que será coletado dos prédios, no Centro da cidade.
A preocupação é como irá funcionar, pois a duvida dos moradores é de qual forma que o esgoto irá subir até a tubulação, para então chegar à estação de tratamento.
Pelo que sei do projeto, os prédios não terão mais cai-xa de esgoto e a sujeira terá que ír direto para a rua, com isso os proprietários dos prédios vão ter que fazer modificações. Isso, ainda vai gerar muitas reclamações.

GERAL - População reclama falta de cardiologista pela Unimed

Há quatro anos Içara está sem médico cardiologista que atenda pela Unimed; o presidente da cooperativa de saúde explica que existem vários critérios para credenciamento de profissionais.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A falta de médicos especialistas para atendimento pelo Plano de Saúde Uni-med em Içara tem irritado muitos pacientes que pagam pelo serviço.
A auxiliar eleitoral Ro-sângela Bitencourt foi uma das pessoas que se mostraram indignadas com uma recente declaração feita pe-lo presidente da Unimed Criciúma, Walter Ney Jun-queira, à imprensa local.
Junqueira informou em entrevista ao Jornal da Ma-nhã que “faltam especialistas”. Por isso, o plano não está conseguindo se adequar à demanda.
Para Rosângela, a declaração é um absurdo. “Há um tempo o Dr. Leandro Vieira de Souza, que é car-diologista aqui em Içara, le-vou todos os documentos necessários até a Unimed para se credenciar. Então, eles inventaram que ele de-veria ter consultório há pe-lo menos dois anos na cidade. Conheço médicos que não precisaram cumprir esta exigência para se credenciar ao plano”, relata Rosângela.
A auxiliar eleitoral disse que foi contactada por alguns cidadãos que pediram para que promovesse um abaixo assinado a favor da entrada do cardio-logista na lista de médicos da Unimed. “Assinaram 146 pessoas. O plano prometeu que iria credenciar o médico e até agora não nada”, reclama Rosangela.
O administrador do Fundo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos de Içara (FASSEPI), José Fras-son, relata que tem bastante dificuldade em fazer a-gendamento de consultas pela Unimed, principalmente para cardiologista.
“Cuido de um plano de saúde da prefeitura ligado à Unimed, que possui 800 filiados, entre servidores e dependentes. Há pelo menos quatro anos Içara não possui cardiologista cadastrado”, relata Frasson.
Para o administrador, a direção da Unimed não de-monstra interesse em cadastrar um profissional da área em Içara e nem mesmo de outras especialidades. “Nos nove anos que estou administrando o plano aqui em Içara, percebi que aumentou a demanda por atendimento, mas continuou praticamente o mes-mo número de profissiona-is”, observa.
Segundo Frasson, Içara possui cadastrado no plano um ginecologista, um dermatologista, dois orto-pedistas, e mais um especi-alista em cirurgia vascu-lar. “A maior dificuldade está mesmo na cardiologia. Os pacientes têm que ir pa-ra Criciúma e, até lá, está sobrecarregado, com consultas só a partir de março. Já foi bem mais fácil conseguir agendar consultas. Antes não faziam distinção entre os planos”, enfa-tiza Frasson.
O FASSEPI recebe, em média, de 20 a 30 pessoas por mês, que precisam consultar um cardiologista. “É um número bem expressivo. Precisamos com urgência deste atendimento em Içara”, ressalta Frasson.
A diretora administrativa do Hospital São Donato, Cleide Geremias, também enviou um ofício à Unimed solicitando o cadastramen-to do cardiologista de Içara. “Faz umas três semanas que enviei o ofício. Mas, não recebi retorno. Muitos pacientes que recebem alta no hospital precisam continuar o tratamento com o médico”, descreve Cleide.
O presidente da Unimed Criciúma, Dr. Walter Ney Junqueira afirma que existe uma série de parâmetros para o ingresso de médicos para cooperação. “Os critérios, entre eles a manutenção do profissional por dois anos na região, constam no estatuto da cooperativa, ou seja, foram determinados em assembleia. A diretoria não pode passar por cima da legislação. Quem determina os médicos habilitados para cooperação é um conselho técnico, composto por seis médicos cooperados eleitos em assembleia. Eles que decidem se o processo vai em frente”, ressalta o presidente.
Junqueira esclarece que, em casos de urgência, o Dr. Leandro pode atender através do plano no hospital. “Ele só não pode atender como cooperado em consultório, sem antes ter obedecido aos critérios determinados. Mas, isto deve a-contecer logo, pois tem se mostrado um bom profissi-onal. Recebemos sim abaixo-assinado e ofício. Porém, infelizmente a população tem que esperar. É uma questão regimental”, finaliza o presidente.

POLÍCIA - Jovem colide em traseira de caminhão e capota na BR-101

Corpo de Bombeiros de Içara atendeu três ocorrência de acidente de trânsito em pontos distintos da cidade nesta terça-feira, e os envolvidos foram encaminhados aos hospitais da região.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O Corpo de Bombeiros de Içara atendeu a três ocorrências nesta terça-feira.
Na Rodovia SC-444, no bairro Liri, uma colisão en-tre a caminhonete Mitsu-bishi placas DJH-3655, de Içara, e o Celta placas MGU-4993, de Criciúma.
Duas pessoas que estavam no Celta ficaram feridas, já o motorista R.S.D., nada sofreu. O mesmo ocorreu com L.A., que dirigia a Mitsubishi. Os feridos foram encaminhadas ao Hospital São José, em Cri-ciúma. J.R.B.D. apresentava corte no supercílio e in-chaço na nuca enquanto I.L.D.B. se queixava de dores no peito.
De acordo com informações do pronto-socorro do Hospital São Jo-sé, os acidentados fizeram uma série de exames e passam bem, sendo liberado horas depois
Um segundo caso foi um atropelamento registrado pelos bombeiros de Içara na noite de segunda-feira.
N.A.M., 40 a-nos, foi atingido por um veículo na Rodovia ICR-152, no bairro Poço Oito. O motorista se evadiu do local e não foi identificado. N. foi encaminhado ao Hospital São Donato, com escoriações pelo corpo e e ferimen-to na cabeça, reclamando de dores no tórax.
No final da tarde, MAJ, 23 anos, motorista do GOL placas MEU-1716, de Içara, bateu na traseira de um caminhão, perdeu o controle o veículo e capotou na BR-101, no viaduto de Vila Nova, em Içara. Ele nada sofreu e foi atendido no local, não precisando ser lavado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros.

VARIEDADES - UNIdade Vida prepara aulas para maiores de 40 anos

Pessoas com idade acima dos 40 anos e que não puderam estudar tem através do UNIdade Vida a chance de recuperar o tempo perdido, adquirindo conhecimento para convivência social.

(Divulgação)

Com o objetivo de ofere-cer uma melhor condição de responsabilidade para pessoas com idade acima dos 40 anos, aumentando a convivência social e qua-lidade de vida, o programa UNIdade Vida prepara au-las com os seguintes conte-údos programáticos: Psi-cologia Narrativa de Base Sistêmica, Atividade Física e Qualidade de Vida, Espa-nhol, Fisiologia da Vida, Informática básica, Musi-coterapia, Neuropsicologia e Funcionamento Cogniti-vo, Psicologia do Envelhe-cimento, Saúde, e Terapia Educacional.
As matrículas para o programa serão realizadas no dia 10 de março, às 14h, nas dependências da Es-cola Superior de Criciúma (ESUCRI).
“O UNIdade Vida é um programa de educação per-manente, dirigido a pesso-as a partir de 40 anos de idade interessadas em reci-clar e atualizar os conheci-mentos”, explica a coorde-nadora do curso, Professo-ra Célia Rovere Canarin.
Ela enfatiza ainda que, “além de aprender, a pes-soa acaba também ensi-nando muito, através da bagagem adquirida duran-te as experiências de vida”.
O curso tem duração de dois anos e vai funcionar nas quintas-feiras das 13h30min às 16h30min. Para mais informações, os interessados devem ligar para o número 9911-2939.

ESPORTE - Vampiro conquista o título noturno do Suíço da Zona Sul

A equipe do Open Market jogava pela vantagem do empate e sofreu um gol no final da partida, ficando com o vice-campeonato, e a partir de 2012 fazem parte da competição diurna.

(Antônio Rozeng/Engeplus)

Vampiro surpreende a equipe do Open Market e conquista o título do Cam-peonato de Futebol Suíço da Zona Sul Noturno, Taça Pierini Forros de PVC.
Nesta terça-feira a noite, o Open Market jogava por resultados iguais no tempo normal e na prorrogação, por ter melhor campanha na competição noturna.
Mas, no minuto final de jogo, o Vampiro surpreen-deu a acabou com a inven-cibilidade do Open, que te-ve que se contentar com o vice-campeonato
Na primeira fase, o Open Market havia vencido o Vampiro por 2 a 0, na quarta rodada, com gols de Jair Bala e Gabriel.
Com os resultados finais o Vampiro e o Open Market vão disputar o próximo Campeonato de Futebol Diurno da Zona Sul.
A competição teve início em 20 de dezembro de 20-10, foram realizados 65 jo-gos, com um total de 210 gols marcados, dando uma média de três gols por par-tida, que foram disputa-das de segunda a quinta-feira, no campo de areia da Zona Sul do Balneário Rin-cão, em Içara.