O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ESPORTES - Sem verba LAI cancela rodada do Campeonato Içarense 2010

Os jogos das quartas de final do Içarense, programados para o fim de semana,foram cancelados na tarde de ontem pelo presidente da LAI, que firma falta de verba para manter a competição.

(foto: Arquivo Jornal Içarense)
Os jogos das quartas de final do Campeonato Içarense, que deveriam ocorrer nesse domingo, foram cancelados pela Liga Atlética Içarense (LAI).
O presidente Paulo César Crescêncio informou a imprensa no inicio da tarde de ontem que as partidas seriam canceladas por motivos financeiros. “Teríamos um recurso passado pela prefeitura (Administração Municipal) através da SAMAE, que acabou não sendo depositado, sem ele não podemos continuar com os jogos”, explicou Crescêncio, acrescentado. “A liga já tem uma dívida a ser paga com os árbitros, por falta de recursos”, comenta.
Ele disse que estará se reunindo juntamente com os demais participantes da LAI e os representantes dos times, na terça-feira, dia 17, às 19h30min, no Modulo Esportivo, para resolver o problema financeiro que passa a entidade e discutir se continua ou encerra o campeonato municipal.
A competição já teve um atraso de realização, pois teve problema com patrocínio e quase não ocorreu.
O técnico do Esporte Clube Cristo Rei, Filipe Gilon, indignado com o acontecido, afirmou que, independente do que esteja acontecendo, a LAI tem obrigação de finalizar o campeonato que começou. “A cada dia que passa a Liga está perdendo ainda mais a credibilidade, os clubes estão cumprindo seu papel, e é dever da LAI cumprir o dela”, criticou Gilon.
Os atrasos dos jogos só irão gerar mais confusão, já que muitos dos atletas, que jogam no içarense devem atuar em outros campeonatos que estão começando neste mês, como é caso do Regional da Liga Atlética da Região Mineira (LARM).
“Todos os clubes, perceberam que nos últimos dois anos quando aconteceu à mudança de presidência na entidade, os problemas nos campeonatos começaram a surgir mais frequentemente, não sabemos se é por desorganização ou por falta de experiência”, desabafou o presidente do Cristo Rei.
“O Içarense já foi considerado um dos campeonatos mais importantes da região carbonífera, tendo mais destaque na mídia regional que a própria Taça Cecrisa realizada em Crici-úma”, finaliza, indignado, o dirigente.

EDITORIAL - Candidatos em busca dos votos

Até 3 de outubro, festas de de batizados, de aniversários, de casamentos, jogos de futebol, de canastra, e tudo mais que tenha volume de pessoas serão invadidos pelos políticos (candidatos e cabos eleitorais), em busca de votos.
Tem candidato que nunca entrou num bar, mas vai fazer esse esforço para agradar e dar um tapinha nas costas do eleitor, que deve ficar atento em quem vai votar.
Depois da aprovação do Projeto Ficha Limpa muitos candidatos mostraram ter culpa no cartório. Não escolha a sigla, são todas iguais, e sim a idoniedade do candidato.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane Maragno


Tenha uma vida sexual saudável

Para aumentar o apetite sexual é preciso sempre incorporar o habito à rotina do casal

Os brasileiros são bons de cama, pelo menos é o que mostram alguns estudos. No Brasil, os casais praticam sexo três vezes por semana, em média, e cada relação dura pelo menos 30 minutos bem mais do que os 10 minutos dos tailandeses! Mas, apesar do empenho entre quatro paredes, mais de 50% da população não se sente completamente satisfeita.
Estresse, falta de autoconhecimento e baixa autoestima estão entre as principais reclamações, segundo especialistas em relacionamentos.
Mesmo com a evolução da ciência a favor do sexo, hoje ainda sobram muitas angústias entre os lençóis. A antropóloga Mirian Goldenberg, em seu livro De perto ninguém é normal (Editora Record), afirma que um dos maiores problemas atuais é a orgia de referências de comportamento.
Segundo o livro, há tanta informação do tipo “faça assim, faça assado”, que muitos casais entram num círculo de ansiedade e insatisfação na busca de determinado padrão, quando a sexualidade é algo tão pessoal quanto uma digital.
Os fatores que podem alterar a vida sexual podem ser divididos em dois grupos: orgânicos e psicológicos. Conforme um levantamento cerca de 70% dos problemas na cama são reflexo do que se passa na cabeça. Os problemas psicológicos formam uma lista imensa, que vão de dificuldades financeiras até os conflitos conjugais. Nos casos de disfunções psicológicas, uma terapia, de preferência com um profissional especializado em sexualidade, é a saída mais indicada. A falta de apetite sexual é um dos motivos que leva principalmente as mulheres aos consultórios. Para os problemas sexuais ligados a disfunções orgânicas, como ejaculação precoce, impotência e depressão, buscar ajuda médica é fundamental. Até 52% dos homens com mais de 40 anos têm ou terão algum tipo de problema de ereção durante a vida
Pesquisadores americanos publicaram recentemente um estudo no Journal of Sexual Medicine que chama a atenção para os benefícios das relações sexuais à saúde. Segundo o levantamento, quem faz sexo com frequência vive mais, corre 30% menos risco de infarto e derrame cerebral, tem menos risco de desenvolver câncer, adoece menos e, quando fica doente, se recupera mais rápido. O estudo ainda revela que mulheres com vida sexual ativa sentem menos os efeitos da menopausa.

GERAL - Unidades de Saúde abertas para imunização contra Poliomielite

Segunda etapa da campanha contra a Poliomielite terá atendimento das 8h às 17h em Postos de Saúde e pontos de imunização e as crianças poderão receber também segunda dose da H1N1.

(foto: divulgação)
Em prol da saúde dos pequenos, todas as unidades de saúde do município estarão abertas hoje, para a segunda etapa da Campanha Nacional Contra a Poliomielite.
Crianças menores de cinco anos (até quatro anos, 11 meses e 29 dias), que tenham recebido ou não a primeira dose da vacina, deverão receber a segunda gotinha para assegurar a imunização contra a paralisia infantil. O atendimento será realizado das 8h às 17h.
A imunização poderá ser realizada também em postos montados em redes de supermercados pela cidade e em barreira instalada no posto da Polícia Rodoviária, no bairro Liri.
Nas unidades de saúde, crianças de até cinco anos poderão também receber a segunda dose da vacina contra a gripe H1N1.
“Também estaremos disponibilizando a imunização contra a Gripe A para as pessoas fora da faixa etária prioritária, que neste dia são as crianças. A vacina ainda continua sendo oferecida a toda população até que tenhamos em estoque, pois precisamos empenhar todos os esforços para evitar a pandemia ocorrida no ano passado”, ressaltou a gestora municipal de Saúde, Mira Dagostim.
Conforme informações da Vigilância Epidemiológica, a primeira etapa da campanha imunizou cerca de 95% do público alvo correspondente no município, contabilizando 4.082 crianças. A meta estipulada é atingir 4.283 crianças.
Já nesta sexta-feira, 13, a Secretaria de Saúde começou a receber equipamentos médicos e mobília no valor de R$ 380 mil, para equipar unidades novas e já existentes. “Estamos construindo um Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) e sete novas unidades de saúde em diversos bairros de Içara e todos vão ser equipados. Além disso, também estamos substituindo móveis e equipamentos das unidades que já existem no município”, destacou Mira.

POLÍCIA - Violência pode ser combatida com auxílio da comunidade

Reclamações e sugestão sobre problemas comuns da comunidade são encaminhados aos comandos da Polícia Civil e Militar por intermédio do Conseg e violência faz mais uma vítima.

(foto: Alex Cichella)
A frequente incidência de crimes e violência no município têm provocado preocupação entre os içarenses.
Na quarta-feira, 12, um crime que acabou por tirar a vida de um jovem alarmou a comunidade local.
A.D.I., 40 anos, disparou quatro tiros contra o vizinho, Eliseu de Souza Oliveira, 23, no Loteamento Antônio Lima, em Içara. Ao se comunicar por telefone com a Polícia Militar, A. assumiu a autoria do crime e anunciou que se entregaria no dia seguinte na presença de um advogado, o que não aconteceu até o fechamento da edição.
Caso ele não se entregue até segunda-feira, será considerado foragido.
Na quinta-feira, 13, a vítima foi encaminhada ao Hospital São José, em Criciúma, após passar por operação no Hospital São Do-nato. Por volta das 2h30 desta sexta-feira, 13, o jovem veio a falecer. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Segundo a sogra da vítima, o crime teria sido motivado por um envolvimento do jovem com a filha de A.
Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Maurino Peres Barbosa, o auxílio da comunidade pode diminuir as ocorrências no município. “O conselho é é um elo importante entre a comunidade e a polícia”, ressaltou.
“A comunidade possui uma ferramenta muito boa nas mãos. Se houvesse maior participação as ocorrências seriam minimizadas”, destacou o presidente.
Barbosa salientou que todos meses os membros do Conseg se reunem juntamente com os comandos das Polícias Civil e Militar, na busa de soluções para problemas comuns.
Em uma das ocasiões, foi levantada a reivindicação dos içarenses que pediram maior iluminação em um local, no qual havia ponto de consumo de drogas. A questão foi solucionada junto à Cooperaliança. O presidente acrescentou, que nas reuniões são definidas medidas de melhorias.
Nos últimos meses, pelo menos um crime de roubo tem sido registrado por dia na cidade, o que estaria motivando a possibilidade de ampliar o patrulhamento.
A Polícia Civil realizou operações pelo município.

VARIEDADES - Márcia Peruchi se destaca na arquitetura

Vencedora por quatro vezes do prêmio Destaque Içarense, Márcia Adenete Peruchi fala sobre sua história, trabalho e desenvolvimento do mercado da construção civil em Içara e região.

(foto: arquivo Jornal Içarense)
Nascida na cidade de Meleiro, no dia 6 de fevereiro de 1970, Márcia Adenete Peruchi veio para Içara em 1988, aos 18 anos. Formou-se em 2000 pela Universidade Regional de Blumenau, em Arquitetura e Urbanismo. Desde 2001, a arquiteta trabalha em parceria com o irmão, engenheiro civil, Márcio Adelar Peruchi, e com o marido, o engenheiro eletricista, Júlio César Woichinevski.
Márcia é responsável por várias obras em Içara. Dentre elas, o local onde funciona a biblioteca municipal; o Edifício Cândido Rodrigues, o prédio em acabamento em frente ao Supermercado Moniari; outro prédio em frente ao Supermercado Castagnetti, e ainda um outro no qual funciona o Foto Dagostim, além de mais alguns no município de Içara e Distrito Balneário Rincão.
Segundo a arquiteta, há algum tempo, quando muitos brasileiros foram para os Estados Unidos trabalhar, o mercado da construção civil estava forte, pois as pessoas investiam o dinheiro que ganhavam no país para construir no Brasil. Com a crise e a queda do dólar, o mercado enfraqueceu em Içara e por algum tempo permaneceu deficitário. “Hoje em dia o mercado está muito bom, tanto em Içara, como em toda a região. Estamos trabalhando bastante. Agora o fluxo de trabalho está ainda melhor e o investimento é de pessoas que trabalham e moram aqui mesmo no Brasil, não mais de quem foi para fora”, explica a arquiteta.
Márcia já recebeu o Destaque Içarense quatro vezes, em 2003, 2007, 2008 e 2009. Ela acredita que foi um prêmio “muito bem bolado”, pois valoriza os profissionais da região que, por consequência, passam a ser valorizados pelo cliente. “Ao receber a premiação, muitas pessoas ligam para parabenizar. Já fechei contrato com vários clientes por causa do prêmio. Quando eles vêem os troféus no escritório ou ficam sabendo através da mídia, ficam bastante entusiasmados em nos contratar”, comemora a profissional.

ESPORTES - Escolinhas de futebol do Rincão motiva atletas mirins

Os jovens atletas que participam das escolinhas de futebol, no Balneário Rincão, estão motivados e podem ter em um futuro promissor no esporte, através de projetos da FME de Içara.

(foto: Alex Cichella/Jornal Içarense)
As escolinhas de futebol do projeto de inclusão de esporte nas escolas continuam com as atividades em ritmo forte em Içara.
Prova disso são os treinos realizados pelo núcleo do Balneário Rincão, realizado no campo da praia, na zona norte do Distrito, onde o encontro entre os jovens acontecem três vezes por semana. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h ás 16h, cerca de 150 atletas com idades entre 8 a 16 anos, divididos em dois períodos, participam do projeto, que acontece há dois anos.
Lá, os atletas aprendem desde condicionamento físico ideal, coordenação motora, fundamentos do esporte para garantir assim na partida um bom desempenho técnico, as regras também são questões muito discutidas entre os alunos atletas.
O professor tutor e treinador Rafael Cechinel afirma que atividades esportivas como essas, são de extrema importância tanto para o lado físico quanto psíquico. “Não queremos apenas formar atletas, mas cidadãos, de respeito”, explica. O professor comple-menta. “O respeito passado entre os atletas é importante para uma formação de caráter, onde todos irão saber que dentro do campo e também foora do gramado o respeito impera, e deste modo criaremos torcedores muito melhores”.
Os atletas que mostram qaulidades no esporte são encaminhados à Fundação Municipal de Esporte (FME) de Içara, que os aproveita em competições na região e no estado. O fundamento da entidade é levar as modalidades esportivas a todo o município, através de interação das escolas no município.

CAPA: Edição1.928 - Içara, 13 de agosto de 2010

Auto Escolas em SC deverão participar de licitação pública






Gentil Dory da Luz recebe alunos no Paço Municipal






Lanço de 4 toneladas

EDITORIAL - HSD quer ficar longe de políticos

A direção do Hospital ão Donato (HSD) está discutindo a alteração do estatuto criado há 10 anos e a primeira medida é vetar políticos em cargos na instituição. O pedido é dos demais integrantes do Conselho.
As mudanças devem ser implantadas no próximo mandato da diretoria, que hoje tem como presidente um vereador.
Não seria essa a solução para colocar o hospital nos trilhos. O que precisa é uma fiscalização maior da auditoria.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - Alunos da Terceira Linha visitam Paço Municipal

Alunos da Escola Municipal São Rafael visitam a o Paço Municipal como parte do conteúdo pedagógico de ensino, que visa incentivar os estudantes a conhecer a história e realidade de Içara.


Os estudantes do terceiro ano da Escola Municipal São Rafael, do bairro Terceira Linha, em Içara, estiveram no Paço Municipal Angelo Lodetti, na manhã desta quinta-feira, dia 12, para fazer uma visita ao Executivo, coordenada pela diretora da escola, Adriana Antenor da Silva.
O Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), recebeu os estudantes e os acompanhou pelos setores da Administração Municipal. No gabinete, puderam conversar um pouco mais sobre o funcionamento de um órgão público.
“Essas crianças representam o futuro de Içara e é muito bom que eles conheçam o funcionamento da prefeitura. Quem sabe um deles não seja o prefeito no futuro”, enfatizou o chefe do Executivo, sob os olhares atentos dos estudantes.
Além do prefeito, gestores e secretários municipais participaram do encontro com os estudantes, entre eles a gestora de Educação de Içara, Giovana dos Santos.
“As escolas possuem projetos para conhecimento da história e do cotidiano de Içara e a visita à prefeitura faz parte do conteúdo pedagógico do terceiro ano”, destacou a gestora, que apoia outros educadores de tomarem a iniciativa de levar os alunos no Paço Municipal.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“A Polícia Federal está concluindo o inquérito sobre o desvios de recursos do SUS. E o Ministério Público pediu, também, que a Polícia Civil de Içara investigue as pessoas envolvidas no Grêmio, para saber o que aconteceu de fato”. Presidente do Conselho Diretor do Hospital São Donato, Acirton Costa, sobre as denúncias do médico Lauro Nogueira de que haveria fraude nas AIHS (Autorizações de Internações Hospitalares) do Sistema Único de Saúde e referente ao Grêmio do Hospital, onde existe denúncias de um desvio de R$ 100 mil.

Paulo Preis Neto
Presidente do Samae de Içara se prontificou junto aos moradores de Vila Nova, na reunião de ontem, no Salão de Festa da Igreja São Miguel, em colocar hoje a equipe de trabalho para verificar a rede de água do bairro e saber o que está deixando os canos sem pressão, o que vem deixando mais de 40 casas, inclusive a Paróquia São Miguel, sem água.
O vereador André Jucoski, o Polakinho, afirmou que as residências não tem água durante o dia, somente na parte da noite, mas, que a pressão é tão fraca, que, na maioria das vezes não tem força para encher as caixas dágua.
Recentemente os moradores de Vila Nova se reuniram com o secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, para exigir melhorias no bairro, reclamando que há muito tempo está abandonado. Nesta quarta-feira a equipe da Secretaria de Obras patrolou seis ruas e ontem foram para a localidade de Coqueiros. O encarregado de Obras, Dilnei Darcy Lima, prometeu voltar nesta sexta-feira. A comunidade está de olhivo e torcendo que não caia uma chuva, pois não foi colocado areão nas ruas, que podem virar uma pantaneira caso São Pedro resolva abrir as torneiras.

Fundai
ao contrário do Ministério Público de Içara, diz que tinha uma nascente na Mina 101, na localidade de Esperança, e deve recorrer da decisão.
Qual o laudo é correto? Quem fala a verdade? Só o tempo vai dizer.

Parece
que a disputa eleitoral esse ano vai ser de processos com decisões no tapetão. Por isso, a maioria dos candidatos já contrataram advogados, para não cair na ficha suja.
Quem pisar em falso pode perder o mandato.

O sindicalista Luiz Fernando Del Ré
de 54 anos, líder dos funcionários da Casan, morreu ontem, vítima de infarto fulminante, quando fazia uma lista com nomes para reunião da entidade.
Del Ré estava na estatal havia 30 anos e tinha com os trabalhadores um relacionamento elogiado. Ele ganhou destaque por liderar o movimento contra a municipalização dos serviços de água e esgoto em Içara.

Frase de impacto
”Não deixe de assistir ao horário eleitoral na TV, talvez seja a única oportunidade de ver políticos em cadeia nacional”. (Anônimo).

GERAL - Fundai afirma que irá recorrer de laudo do MPF sobre Mina 101

Laudo elaborado por geólogos do Ministério Público Federal a pedido do Ministério Público Estadual aponta a não existência de nascente de rio no território da mineradora da Rio Deserto.

Após análises, o Ministério Público Federal (MPF) a pedido do Ministério Público Estadual, comprova a não existência de nascente de rio na Mina 101, no bairro Esperança, em Içara.
Conforme o procurador do MPF, Darlan Airton Dias, os estudos apontaram que a suposta nascente, seria na verdade um canal de água utilizado para irrigação agrícola.
As análises foram realizadas por dois geólogos do MPF, com acompanhamento da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai) e corpo docente da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma.
No mês de julho, a Fundai embargou e interditou os serviços da mineradora, alegando a existência de uma nascente de rio no empreendimento.
Em nota de repúdio divulgada nesta quarta-feira, 12, as empresas Rio Deserto, apontaram que o laudo do embargo foi “elaborado sem sondagem” e questiona a atuação do órgão no município.
Conforme o presidente da Fundai, Geraldo Baldissera, o órgão está aguardando o pronunciamento do Ministério Público Estadual, para recorrer da análise. Baldissera relatou, que consta no documento que o local estava bastante degradado, o que segundo ele interfere na análise.

GERAL - Mais um redada de quatro toneladas de anchovas

Na quarta-feira os pescadores do Distrito Balneário Rincão conseguiram um lanço de mais de três toneladas e ontem foi retirada do mar cerca de quatro mil quilos de anchova, na zona norte.

Comandada pelo tempo, a pesca tem sido farta aos homens do mar do Distrito Balneário Rincão.
Na manhã de ontem, novas redadas trouxeram ânimo aos pescadores da Barra Velha, em Içara, e da Barra do Torneiro, em Jaguaruna. Trabalhando em parceira, cerca de 40 homens, recolheram mais de quatro toneladas de anchova, próximo a Plataforma de Pesca Entremares, na zona norte.
“O que não conseguimos como a tainha, esperamos conseguir com a anchova”, disse Rainor Feliciano. O pescador ressaltou que se espera que os lances se repitam nos próximos dias.
O quilo do peixe foi comercializado pelos donos dos barcos, Renê e Ronei Feliciano no local ao preço de R$ 5.
Os pescadores entraram na Barra do Torneiro mas 8h e poucas horas depois a rede de 1,3 quilômetros estava cheia de peixes. Muitos curiosos se aglomeravam na beira-mar para ver o lanço de peixes. Alguns ajudaram a retirar o barco e as redes do mar.
Esta semana, este é o terceiro grande lanço de anchovas, que somam a quantia de quase 18 toneladas capturadas entre a Barras do Torneiro ede Araranguá.

POLÍCIA - Auto Escolas de Santa Catarina deverão se adaptar a medida

Centros de Formação de Condutores de Santa Catarina deverão apresentar licitação até setembro deste ano e nova medida deverá diminuir número de autoescolas em funcionamento.

A quantidade de Centros de Formação de Condutores deverá diminuir em Santa Catarina, em função da medida anunciada pelo governador, Leonel Pavan, na última segunda-feira, 9.
Conforme a norma, os centros deverão passar por processo licitatório com autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para permanecer atuando no ramo.
Até o momento, as concessões para trabalho eram cedidas diretamente pelo Detran ou através de liminares judiciais, sem haver a necessidade de licitação.
Para seguir a medida, Jurandir Virtuoso, técnico prático de uma autoescola de Içara, tem que atender a 61 páginas de exigências burocráticas e técnicas. Para ele, a medida é legal, mas não atende com igualdade as empresas que concorrerão a uma vaga.
Virtuoso aponta ainda, que a qualidade do serviço poderá decair, uma vez que existe a possibilidade de empresas sem experiência, alcançarem a vaga de outra com mais conhecimento de mercado.
A realização de licitação está prevista na lei 13.721, de 2006, aprovada pela Assembleia Legislativa. A lei foi contestada pelo Ministério Público Estadual de Santa Catarina, por considerar parte do texto inconstitucional. Mas, as medidas foram mantidas pelo Tribunal de Justiça. Estima-se que mais de cem auto escolas interrompam os serviços no estado e com isso melhore a qualidade do atendimento dos Centros de Formação.

VARIEDADES - Superstição: Sexta-feira 13 é dia de azar. O que você acha?

Muitas pessoas saem de casa receosas para encarar o dia numa sexta-feira 13 e o medo vem da crença de que quando o dia 13 de um mês cai numa sexta-feira, este é um dia de azar. Será?

A união do número 13 com uma sexta-feira costuma ser relacionada pelas pessoas com o azar. Isso se deve a uma superstição antiga, repassada de geração em geração. No Dicionário Aurélio, a palavra superstição é definida como “desvio do sentimento religioso, fundado no temor ou na ignorância, e que empresta caráter sagrado a certas práticas destituídas de qualquer transcendência; crendice”. Isto significa que a superstição é uma crença que não tem fundamento lógico ou científico, é apenas uma prática transmitida entre as gerações, como entrar em algum lugar com o pé direito, bater na madeira para isolar o azar, ficar longe de gato preto, entre outras.
No caso da “Sexta-feira 13”, poucas pessoas sabem a origem da superstição. Segundo o historiador Rainer Sousa, em artigo publicado no Portal Brasil Escola, as possibilidades de explicação para esta crença se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo. Uma das mais conhecidas justificativas conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o salvador celebrou uma ceia que, ao todo, contava com 13 participantes.
Outra explicação remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.
De acordo com outra história, a maldição tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.
Apesar das histórias que explicam a origem da superstição, muitas pessoas consideram o 13 um número de sorte. Na numerologia, o 13, por meio da somatória de seus dígitos, é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte.