O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Capa: Edição 2.221 - 28 de outubro/2011

BRUNA BORGES/JI
POLÍTICA: Gentil empossa Pizzetti na Secretaria de Obras
Gentil Dory da Luz cumpre promessa com deputado estadual Manoel Mota e ganha um reforço visando às eleições de outubro de 2012









DIVULGAÇÃO
GERAL: Içara divulga Programa Geração Sorriso




POLÍCIA: Aberta inscrição para concurso de Bombeiro em SC

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Wagner Pizzetti vem para reeleger Gentil


Atualmente trabalhando como assessor parlamentar do deputado estadual Manoel Mota (PMDB), o ex-vereador Wagner Pizzetti assumiu a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Içara nesta quinta, no Paço Municipal, e contou com a participação de prefeito e vice, secretários, gestores, vereadores, além de parentes e amigos do novo integrante da Administração Municipal.
Pizzetti está ciente que a tarefa é árdua e se ele não der contas de arrumar as estradas na época das eleições, em 2012, vai comprometer a reeleição do prefeito. Pizzetti deve saber onde está pisando.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Wagner Pizzetti assume Secretaria de Obras

O compromisso do prefeito Gentil da Luz, de colocar na Administração Municipal uma pessoa ligada ao deputado Manoel Mota, foi cumprido nesta quinta-feira com a posse de Pizzetti.
BRUNA BORGES/JI
Atualmente trabalhando como assessor parlamentar do deputado estadual Manoel Mota (PMDB), o ex-vereador Wagner Pizzetti (PMDB) assumiu a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Içara na manhã desta quinta-feira, dia 27.
A solenidade de posse aconteceu no Paço Municipal e contou com a participação de prefeito e vice, secretários, gestores, vereadores, além de parentes e amigos do novo integrante da Administração Municipal de Içara.
“Entro na Secretaria de Obras com muita sinceridade e transparência. Venho para somar e aprovo o projeto do prefeito Gentil da Luz e do vice-prefeito José Zanolli, que tenho certeza que será reeleito. Não tenho dúvida de que já fizemos bastante por Içara e faremos ainda mais”, discursou Pizzetti.
O novo titular da Pasta, que substitui o interino Adelir Cabreira, disse estar ciente da responsabilidade. “Jamais aceitaria este compromisso se não fosse para dar conta. Vou honrar o convite com a minha dedicação”, afirmou.
Cabreira, que é secretário de Governo, acumulou a Secretaria de Obras por dois meses. “Deixo a secretaria hoje agradecendo ao meu encarregado Márcio Realdo Toretti e ao Seloney Nascimento Carvalho, o Neisinho; e em nome deles parabenizo e agradeço a todos os servidores públicos. Tenho muita honra de pertencer a esta equipe. Deixo o cargo para uma pessoa que conheço, de família tradicional de Içara”, ressaltou Cabreira.
O deputado Manoel Mota disse que foi consenso do seu grupo a indicação de Pizzetti. “O grupo decidiu que o Wagner sairia do meu gabinete para assumir esta Pasta tão importante. Estamos unidos em um único projeto. Vamos buscar junto ao secretário de Estado da Infraestrutu-ra, Valdir Cobalchini, recurso para pavimentar mais estradas de Içara”, prometeu o deputado.
O prefeito Gentil da Luz explicou que na ocasião estava sendo colocado definitivamente o titular da Pasta, pois a Secretaria de Obras chegou a ser comandada temporariamente na atual Administração Municipal por José Eloir do Nascimento, Jairo Celoy Custódio e Adelir Cabreira. “O Wagner será agora responsável por fazer reuniões rua a rua onde serão realizadas obras. Esta indicação também é uma homenagem ao Manoel Mota. Ele vai abrir portas para nós, a fim de conseguirmos recursos”, disse o chefe do Executivo içarense.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

O PSD vem para ser um diferencial na política, com um projeto novo para Içara. Vejo com bons olhos este crescimento rápido do partido. Mostra que está vindo com credibilidade .” José Zanolli, presidente do PSD e vice-prefeito de Içara.

O prefeito Gentil da Luz


durante a posse do novo secretário de Obras, Wagner Pizzetti, voltou a criticar indiretamente pessoas da Administração Municipal. Gentil elogiou e usou o exemplo do secretário de Governo Adelir Cabreira como pessoa que chama o prefeito para conversar quando quer fazer uma critica, “diferente de muitos que falam por trás”. “Quando for criticar a administração, tem que olhar nos olhos do prefeito. Tem gente que dá canelada na nossa canela. Mas, é como num jogo de futebol, quem dá canelada é expulso pelo juiz e pelo treinador e não é bem quisto pelo time”, cutucou, sem dizer a quem estava se referindo.

“São muitos (1)
cargos comissionados que não estão a altura daquilo que nós queremos que é atender a população. Até por que quem está no serviço público não deve fazer isso como bico, mas como missão. Os servidores que não tiverem satisfeitos e que estão falando mal do governo municipal podem pegar a mochila e irem embora. Quero pessoas servindo com alegria no meu governo e não por obrigação. Quem não tiver contente pode pegar o caminho de casa. A nossa missão é servir aos outros com humildade e dedicação”, finalizou.

“Quero (2)
Zé Zanolli como o meu vice novamente. O Lula (presidente) teve o José Alencar como vice em duas oportunidades e o Clésio Salvaro, em Criciúma, já confirmou que gostaria que o Márcio Búrigo fosse seu vice novamente. Defendo a reeleição de Raimundo e Eduardo para Santa Catarina, e acredito que eles vão querer manter esse projeto também em Içara,” finalizou o Prefeito de Içara.
Comentários de Gentil da Luz na edição de quinta-feira, que mesmo, não citando nome, é um recado para quem está na coligação. Quem será?




Frase
“A experiência é uma escola onde são caras as lições, mas em nenhuma outra os tolos podem aprender.” ”. Benjamin Frankin- Jornalista norte-americano - 1706-1790)


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Programa Geração Sorriso

DIVULGAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde de Içara participou, nesta semana, do 7° Encontro Macrorregional Sul em Saúde da Família, realizado no município de Laguna.
O encontro foi promovido pelas gerencias de saúde das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Laguna, Tubarão, Araranguá, Braço do Norte e Criciúma.
Na ocasião, foram apresentados dez programas em saúde que já foram implantados na região e que apresentam resultados positivos. Um dos escolhidos veio do município de Içara.
A odontóloga Fernanda Sônego apresentou o Programa Geração Sorriso, implantado pela Administração Municipal, e que foi vencedor do prêmio nacional Brasil Sorridente 2010.
O programa atende gestantes durante o pré-natal e faz visitas diárias a bebês recém-nascidos no Hospital São Donato, dando instruções e cuidados de higiene e saúde. “Foi muito bom poder apresentar as ações positivas de Içara na área odontológica e também verificar o que os outros municípios estão fazendo em saúde. Um encontro muito produtivo e com excelentes trocas de experiências”, destacou a Fernanda. Içara enviou 20 profissionais das unidades de Estratégia em Saúde da Família (ESF).

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Aberta inscrição para concurso de Bombeiro

São cerca de duzentas vagas para o Concurso de Ingresso no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, tanto para homens quanto para mulheres, e as inscrições vão até 25 de novembro.
FRAMBER JÚNIOTR/JI
Estão abertas as inscrições para quem deseja ingressar na carreira Militar na área de Segurança Pública em Santa Catarina.
As inscrições para o concurso de formação de Soldado do Corpo de Bombeiros serão feitas até o dia 25 de novembro.
Estão sendo disponibilizadas 250 vagas, distribuídas em 235 para homens e 15 para mulheres. Para participar do concurso é necessário ter idade menor de 30 anos até o ultimo dia de inscrição e ser formado em curso superior.
Além da prova objetiva e discursiva de conhecimentos, os candidatos passarão ainda por exames rigorosos de saúde, avaliação física, psicológica, toxicológica e de investigação social.
Os interessados poderão se inscrever pelo site: www.cb.sc.gov.br.
Os aprovados serão inscritos como alunos no curso de formação de Soldados.
Segundo o comandante do Batalhão de Corpo de Bombeiros de Içara, Sargento Cleiton de Bem Albino, que se formou no ano de 2004, esta é uma profissão muito gratificante e bem vista pela sociedade, com muitos atributos positivos além de não haver rotina para os oficiais dos Bombeiros, cada dia é diferente um do outro. Também ressalta que a filosofia do Bombeiro é aprendida durante o curso, em Florianópolis, que dura nove meses.
Após a entrada no Corpo de Bombeiros o aprovado pode concursar para outras patentes de maior escalão e sem limite de idade para se candidatar. Hoje, a corporação de Içara conta com 18 Bombeiros Militares que trabalham para salvar vidas.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Ano de conquistas na Fundação Municipal de Esportes (FME)

A FME realiza durante o ano uma série de campeonatos internos e projetos, além de participar de competições em todo o Estado; os atletas içarenses estão cada vez mais conhecidos.

DIVULGAÇÃO
O ano de 2011 já está se encaminhando para o final e a Fundação Municipal de Esportes (FME) comemora os avanços conquistados pelos atletas içarenses.
São diversos campeonatos em diferentes modalidades, que têm destacado Içara a nível estadual e também nacional.
Dentro dos jogos da Fundação Catarinense de Esportes (Fesportes), o município participa dos Joguinhos, Olesc, Jesc, Regional Jogos Abertos e Jogos Abertos de Santa Catarina. Nos estaduais por federações, está no Estadual Interestilos de Karatê, que tem a final no dia 3 de dezembro. “O Karatê é a modalidade esportiva na qual temos mais crianças envolvidas. O esporte está presente em oito bairros, mais o Centro de Excelência em Artes Marciais, no bairro Vila Nova. Estamos em segundo lugar no Estado, só perdemos para Blumenau. E a final do campeonato vai acontecer aqui na cidade”, destacou o presidente da FME, Flávio Felisberto.
A nível estadual, o município ainda participa das competições de Basquete Sub-14 e Sub-16 e de Futsal Sub-13, no qual está entre os oito melhores. Além destes, Xadrez Estadual por Etapas; Circuito Interpraias de Xadrez; e Campeonato Estadual Sub-15 de Futebol de Campo.
Na Associação Desportiva Sul Catarinense (Adesc), Içara compete no voleibol Sub-12, Sub-14, Sub-16, masculino e feminino.
No atletismo, os esportistas içarenses estão nos Joguinhos Abertos, Olesc e Jogos Escolares.
A FME também promove eventos internos como o Interbairros de futebol suíço, sinuca, bocha e canaStra; Interfirmas futsal, Joesi Sub-12 e Sub-14, Joesinho Sub-8 e Sub-10, Moleque Bom de Bola, e Festivais, com quatro etapas de voleibol de dupla, tênis de mesa, xadrez, Içarense de bocha e Içarense de bocha no piumbo. Os jovens contam ainda com o Campeonato Interno de Karatê e Torneio Interescolinhas de Futebol de Campo.
A FME realizou em 2011 os projetos: Anjo Futsal, Karatê de Inclusão, Judoca Cidadão, Tênis de Mesa para Todos, Projeto Colmeia (escolinha de futebol nos bairros), Projeto Tigrinho (parceria com o Criciúma Esporte Clube e Unesc), e Escola de Esportes (inclui diferentes modalidades).
“Estamos diversificando as modalidades. Isto graças à política de inclusão social da Administração Municipal. Se não tivéssemos esta parceria com o prefeito Gentil Dory da Luz, não poderíamos oferecer nada disso. Ele poderia investir o recurso em outras coisas. Mas, resolveu ser parceiro da fundação em todas as atividades. Hoje os atletas de Içara são reconhecidos e respeitados. Somos a terceira maior delegação nos Jogos Abertos. Fato histórico”, ressaltou o presidente da FME.
Felisberto comentou ainda sobre a proposta do vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP) em mudar o estatuto da fundação para que só profissionais de Educação Física possam trabalhar. “Concordo com a proposta. Se virar lei, não vai mudar muito o quadro que temos hoje, de quase 100% de profissionais formados”, observou.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Futsal Sub-13 vai a TB disputar semifinal

DIVULGAÇÃO
No próximo final de semana a equipe içarense Sub-13 de Futsal vai a Tubarão para disputar o turno da fase semifinal do Campeonato Catarinense da modalidade.
Já entre as oito melhores equipes de Santa Catarina os atletas do município darão o primeiro passo na busca por uma vaga na final. “Nossa equipe vem trabalhando muito para conseguir bons resultados nessa fase, sabemos das dificuldades. Estamos entre os oito do Estado, onde existem equipes com muita tradição, inclusive já campeões estaduais, em outros anos”, explicou o treinador Gustavo Teixeira, confiante no desempenho da equipe içarense.
Já o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Flavio Felisberto afirmou que agora o trabalho é desempenhado com muita dedicação durante todo o ano. “Agora com mais força para que possamos subir mais um degrau e chegar à final da competição estadual, onde ficarão apenas os quatro melhores”, destacou. Ele acrescentou que o apoio da Administração Municipal tem sido fundamental para alcançar os resultados expressivos nas diversas modalidades disputadas.
Os jogos do final de semana serão contra as equipes AABB Florianópolis, AD Hering e Energia/Tubarão. “Precisamos fazer um bom turno, aproveitando que estaremos jogando próximo de casa, pois isso evita o cansaço da viagem, entre outros fatores que sempre acabam atrapalhando ”, definiu Teixeira.
O returno já está marcado para os dias 4 e 5 de novembro na cidade de Florianópolis.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Joesinho começa hoje

O 10º Joesinho, edição mirim dos Jogos Estudantis de Içara (Joesi), terá início nesta sexta-feira, dia 28, às 8h30min.
As disputas acontecem em sete modalidades e vão até dia 4 de novembro. O evento é promovido pela Fundação Municipal de Esportes em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura.
Trezentos alunos de 13 escolas das redes municipais, estaduais e particulares de ensino participam da competição.
Divididos na Categoria A, de sete e oito anos, e na Categoria B, de nove e dez anos, eles disputarão no atletismo, tênis de mesa, xadrez, futsal, vôlei, handebol e futebol suíço. Os campeões receberão medalhas e troféus.
A Administração Municipal de Içara apoia o evento fornecendo transporte e almoço para os estudantes. Todos os jogos ocorrem no Complexo Esportivo Ramos Rousseng.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.