O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Esportes: Rampinelli reassume como diretor de esporte

Criciúma já tem diretor de futebol. Valdeci Rampinelli foi anunciado na manhã desta quarta-feira pelo presidente Édson Búrigo.
"O Rampinelli cedeu à pressão dos dirigentes, dos torcedores, e felizmente vai trabalhar conosco, como muitos já queriam. Dirigindo o futebol do clube, ele foi campeão Brasileiro da Série B em 2002 e pretende este ano, ajudar a levantar o clube, mais uma vez, e fazer do time do Criciúma um novo nome na elite do campeonato nacional", comentou o presidente.
Durante o dia de ontem Rampinelli esteve na capital gaúcha, para resolver assuntos particulares e onde acompanhou a vitória do Inter pela Sul-americana, e não deu declarações à imprensa
Búrigo negou que o dirigente tenha ido à capital gaúcha negociar parcerias ou contratações.
Em uma entrevistas na semana passada, ele informou que seria interessante para o clube formar parcerias com grandes clubes, e neste caso citou o Internacional e o Grêmio, além do ex-jogador Paulo César Carpegiani, dando assim esperanças ao clube de fazer boas contratações para as competiçôes de 2009: Catarinense, Copa do Brasil e Série C.
A força de Rampinelli para comandar o vestiário tricolor foi citada por Búrigo. "Aprendemos com os erros. Agora teremos um comando mais forte do que já tivemos antes, todos estão felizes por ele ter aceitado retornar ao Tigre", finalizou Cascão.
O diretor de futebol deverá ser apresentado oficialmente nesta sexta-feira no Heriberto Hülse.
O Criciúma só terá jogo oficial no dia 18 de janeiro de 2009, na abertura do Campeonato Cata-rinense, contra o Joinville.

Variedades: Sucata e muita criatividade em presépio feito por aposentado do Balneário Rincão

Sucata: ferro considerado inútil; metal inutilizado. Essa é a definição dada pelo dicionário, mas que não condiz com o uso que o aposentado Adair Lemos, de 69 anos, encontrou para seu lixo.
Em um tempo em que reciclagem é palavra da moda, Seu Neno, como é conhecido, além de mostrar responsabilidade social, ainda foi extremamente criativo quando criou o que hoje é um de seus grandes orgulhos: um presépio, construído com sucata em frente a a residência, na rua Santa Catarina, no Balneário Rincão.
São rodas de bicicleta, ferros inutilizados, motor de máquina de lavar, fios, ventilador e outros materiais reciclados que compõe a cena principal do Natal, mas com muitos mais personagens que, inclusive, se mexem.
Ele iniciou o projeto há cerca de três meses com a intenção de criar algo diferente. E realmente conseguiu. Peças e idéias foram aos poucos criando o que hoje está exposto em frente a casa dele e que chama a atenção de qualquer um que passa pelo local.
Mesmo com uma grande obra já pronta, Seu Neno não pretende parar. "Para mim faz muito bem. Eu quero é criar muito mais", afirma.

Polícia: Programa da Polícia Militar forma 600 alunos em educação contra as drogas

A cada semestre que passa, a Polícia Militar (PM) de Içara forma mais uma turma no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Desta vez, foram 600 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares do município que receberam o certificado e juraram ficar longe de males na solenidade realizada no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, no Módulo Esportivo na noite de ontem.
O treinamento é realizado em dez lições, que procuram moldar o pensamento dos jovens. "A intenção não é dizer o que é ou não errado, mas sim explicar o porquê de ser errado para que eles possam decidir sozinhos o melhor para si", explica o soldado Elison Luíz Bitencourt, que participa da organização do evento.
Para o instrutor de sala de aula, Hélio de Souza Nascimento, o curso tem uma ótima recepção da parte das crianças, por ser bem divido e expli-cativo. "Nós começamos orientando sobre o que vamos falar, depois mostramos as drogas e os efeitos e só então vamos mostrar como eles devem fazer para enfrentar situações e pressões da sociedade", explica.
No final do curso, cada aluno realiza uma redação, que concorrerá com todos os ou-tros jovens por melhor texto.
Desta vez, a campeã foi Danielle da Silva, da Escola Vila Alvorada. "O Proerd me ensinou que longe das drogas meu futuro será melhor e minhas chances de ser feliz serão muito maiores", afirma a estudante do ensino fundamental
Os outros dois selecionados foram Mateus Hardt, da Escola Melchiades Bonifácio, e Mark Ferreira, do Ângelo Zanelato.
O pessoal da PM conta com parceria para levar os conhecimentos aos alunos. Uma delas é a cantora Marília Dutra, que se apresentou ontem na solenidade, além de ter visitado os colégios de Içara durante o treinamento. A dupla Victor e Léo também é parceira do programa.

Geral: Esclarecimentos e valorização no Seminário do Conselho do Idoso

As pessoas da Terceira Idade já não possuem a vitalidade da juventude, mas podem oferecer conhecimentos que um jovem de 20 anos jamais imaginaria, já que estes foram adquiridos através de experiências de uma vida inteira.
Foi para tratar da qualidade de vida destas pessoas que estão hoje com idades mais avançadas que surgiu o 1° Seminário do Conselho Municipal do Idoso de Içara.
O evento foi realizado nesta quarta-feira, no Salão de Festa da Igreja Matriz, no Centro da cidade, e contou com segmentos que esclareceram e valorizaram as pessoas que há mais tempo vivem a história içarense.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a qualidade de vida na Terceira Idade pode ser definida como a manutenção da saúde em todos os aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual.
Foi visando estes elementos que o Conselho do Idoso de Içara resolveu organizar o seminário. "Com o avanço da medicina, aumentou o tempo de vida da população, mas isso de nada adianta se não houver qualidade e felicidade", acredita Cacilda Dajori Possamai, presidente do Conselho do Idoso.
Foram tratados temas que os convidados achavam nem lhe dizerem respeito. A luta contra a Aids é um deles. Já que neste ano, as pessoas acima dos 50 anos foram tema da campanha do Ministério da Saúde para o Dia Mundial de Luta contra a doença, foram abordados assuntos ligados à sexualidade, como o uso do preservativo e dicas para melhorar a relação sexual depois dos 50. "Eles acham que não há importância no uso da camisinha, pois não podem mais ter filhos, o que é uma grande besteira, já que as doenças sexualmente transmissíveis continuam podendo ser adqüiridas", explica Cleidiane Romancine, gerente administrativa da Vigilância Epidemiologia.
Participaram do evento, como palestrantes, também a enfermeira Suzana Novelli, a psicóloga Cristiane Onghero, a nutricionista Rúbia de Souza e a fisioterapeuta Daniela Constâncio. Cada uma tratou da sua área de entendimento, focando os idosos.
As orientações duraram a tarde toda e foram finalizadas por um coquetel, servido pelo Conselho Municipal.
Uma das idosas, que adorou os o encontro foi Olíndia Silveira, de 76 anos, que gritava animadamente ao responder as perguntas da psicóloga para a turma. "Eu não sabia de nada disso, estou aprendendo muito aqui", afirma. Mesmo com quase 80 anos, Dona Olíndia se empolga mais em aprender do que muitos jovens por aí. Isso por que viver implica em manter-se num processo de aprendizagem eterno e ninguém melhor que os idosos para saber disso.

Edição 1.523: Política - Prestação de contas ao Legislativo continua em situção complicada

O chefe interino do Cartório Eleitora de Içaral, o analista judiciário Marco Aurélio Fevereiro, divulgou nesta terça feira, dia 2, o nome de dois vereadores eleitos que apresentaram novo parecer, que foi encaminhado ao Ministério Público, e este opinou pela aprovação das contas de campanha, o que também foi acolhido pelo Juiz Eleitoral.
Os candidatos foram os vereadores eleitos do PP, Osmar dos Santos, que teve descon-formidades entre a apresentação de despesa de gasolina com a despesa de veículo, e Joaci Domingos Pereira, também com problemas relacionados ao combustível.
A princípio, os outros vereadores eleitos (agora são oito) têm a desaprovação, alguns com aprovações acompanhadas de advertência. Ambas aguardam a defesa. A irregularidade mais freqüente diz respeito ao uso de gasolina durante o período eleitoral de 2008.
Agora, o Cartório Eleitoral aguarda os novos documentos dos demais candidatos eleitos. Os mais graves são: Jurê Bortolon (PMDB), por entrada de valores anterior à abertura da conta de campanha e despesas de gasolina, Diego Vitorassi (PDT), também por valores inclusos anteriormente à abertura da conta, Neuzi Silveira (DEM), por desconformidade entre valor arrecadado do fundo partidário com o que foi apresentado na prestação de contas, e Darlan Bitencourt Carpes (PP), pelo mesmo motivo do último junto com uso de recurso doado por origem vedada.
Segundo o chefe interino, esses candidatos já foram intimados quanto ao parecer do cartório, que aguarda as defesas, para posterior encaminhar ao Ministério Público e finalmente, ao Juiz Eleitoral. Ele ainda lembra que o prazo final para o julgamento das contas é no dia 10 de dezembro de 2008, e os candidatos que não tiveram as contas julgadas não poderão ser diplo-mados na cerimônia que acontecerá no dia 15 de novembro, às 14h, no Fórum.
Fevereiro também ressalta que os irregulares já estão sendo alertados. "Quanto aos candidatos, que ainda não apresentaram as contas, compactamos os Partidos Políticos. O que ocorre é que os não eleitos não se preocupam em cumprir as obrigações. O cartório insistirá para que todos apresentem suas defesas", garantiu o chefe eleitoral.
O cartório também já deu parecer pela desaprovação das contas de Fábio Della Bruna Vieira (PP), Adelir Cabreira (PMDB) e Quintino Pavei (PT).