O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 24 de março de 2009

VARIEDADES - Aluno içarense vai representar SC em Conferência Nacional

Leandro Borges se mostrou entusiasmado com o evento que irá participar sabendo que terá uma grande responsabilidade em representar, não só Içara, mas como toda Santa Catarina.

Leandro de Oliveira Borges, 13 anos, estudante do 8º ano da Escola de Educação Básica Antônio Colonetti, do bairro Jaqueline, em Içara, vai representar a Regional de Criciúma e Santa Catarina na etapa nacional do prêmio “Globalização e Meio Ambiente”.

Ele foi o vencedor da etapa regional da “1ª Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola”, realizado pela Secretaria Estadual de Educação e vai representar a Regional também na etapa estadual do concurso que acontecerá dia 2 de abril em Florianópolis e no dia seguinte segue para Brasília para a etapa nacional onde será um dos delegados responsáveis pela confecção de um documento sobre o tema “As mudanças ambientais globais”.

Autor de uma narrativa e um cartaz comparativo com o tema “Recuperação do córrego Tereza Cristina”, Leandro vê no futuro oportunidade de uma natureza mais limpa, trazendo mais vida as suas margens. “Eu acredito em um amanhã melhor, para minha família e amigos. Eu faço a diferença cuidando do meio ambiente e também conscientizando quem não cuida” completa o entusiasmado estudante, que também falou estar nervoso ser a primeira vez que participa de uma evento como esse e sabe que terá uma grande responsabilidade com isso.

A escola levantou a discussão da degradação ambiental através de visitas monitoradas ao córrego que corta cidade e assim levou os alunos a refletir melhor sobre ambiente em que vivem e posturas ambientais das pessoas.

A escola Antonio Colonetti já tem tradição em premiar alunos. Em 2007, a estudante Joice Zilli da Silva, 10 anos, foi vencedora do prêmio "Escrevendo o Futuro", promovido pela Fundação Itaú Social. A direção comemora com euforia mais esta conquista.

A diretora Sônia Horácio Laureano ressalta que visa dar sequência ao sonho dos alunos e procura dar o maior apoio possível. “Tudo isso é fruto de um trabalho árduo que desenvolvemos junto aos alunos, uma parceria que vem dando frutos a cada ano que passa”, finaliza.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Vazamento causa medo em oficina

O Corpo de Bombeiros de Içara recebeu na manhã de ontem um chamado para controlar um pequeno incêndio em uma oficina mecânina às margens da rodovia SC-444, próxima ao centro de Içara.

De acordo com o cabo bombeiro, Jorge Fermia-no, houve um vazamento de gás que incendiou um cilindro de acetileno usado para solda. Não houve feridos, além do susto.

O proprietário da oficina se recusou a falar sobre o assunto.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Surfista morre no Balneário Rincão

No final da tarde desta segunda-feira, foi encontrado o corpo de Wagner Celestino Vitório, 31 anos, que possivelmente morreu afogado, no Balneário Rincão, em Içara.

De acordo com o investigador da Polícia Civil, Tadeu Poletto, responsável pela Delegacia de Polícia Civil do Rincão, populares retiraram o corpo do mar, já sem vida. “Aparentemante ele não apresentava sinais de violência”, explica Poletto.

Depois da chegada da Perícia da Policia Civil o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), logo após liberado à família.

Vitório foi retirado do mar por Antônio Gonçalves Carlos e André Dagostim, que surfavam próxímo ao Bar do Gaúcho e perceberam o corpo boiando. “Ele estava com a prancha presa ao pé”, confirmou Carlos.

A avó Santa Manoel Martins Celestina passou mal ao receber a notícia da morte do neto e teve que ser levado ao Hospital São Donato, em Içara.

Fotos: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Policiamento Comunitário vai ajudar na segurança dos bairros

O Projeto implantado no ano passado no Estado tem a iniciativa das Polícias Militar e Civil e tende criar um elo de ligação com a comunidade e assim diminuir os números de ocorrências.

Segunda-feira, dia 23 de março, em reunião realizada com a Polícia Militar de Içara foi a vez dos moradores de Vila Nova explanarem os motivos da insatisfação quanto à segurança na localidade.

Esse é justamente o objetivo do “Policiamento Comunitário”: atender de forma personalizada às particularidades de cada bairro do município, de acordo com as reclamações dos moradores, feitas em reuniões realizadas nas localidades em questão.

O Policiamento Comunitário consiste na nova filosofia da Polícia Militar e Civil, baseada no apoio da comunidade, implantado desde o ano passado em toda Santa Catarina.

De acordo com o tenente Everson Luiz Francisco, as reuniões acontecem entre representantes da Polícia Militar e presidentes das associações de moradores, além dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg).

O propósito é criar em cada região visitada uma subdivisão denominada Comissão de Segurança, com um sargento responsável.

Hoje, a partir das 19h30min, será realizada mais uma reunião, agora no Centro Comunitário do bairro Presidente Vargas. Além de Vila Nova, já foram ouvidos os moradores do Jaqueline e da Esplanada, restando Jardim Elizabete e Balneário Rincão.

Fotos: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Programa Projovem no município

Dentre os 293 municípios do Estado de Santa Catarina, Içara ocupa a 193ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A baixa escolaridade de seus munícipes contribui para esta triste realidade.

De acordo com a Gestora de Educação do município, a professora Giovana dos Santos, os jovens desistem da escola não por vontade própria, mas por necessidades da família. “A financeira é a principal causa da evasão escolar. Os jovens começam a trabalhar e a escola fica em segundo plano. Com o passar dos anos sentem a falta da escolaridade exigida pelo criterioso mercado de trabalho e só ai buscam seus direitos”, explica.

Com o intuito de sanar esta defasagem a Administração Municipal de Içara em conjunto com os Governos Estadual e Federal, vai desenvolver o ‘Programa Projovem Urbano’ que tem como objetivo elevar a escolaridade e qualificar profissionalmente a população. Para inscrever-se o interessado precisa ter idade entre 18 e 29 anos, e não possuir o Ensino Fundamental. Serão 18 meses de aulas no período noturno. O núcleo do Projovem Urbano em Içara, funcionará na Escola Municipal de Educação Fundamental Maria Arlete Bitencourt Lodetti, no Bairro Raichaski. Como forma de incentivo um benefício no valor de R$ 100,00 por mês será pago a cada aluno, desde que tenha 75% de freqüência nas aulas e cumpra as atividades programadas.

O Prefeito Gentil da Luz acredita que neste primeiro momento, quando serão efetuadas as matrículas, as entidades constituídas da sociedade civil içarense, comprometidas com a causa da juventude e com a justiça social deverão estar juntas no projeto divulgando, convidando, informando e orientando a população para que busquem esta nova oportunidade.

“Içara amarga um baixo índice de desenvolvimento humano e a falta de escolaridade de nossos munícipes contribui para esta realidade, portanto não podemos ficar de fora deste projeto. Com certeza não mediremos esforços para que o projeto Projovem Urbano aconteça. Contamos com o empenho de todos para que num futuro bem próximo não figuremos mais como uma cidade com baixo índice de desenvolvimento humano”.

Giovana dos Santos salienta que este diploma fará a diferença na vida de muitas pessoas. “Muitos jovens nos procuram atrás de novas oportunidades de estudo, o projeto Projovem Urbano vem de encontro às necessidades daqueles jovens que ficaram a margem das oportunidades”. As matrículas, que iniciaram segunda-feira e vão até o dia 31 de março, serão efetuadas em todas as escolas municipais, e em visitas feitas casa a casa. Os documentos necessários para a matricula são carteira de identidade, com cópia, histórico escolar, se não possuir histórico será feito uma avaliação, apenas para comprovar que o candidato sabe ler e escrever, e comprovante de residência.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Encontro de Matemática continua com incrições abertas

A cidade de Criciúma vai sediar pela primeira vez, o 15º Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul.

O 15º Erematsul acontecerá de 18 a 21 de abril nas dependências da Unesc, no auditório Ruy Hülse, sala 19 do bloco P, Unesc, bloco R e salas da informática.

Até este final de semana, 410 pessoas dos estados do SC, PR, RS e do RJ já haviam confirmado as inscrições, que continuam abertas. A programação do evento, já distribuída para 67 universidades brasileiras, prevê palestras, espaços para comunicação científica, minicursos, exposição de banners e relatos de experiências. Para mais informações, consultar o site www.unesc.net/erematsul ou ligar para 3431-2586 e 9623-4972, com Celestino de Liz, Iuri Spacek e Eduardo Abel Coral.

O 15º Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul é promovido pelo Centro Acadêmico de Matemática Pitágoras, pelo curso de Matemática e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc, com patrocínio da Fapesc e apoio dos Hotéis Colle, Crisul, Merco Plaza, Royal e Sorarur Arcobaleno e 3ª Gered, que dará os alojamentos aos estudantes de diversos estados que participarão do Erematsul.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - SC Parceria entregou à AM de Içara o projeto da Via Rápida

O prefeito de Içara, junto com a assessoria jurídica e de engenharia, discutiram com representantes da SC Parcerias e da Secretaria de Desenvolvimento Regional o traçado que facilitará acesso a Criciúma.

Prefeito de Içara, Gentil da Luz, o Assessor Jurídico Paulo Preis Neto e o Engenheiro Civil da Prefeitura, Márcio Peruchi, discutiram na tarde desta segunda-feira sobre a Via Rápida com o Secretario de Desenvolvimento Regional, Edio Castanhel, engenheiro, biólogo e advogados da SC Parcerias.

Na ocasião, a equipe técnica da SC Parcerias apresentou projeto de implantação do traçado da Via e recebeu da Administração Municipal de Içara o documento de apoio ao projeto. A documentação é um pré-requisito que a Fundação de Meio Ambiente (Fatma) exige dos municipio que serão cortados pela Via Rápida. O próximo passo é conseguir com a Fatma a LAP (Licença Ambiental Prévia) para que depois, com a LAI (Licença Ambi-ental de Instalação), seja iniciada a obra.

De acordo com a advogada da empresa, Alexandra Maragno, o corpo técnico tem visitado os moradores lindeiros com o objetivo de realizar os acertos de desapropriação. Maragno também afirma que os recursos para o pagamento das indenizações já estão em caixa e a SC Parcerias deseja antecipar os pagamentos. “Este procedimento faz parte do planejamento para que a execução da obra não esbarre em questões burocráticas”.

De acordo com o Engenheiro Civil da SC Parcerias, Guilherme Medeiros, num primeiro momento seriam desapropriados 200 metros para cada lado da Via. Em estudo posterior definiu-se a desapropriação de um total de 60 metros, 30 para cada lado, “para que a obra seja realizada com a taxa mínima de segurança”, explicou.

A obra, que terá o investimento de R$ 74 milhões, tem a missão de estabelecer o elo das cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) com a BR-101. O início desta ligação é a Avenida Centenário, em Criciúma. O final será o viaduto Poço Oito, em Içara. Entre um ponto e outro, todo o trajeto será duplicado.

Além da expansão econômica, a Via Rápida passa a ser o acesso oficial para Criciúma, contribuindo para distribuir o tráfego de veículos na região.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PMDB e PP discordam de valores da dívida

De um lado, PMDB apresenta uma dívida de mais de R$ 21milhões. Do outro, o PP contesta o valor rebatendo em saldos menores, de aproximadamente R$ 5,6 milhões, os débitos deixados.

Içara vive um momento de contradições no cenário político. As eleições passaram, mas os reflexos de brigas e contradições dos diferentes partidos continuam fazendo parte do dia-a-dia dos içarenses.

No meio de todas essas diferenças os maiores prejudicados são os moradores que, em meio a tantos argumentos e balanços, já não sabem em quem acreditar.

Assim que assumiu o Poder Executivo, o prefeito Gentil da Luz (PMDB) distribuiu à imprensa um demonstrativo resumindo as dívidas da antiga administração. No balanço, a atual gestão incluía os valores de cada fundação, cobranças judiciais e dívidas a longo prazo. Tudo isso resultou em um passivo de R$21.129.139,23 (na época não incluiu as dívidas da ex-Afasi).

Aproximadamente dois meses depois, o Partido Progressista se manifestou, convocando uma entrevista coletiva onde apresentarem um balancete de 26 páginas. Neste relatório os progressistas mostraram os saldos que as fundações mantinham em caixa, o que não foi subtraído pela atual administração ao e-mitir os valores. Isso supôs que a “verdadeira” dívida deixada pelo PP foi a de R$ 5.602.260,12.

De acordo com o procurador do município, a atual administração esta analisando os dados emitidos pelos progressistas e, se for preciso, se manifestarão.

Contudo, adiantou que no balanço a oposição não citou a dívida ex-Afasi e o recurso que era para ser destinado para o Complexo Cultural e foi usado pela antiga gestão para outros fins. “Queremos dar fim a esta discussão e, se dermos alguma resposta, esta será definitiva”, garantiu Réus.

Confira os valores citados pelo PMDB e PP.

Valores apresentados pela atual administração:
Divida fundada a longo prazo: R$ 6.001.523,67
Dívida Fundada: R$ 12.102.221,33
Passivo Contencioso: R$ 1.960.257,27
Precatórios: R$ 3.044.000,00
Prefeitura Municipal: R$3.679.149,37
Fundo Municipal de Saúde: R$772.073,79
Fundo Municipal de Assistência Social: R$ 97.543,41
Fundo Municipal de Habitação: R$ 3.062.731,73
Samae: R$ 1.299.173,21
Fundação Municipal Meio Ambiente: R$ 46.280,13
Fundo Municipal de Esportes: R$ 15.027,13
Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: R$ 11.459,94

Valores apresentados pelo Partido Progressista:
Divida fundada a longo prazo: R$ 639.854,45
Dívida Fundada: “não faz parte do Passivo financeiro; não devem ser levantadas das dívidas de uma gestão”
Passivo Contencioso: “dívidas em cobrança Judicial ou a serem cobradas judicialmente ainda não foram julgadas”.
Precatórios: “O valor foi impetrado em outras administrações”.
Prefeitura Municipal: R$4.001.951,45
Fundo Municipal de Saúde: R$697.644,26
Fundo Municipal de Assistência Social: R$ 89.063,26
Fundo Municipal de Habitação: R$ 407.571,41
Samae: R$ 222.500,58
Fundação Municipal Meio Ambiente: R$ 48.367,92
Fundo Municipal de Esportes: dívidas quitadas.
Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: dívida quitada.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Walterney RÉUS: Repassando Frei Betto!!!

Tem um texto, atribuído ao Frei Betto, que merece ser ponderado. Reparto com vocês, leitora e leitor. O título é: Do mundo virtual ao espiritual.

Ao viajar pelo Oriente, mantive contatos com monges do Tibete, da Mongólia, do Japão e da China. Eram homens serenos, comedidos, recolhidos em paz em mantos cor de açafrão.

Outro dia, eu observava o movimento do aeroporto de São Paulo: a sala de espera cheia de executivos com telefones celulares, preocupados, ansiosos, geralmente comendo mais do que deviam. Com certeza, já haviam tomado café da manhã em casa, mas como a companhia aérea oferecia um outro café, todos comiam vorazmente. Aquilo me fez refletir: 'Qual dos dois modelos produz felicidade?'

Encontrei Daniela, 10 anos, no elevador, às nove da manhã, e perguntei: 'Não foi à aula?' Ela respondeu: 'Não, tenho aula à tarde'. Comemorei: 'Que bom, então de manhã você pode brincar, dormir até mais tarde'. 'Não', retrucou ela, 'tenho tanta coisa de manhã...' ´Que tanta coisa?', perguntei. 'Aulas de inglês, de balé, de pintura, piscina', e começou a elencar o programa de garota robotizada. Fiquei pensando: 'Que pena, a Daniela não disse 'tenho aula de meditação'!

Estamos construindo super-homens e super-mulheres, totalmente equipados, mas emocionalmente infantilizados. Por isso, as empresas consideram agora que, mais importante que o QI, é a IE, a Inteligência Emocional. Não adianta ser um super-executivo se não consegue se relacionar com as pessoas. Ora, como seria importante os currículos escolares incluírem aulas de meditação!

Uma progressista cidade do interior de São Paulo tinha, em 1960, seis livrarias e uma academia de ginástica; hoje, tem sessenta academias e três livrarias! Não tenho nada contra malhar o corpo, mas me preocupo com a desproporção em relação à malhação do espírito. Acho ótimo, vamos todos morrer esbeltos: 'Como estava o defunto'? 'Olha, uma maravilha, não tinha uma celulite'![...]

Os psicanalistas tentam descobrir o que fazer com o desejo dos seus pacientes. Colocá-los aonde? Eu, que não sou da área, posso me dar o direito de apresentar uma sugestão. Acho que só há uma saída: virar o desejo para dentro. Porque para fora ele não tem aonde ir! O grande desafio é virar o desejo para dentro, gostar de si mesmo, começar a ver o quanto é bom ser livre de todo esse condicionamento globalizante, neoliberal, consumista. Assim, pode-se viver melhor. Aliás, para uma boa saúde mental três requisitos são indispensáveis: amizades, auto-estima, ausência de estresse. Há uma lógica religiosa no consumismo pós-moderno. Se alguém vai à Europa e visita uma pequena cidade onde há uma catedral, deve procurar saber a história daquela cidade - a catedral é o sinal de que ela tem história. Na Idade Média, as cidades adquiriam status construindo uma catedral; hoje, no Brasil, constroi-se um shopping center.

É curioso: a maioria dos shopping centers tem linhas arquitetônicas de catedrais estilizadas; neles não se pode ir de qualquer maneira, é preciso vestir roupa de missa de domingo. E ali dentro sente-se uma sensação paradisíaca: não há mendigos, crianças de rua, sujeira pelas calçadas...

Entra-se naqueles claustros ao som do gregoriano pós-moderno, aquela musiquinha de esperar dentista. Observam-se os vários nichos, todas aquelas capelas com os veneráveis objetos de consumo, acolitados por belas sacerdotisas. Quem pode comprar à vista, sente-se no reino dos céus. Se deve passar cheque pré-datado, pagar a crédito, entrar no cheque especial, sente-se no purgatório. Mas se não pode comprar, certamente vai se sentir no inferno... Felizmente, terminam todos na eucaristia pós-moderna, irmanados na mesma mesa, com o mesmo suco e o mesmo hambúrguer do McDonald's.

Costumo advertir os balconistas que me cercam à porta das lojas: 'Estou apenas fazendo um passeio socrático.' Diante de seus olhares espantados, explico: 'Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas. Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia: 'Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz'.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1588: EDITORIAL - Polícia Militar e comunidade unidas em favor da segurança

O município de Içara conta com mais de 65 mil habitantes e está em um desenvolvimento crescente e com isso também acentua-se o aumento da violência o que deixa a comunidade apreensiva com a insegurança.

Com o objetivo de inibir essa prática, o comando da Polícia Militar de Içara criou o Conselho de Segurança (Conseg), que até então funcionava no Balneário Rincão e Centro de Içara. Agora está sendo incentivado os moradores de outras comunidades a criação do conselho.

Em Vila Nova, a comunidade já aprovou a idéia e agora falta aos demais bairros de Içara seguirem o mesmo caminho e se organizarem, assim diminuirá o número da violência e os moradores poderão viver mais tranquilos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.