O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CAPA: Edição2.176 - Içara, 24 de agosto de 2011

Vereadores recuam e CPI pode ser trocadapor relatório ao MP
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Semana Nacional das Apaes
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Ruas do Rincão são trancados por moradores
(Adroaldo Gaucho/Jornal Içarense)

EDITORIAL - CPI não sai do papel e pode virar pizza

Os sete vereadores de Içara que não foram acusados de envolvimento no escândalo das cédulas marcadas e que prometeram abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a fraude dentro da Câmara, mostraram, na sessão Legislativa desta segunda-feira, 22, que não estão segu-ros da decisão e que a intenção pode terminar em pizza, o que não será surpresa..
Eles afirmaram que estão “confusos” e para não deixar passar em branco devem enviar um simples relatório ao Ministério Público.
Na verdade, a CPI esbarrou nos cargos de presidente, de secretário e de re-lator, não havendo consenso. Se não tem capacidade para abrir uma CPI que peguem o chapéu e chamem os suplentes.

CHARGE


POLÍTICA - CPI pode ser substituída por relatório ao Ministério Público

Por falta de consenso para escolha do presidente, secretário e relator da CPI, sobre o caso das cédulas marcadas, o requerimento para criação da comissão não entrou em votação dia 22.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Os sete vereadores de Içara que não foram acusados de envolvimento no escândalo das cédulas marcadas e que prometeram abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a fraude dentro da Câmara, mostraram, na sessão Legislativa desta segunda-feira, dia 22, que não estão seguros da decisão.
Conforme dito pelo vereador Diego Vittorassi (PDT), durante o Horário Político, os vereadores estão “confusos”.
“Não estamos sabendo qual a melhor forma de fazer. O relatório está pronto para entregar ao promotor. Mas, é uma situação muito difícil. Se fosse feito sorteio, seria melhor”, declarou, sobre a escolha dos integrantes da comissão e dos indicados aos principais cargos: presidente, secretário e relator.
De acordo com o vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP), na semana passada havia sido definido o vereador Jurê Carlos Bortolon (PM DB) como presidente e ele próprio como relator. Porém, nesta segunda-feira, Bortolon disse, antes da sessão, que não queria mais assumir. Além disso, outros vereadores manifestaram interesse pelo cargo de relator. “Resolvemos adiar o requerimento para abrir a CPI. Vamos nos reunir, provavelmente quinta-feira para definir o que fazer”, explicou Marzinho.
Bortolon, por sua vez, justificou o impasse durante a sessão. “A decisão tem que ser tomada em conjunto. Um ou dois estão ficando de fora. Uns querem se beneficiar e outros que têm esquentar a cabeça”, disse, dando a entender que alguns vereadores não estão querendo participar da CPI.
Segundo Marzinho, foi cogitado entre os vereadores a apresentação de um relatório, ao Ministério Público, com cópias das atas das reuniões feitas sobre o assunto até então, substituindo a instauração imediata da CPI. “Foi sugerido aguardar os depoimentos dos indiciados. Enquanto isto, enviaríamos um relatório ao Ministério Público, com cópias das atas das reuniões, informando tudo que já fizemos sobre o assunto”, ressaltou o progressista.
Para o vereador Joaci Do-mingos Pereira, o Boca (PP), o que está faltando para ser aberta a CPI é iniciativa e consenso entre os vereadores. “Tem que haver acordo entre os sete”, enfatizou.
O vereador Dilnei Lima (PMDB) disse que também espera que haja um consenso e aceitaria estar na comissão, apenas gostaria que não fosse escolhido presidente, por achar que os demais têm mais experiência para o cargo.
O vereador democrata Neuzi Berto Silveira (DEM) informou apenas que Mar-zinho ficou incumbido de dar informações sobre a criação da CPI e que “estão trabalhando em conjunto”. Já o presidente do Legislativo, vereador An-dré Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB), observou que, por ser presidente, pode não integrar a CPI, que provavelmente será composta por um vereador de cada bancada.
“O setor jurídico da Câmara está analisando o meu caso”, esclareceu.

GERAL - APAE inicia Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é feita especialmente para promover os direitos destas pessoas e realizar atividades em conjunto com a sociedade.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Içara iniciou nesta segunda-feira, dia 22, os trabalhos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Até o dia 30, palestras, intercâmbios e atividades recreativas vão envolver os alunos da APAE com a so-ciedade içarense.
“Nesta terça-feira pela manhã, fisioterapeutas fo-ram às rádios da região para explicar sobre os tipos de deficiência. À tarde, a-conteceu uma palestra so-bre prevenção na Escola Quintino Dajori, do bairro Presidente Vargas; e uma Oficina de Expressão na APAE, com contação de histórias, pela equipe da Casa da Cultura Padre Ber-nardo Junkes. Enfim, mui-tas outras atividades serão realizadas nesta semana para mostrar o trabalho da APAE e os direitos das pes-soas com deficiência”, rela-tou a diretora da APAE de Içara, Clair Martinello.
Nesta quarta-feira, dia 24, uma psicóloga fará pa-lestra também sobre pre-venção no programa Edu-cação para Jovens e Adul-tos (EJA), do Balneário Rin-cão. De manhã e à tarde os alunos da APAE ganharão um lanche especial.
Quinta-feira, dia 25, é a vez dos estudantes da Es-cola Gervásio Teixeira Fer-nandes, do bairro Pedrei-ras, receberem palestra e os alunos da APAE participa-rão da missa da saúde, na Matriz São Donato, às 15h 30min; e culto na igreja As-sembleia de Deus, do Cen-tro, às 15h30min.
Ainda dentro da progra-mação, será realizada a Feira Cultural e Pedagógi-ca da APAE, na sexta-feira, dia 26, na qual os alunos da instituição receberão a visita de escolas e comuni-dade. Dia 27, sábado, será feita a Festa da Família, com palestra aos pais, ati-vidades culturais e de la-zer, além de almoço de con-fraternização.
Já na segunda-feira se-guinte, dia 29, os alunos prestigiarão a Banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Cri-ciúma. E dia 30, terça-feira, os alunos estarão na ONG Multiplicando Talentos, onde vão assistir a um filme em cinema 3D.
As APAEs de todo o Bra-sil comemoram a Semana Nacional Pessoa com Defi-ciência Intelectual e Múlti-pla entre os dias 21 e 28. O tema deste ano é A Pessoa com Deficiência quebra a Cul-tura da Indiferença. Tenha Co-ragem de Ser Diferente.

POLÍCIA - Briga de casal quase termina em tragédia

Feminina não aceita a separação e foi tirar satisfação com o ex-marido, no bairro Jardim Elizabete, em Içara, armada com um facão tentou atingir o rapaz, que fugiu para casa de vizinhos.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Uma tentativa de homicídio no início da noite desta segunda-feira, movimentou os moradores da Rua Antônio Guglielmi, no bairro Jardim Elizabete, em Içara.
Segundo o Boletim de O-corrência, C.S., 32 anos, invadiu a casa do ex-companheiro D.M., 26, para tirar satisfação sobre o fato de ele estar envolvido com outra mulher. Armada de um facão, ela deu dois golpes que atingiram a roupa da vítima, que assustado, foi se esconder na casa dos vizinhos.
A Central de Emergência da Polícia Militar de Içara foi acionada e a guarnição esteve no local. A mulher já havia se evadido para destino ignorado.
D.M. foi até a Delegacia de Polícia Civil de Içara e registrou o-corrência contra a ex-esposa.
Caso em 2010
Acusada de esfaquear o marido e com isso levá-lo à morte, F.M. foi condenada a quatro anos de reclusão em regime aberto.
A sentença foi registrada no dia 4 de agosto deste ano. O caso remete ao homicídio do companheiro em 10 de setembro de 2010, ocorrido na Zona Sul do Balneário Rin-cão. E, por ter atentado contra a vida, foi levado ao Salão do Júri da Comarca de Içara. O caso está transitado em julgado segundo o parecer da justiça.

VARIEDADES - Professora recebe convite oficial para seminário em Brasília

O estudo da professora de Içara, Édina da Silva Freitas, foi escolhidos para ser apresentado em um seminário organizado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

(Divulgação)

A professora Édina da Silva de Freitas, da Escola Quintino Folhiarini Dajori, de Içara, recebeu o convite oficial do Ministério da E-ducação (MEC) para apre-sentar o trabalho O gênero de opinião do Programa Escre-vendo o Futuro: Estudo de Ca-so, no seminário organiza-do pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O evento vai acon-tecer em Brasília nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Centro de Eventos e Con-venções Brasil 21.
Os convidados, que terão as despesas custeadas pela Olimpíada, participarão de três dias de conferências, exposições de relatos, apre-sentações de pesquisas a-cadêmicas sobre a Olimpía-da e grupos de trabalho. “Estou muito feliz pela o-portunidade. Estarei em Brasília, mais uma vez, re-presentando Içara. Vou a-presentar uma comunica-ção relatando a produção textual do gênero artigo de opinião em sala de aula, fi-nalizando com a minha dissertação de mestrado. Espero contribuir com o do-cumento que será elabora-do durante o seminário”, enfatizou Édina.
O assunto do seminário será: A escrita em foco: em várias vozes.
O Seminário destina-se a um grupo de 400 convida-dos composto por profes-sores participantes da O-limpíada, educadores que atuam na formação em Lín-gua Portuguesa e pesqui-sadores acadêmicos.
O encontro nacional tem os objetivos de: promover a reflexão sobre pesquisas, práticas didáticas e de for-mação para professores de Língua Portuguesa; e esta-belecer diálogo entre as o-rientações oficiais e as pes-quisas feitas, práticas de en-sino e de formação docente no País.
Com base nas exposi-ções de práticas de ensino e formação e nos debates dos grupos de trabalho, será produzido um documento com propostas para polí-ticas públicas na área do en-sino de Língua Portuguesa. “Acreditamos que esta será uma oportunidade especi-al para intensificar a inter-locução entre práticas didá-ticas e saberes acadêmicos; explorar as possibilidades do ensino de Língua Portu-guesa com foco na escrita; conhecer experiências do-centes representativas e a-ções de formação promovi-das pelas Secretarias de E-ducação”, escreveu no do-cumento oficial do MEC a secretária de Educação Bá-sica, Maria do Pilar Al-meida e Silva.

ESPORTE - Tigre não libera Carmona e confirma saída de Bruno

Direção do Criciúma volta atrás da decisão e não libera Pedro Carmona para o Palmeiras e rescinde contrato com o atacante Bruno Meneghel, que está livre para procurar outro clube.

(Divulgação)

Depois de muitas especulações a direção do Crici-úma resolveu não liberar o meia Pedro Carmona para o Palmeiras, de São Paulo, e rescindir contrato com o atacante Bruno Meneghel, que entrou em um acordo com o clube, ficando livre para negociar o passe com outra equipe -
O Criciúma contratou o atacante para o Brasileiro, mas ele não conseguiu se firmar na equipe e sequer vinha sendo relacionado para os últimos jogos.
Quanto a Pedro Carmo-na, a liberação do jogador, conforme solicitado pelo São José, de Porto Alegre-RS,não será nada pacífica. O Tigre firmou a posição de não liberá-lo, manteve o atleta nos treinos e promete brigar na Justiça, se for o caso, para continuar com o meia, emprestado ao Criciúma até o final da Série B.
O Tigre deu início aos treinamentos da semana na preparação para o jogo diante do São Caetano, sexta-feira, às 20h30min, no Estádio Heriberto Hülse, pela 19ª rodada do Brasileiro da Série B.
O meia Roni deve ficar cinco jogos em recuperação de acordo com a previsão do departamento médico.

DISTRITO - Moradores pedem melhorias nas ruas do Balneário Rincão

Os residentes na Rua Aníbal Santos Dagostim, área próxima a Lagoa do Jacaré, solicitam que as estradas sejam patroladas, enquanto o encarregado da subprefeitura, Airton Ferreira, pede paciência.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Nos últimos dois meses a chuva tem castigado e bastante os moradores do Distrito Balneário Rincão, deixando as ruas intrafe-gáveis, entre elas a Aníbal Santos Dagostim, próxima a Lagoa do Jacaré, área central da praia.
De tanto reclamar e não ter os pedidos atendidos os moradores resolveram co-locar galhos na estrada para bloquear o acesso dos carros e pedestres. Outro agravante, é que a água pa-rada pode provocar doen-ças como a dengue nas cri-anças a também nos adul-tos, que diariamente tem que passar pela água, em alguns lugares, parada há meses, criticam os morado-res da rua.
Muitos veículos já fica-ram atolados no local, dei-xando os motoristas indi-gnados com o descaso da subprefeitura.
O encarregado de Obras, Airton Ferreira, afirmou es-tar ciente do problema, mas, ressalta que enquanto a chuva não parar não tem como mexer naquela rua. “Peço um pouco mais de compreensão dos rinco-nenses, pois estamos traba-lhando para melhorar o Distrito e a chuva não tem dado trégua, prejudicando os andamentos dos servi-ços”, explica.
A equipe da subprefei-tura está solando a Estrada Geral que dá acesso ao Tor-neiro, pois a ponte já está liberada para o tráfego de veículos. Se o tempo ajudar o trecho deve ser liberado até sexta-feira.