O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Edição 1.849: EDITORIAL - Chuva prejudica governo de Gentil

As chuvas que caem no município de Içara nos últimos meses não estão dando trégua a Administração Municipal de Gentil Dory da Luz (PMDB) e coligados, que não estão dando conta de patrolar as estradas do município.
Para agilizar os serviços é necessário que haja maquinários e isso a Prefeitura não tem e o que é mais preocupante.
Em 1996 e em 2008 os dois prefeitos do PP, Arthur Zanolli e Heitor Valvassori, respectivamente, perderam as eleições para o PMDB depois de um mês de chuva. E agora isso pode acontecer de forma contrária.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno


Atopia
(Dermatite ou Eczema atópico)

O que é?
A atopia é uma doença adquirida por herança genética que, na pele, causa lesões inflamatórias: a dermatite atópica ou eczema atópico. A pessoa que sofre de atopia, além da dermatite atópica pode apresentar asma ou rinite alérgica. É frequente encontrar histórico de uma destas doenças nos familiares.
Manifestações Clínicas:
O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem. Na infância as lesões são avermelhadas e descamativas. Podem atingir a face, tronco e membros. Com o ato de coçar, tornam-se escoriadas e podem sofrer infecção secundária. Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele destes locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida. Usualmente localizada nestas áreas, a dermatite atópica pode se generalizar, atingindo grandes áreas corporais.
Passada a infância, pode ocorrer o desaparecimento total das lesões mas, geralmente, a doença tem curso crônico (longa duração), apresentando períodos de melhora e de piora. É comum, após o desaparecimento da dermatite atópica, ocorrer a substituição desta por uma das outras formas de apresentação da atopia (asma ou rinite). Outra característica da pele do atópico é a tendência maior ao ressecamento que, por si só, pode dar origem à sensação de coceira e descamação. O estresse emocional pode desencadear períodos de piora e não deve ser menosprezado.
Tratamento:
A hidratação da pele é muito importante, devendo-se evitar sabonetes agressivos, buchas e banhos quentes. Se tomar mais de um banho por dia, o sabonete deve ser usado apenas em um deles. Logo após o banho, com a pele ainda úmida, deve-se usar hidratantes para evitar o ressecamento. As lesões são tratadas com o uso de cremes e pomadas à base de corticosteróides ou outras substâncias que ajudam a combater a inflamação. Em caso de infecção secundária, devem ser usados antibióticos. Medicações antialérgicas ajudam a diminuir e controlar a coceira. Casos mais graves podem necessitar de medicações mais potentes, via oral, para o seu controle. O tratamento da dermatite atópica depende de cada caso e deve ser conduzido por um médico dermatologista

POLÍTICA - Prefeito recebe resultados de exames e licença agora é oficial

Após a bateria de exames, iniciados em 06 de abril, Gentil recebeu os resultados dos exames médicos, que comprovaram a necessidade da realização de dois procedimentos cirurgicos.



Após realizar uma bateria prolongada de exames, foi confirmado que o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), deverá passar por dois processos cirúrgicos, sendo que um deles será para a retirada de um cisto no ombro.
“Dia 20 chegaram o resultado dos meus exames, confirmando que eu deveria passar por uma cirurgia”, declarou o prefeito, que está aguardando o resultado de mais alguns e-xames, e que relatou que os procedimentos serão realizados em Criciúma.
Contudo, a licença de 60 dias que ele irá retirar, sendo 30 dias de licença médica e mais 30 de férias, só deverá ocorrer no dia 7 de maio, quando ele retorna de Brasília, junto com o vice-prefeito José Zanolli (DEM), para onde viajam no dia 3, para a assinatura de diversos convênios.
A partir de então, o responsável pela administração da cidade, será Zanolli, que também ocupa o cargo de presidente do Samae.
Sobre a possível substituição dele, Gentil declara que “o Zé é quem define”. Ele acrescenta ainda que “o Zé também foi responsável pela eleição e que dará continuidade, juntamente com a equipe, aos projetos e convênios”, declarou
Zanolli afirma que “ainda não tem nada definido” e que irão resolver essas questões durante a viagem que farão à Brasília.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Espelho meu governo ao Dunga, que é um lutador e no final é um campeão, sempre aberto a novos desafios, ao contrário de Romário, que é um craque, mas está sempre envolvido com a polícia, desta vez por não pagar a pensão dos filhos”. Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, fazendo uma análise da sua administração, que completou 10 meses.

Nesta terça-feira
o PRB iniciou o Movimento “ Se liga 16- 2101 é a Nossa Vez”, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, campanha que pretende conscientizar os jovens sobre a importância do voto e da participação política. Agora a campanha ganha as ruas e as escolas de vários municípios..
Em Içara, o empresário Aldo Wagner Fernandes, presidente municipal do PRB, já começa a articular a campanha junto aos jovens.

Pelo menos
quatro funcionários pessoas já estão afastadas do Hospital São Donato de Içara.
Conforme o presidente da instituição, Acirton Costa, todas cumprem férias e podem ter envolvimento em irregularidades no registro de procedimentos do Sistema Único de Saúde, o SUS. O erro estaria na digitação dos atendimentos e a descrição deles. A suspeita é de superfaturamento. “Vamos chamar o SUS para verificar os problemas”, destaca Acirton.
O assunto pautou uma reunião do Conselho Diretor na noite de quinta-feira, dia 22. E, o caso denunciado pelo médico Lauro José Marques Nogueira também já é de domínio do promotor público de Içara, Henrique da Rosa Ziesemer.
O procedimento preparatório do Ministério Público teve publicidade na segunda-feira, dia 19. Contudo, já tramita desde o dia 13 de abril no Fórum de Içara.
E onde estava a diretoria anterior que não viu isso? O caso é grave é deve ser bem investigado.

Moradores
do Presidente Vargas, juntamente com os vereadores Joaci Domingos Pereira (PP) e Jurê Bortolon (PMDB), se reuniram nesta sexta-feira, no Centro Comunitário, com o vice-prefeito José Zanolli e o secretário de Obras José Eloir Nascimento.
Eles querem uma definição para as prioridades do bairro.

GERAL - Prioridades de Vila Nova serão apontadas no sábado

Na reunião entre vice-prefeito, secretário de obras, vereador e comunidade, foi formada uma comissão que estabelecerá as maiores dificuldades do loteamento junto às autoridades públicas.



Lideranças municipais e comunidade se reuniram na quinta-feira, no Centro Comunitário, para tratar das necessidades nos Loteamentos Vila Nova, Sandra, Isabel e Betânia, na Grande Vila Nova, em Içara.
Dentre os participantes estiveram presentes o vice-prefeito de Içara José Zanolli, o secretário de Obras do município José Eloir do Nascimento, o vereador André Mazzuchello Jucoski, conhecido como Polakinho e e mais um grupo de moradores.
Na reunião foi estabelecida uma comissão para representar o loteamento Vila Nova junto ao Poder Público, além de definir para o sábado, às 13h30min, um novo encontro no qual serão apontadas as prioridades da comunidade.
“A reunião foi bastante produtiva. Sem promessas. Esperamos que sejam atendidas as necessidades da população”, disse o vereador Polakinho.
Ele acrescentou que existem ruas no loteamento em que é impossível trafegar ou até mesmo passar de bicicleta.
O integrante da comissão, Evanir Calegari, disse que a comunidade “pede um voto de confiança para que sejam solucionados os problemas mais urgentes”. Ele acrescenta ainda que conhece as possibilidades e dificuldades da prefeitura, mas que há urgência em melhorias no loteamento.
As prioridades na localidade seriam melhorias nas estradas, solucionamento de várias bocas de lobo e limpeza e drenagem de um trecho do rio.

POLÍCIA - PM prende viciado em drogas com produtos de roubos em Içara

A PM de Içara atendeu uma ocorrência na madrugada desta sexta-feira, depois de receber uma denúncia anônima, e prendeu um homem de 30 anos com produtos roubados em um bairro de Içara.



Na madrugada desta sexta-feira, dia 22 abril, a Polícia Militar (PM) de Içara foi acionada para atender a uma ocorrência no Bairro Aurora, em Içara.
P.A.S, 30 anos, foi abordado, na saída de uma residência, com uma mochila de produtos furtados e uma quantia grande de crack, escondido no forro da calça.
De acordo com os soldados, na bolsa tinha tênis, roupas, porta jóia, entre outros objetos, até aparelhos de televisão foram encontradas depois escondidas em um matagal.
Para entrar na casa a PM arrebentou a porta com chutes. No momento da ação ninguém se encontrava no local. O acusado foi encaminhado para a delegacia na qual foi lavrado um termo em flagrante.
O meliante foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Içara e depois da lavratura de ocorrência levado ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma, onde ficará a disposição da justiça.
O Tenente Coronel Adilton Maciel, comandante do Batalhão Especial de Içara, informou que as rondas nos bairros estão sendo feitas com mais intensidades. “Queremos coibir ainda mais, os crimes na cidade, e o tráfico, já que todo o roubo está ligado amplamente ao consumo de drogas”.
Araranguá
Nesta sexta-feira, A.S.M., 22 anos foi preso depois que resolveu arrombar e furtar a casa da própria mãe. A ação foi vista pela mulher, que injuriada acionou a Polícia Militar de Araranguá.
O meliante ainda conseguiu fugir, mas a mãe depois de uma investigação descobriu o paradeiro dele e avisou novamente a guarnição. Desta vez o jovem foi preso e foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma.

VARIEDADES - Tendência e muita gritaria no Fashion Room 2010

O evento de moda do Shopping Criciúma, contou com a presença do ex-BBB Kadu Parga, que causou frisson entre a mulherada, principalmente durante o desfile outono/inverno.

O Fashion Room 2010, realizado no estacionamento do Shopping Criciúma, cujo tema era África, contou com a participação de um convidado especial: Carlos Eduardo Parga, ou simplesmente o Kadu, do reality show BBB-10.
Antes de entrar na passarela, os jornalistas foram “trancados” em uma sala de vidro com ele, onde dezenas de fãs se acotovelaram e berravam, mas mostrando desenvoltura e simplicidade, ele respondeu as mais variadas perguntas, mas nos deixou só na curiosidade na questão amorosa: a assessora pediu para evitar perguntas sobre Lia, Fernanda, Mônica....
Contato com a região sul: “Não conhecia a cidade, nem as marcas daqui, mas recebi informações bem interessantes sobre o pólo industrial. Eu conhecia Florianópolis, Nave-gantes e Balneário Camboriú”.
Fama: “Não esperava que acontecesse tudo isso, mas até agora nenhuma fofoca ou especulação me tirou do sério. Eu gosto de sentir o carinho dos fãs”.
Posar nu: “Tiro de letra o assédio do público gay, mas eu não posaria nu”.
BBB: “Antes de entrar na casa, eu já conhecia o Dourado, mas não éramos amigos. Fui estagiário na academia em que ele deu aulas. Não me uni a ele por estratégias, mas por afinidades. Lá dentro ficamos amigos, assim como fiquei da Lia, e mantenho mais contato com eles. Quando fiquei entre os finalista, já senti que valeu a pena”.
Futuro: “Não acho que a profundar e ser ex-BBB não é profissão”.
Sonho: “Acho que não tenho nenhum grande sonho a ser realizado, eu quero é ser feliz!”
Para a coleção outono/inverno 2010, a moda continua no clima rock’n roll, com o uso das tachas e em coletes, com inspirações clássicas dos anos 70, como é o caso das roupas em tons fortes, como o vermelho, cereja e o azul-petróleo. Nos pés, as peep toes acrílicas e bicolores chegam forte na estação, além das botas com fivelas e saltos vírgula.
O acessório que mais chamará atenção, contudo, serão as meias-calças: coloridas, rendadas e com print animal.
Para os homens, a tendência é o conforto, com moletons e casacos nas cores cinza e branco, com pelo sintético no capuz dando o toque especial, assim como as correntes de prata para chamar atenção.

ESPORTES - Jovem piloto de Içara pensa seguir no esporte

O içarense Dinarte Rizzieri Júnior começou a carreira nas corridas de moto velocidade, incentivado pelo pai que durante muitos anos foi piloto e já começa a sonhar em competições maiores.

Dinarte Rizzieri Júnior, residente no bairro Liri, em Içara, revela o verdadeiro lado nas pistas, onde pode acelerar e mostrar a paixão pelo motociclismo.
A estreia da carreira foi aos 18 anos, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, na categoria 125cc. Entre 16 pilotos, conquistou a quinta colocação.
O piloto lista como símbolos da motovelocidade o australiano Casey Stone e o italiano Valentino Rossi.
O fascínio pelo esporte veio por incentivo do pai, Dinarte Rizzieri, que até 1983 também foi piloto. Afirmou que sempre gostou da ação das motos e quer dar continuidade ao esporte que está no sangue da família, desde então, já participou de cinco provas.
Ele já tem mais duas corridas marcadas. Os próximos compromissos acontecerão em 23 e 30 de maio, em Santa Cruz do Sul e Guaporé, no Rio Grande do Sul.
Já a última vez que disputou o pódio foi no GP Gaúcho em Santa Cruz do Sul (RS). Trouxe para Içara a terceira colocação. Júnior largou em último lugar, durante a prova derrapou, e, assim mesmo chegou entre os primeiros. Os resultados da proeza foram diversos arranhões, a clavícula e o pulso fraturados. Mas a família está ali sempre ao lado dele, acompanhando o piloto em todas as competições pelo Sul do Brasil.
Para se firmar no esporte e até mesmo se destacar, ele busca experiência, sonha participar de categorias mais altas e até mesmo se tornar campeão brasileiro.
Segundo ele, a maior dificuldade está na falta de patrocínio. Os gastos são alto com inscrições, pneus, gasolina e outras despesas, e a única ajuda que recebe é do pai e de alguns patrocinadores. Enquanto a profissionalização não acontece, Júnior se dedica ao esporte aos estudos. Atualmente cursa o pré-vestibular e irá tentar uma vaga em medicina.