O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CAPA: Edição1.999 - Içara, 1º de dezembro de 2010

Famílias carentes do Rincão recebem alimentos doados pelo Espegato
(Divulgação)


Preparativos para o Natal Luz
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Guarda-vidas passam a atuar a partir de hoje
(Bruna Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Motoristas abusados são multados

O motorista que for apanhado trafegando pela beira-mar do Balneário Rin-cão terá o carro guinchado e será notificado pela Polícia Militar de Içara.
E não é por falta de aviso, pois há mais de 15 dias a subprefeitura fechou a entrada para a orla marítima, deixando apenas uma cancela para entrada das viaturas e carros de pescadores que são obrigados a transportas as redes.
A proibição é uma forma de manter a segurança dos banhistas, que, durante a temporada, são mais de 200 mil, que se revezam na beira-mar do Rincão.
Talvez, atingindo o bolso dos infratores eles a-prendam a respeitar as placas de proibição.

CHARGE

COLUNISTA - Maso Nyetto,


Nuances de Vidas em Crônicas (70)

Há aqueles dias em que parece que nada quer dar certo. Os pensamentos ca-raminholam na cachola, e nada parece fazer ligação.
Há um mundo de lem-branças para ser observa-das e recolocadas, de refe-rência no porão do sub-consciente. Mas... ao redo-brar as recordações para guardá-las, acabei trope-çando em algo que me cha-mou a atenção de maneira mais enfática, uma folha a-marelada. Nela estava um resumo das eleições em Criciúma, da edição nº 2, do jornal “O Mineiro” que circulou no dia 15 de janeiro de 1926.
Presentes à solenidade de instalação do municí-pio de Criciúma, estavam os representantes dos jor-nais: “O Imbituba”, da ci-dade de Imbituba; “A Ci-dade”, de Tubarão; além “A paz”. Na oportunidade foi dada a posse aos nome-ados no ato, conselheiros e ao superintendente, Mar-cos Rovaris. Logo em se-guida veio a segunda reu-nião, no dia 27 de novem-bro do mesmo ano e nela, a segunda eleição para os administradores escolhi-dos pelo povo. Um fator que me fez dar mais aten-ção ao documento foi a re-sultados, ou seja, a soma-tória dos votos.
Para superintendente o coronel Marcos Rovaris teve uma somatória de 328 votos. Em seguida passa-ram para os Conselheiros Municipais, o que equivale a um vereador. Ficaram e-leitos com a seguinte vota-ção: Pedro Benedet – 320 votos; Gabriel Arns – 326 votos; Olivério Nüernberg – 324 votos; Humberto Bor-toluzzi – 328 votos; Olym-pio Motta – 322 votos.
Ficaram como suplentes de conselheiros os senho-res João Zanetta com 318 votos; Frederico Minato com 316 votos; Cincinato Naspolini com 314 votos; Manoel Herculano com 312 votos e Gervásio Tei-xeira Fernandes com 309 votos. Pela escala decres-cente de votação, outros se-nhores votados tomaram as funções de Juízes de Paz e de suplentes. E fo-ram essas pessoas que cri-aram as primeiras 40 Leis que regiam o novo Muni-cípio e, consequentemente a nossa Içara bem repre-sentada na suplência pelo Conselheiro Gervásio Tei-xeira Fernandes, da locali-dade de Pedreiras. Cabe a-qui recordar, entre eles, al-gumas dessas Leis a que estivemos sujeitos, especi-almente treze artigos que era passível de multa de cinco mil réis:
É proibido sob pena de multa:
I - ter ou depositar nas ruas ou estradas, objetos que pelo seu volume ou natureza, incomodem ou possam constituir perigos para o trânsito público.
II – maltratar animais.
III – transitar cavalos pelo passeio público.
IV – transitar pelos pas-seios das ruas com tabu-leiros, caixões ou qualquer objeto que intercepte o trânsito público.
V – correr a cavalo pelas ruas da vila ou povoações, exceto os agentes da força pública quando em serviço ou força maior.
VI – transitar com carros de bois cantando dentro do perímetro urbano.
Achei muito importante observar que entre as 40 Leis Municipais, 19 delas versavam sobre a Educa-ção. Um belo apanhado de um código de postura pa-ra os cidadãos criciumen-ses da época.
Outras penalidades fo-ram colocadas em escala crescente e vale a pena co-nhecer a primeira legisla-ção criciumense já que ela foi modelo para o nosso código de posturas içaren-se criada em dezembro de 1961.
Na próxima semana continuamos com mais um assunto de nossa terra.

POLÍTICA - Vereadores votam em Ordem do Mérito e Cidadão Honorário

Depois de terem entregue a Medalha do Mérito Desportivo ‘Tarcísio Pacheco’, na sexta-feira, dia 26, os vereadores votaram os nomes para mais uma solenidade de final de ano.

(Divulgação)

Apesar da confusão na hora da votação, pelo fato de dois nomes, indicados pelos vereadores Darlan Bitencourt Carpes (PP) e Itamar da Silva (PP), não terem sido incluídos nas cédulas antecipadamente, os legisladores içarenses escolheram, através de vo-tação secreta, 20 nomes de pessoas que serão contem-pladas com os títulos hono-ríficos de Cidadão Honorá-rio e Ordem do Mérito de Içara 2010.
A votação foi realizada na sessão da Câmara Mu-nicipal desta segunda-fei-ra, dia 29 de novembro.
Os títulos visam conferir homenagem a pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes servi-ços ao município ou nele se destacado pela atuação exemplar na vida pública ou particular, mediante proposta pelo voto secreto de dois terços dos membros do legislativo.
A Câmara realiza, no dia 10 de dezembro, a sessão solene. Serão homenagea-das 20 pessoas, dez títulos de Cidadão Honorário e dez de Ordem do Mérito. Cada vereador indicou um nome para cada título.
A cerimônia começa às 19h, na sede da Câmara.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“O Giassi tem um papel importante na história deCriciúma e toda Região Sul. Contribui na economia da cidade, gera emprego, além de ter um trabalho social fantástico e ações que visam a conscientização ambiental”. Deputado Estadual Décio Góes (PT), justificando por que indicou o empresário içarense Zefiro Giassi para a comenda da Alesc.

A Câmara Municipal de Içara
realiza nesta quinta-feira uma reunião sobre a segurança pública no município. O aumento no número de ocorrências polícias na cidade preocupa os vereadores. “Sabemos que a polícia esta fazendo a sua parte e sofre com a falta de efetivo, precisamos é trabalhar para buscar novos policiais junto ao governo esta-dual”; comentou vereador André Mazzuchello Jucos-ki, o Polakinho, autor do requerimento para a reunião.
Foram convidados para participar da reunião representante das Polícias Civil e Militar, da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma, da Admi-nistração Municipal de Içara, deputados da Região Sul, empresários e comerciantes da cidade.
A reunião será as 16h30min no Plenarinho da Câmara Municipal de Içara.
Na semana passada o Conseg do Centro se reuniu com os representantes das Polícias Civil e Militar e foi sugerido que fosse solicitado à Secretaria de Segu-rança Pública de SC instalações de câmara em al-gumas localidade da cidade.

O PSDB
que ficou em cima do muro nas eleições para governo de Santa Catari-na, conseguiu uma gran-de fatia de Raimundo Colombo. Ficarão com o comando da Casan

Não acresdito
que o Gentil Dory da Luz vai ceder e pagar os salários dos médicos do sobre aviso do Hospital São Donato. A Prefeitura já repassa mensalmente mais de R$ 60 mil.

Meio estranho
os nomes de Arnaldo Lodetti Júnior e de Terezinha Casagrande Valvassori, indicados pelos vereadores Itamar da Silva e Darlan Carpes, respetivamente, para o título de Ordem de Mérito, não estar na relação para entrar em votação secreta na segunda-feira na Câmara Legislativa. Houve um começo de discussão, e depois do “esquecimento”, os nomes foram colocados de volta na relação de votação. Ratearam bonito.

Gentil da Luz
deve vir com a mala cheia de dotação orça-mentária para serem apli-cados em pavimentação e em outra áreas. Começou a colher os frutos.

Partidos
do Rincão começam a mexer os pauzinhos em busca de lideranças que es-tejam dispostos a enfrentar Jairo Custódio (PMDB) e Naelti Vianna (PP).

Frase
“Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela”. (Bjornstjerne Bjornson - Es-critor norueguês - 1832-1910).

GERAL - Içara terá quinze dias de atrações no Natal Luz 2010

Programação contará com atrações culturais diárias, entre apresentações musicais, teatrais e atividades esportivas; evento iniciará na próxima sexta-feira, 3 e segue até o dia 23 de dezembro.

(Daniela Soares/Jornal Iarense)

Música, decoração, brincadeira, diversão e entretenimento; estes serão os presentes que a população iça-rense ganhará neste Natal. Com quinze dias de atrações, o Natal Luz 2010 inicia na próxima sexta-feira, 3, com a inauguração da iluminação na Praça Matriz São Donato.
Beleza é a palavra que o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Agilmar Pedro Viana, escolhe para definir o evento. Ele aponta que o comércio está investindo na decoração para tornar a data mais atrativa e especial aos consumidores do município.
“A participação da comunidade é muito importante. Por isso esperamos que a população prestigie e aproveite a programação deste ano”, salienta.
O evento conta com ativi-dades culturais diárias, entre as quais estão a apresentação da Orquestra da Assembleia de Deus, o desfile de Carnaval de Veneza, o show internacional de violão clássico, além de atrações musicais e teatrais. A programação terá ainda um bolo de 60 metros que será partilhado com todos.
Para alegria dos pequenos, a chegada do Papai Noel será na sexta-feira, dia 10. As crianças poderão usufruir também dos brinquedos que serão montados na praça.
O promotor do evento, E-deraldo da Silva, destaca que as atrações serão estendidas à Praça da Juventude, com campeonatos e atividades esportivas mo-nitoradas por profissionais da prefeitura.
O evento soma cerca de R$ 150 mil em investimentos estruturais e de divulgação, com realização integrada da CDL, Administração Municipal, Câmara de Vereadores, SAMAE e Cooperaliança.

POLÍCIA - Trio é detido por moradores ao arrombar casa no Rincão

Na madrugada desta terça-feira, 30, dois homens e um adolescente foram flagrados quando furtavam residências; trio foi rendido por moradores enquanto socorro policial não chegava.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Arrombamentos e furtos se tornaram ocorrências frequentes no Distrito Balneário Rincão. No entanto, uma ação na madrugada de ontem foi interrompida pela interferência dos moradores locais. Por volta da 1h20, desta terça-feira, 30, a Polícia Militar foi acionada para conter uma tentativa de furto em uma residência na Zona Sul, próximo ao Mercado Treviso.
Segundo o sargento Fon-toura, quando a guarnição chegou no local os autores do crime haviam sido detidos pelos populares. Se tratavam de J.R.V., 20 anos, G.B.E., 22, e um adolescente de 16 anos.
No momento do flagrante os agentes estariam tentando levar produtos alimentícios. Em rondas pela região, os policiais encontraram dois aparelhos de televisão que os homens teriam abandonado em um terreno para levar pos-teriormente.
Os homens teriam também depredado a residência, quebrando e amassando as janelas. Segundo o delegado, Rafael Marin Iasco, o trio seria conhecido da polícia, sendo que J. já havia sido preso em flagrante por furto.
Os jovens que residiam no bairro Pedreiras, foram ouvidos na delegacia na manhã de ontem. G. e J. foram conduzidos ao Presídio Santa Augusta e o adolescente ao Centro de Internação Provisória (CIP), ambos em Criciúma.
No último fim de semana outro caso furto foi registrado na localidade. Na tarde de sábado, dia 27, R.M, 26 anos, retornava pa-ra a residência quando percebeu que o local havia sido arrombado. Três aparelhos celulares e R$ 50 foram levados. A polícia realizou rondas, mas não encontrou nenhum suspeito.

VARIEDADES - Alimentos arrecadados no Espegato são distribuídos

Os participantes do Espegato, realizado sábado, dia 27, na Zona Norte do Balneário Rincão, doaram mais de três toneladas de alimentos que já começaram a ser distribuídos no Distrito.

(Divulgação)

Mais de três toneladas de alimentos, arrecadados durante a sexta edição do Espegato, tradicional festa do Distrito Balneário Rin-cão, em Içara, começaram a ser distribuídos ontem à pessoas carentes.
No total, cerca de 200 fa-mílias cadastradas na Se-cretaria de Assistência So-cial de Içara vão receber as cestas com alimentos, mon-tadas na manhã desta ter-ça-feira, dia 30, por funcio-nários da Subprefeitura.
A edição de 2010 contou com a parceria da prefeitu-ra Municipal de Içara, que levou água através do Ser-viço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) e informa-ções da área de saúde, com a presença de diversos fun-cionários.
A entrega das cestas vai ser feita pela própria Secre-taria de Assistência Social, durante o atendimento às famílias cadastradas, reali-zado semanalmente na Subprefeitura.
“Essas famílias já rece-bem cestas de comple-mento alimentar nutricio-nal com frutas, legumes e verduras”, destacou a ges-tora de Assistência Social de Içara, Silvana Vasconce-los, acrescentando que “a doação dos produtos não perecíveis vai ajudar tam-bém as famílias com pro-blemas emergenciais de a-limentação”.
As três toneladas de ali-mentos não perecíveis fo-ram arrecadadas durante o último sábado, dia 27, no Espegato, festa com venda de abadá, que já é tradição na abertura da temporada de verão no balneário.
A Administração Muni-cipal de Içara fez parceria com os organizadores para recebimento dos produtos arrecadados. “O Espegato é uma festa que já virou tra-dição no Balneário Rincão e que atrai visitantes de to-do o Sul do Estado. O muni-cípio firmou uma parceria que, além de auxiliar na manutenção do evento, ainda angariou alimentos para nossas famílias caren-tes”, destacou o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz. “É muito bom contar com o apoio do Poder Público e ao mesmo tempo ajudar as pessoas necessitadas, esta-mos muito satisfeitos”, de-clarou Jeff Ronsani, um dos organizadores.
O Espegato teve origem em uma conversa de bote-quim, em meados de 2005, entre cinco amigos.
A ideia era fazer algo di-ferenciado na região, e que-riam conciliar: comida, be-bida, diversão e principal-mente uma boa organiza-ção para que nada faltas-se para os participantes.
A primeira edição foi realizada em 10 de dezem-bro de 2005 e contou com a presença de pelo menos 400 pessoas.

ESPORTE - Tabela do Suíço da Zona Sul está formada

As equipes que irão participar do Campeonato Suíço da Zona Sul já conhecem os adversários, e os cruzamentos da primeira rodada, que terá início no dia 18 de dezembro, já estão definidos.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A chegada do sol nos fins de semana tem levado muitas pessoas ao Balneário Rincão, que além de curtir a praia estão de olho nas práticas esportivas que migram da cidade para o litoral.
Já, no próximo dia 18 de dezembro começa a primeira rodada do Campeonato de Futebol Suíço da Zona Sul, com jogos aos sábados e aos domingos, enquanto a edição noturna começa dia 20, com jogos nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras.
De acordo com Altair Salvador (Kuquy), organi-zador das competições, a-firmou que cada um dos campeonatos contará com a participação de 20 equipes, dividas em quatro chaves, classificando os oito melhores times, independente de chave.
O Campeonato de Futebol Suíço da Zona Sul junta-se ao Praião A e B e ao Coroa Bom de Bola, como principais atividades da temporada de verão no Balneário Rincão.

DISTRITO - Atendimento dos guarda-vidas inicia no Balneário Rincão

Guarda-vidas começam hoje a atuar em quase 13 quilômetros, entre a orla do Rincão e a Barra Velha; e a temporada de verão contará com 44 guarda vidas civis e pelo menos três militares.

(Divulgação)

Os postos guarda-vidas do Distrito Balneário Rin-cão, em Içara, começam a ser acionados nesta quarta-feira, dia 1º, para a temporada de verão 2010/2011. Cerca de 44 guarda vidas civis e pelo menos três militares estarão atuando em quase 13 quilômetros de orla entre o Rincão e a Barra Velha e também na Lagoa dos Freitas, durante os finais de semana.
Segundo o comando do Corpo de Bombeiros de Içara, até sexta-feira, 3, estarão atuando apenas os guard-vidas que já trabalharam na temporada passada e os demais iniciarão o serviço no final de semana, depois da formatura.
“Todos os civis continuam em treinamento para melhor atender a população”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, capitão Alexandre Vieira, acrescentando que a atuação dos guarda-vidas segue até o dia 13 de março, uma semana após o Carnaval.
Ainda conforme o comandante, nessa temporada o trabalho dos guarda-vidas será intensificado com o auxílio de equipamentos como um jet ski e um quadriciclo.
“Placas indicativas de pontos não propícios ao banho e informações adicionais de segurança também serão distribuídas na orla e nas lagoas, onde a novidade desse ano é a colocação de u-ma corda com uma bóia ao alcance dos próprios veranistas para facilitar eventuais salvamentos”, concluiu Vieira.