O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Capa: Edição 2.205 - 5 de outubro/2011

DIVULGAÇÃO
Geral: Secretaria de Obras segue cronograma de recuperação das ruas




ARQUIVO/JI
Política: Gentil Dory da Luz e Zé Zanolli entram com recurso junto ao TRE
Darlan Bitencourt Carpes terá que aguardar resultado do recurso para tomar posse




DIVULGAÇÃO
Polícia: Apreendidas arma e drogas com jovem no Balneário Rincão
Polícia Militar recebeu denúncia de que dois elementos estariam praticando tiro ao alvo nas dunas da Zona Sul.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Juiz toma decisão com base de 2004


Parece que o juiz eleitoral Sérgio Renato Domingos cometeu um equívoco grave na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que determinou a cassação do prefeito Gentil da Luz e do vice José Zanolli.
Na decisão pela cassação, o magistrado, que já não está mais em Içara, considerou na sentença a diferença de votos entre Gentil da Luz e Heitor Valvassori de 152 votos, das eleições de 2004, e não 1,4 mil, que é a diferença das eleições de 2008.
A defesa já entrou com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral em Florianópolis e conta os dias da decisão nos dedos.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Posse de Carpes na prefeitura depende de resultado de recurso

A defesa do prefeito vai entrar com recursos no TRE/SC nesta quarta-feira, dia 5; a resposta do tribunal deve sair até segunda-feira, dia 10; neste período Gentil continua no Executivo.

ARQUIVO/JI
A notícia sobre a cassação do mandato do prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e do vice-prefeito José Zanolli (PSD) surpreendeu a sociedade içarense nesta segunda-feira, dia 3.
O juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara, Sérgio Renato Domingos, entendeu que houve abuso de poder econômico e fraude durante a campanha dos candidatos em 2008.
Apesar de a sentença determinar ao presidente da Câmara Municipal que assuma o cargo de prefeito, enquanto a Justiça Eleitoral providencia o novo pleito; Gentil continua com poderes totais no Executivo, por que a defesa pode apresentar recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina.
Porém, se este recurso for negado pelo TRE/SC ou, até mesmo, demorar para ser verificado, o presidente da Câmara, Darlan Carpes deverá assumir interinamente.
“O prefeito continua com poderes totais. Por decisão dele, está evitando assinar documentos no Paço. Mas, se ele quiser, pode fazê-lo”, explicou a advogada Katherine Schreiner.
Ainda segundo a advogada, a defesa pretende entrar com uma ação nesta quarta-feira, dia 5, para que o prefeito e o vice possam continuar nos cargos até ser decidido sobre o outro recurso, que vai contestar a decisão do juiz.
“O judiciário não tem prazo para decidir sobre recursos. Porém, acredito que até a próxima segunda-feira, dia 10, teremos uma resposta. Caso não tenhamos sucesso neste pedido de permanência do prefeito, o presidente da Câmara, Darlan Carpes, deve assumir interinamente”, esclareceu Katherine.
Entre os argumentos que a defesa vai utilizar para demonstrar equívoco na sentença, está a afirmação do juiz ao dizer que Gentil ganhou com apenas 152 votos de diferença. “Isto demonstra, de forma incontroversa, que mínima disparidade de armas seria decisiva no resultado do certame, o que afasta a tese defensiva de que não houve influência das ‘irregularidades’ no resultado final das urnas”, escreveu o magistrado.
Porém, na verdade, a diferença foi de 1.400 votos.
“Isto demonstra que caso houvesse fraude no processo para conseguir os votos a mais, esta não seria suficiente para fazer com que o adversário tivesse ganho o pleito; o que demonstraria que não houve abuso de poder econômico”, observou a advogada.
O presidente do Legislativo foi chamado segunda-feira no Cartório Eleitoral, para receber o comunicado da sentença. “Estou deixando ‘a coisa correr’. Sou presidente da Câmara e vou continuar exercendo minha função normalmente. Se eu tiver que assumir, vou fazer isto, e acredito que as coisas vão continuar se encaminhando, pois sempre tivemos um bom relacionamento com o Executivo, aprovando os projetos”, declarou Carpes.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Esta situação é muito triste. A decisão veio no momento mais adverso possível, no qual Içara está recebendo muitas obras e o Zé Zanolli e eu não merecíamos isto. Lamentamos que um juiz, que não tem nada a ver com a cidade, nos julgue sem nos conhecer. Fizemos uma campanha legal. Houve erro na prestação de contas. Mas, tenho fé e acredito que vamos reverter à situação”. Prefeito Gentil Dory da Luz, sobre a cassação.

Parece
que o juiz eleitoral Sérgio Renato Domingos cometeu um equívoco na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que determinou a cassação do prefeito Gentil Da Luz e do vice José Zanolli.
Na decisão pela cassação, o magistrado considerou na sentença diferença de votos entre Gentil da Luz e Heitor Valvassori de 152 votos, das eleições de 2004, e não 1,4 mil, que é a diferença das eleições de 2008.
”Seja porque o abuso do poder econômico não se limita ao uso excessivo e não contabilizados de recursos na campanha eleitos, abarcando também os casos em que houver desvio, sonegação e aplicação indevida, seja ainda pela pequena diferença de votos entre os candidatos (152), não há como negar a ilegalidade e nulidade dos votos obtidos pelo candidato réu”, proferiu o magistrado.
A campanha sob análise ocorreu com 18,2 mil votos para Gentil e José Zanolli, enquanto, Valvassori, recebeu 16,7 mil votos à época. Logo a diferença deles foi de 1,4 mil votos. Quando tratada da necessidade de nova eleição, contudo, o juiz colocou as porcentagens para Gentil Da Luz (52,06%) e Heitor (47,94%).

Darlan Carpes
afirmou que vai aguardar a decisão da justiça, seja ou não pela cassação de Gentil e Zanolli, para depois se manifestar sobre o assunto.
A defesa entrou com uma ação no TRE/SC.

O pepebista
ficou afastado por quase 60 dias da presidência da Câmara pelas mãos do juiz Sérgio Renato Domingos e pode assumir o comando da Administração Municipal através do mesmo magistrado.

O vereador Joaci Domingos Pereira (PP)
o Boca (PP), havia comentado há alguns meses que estava “de mala pronta” para o PMDB. “Não é nada 100%, estamos conversando”, afirmou, sem dar maiores detalhes sobre o motivo da troca de partido que o elegeu por dois mandatos de quatro anos.
O vereador de Içara adianta que, caso a filiação se confirme, deve acontecer entre os meses de setembro e outubro. Boca, que é representante do bairro Presidente Vargas, tem mostrado uma sintonia com o Prefeito Gentil Dory da Luz que está conseguindo o que queria: engessar e implodir o PP, o adversário mais forte em Içara, que ainda continua sem mando, um navio sem capitão, um carro sem piloto, um cego sem bengala, sem rumo e com isso, deixa de fazer oposição.
Mas, ontem, ele afirmou que a situação envolvendo o Prefeito e Vice de Içara o fez dar uma freada na decisão e até quinta-feira deve conversar com o PP (com quem?) e PMDB para definir o seu rumo. “Agora, tenho interesse de ficar no PP”, comentou Boca, que será candidato a reeleição ao Legislativo 2012.

Frase
“Em política sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer”. (Joseph Joubert - Escritor norte-americano - 1754-1824).

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Secretaria de Obras de Içara segue recuperação de estradas

Entre as maiores demandas do município, está a recuperação de estradas; a Secretaria de Obras está seguindo um cronograma de recuperação de vias que vai contemplar cinco regiões do município.

DIVULGAÇÃO
A Secretaria de Obras de Içara segue nesta semana os trabalhos de recuperação de estradas em cinco regiões do município.
Na manhã desta terça-feira, 4, o Loteamento Ana Eliza, em Vila Nova, recebeu camadas de areão e limpeza de valas das ruas abertas nas últimas semanas.
No Loteamento Casagrande, a equipe da Secretaria iniciou os trabalhos de patrolamento que contemplarão 100% da localidade, segundo informações do encarregado de Obras, Márcio Realdo Toretti. “Também estamos fazendo drenagem e ligação fluvial para pavimentação do Jardim Planalto e no bairro Vila Nova”, explicou o encarregado.
A pavimentação dessas localidades é parceria entre Administração Municipal e moradores das comunidades beneficiadas.
Ainda faz parte do cronograma da Secretaria de Obras a urbanização do bairro Jaqueline, com construção de calçadas e limpezas de ruas.
Na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, dia 3, a maioria das indicações dos vereadores foram voltadas à Secretaria de Obras, seis delas. Entre os pedidos, estava o patrolamento e revestimento com areão, na Estrada Geral Espigão x Vila Alvorada; limpeza, melhoria e conservação com revestimento de areão em todas as ruas não pavimentadas de acesso aos cemitérios; patrolamento e revestimento com areão na Rodovia do Acesso Sul até a fazenda do Arthur Zanolli e em todas as ruas não pavimentadas do bairro Rio dos Anjos.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Operação conjunta resulta em prisão e apreensão de arma

Populares entraram em contato com a Central de Emergência após ouvirem dois disparos de arma de fogo que vinham das dunas da zona sul do Balneário Rincão logo no início de terça-feira.

DIVULGAÇÃO
No início da manhã desta terça-feira, populares entraram em contato com a Polícia Civil de Içara com informações que alguém estaria portando uma ar-ma de fogo e disparando nas dunas da zona sul.
Deslocando-se até o local, em conjunto com a Polícia Militar, foram avistados em meio aos combros R.M.P.C., 18 anos, e um adolescente de 14 anos, e uma motocicleta.
Na revista foi encontrado com R. um revólver calibre 22 com numeração raspada, contendo seis munições intactas e duas já disparadas. Também foi achado com ele cerca de 10 gramas de maconha e mais R$ 406 em notas de diversos valores, uma delas estava manchada com tinta antifurto.
A moto resgistrada com placa LXG-2033 de Tubarão estava com a numeração do motor raspada, lacre rompido e licenciamento atrasado. Ambos foram encaminhados a Delegacia Civil de Içara, decretada a prisão em flagrante R. foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma. Já, o menor foi levado ao Conselho Tutelar.
Nos últimos dois meses a Polícia Civil de Içara investigava uma quadrilha de assaltantes que agia na Região Sul, no decorrer das investigações foi constatado que os meliantes foram responsáveis por 16 assaltos graves com emprego de arma de fogo e em concurso de pessoas. E as investigações se afunilaram após a prisão em Jaguaruna de parte da quadrilha que assaltou uma residência em Treze de Maio. Após as informações colhidas a Polícia Civil chegou a mais três meliantes, presos preventivamente na semana passada. E nos interrogatórios de J.D., 33, I.F.L., 26, e C.O., 23, parte deles confessaram as ações, além de delatar moradores do bairro Mirassol, no Distrito Balneário Rincão, até então idôneos, que armazenavam as armas de fogo utilizadas nos assaltos, no intuito de ludibriar ações da Polícia Civil.
Eles são acusados dos seguintes assaltos: a três taxistas, em que as vítimas ficaram trancadas nos porta-malas, a cinco bares no Rincão, a um posto de combustíveis na zona sul e outro em Tubarão, ao Material de Construção Toninho, zona sul, a três motoristas de ônibus da Expresso Coletivo Içarense, no Rincão, e a uma residência em Treze de Maio. Eles também foram responsáveis pelo roubo do Corolla placas MGF-0869, de Içara.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: ‘Outubro Rosa’ leva ações intensificadas às ESFs

A fim de promover a saúde da mulher, incentivando-a a adotar ações preventivas, a Secretaria de Saúde de Içara realiza o “Outubro Rosa”, com exames e conscientização sobre o cuidado.

DIVULGAÇÃO
Ações intensificadas voltadas à saúde da mulher fazem parte das atividades do ‘Outubro Rosa’, que iniciou nesta segunda-feira, dia 3, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Içara. As ações estão sendo organizadas pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Centro de Atenção a Saúde da Mulher Içarense (CASMI).
“Aderimos ao movimen-to Mundial de Conscientização, a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Também estaremos intensificando os exames de preventivo, palestras de orientação e conscientização sobre o auto cuidado”, destacou o secretário da Pasta, Laudo Calegari.
Já a coordenadora do Casmi, enfermeira Maristela Meinert acrescenta que o objetivo da proposta é levar a promoção de saúde, “bem como incentivar as mulheres a adotarem medidas preventivas como melhoria da qualidade de vida”. Cada unidade de saúde adota de maneira criativa, e motivacional a forma de trazer as mulheres para participarem das atividades. Exame preventivo de colo de útero, mamografia são alguns dos serviços oferecidos; além da avaliação odontológica e atendimento médico.
As ações também compreendem trabalhos com nutricionistas, psicólogos, fisioterapeuta, grupos de hiperdia, farmacêuticos, fonoaudiólogo, orientação e ensino de exercícios de Yoga. Além do envolvimento de toda a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Interfirmas de futsal começa no dia 10

CALEBE BORGES/JI
Está confirmada a disputa do Campeonato Interfirmas de Futsal, Taça Içara 50 anos, a partir do próximo dia 10, no Ginásio Ergínio Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng, em Içara.
A competição organizada pela Fundação Municipal de Esportes (FME) terá 15 times divididos em três chaves.
De acordo com o presidente da FME, Flávio Felisberto, os jogos acontecerão em dias alternados para que a quadra possa ser utilizada em outros cruzamentos amadores.
A abertura será entre Moniari x Golden, às 19h-15min, seguidos de Usipe x Farben e Torrecid x Cas-tagnetti.
Classificam-se para a próxima fase oito equipes.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.