O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

POLÍTICA - Juiz acata pedido e retira um dos processos contra Gentil da Luz

O processo RE 2067, instaurado pela coligação “Por uma Içara mais Humana” e que já havia sido julgado como improcedente, teve o pedido de Gabriel de Souza acatado pelo juiz do TRE.



O processo RE-2067, de Investigação Judicial, instaurado pela coligação “Por Uma Içara mais Forte” e que tramitava contra o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e o vice, José Zanolli (DEM), foi retirado.
Vale ressaltar que o processo já havia sido julgado como improcedente.
O pedido foi feito pelo advogado Gabriel Schonfelder de Souza e acatado pelo juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Oscar Juvêncio Borges Neto. Conforme a assessoria do TRE, o processo está como público, mas protocolado no Cartório Eleitoral de Florianópolis, e o juiz não dará declarações à imprensa sobre caso.
O processo RCED 43 continua a tramitar normalmente, já chegando inclusive ao Tribunal Superior Eleitoral de Brasília, após os agravos dos advogados de Gentil. “O processo retirado já havia sido julgado como improcedente, e com a subida da outra ação para Brasília, eu e o outro advogado de defesa, o Fernando, temos perspectivas muito boas”, revela a advogada de Gentil, Katherine Schereiner.
Até o fechamento da edição, a equipe do Jornal Içarense não conseguiu entrar em contato com o Gabriel de Souza e nem com o presidente do PP, Arnaldo Lodetti Júnior.
Da Luz, que estava em Brasília para uma audiência no Ministério da Integração, “desconhecia o procedimento” mas o classificou como “estratégia da oposição. Qual outra definição?”, e afirma que continuará com seu trabalho. “Acredito na justiça divina”, finaliza.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“O presidente do Samae (José Zanolli) tem que criar projetos pa-ra resolver problemas da falta de água. O Presidente Vargas está sempre faltando água, que ele construa reservatórios para resolver esse problema. Não vou falar deste ou daquele presidente, mas o que tem que fazer é redes de água para beneficiar os içarenses”. Vereador Joaci Domingos Pereira (PP), na sessão de segunda-feira, se posicionando contra a gestão compartilhada entre o Samae e a Casan.

A Câmara de Vereadores de Içara
aprovou a criação de uma comissão para fiscalizar o andamento de obras no município.
O projeto, aprovado por todos os vereadores, é de autoria de Diego Vitorassi (PDT).
A nova comissão já possui uma relação de obras que pretende dar prioridade na fiscali-zação: a Ponte do Torneiro, Via Rápida, pavimentação de Rua Geral da Lagoa dos Esteves até a Barra Velha e Vila São José, e o acompanhamento das medidas compensatórios nas comunidades em torno da BR-101.
A iniciativa é boa, espero que funcione, pois o que tem comissão nesta cidade e são poucos os resultados.

Dalvânia Cardoso
foi quem iniciou em Içara a gincana que antecede a festa do Dia do Trabalhador, e está dando continuidade na ideia em Siderópolis, onde ocupa a Secretaria de Administração.
Tudo que é feito para melhorar a vida das pessoas tem que ser elogiado. E essa é uma delas.

Não está bem
explicada a desistência da coligação ”Por Uma Içara Mais Forte” ao processo RE-2067, contra o prefeito Gentil Da Luz (PMDB) e o vice José Zanolli (DEM).
Vindo da oposição todo cuidado é pouco. Agora cabe ao Ministério Público decidir se tem interesse em continuar a ação.

Adalberto Pizzetti
presidente do Conselho Curador do Hospital São Donato, de Içara, fez duras críticas ao diretor clínico da entidade, o médico Lauro Nogueira, autor das denúncias de possíveis irregularidades administrativas que são investigadas pelo Ministério Público e Polícia Federal, referente superfaturamento em AIHs (Autorizações de Internação Hospitalar). Ele criticou o médico, que não procurou o Conselho Curador para fazer as denúncias.
Desde segunda-feira estou tentando contato com Nogueira e não foi possível.
O correto seria a atual direção, junto com a Polícia Federal, fazer uma acareação com os funcionários afastados, os médicos e os ex-presidentes da instituição para saber desde quando está sendo feito essa ma-quiação, quem autorizou e quem são os beneficiados. É caso de polícia.

Edição 1.851: EDITORIAL - Quem ganhou com o desvio

O assunto do momento em Içara é o desvio de dinheiro do SUS, envolvendo médicos e funcion ários do Hospital São Donato. Se a Polícia Federal (PF) está cuidando do caso é porque a situação é grave e pode dar cadeia, caso seja comprovado culpa de alguém. É óbvio que o fato era de conhecimento de alguns, agora tem que se saber quem ganhou com a irregularidade e quem vai ser punido. O peixe pequeno ou o grande. Neste caso, é necessário que a PF faça uma acareação entre os envolvidos, a direção, os médicos e os ex-presidentes para saber quem está falando a verdade.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (42)

Abril é um mês rico na história do Brasil: data natalícia da sua descoberta, primeira missa, dia do patriota Pedro Álvares Cabral, aniversário da Capital do Brasil, dia do Índio, do Livro Infantil em homenagem a Monteiro Lo-bato, entre outras datas e festividades. Entretanto as datas vão sendo esquecidas e hoje pouca gente sabe responder a razão do feriado de 21 de abril ou a referência histórica do dia 22 de abril.
Uma coisa, porém, é certa, a passagem de um governador pelas localidades de um município ainda é um fato que atrai pessoas de todas as idades e condição social. E isto eu pude comprovar quando no sábado estive em Esplanada, em Içara.
Muitos funcionários que ocupam cargos na Administração Municipal e nas autarquias do governo estadual foram convidados. Porém poucos estavam lá, especialmente os ocupantes de cargos da rede estadual. No entanto, várias pessoas que não costumam freqüentar eventos promovidos por setores municipais ou estaduais estavam lá. E pude comprovar in loco que há ainda uma grande credibilidade em um representante da democracia, seja no âmbito municipal ou estadual. O povo ainda sente o coração palpitar quando houve falar do seu representante. Pena que o político não pense assim! A grande maioria depois de eleito não tem mais olhares para o voto que lhe deu o poder, torna-se um déspota, pensa que é o tal e que podem governar sozinho
Pois bem, lá estava eu observando o povo que se aglomerou na localidade, pela passagem do governador Leonel Pavan. Todos tinham o seu interesse, é lógico. Afinal o governador iria premiar a localidade com o recurso para a sonhada pavimentação da rodovia que dá acesso a praia de Esplanada e a outros balneários do município de Jaguaruna. O sonho da pavimentação já é um pouco antigo, mas o efeito da poeira e do trânsito não dá tempo dos moradores esquecer.Nós que moramos às margens da SSC 444 somos solidários pois sabemos a dimensão deste problema. Só a pavimentação poderá amenizar a poeira incômoda e insalubre que invade nossas casas e nossas vidas. Afinal, quando se vive em comunidade tudo passa a ser comum a todos, até as desgraças.
Esta era a razão do pessoal de Sanga Funda estar presente àquela localidade. O acesso de Sanga Funda ao Barracão será também pavimentado no mesmo tempo em que o acesso à Esplana-da. Para o Balneário Rincão será mais uma via de desafogamento da SC 444, e isto é muito positivo. Para os moradores é uma bênção deixar de conviver com a densa nuvem de poeira que cobre a localidade quando os motoristas tentam sair do engarrafamento no retorno da praia, no verão.
Foram tantas os benefícios populares que o povo comprovou, entre eles uma creche para a Vila Nova. Embora muitas famílias, hoje, tenham um pequeno (mas significativo) rendimento em cuidar de crianças de mães trabalhadoras, a creche irá dar um pouco de tranqüilidade as mães que precisam estar o dia inteiro fora e deixam os bebês. Esta é uma grande conquista!
Enfim, as obras foram licitadas e esperamos que se cumpra o que vimos e ouvimos. Mas como sempre, fiquei a olhar o vai e vem e as aspirações do povo. Ainda restaram sonhos para serem contemplados: de uma idosa havia a esperança de termos atendimento à saúde de forma gratuita e urgente. De um senhor sério e honesto havia a esperança de termos governantes austeros e que soubessem ver a pobreza não como um problema, mas com generosidade humana capaz de compreender que os trabalhadores são a mola mestra da nação. A pobreza é apenas o resultado das desigualdades social, especialmente a salarial.
E para completar, quero deixar o pensamento do idealista açoriano, Miguel Torga: “ter um destino é não caber no berço onde o corpo nasceu, é transpor a fronteira uma a uma e morrer sem nenhuma”. Sonhos não se delimitam em fronteiras. Ainda bem!!!

GERAL - Servidores rejeitam proposta e devem continuar negociação

Comissão de negociação daAdministração Municipal e do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara devem se reunir mais vezes para discutir o dissídio da classe, cuja data base é em maio.



Na tarde desta terça-feira, reunidos em assembléia geral, os Servidores Públicos Municipais de Içara, rejeitaram a proposta da Administração Municipal para renovação do acordo coletivo da categoria, cuja data base é em maio.
Os servidores reivindicam reajuste de 8%, sendo 5,35% da reposição da inflação e o aumento real. A Administração ofereceu 5,5%, ou seja, apenas 0,2% de aumento real.
“A decisão foi por unanimidade da assembleia e como temos tempo disponível, já que a data-base da categoria é maio, vamos informar a Administração Municipal da rejeição da proposta e continuar negociando”, informa a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Içara (Sindserpi), Vera Regina Vieira.
Além disso, os trabalhadores decidiram se engajar em mobilização de sindicatos congêneres da região contra “pacto” firmado por prefeitos da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) de não concederem aumento real em nenhuma cidade da região carbonífera. “As informações que temos dão conta que a iniciativa foi do prefeito de Criciúma (Clésio Salvaro) e não podemos concordar com isso, pois cada cidade tem suas histórias e características”, acrescenta Vera.
A secretária de Finanças, Cacilda Smielvski, que faz parte da comissão de negociação, disse que “o percentual da inflação de 4,85% está confirmado, mas o ganho real terá que passar por uma avaliação mais criteriosa. “Com certeza não vamos colocar -obstáculos por reconhecermos a importância dos servidores, mas precisamos ser prudentes”, finalizou.

POLÍCIA - Policial de Vila Nova atende pedido e projeta novas rondas

O Cabo Deloir Ilíbio, responsável pelo posto policial da Vila Nova, afirmou ter começado um novo projeto de rondas depois de um pedido de atenção de moradores de localidade vizinha.



Cerca de 40 moradores do Loteamento Ana Elisa, no bairro Vila Nova, estiveram reunidos com cabo Deloir Ilíbio, conhecido por Beco, responsável pelo posto da Polícia Militar (PM) na comunidade, para reclamar da falta de segurança na localidade.
Eles pediram apoio e que a guarnição militar esteja mais presente na comunidade, aumentando as rondas, principalmente, na parte da noite.
O Cabo Ilíbio se colocado a disposição para ajudar a comunidade no que for preciso. O trabalho da Polícia Comunitária é justamente estar próximo da população e ser um elo de ligação entre as duas partes, comunidade e polícia.
Como meta, a Polícia Comunitária tem o envolvimento da sociedade disponível, voluntariamente, para auxiliar na busca de soluções as causas da violência e da criminalidade.
Ainda com essa intenção, existe a pretensão dA PM em formar um Conselho Comunitário de Segurança, (Conseg), em Vila Nova. Atualmente, existem apenas o do Centro e do Balneário Rincão.
“Depois da reunião, realizada com a comunidade, começamos um novo turno de rondas pela localidade, coibindo os infratores, deixando os moradores satisfeitos”, comentou o cabo.
Ele afirmou que está sendo revista uma data para uma nova reunião, na mesma localidade, onde também já será avaliada a formação de um Conseg, que poderá ter a união entre Vila Nova, A-na Eliza e Jussara. “As comunidades, já aceitaram bem o projeto o que falta mesmo é por a ideia em prática, pois Içara é uma cidade que vem crescendo e precisa de um reforço nessa área”, finalizou.
Beco aguarda a aprovação do Governo do Estado para o início das obras do Centro de Multiuso que será construído na localidade. Através do projeto Polícia Comunitária, a intenção é juntar recursos e voluntários para realizar as ações sociais programadas para o local. ”O que o projeto quer é mobilizar o máximo de pessoas para transformar este centro em um local de resultados. Pensando, principalmente, nos jovens que estão crescendo aí fora, de qualquer maneira, assim tendo sérios problemas no futuro. Educação e profissionalização são duas importantes ferramentas a serem usadas”. comenta.
Após o aval da Polícia Militar Estadual, o projeto será executado através do apoio da iniciativa privada. Algumas empresas já se colocaram a disposição. E, a meta é convidar outros empresários da cidade e região para também integrar a proposta. O local oferecerá aulas gratuitas de cursos profissionalizantes e outras atividades para crianças e adolescentes carentes do bairro. “Já temos parceria firmada para oferecer curso profissionalizante de padeiro e confeiteiro. A proposta é que as crianças venham para cá no período em que não estejam na escola, como acontece com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Peti”, explica.
Os resultados alcançados com a atuação da Polícia Comunitária a população tem procurado ajuda e está mais aberta para as questões de segurança nos bairros. “Conseguimos evitar o fechamento de um estabelecimento no bairro, após uma ação efetiva de patrulhamento e atenção. Estamos a disposição da comunidade e pretendemos estender estas ações para que a população se sinta mais segura e confiante”.
A construção do Centro Multiuso será em anexo ao posto policial da Vila Nova, às margens da Rodovia, SC-444 em Içara.

VARIEDADES - Pastoral da Criança comemora 25 anos

A entidade, que foi fundada pelas irmãs Zilda e Hilda Arns, comemorou 25 anos, realizando uma festa no sábado, com a presença de milhares de pessoas oriundas de 32 dioceses de SC.




Um grande número de pessoas de 32 dioceses de Santa Catarina compareceram na comemoração dos 25 anos da Pastoral da Criança, da Diocese de Criciúma, cuja festa aconteceu na Pastoral de Forquilhinha, durante o sábado, contando com a presença de seis padres e dois bispos.
A coordenadora da Pastoral em Santa Catarina, Marly Aparecida Neto Rossi, juntamente com a irmã Hilda Arns (irmã biológica de Zilda), cortaram o bolo na hora do Parabéns a Você. “Há 25 anos estava sozinha e hoje vejo esta multiplicação. Assim como no tempo de Jesus, que não faltou pães, nesta caminhada nunca faltou pão, entusiasmo”, declarou irmã Hilda, uma das fundadoras da instituição.

Conforme a coordenadora da Pastoral da Criança da Paróquia São Miguel, de Vila Nova, em Içara, Anair Sartor Calegari, as comemorações estavam previstas para acontecerem no dia 17 de maio. “Essa era a data em que a médica Zilda Arns poderia estar presente conosco”, afirma Anair, referindo-se a médica fundadora da Pastoral, falecida em fevereiro, durante o terremoto que atingiu o Haiti.

“As pessoas estavam com camisetas personalizadas, com o símbolo da Pastoral e a foto da doutora Zilda. Muito lindo”, declarou Anair, acrescentando que para o ano de 2010, a Pastoral da Vila Nova irá realizar a 10a edição do Café Colonial, previsto para dia 6 de junho, cuja renda é revertida para a compra de ingredientes para a multimistura, assim como os itens necessários para a compra do material para os enxovais fabricados pelas voluntárias e distribuídos à famílias carentes, e recentemente para a fabricação de fraldas descartáveis, pois a entidade ganhou uma máquina que possibilita a fabricação.
“Nós vamos realizar curso para líderes comunitárias para a Pastoral e continuar com o atendimento as nossas gestantes e as crianças”, relata Anair.
Quem quiser conhecer o trabalho da Pastoral, o endereço é Rua São Miguel, no 51, em frente à Igreja Católica da Vila Nova. O telefone é (48) 3432-0386, e o horário de atendimento é nas terças e quartas-feira das 8h ao meio dia e das 13h às 18h, e nas quintas pelo período da manhã.

ESPORTES - Campeonato Içarense já tem chaves definidas

A Liga Atlética Içarense e os representantes dos clubes definiram os critérios da competição, que está prevista iniciar em 16 de maio, com a participação de 13 times, divididos em duas chaves.



Depois de muitos entraves está decidido que o Campeonato Içarense de Futebol terá início em 16 de maio com a participação de 13 times, que foram divididos em duas chaves, que jogam entre si.
E as oito equipes melhores colocadas na pontuação geral passam para segunda fase da competição.
A abertura da competição será às 10h, dia 16 de maio, domingo, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseg, entre Cristo Rei x São José.
Na parte da tarde se enfrentam Presidente Vargas x Atlético Içarense, Barão x Barra Velha, Vila Nova x Praia, União da Praia x Es-planada e União do Sul x Barracão. O Jaqueline folga na primeira rodada.
Em relação aos estádios, cinco clubes dividirão os campos. O União da Praia e o Praia utilizarão o estádio municipal do Balneário Rincão. Já o Cristo Rei, União do Sul e Jaqueline aguardarão os adversários no Estádio Dego Rocha, no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq.
Grupo A: Cristo Rei, Presidente Vargas, Barão, Vila Nova, União da Praia e União do Sul.
Grupo B: São José, Atlético Içarense, Barra Velha, Praia, Esplanada, Barracão e Jaqueline.
O Barracão, que foi campeão da última edição, sabe que as equipes adversárias se reforçaram para a competição municipal, mas vai em busca do bicampeonato, e para isso esperar contar com o apoio da torcida.

DISTRITO - Projovem Trabalhador encerra atividades em curso de Eletricista

Mais uma etapa do ProJovem Trabalhador foi cumprida, com a formação de 16 jovens, que instalaram energia elétrica na casa dos moradores do Bairro Mirassol, no Balneário Rincão.


O Programa ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã e a Administração Municipal de Içara, cumpriram mais uma etapa.
Os alunos do curso de eletricista, que foi realizado no Distrito Balneário Rincão, finalizaram as atividades desenvolvidas no período de seis meses nos quais obtiveram aulas teóricas e práticas, compreendendo assim a profissão e seus riscos.
Com o aprendizado teórico em mente os alunos foram a campo aplicar a prática sob a orientação do instrutor Albertino Armindo, quando realizaram a instalação da rede elétrica na Associação Beneficente Mulheres Voluntárias do Mirassol, e em algumas residências da comunidade, a exemplo da casa da aposentada Iracema Lopes de Oliveira. “Foi uma grande surpresa ter em nossa comunidade este curso de eletricista. Fiquei muito feliz ao saber que minha casa estava entre as sorteadas para receber a instalação elétrica”, comemorou.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda do municipio, Adair Benjamim de Souza, com este projeto Içara ganha em qualificação profissional. “São mais profissionais no mercado de trabalho com mão de obra qualificada, o que nos permite atingir os objetivos da Administração Municipal estimulando esses jovens que passaram pela capacitação; transformando Içara em uma cidade mais humana”, enfatizou.
Também foram encerradas as atividades do curso de Assistente de Vendas que no final do ano passou pela etapa de vivencia-mento, ou seja, os alunos levaram o que aprenderam em sala de aula para o comércio e voltaram à sala de aula para aprimorar os itens sugeridos pelas empresas com as quais trabalharam. A atividade foi realizada por meio período, três vezes por semana, em várias empresas da cidade das quais 12 fizeram a avaliação dos alunos.
Mais de 300 alunos estão inscritos no Programa ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã que tem como meta inserir 30% dos alunos no mercado de trabalho. O resultado já pode ser comemorado, segundo o secretário da Pasta, pois apenas no curso de assistente de vendas são 53 alunos que dadas às proporções tem como meta colocar 16 pessoas no mercado formal ou informal. “Nós já inserimos 24, isto é, já atingimos a meta mesmo antes de todas as turmas encerrarem as atividades”, finalizou.