O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 11 de março de 2011

CAPA: Edição2.062 - Içara, 11 de março de 2011

MP ajuíza ação contra o Samae por criar cargos
(Arquivo/Jornal Içarense)


Empossada nova diretoria
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Segunda é o último dia para pagar IPTU com desconto
(Divulgação)

EDITORIAL - Em busca de um novo ninho

Alguns políticos de Içara estão sem rumo com a a-proximação da reforma partidária que vai extin-guir as siglas sem expres-são no Congresso Nacio-nal, juntamente com os partidos nanicos. E podem entrar na fila o PP, o DEM, o PDT, entre outros.
O país precisa urgente-mente de uma reforma par-tidária que seja definitiva que possibilite o fortaleci-mento dos partidos e não simplismente de seus poli-ticos e ou lideres, como ocorre atualmente.
E com isso, muitos polí-ticos vão tentar ressurgir das cinzas em outros ni-nhos, nem que tenham de mudar de ideologia para atingir o interesse.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS



A responsabilidade
é de cada pessoa


A realidade é escrava do relógio. Você já imaginou quanto tempo se passou desde a última grande ideia que não foi colocada em prática. O ser humano aprendeu a ser matemático em suas ações a ponto de comprometer a própria ação.
Diríamos que nosso objetivo é morrer vazio, ou seja, desprovidos de projetos pendentes de realizações potenciais e de intenções escondidas. Quem sa-be é hora de ti-rar os “panos quentes” de nossas protelações e começar a agir. Só temos domínio sobre o hoje. Não podemos mudar o passado e o futuro é uma incógnita. O nosso foco de decisões é agora, é neste momento. Vamos valorizar a nossa capacidade de realizar, de provar para nós mesmos que fazemos diferença. Vamos reconhecer que estamos inconfor-mados com nossa ociosidade ao mesmo tempo em que não damos partida em projetos revolucionários.
Nossa vida, não deve ser uma coleção de justi-ficativas nem de projeção de fracassos e, sim um passo a passo em direção dos grandes objetivos.
Para uma grande realidade são necessários pequenas realizações sucessivas. Esteja sempre pronto e bem a vontade para exercitar o projeto dos se-us sonhos.
Faça de conta que todos os esconderijos são transparentes e você não tem para onde fugir, então: mude, não se envergonhe de ter que voltar atrás e redirecionar suas metas, trace o alvo, esteja ciente de que ele e-xiste e que a partida e a marcha ré são responsabilidades inteiras de você e são diretamente proporcionais á sua capacidade e interesse em querer ser um vencedor.

POLÍTICA - MP de Içara ajuíza ação contra lei que criou cargos no Samae

Em 2010 foi sancionada Lei Complementar Municipal que criou cargos de provimento efetivo no Samae; o Ministério Público de Içara diz que deveria ter sido realizado concurso público.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A 2ª Promotoria de Justiça de Içara e o Centro de A-poio Operacional de Con-trole de Constitucionalida-de do Ministério Público, ajuizaram, nesta quarta-feira, dia 9, perante o Tribunal de Justiça, Ação Direta de Inconstitucionali-dade contra Lei Complementar Municipal de Içara nº 44, que “Cria cargos de provimento efetivo e altera valores referenciais e quantidade de cargos do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e dá outras providências”.
A lei foi sancionada pelo prefeito Gentil da Luz no dia 15 de outubro de 2010.
As informações foram divulgadas no blog do Ministério Público de Içara: mpscicara.blogspot.com.
Segundo os argumentos da ação, o problema está na criação de novos cargos, assim como aumento do número dos já existentes, mediante contratação temporária por processo seletivo simplificado.
A legislação vai contra o art. 21, §1º e §2º da Constituição do Estado de Santa Catarina.
As alterações da lei não estão inseridas nas hipóteses de excepcionalidade, ou seja, para o Ministério Público, não houve fato inesperado ou imprevisto relativo ao interesse público e interesse social ou o da Administração Pública, ainda que sejam temporárias; que justifiquem o procedimento de contratação simplificada.
A regra é o concurso público para o provimento dos cargos.
Consta da ação que “não pode se servir a Administração Pública da contrata-ção temporária como válvula de escape à necessidade de realização do concurso público para provimento efetivo dos cargos”.
De acordo com o presidente do Samae, Paulo Pre-is Neto, a contratação foi e-mergencial, pois o concurso público ainda vai demorar um pouco. “Na verdade, eu nem sei do que se trata a ação, porque não fomos citados nela. Quando formos citados, vamos res-pondê-la. Sobre as contra-tações, temos argumentos para comprovar a necessidade”, explica Preis.
No início de 2012 o Sa-mae vai iniciar o processo para contratação da empresa que vai realizar o concurso público.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“É um dos maiores descontos oferecidos na região. Optamos por aumentar os benefícios aos contribuintes que pagam seus tributos em dia”. Secretária de Finanças de Içara, Micélia Luiz, sobre o pagamento do IPTU.

Deputado Estadual
Adilor Guglielmi (PSDB), o Dóia, recebeu nesta quinta-feira a visita no seu gabinete na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, do vereador Neusi Berto Silveira (DEM), do vice-presidente da Cooperaliança, Jorge Rodrigues (PMDB) e do ex-presidente do PSDB, Antenor Ferreira D’Ávila, o Mano.
Dóia, afirmou anteriormente que seu gabinete está aberto a todos os içarenses.

Empresário (1)
Olírio José Lino (DEM) prometeu ceder o terreno para construção de um campo no bairro Pedreiras, e Jorge Rodrigues (PMDB) dará a terrapla-nagem. A comunidade fará o plantio da grama.

Presidente (2)
do Master Pedreiras e do Brasil Pedreiras, Edmil-son Braz Carlos, o Negão, disse que há anos a comunidade reivindica o campo e que a política de Içara precisa de pessoas sérias como Lino e Rodrigues.

O ex-vereador e economista
Murialdo Canto Gastaldon, presidente do PDT, tem declarado nos quatro cantos do município que pretende se filiar ao PT de Içara, mas ao JI ele não quis dar nenhuma informação e pediu para que falasse com o vereador Diego Vitorassi, que declarou não ter interesse em mudar de sigla. Como é que uma pessoa delega poderes para outro para tratar um assunto que é dele. E outro agravante: Gastaldon é contra a instalação da mina em Içara, enquanto o PT é a favor.
Tentei fazer contato com o presidente do PT, Júlio Borges, mas o celular estava desligado, o mesmo ocorreu com o fone do ex-presidente Quintino Pavei. Então procurei Severiano Valentim, ex-presidente da sigla, que foi candidato a vice-prefeito de Içara na coligação com Heitor Valvassori (PP). “Ele fez uma oferta para vir pra dentro do partido, pois o PDT está se acabando no país, com interesse de fazer um partido forte dentro de Içara. O nome dele tem uma resistência forte, pois ele é contra a instalação da mina, tem muitas pessoas que são contrários a vinda de Murialdo, eu sou um deles. Foi formada uma comissão com Júlio Borges, Quintino Pavei e João Picollo para discutir o assunto. Não concordo e vou bater nisso sempre, pois ele sempre teve posicionamento contra o PT, e porque agora pensa ao contrário. Se o partido referendar o nome dele, vou acatar, mas mantenho a minha posição”, finaliza Valentim.
O assunto vai ser pauta da reunião do Partido dos Trabalhadores, hoje, às 20h, na sede da Associação Atlética Vila Nova.

Frase
“A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano“ (Voltaire - Escritor e poeta francês - 1684-1778).

GERAL - Desconto de 30% no IPTU de Içara vai até segunda-feira

Os contribuintes içarenses que estão em dia com a Secretaria de Finanças do município têm direito a 30% de desconto no pagamento do IPTU; o prazo para o benefício vai até dia 14.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Até segunda-feira, dia 14, os proprietários de i-móveis de Içara, que estiverem em dia com os tributos ao município, têm direito a 30% de desconto em cota única no pagamento do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU).
“É um dos maiores descontos oferecidos na região. Optamos por aumentar os benefícios aos contribuintes que pagam os tributos em dia”, argumentou a secretária de Finanças de Içara, Micélia Luiz.
Além do desconto de 30% em cota única, o município de Içara também oferece o parcelamento do IPTU 2011.
“Dependendo do valor, parcelamos o imposto em até seis vezes”, destacou Micélia, acrescentando que os carnês podem ser retirados nos setores de tributos da prefeitura em Içara e da Subprefeitura do Balneário Rincão. O documento pode ser impresso ainda através de: www.meuiptu.com.br.
Basta selecionar o município do solicitante e clicar em “meuiptu”.
Na página seguinte, de-ve ser informado apenas o número do cadastro, que pode ser encontrado nos carnês anteriores.
Alguns cadastros existentes na prefeitura estão incompletos e não possuem o número de documento dos contribuintes responsáveis.
Sem essas informações não é possível efetuar o processo de autenticação no site. Para resolver o problema o contribuinte deve entrar em contato com a Secretaria de Finanças.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento do IPTU em parcelas devem pagar a primeira até o dia 21 de março de 2011.
Os carnês de IPTU foram entregues nas residências, estabelecimentos comerciais e empresas.
Em 2011 a prefeitura de Içara entregou cerca de 27 mil carnês e a previsão é de arrecadar cerca de R$ 3,5 milhões.

POLÍCIA - PC de Içara investiga tentativa de homicídio

A Polícia Civil de Içara investiga uma tentativa de homicídio que foi registrada na madrugada desta quarta-feira, em estacionamento no Centro, onde um rapaz acabou levando um tiro.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A Polícia Civil (PC) de Içara continua investigando uma tentativa de homicídio que aconteceu na terça-feira de Carnaval dia 8.
Um jovem acabou levando um tiro de raspão em um estacionamento no Centro da cidade.
Pode se dizer que o carnaval tenha terminado mais cedo para J.A.F., 23 anos. O jovem estava no es-tacionamento de uma casa noturna, localizada no Centro de Içara, quando foi vítima de tentativa de homicídio.
De acordo com o relato de J. a Polícia Militar, um rapaz começou uma discussão, e em seguida sacou o revólver efetuando seis disparos, um dos disparos atingiu de raspão o abdômen de J.
O autor dos disparos fugiu em um Gol branco. Já J. foi encaminhado ao Hospital São Donato, que entrou em contato com a Polícia Militar de Içara.
De acordo com informações dos plantonistas do São Donato, o jovem passou por alguns exames e ficou por observação por algumas horas sendo liberado logo em seguida.
Os policiais realizaram rondas durante todo o resto da noite, mas não localizaram o agente.
A PC de Içara irá ouvir o jovem para fazer um retrato falado do acusado para assim dar andamento as investigações .
Enquanto a Polícia Civil de Içara investiga possível homicídio ocorrido no Centro de Içara, a Polícia Civil do Balneário Rincão, capturaram dois homens suspeitos de ter cometido um homicídio, no Balneário Rincão, em Içara.
Por ter sido mandado de prisão temporária, eles deverão ficar detidos por 30 dias. De acordo com o delegado, Jorge Koch, as prisões ocorreram para que os suspeitos não atrapalhem a investigação do homicídio de R.G.A., 30 anos.
A polícia não disponi-bilizou nenhum tipo de de-talhe sobre os suspeitos, que foram encaminhados ao presídio Santa Augusta, em Criciúma.

VARIEDADES - Ítalo-Veneta convoca entidades para reunião nesta sexta-feira

Içarenses preocupados com a preservação da cultura das etnias que colonizaram o município se reúnem na noite desta sexta-feira, dia 11, para pedir um espaço para encontros e aulas.

(Divulgação)

A busca por um espaço para a realização de encontros de associações culturais e étnicas da cidade mobilizou a Associação Cultural Ítalo-Veneta de Içara.
A instituição está convocando as demais entidades da área para participarem de uma reunião a fim de organizar o Centro Cultural, para que o mesmo possa a-brigar as associações iça-renses.
O encontro acontece nesta sexta-feira, dia 11, às 20h, na Avenida Esmael da Silva, sala 1, Restaurante Nostri Amici (ao lado da Agência de Correios).
De acordo com a secretária da Associação Cultural Ítalo-Veneta de Içara, Silé-sia Pizzetti Augustinho, o objetivo do encontro é solicitar às autoridades competentes a concessão das salas semi-construídas do Centro Cultural para alojar as associações culturais e étnicas de Içara.
“Fomos conferir o local, que já possui algumas paredes erguidas. Vamos pedir para que possamos nos reunir lá”, diz Silésia.
A secretária ressalta a preocupação com o acervo e resgate das origens. “Es-tamos no ano dos 50 anos do município e ainda nos encontramos desalojados, sem um único espaço para nos encontrarmos, ministrar cursos, fazer os ensaios e abrigar nosso patri-mônio, que não é muito, mas se encontra espalhado na casa dos associados”, conta a secretária.
Segundo Silésia, desde 2009, quando perdeu o espaço na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, a associação italiana decaiu, não realizando mais reuniões e aulas.
“A Academia Içarense de Letras e Artes (AILA) conseguiu uma pequena sala, mas que precisa deso-cupar. Os grupos de dança polonesa, italiana, açoriana e afro desapareceram. A Associação Coral é a única que ainda continua em atividade. Pois, por intercessão, permaneceu u-sando o espaço da Casa da Cultura”, explica.
Silésia enfatiza o momento oportuno para discussão. “As nossas associações culturais estão quase extintas às portas dos 50 anos de Içara. A cultura es-tá regredindo. As pessoas que ainda se preocupam em preservar a cultura ori-unda de seus antepassados precisam tomar uma atitude”, observa.
O secretário de Educação e Cultura, Antônio de Mello, foi convidado para o evento. Ele será questionado pelo grupo sobre a utilização da estrutura do Centro Cultural.

ESPORTE - Marcos Pipoca pode comandar escolinha de futsal em Içara

Depois de uma reunião realizada na quarta-feira entre autoridades e empresário da cidade, a ideia da criação de uma escolinha de futsal com o comando de Pipoca pode se concretizar.

(Arquivo/Jornal Içarense)

As escolinhas esportivas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara já tem um papel importante na formação de atletas den-tro de Içara. Com isso alguns empresário começam a pensar mais alto e na criação de uma escolinha de futebol de salão ainda mais completa, já que o potencial esportivo dentro da cidade é muito grande
Um encontro entre empresários e instituições públicas, mobilizou a implantação de uma escola de futsal com um futuro promissor e ‘a cara’ do técnico da Seleção Brasileira da modalidade, Marcos Soratto, o Pipoca.
Em conversa, na última quarta-feira dia 9 o presidente do Legislativo, Dar-lan Bitencourt Carpes, garantiu que este é apenas o primeiro contato, e que o projeto será de muita importância para as crianças de Içara.
Pipoca confirmou que o interesse é apenas de fazer esporte, desenvolver atividades com as crianças, trazendo assim um futuro muito mais longo e saudável para os jovens atletas içarenses.
É esperado que dentro do município de Içara seja criado um núcleo que irá atender cerca de 100 crianças, neste primeiro contato foi adquirido novas ideias visto a importância do projetos social dento do município de Içara.
A formação de uma es-colinha com esse perfil, dentro de Içara, além de trazer uma nova ocupação para os atletas seria uma grande oportunidade de descobrir novos talentos, e levar esses nomes para o mundo do esporte.
Içara tem se destacado nas competições esportivas, como ocorreu em 2010.