O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

CAPA: Edição1.889 - Içara, 19 de maio de 2010

Deputada Ada de Luca homenageia içarenses







Jogo da Seleção Brasileira adia rodada do Içarense







PF encontra 12 irregularidades nas contas do SUS no São Donato

EDITORIAL - Novela do HSD continua

A Polícia Federal encontrou 12 irregularidades na auditoria feita nas contas do Hospital São Donato no que se refere a denúncia de fraudes em Autorizações de Internações Hospitalares (AIHs) e será solicitado um auxílio ao Ministério da Saúde para que sejam analisados todos os setores da instituição.
Já no Grêmio, a situação não é diferente, de forma lenta já foram realizados alguns levantamentos mas o resultado continua o mesmo: sem informações, dando continuidade da novela no HSD, cujos capítulos são desconhecidos.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane Maragno


Diverticulite - Diverticulose do Intestino Grosso (2)


Complicações menos freqüentes são o sangramento, a formação de fístulas (comunicação anormal de um órgão com outro ou com o exterior) e a obstrução intestinal. O sangramento é mais comum em divertículos do lado direito do intestino grosso e pode ocorrer sem diverticulite. Após o primeiro sangramento a chance de outro é de 25%; após um segundo episódio, a chance de novas hemorragias chega a 50%.
As fístulas decorrem da drenagem espontânea de um abscesso, o que pode ocorrer para a bexiga ou vagina, por exemplo. Obstrução do intestino grosso geralmente deve-se a sucessivas inflamações e cicatrizações de diverticulites, resultando em fibrose (cicatrização deficiente) e fixação do intestino.
Como é o diagnóstico?
Ao exame físico, o paciente com diverticulose tem uma sensibilidade aumentada ou dor à palpação na parte inferior esquerda do abdomen. O Enema Opaco (Raio X do intestino grosso com colocação de contraste por via retal) é o exame que mais informações fornece quanto à localização, quantidade e extensão da doença. A retossigmoidoscopia ou colonoscopia (visualização direta do interior do intestino através de endoscópios introduzidos através do ânus) identificam os óstios (bocas) dos divertículos e servem também para diferenciar a diverticulose de outras doenças do intestino que possam causar sangramento, dor ou obstrução (câncer, pólipos, inflamação da mucosa, etc).
Quando há diverticulite, pode não estar indicada a imediata realização de enema opaco ou colonoscopia. Nessa circunstância, além do exame direto do paciente pelo médico mostrar alterações evidentes, os exames de sangue podem ter sinais de infecção. Raio X abdominal sem contraste, ecografia e tomografia, podem ser úteis na fase aguda para identificar perfurações e abscessos.
Qual é o tratamento?
A maioria dos casos de diverticulose tem as queixas melhoradas com tratamento clínico. Dietas ricas em fibras ou remédios que umedecem e aumentam o volume das fezes, diminuindo o esforço para evacuar, podem aliviar sintomas.

POLITICA - Advogado vai à Brasília para agilizar processo

O presidente do PP, Arnaldo Lodetti Lodetti, viajou juntamente com o advogado Gabriel de Souza, para pedir a agilização no processo de cassação do prefeito licenciado Gentil Dory da Luz.

O presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, e o advogado Gabriel Schonfelder de Souza, responsável pelo processo movido contra o prefeito licenciado Gentil Dory da Luz (PMDB), estiveram em Brasília, durante a terça e quarta-feira.
Conforme Souza, o motivo da viagem para agilizar o processo de cassação. “Fomos ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Ministério Público, para que o parecer seja emitido o quanto antes”, explica o advogado, elucidando que o parecer é sobre a análise dos re-cursos. Ao ser questionado sobre o processo que foi retirado contra o prefeito, ele explica os motivos. “A decisão poderia até comprometer este processo, pois a decisão do juiz içarense já era contrária”, relata Souza.
O retorno ao Distrito Federal será “no prazo de dez dias, pois conforme relataram, a decisão será conhecida até 3 de julho”.
Já a advogada de Gentil, Katherine Schreiner, afirma que considera “humanamente impossível que a decisão saia até o dia 3, pois o processo contém mais de 20 volumes com mais de sete emil páginas”, relata, explicando que ele ainda terá que passar pelo relator. “Não vou arriscar prazos”, finaliza Katherine.
Até o fechamento da edição, não foi possível entrar com contato com Lodetti e nem com o prefeito Gentil Dory da Luz, para se po-sicionarem sobre o processo que tramita no TSE.O presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, e o advogado Gabriel Schonfelder de Souza, responsável pelo processo movido contra o prefeito licenciado Gentil Dory da Luz (PMDB), estiveram em Brasília, durante a terça e quarta-feira.
Conforme Souza, o motivo da viagem para agilizar o processo de cassação. “Fomos ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Ministério Público, para que o parecer seja emitido o quanto antes”, explica o advogado, elucidando que o parecer é sobre a análise dos re-cursos. Ao ser questionado sobre o processo que foi retirado contra o prefeito, ele explica os motivos. “A decisão poderia até comprometer este processo, pois a decisão do juiz içarense já era contrária”, relata Souza.
O retorno ao Distrito Federal será “no prazo de dez dias, pois conforme relataram, a decisão será conhecida até 3 de julho”.
Já a advogada de Gentil, Katherine Schreiner, afirma que considera “humanamente impossível que a decisão saia até o dia 3, pois o processo contém mais de 20 volumes com mais de sete emil páginas”, relata, explicando que ele ainda terá que passar pelo relator. “Não vou arriscar prazos”, finaliza Katherine.
Até o fechamento da edição, não foi possível entrar com contato com Lodetti e nem com o prefeito Gentil Dory da Luz, para se po-sicionarem sobre o processo que tramita no TSE.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“A Administração Municipal tem como meta pavimentar mais de 50 quilômetros de estradas no município. Para atingir este objetivo todos os esforços estão sendo empenhados pelos chefes do Executivo.” Secretário de Obras, José Eloir Nascimento, sobre a pavimentação em Içara.

O empresário Aldo Wagner Fernandes
utilizou 20 minutos do horário político da sessão ordinária desta quinta-feira, 17, na Câmara Municipal de Içara, para falar sobre a pirataria de produtos. Segundo o empresário a pirataria traz muitos prejuízos para o município. “A pirataria tem causado para minha empresa prejuízos em torno de R$ 60 mil ao mês, dinheiro este que poderia ser transformado em impostos para o município”; comentou Fernandes.
Na ocasião, o empresário sugeriu aos vereadores para que criem uma lei municipal para combater a produção e venda de produtos piratas na cidade, nos moldes da lei do estado de São Paulo e também pediu a proibição de vendedores ambulantes na cidade.
Fernandes lembrou que a pirataria prejudica a arrecadação de impostos, afasta investidores que querem se instalar no país e diminui a abertura de empregos. “Combater a pirataria é gerar empregos”; salientou Fernandes, que é pré-candidato à deputado estadual pelo Partido Republicano Brasileiro.

Confer
foi anunciada nesta sexta-feira, como a ganhadora da licitação para continuação das obras da Ponte do Torneiro, na divisa entre Içara e Jaguaruna, que está parada há mais de um ano.
De acordo com o responsável pela licitação da Prefeitura de Jaguaruna, Álvaro Souza, o contrato será homologado na segunda-feira, 21, e no mesmo dia a empresa deverá iniciar os trabalhos, já que a primeira medição da obra deve ser apresentada no dia 3 de julho.

Vereador
André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, solicitou para que a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), faça ensaios com alevinos que se alimentam com larvas de mosquitos, a fim de repovoar as lagoas com peixes.
Para o vereador a intenção seria eliminar a proliferação de mosquitos que está afetando os moradores que vivem as margens das lagoas do município.
A comunidade afirma que as mortes aumentaram.

Ninguém merece
ter um apresentador tão chato quanto o Galvão Bueno. A cada jogo da Seleção Brasileira os torcedores devem ficar roxo de raiva com a narração dele, que é um se acha. Espero que neste domingo o Brasil vença a Costa do Marfim. Se isso não ocorrer vai ter muito gente gritando: cala boca Galvão.

Frase
“Todos os segredos da política consistem em mentir a propósito”. Ginne Pompadour - cortesã francesa - 1721-1764.

GERAL - HSD: 12 irregularidades são apontadas em auditoria

Setor de partos e internações são analisados por auditoria; após auxílio do Sindsaúde, e investigação sobre possível desvio de dinheiro do Grêmio está sob responsabilidade de funcionários.

Ainda não há resultados sobre a sindicância que investiga o possível desvio de dinheiro do Grêmio do Hospital São Donato.
De acordo com o secretário geral do Sindsaúde, Ivan Bittencourt, o sindicato prestou auxílio jurídico e encaminhou um contador para direcionar as análises. “O sindicato deu suporte político, organizou assembleia e depois da apuração poderá ajudar, mas, agora é com o hospital”, disse Bittencourt.
O ténico em radiologia, Sérgio Luiz Nunes, escolhido em assembleia para ocupar a representação do Grêmio, mencionou que a chapa do grupo seria registrada em cartório nesta sexta-feira, 18, e que só assim terão acesso às contas bancárias para efetuar investigação. Nunes acrescentou que já foram realizados alguns levantamentos, mas que só haverá um resultado após a averiguação das transações.
A antiga presidente do Grêmio, Carmem Geremias, solicitou destituição do cargo em decorrência da denúncia de desvio de mais de R$ 100 mil. O Grêmio atua como uma associação dos servidores, os quais pagam uma taxa mensal e obtem desconto de 5% no comércio local.
O valor das compras era direcionado ao hospital, que repassava ao Grêmio que deveria efetuar pagamento às lojas. A suspeita de fraude se deu quando funcionários não conseguiam mais realizar compras por falta de pagamento.
Com relação as investigações sobre fraude nos procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), o delegado da Polícia Federal, Rafael Broeietti, informou que a auditoria já detectou 12 irregularidades. “Os servidores regionais da saúde que estão realizando auditoria no setor de obstetricia, ou seja, reprodução da mulher, não são suficientes para a investigação. Um pedido de auxílio ao Ministério da Saúde será realizado para que sejam analisados todos os setores da instituição”, explica.

POLÍCIA - Andarilhos causam problema no centro

A Polícia Militar ,através do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), foi acionada para atender uma ocorrência no Centro da cidade, onde andarilhos incomodavam as pessoas.

A Central de Emergência da Polícia Militar de Içara recebeu uma denúncia de moradores e comerciantes do Centro de que três andarilhos estariam contrangindo pessoas que passavam na Rua Joâo Lodetti.
A equipe do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) da Polícia Militar encaminhou os andarilhos à Delegacia de Polícia Civil.
. De acordo com informações do PPT os andarilhos, embriagados, constrangiam as pessoas que passavam nas ruas e obrigavam a população a dar dinheiro para eles. E também estavam fazendo baderna no Centro, assuntando moradores e comerciantes.
Na delegacia, as documentações confirmaram que os três homens são naturais do Rio Grande do Sul e que estaríam de passagem pela cidade.
A Polícia Civil fez uma averiguação na ficha dos andarilhos e apenas A.S.F., 36, tinha pendências com a justiça. Ele, que estava foragido cerca de dois anos da cidade de Esteio, onde foi condenado por furto, ficou detido e deverá ser transferido ao presídio gaúcho. Já os outros dois foram intimados pelo delegado Rafael Iasco a deixarem a cidade, e caso sejam iencontrados novamente pela cidade podem ser enquadrado por perturbação da ordem.
Iasco afirmou que casos como esse devem ser informados a polícia. “Não temos como cuidar de todos os moradores de rua ou andarilhos, mas podemos instruí-los a procurar um albergue ou mesmo fazer um enquadramento policial se o caso for mais sério”, finaliza.

VARIEDADES - Sessão solene presta homenagens à içarenses

Aconteceu na noite de sexta-feira, na Sociedade Esportiva Recreativa Ipiranga, o evento, proposto pela deputada estadual Ada Faraco de Luca, com um total de 60 homenageados.

A noite de sexta-feira foi especial para alguns içarenses, que foram homenageados pela deputada estadual Ada Faraco De Luca, em uma Sessão Solene que foi realizada na Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga, no Centro de Içara.
“A sessão solene será uma oportunidade de homenagear e agradecer a todos que trabalharam e se dedicaram para que a nossa querida Içara crescesse, desenvolvesse e se transformasse no que é hoje”, declarou a parlamentar sobre o evento, que durante a realização da entrega das homenagens foram relembrados alguns fatos históricos serão, como a construção da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, os primeiros moradores que escolheram Içara para viver, a economia com base agrícola, os filhos ilustres e personalidades do município e as entidades que prestam assistência à comunidade. A deputada define como “um momento para resgatar a história do município ao lado das pessoas que ajudaram a construir o que Içara é hoje”, comentou
No total, entre os 60 homenageados, entre redes de supermercados, autoridades políticas, homenagens póstumas, veículos de comunicação, médicos e instituições bancárias da cidade de Içara.

Entre os principais homenageados, estão: Giassi Supermercados; Restaurante. Pedro Luiz (Balneário Rincão); Giassi Indústria e Confecções; New Griff Indústria e Comércio (Vila Nova); Expresso Coletivo Içaren-se (Criciúma); Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina (Tubarão); Hotel Atlântico (Balneário Rincão); Caixa Econômica Federal; Banco do Brasil; Fundação Social Hospitalar de Içara; Sociedade Esportiva Recreativa Ipiranga; Câmara de Vereadores de Içara; Copaza Descartáveis Plásticos; Movimento de Consciência Negra Chico Rosa; Jornal Içarense; Minamel; Escola Especial Sonho Dourado (Apae); Casa do Rock e Pedro Piazza.
Já as in memorian, estão: Rafael Mazuchello; Manoel João Cardoso; Djalma Marques Escaravaco; Jacob Cruz; Jorge de Luca; Gracioso Dagostim; Angelo Lodetti; Miro Ortolan; João Ramos Roussenq e Constância Lodetti.
Entre os médicos, estão Osmar Bonazza Junior; Geraldo da Silva e Valmor Darós. Há ainda a paróquia São Donato, o Laboratório Pasteur e o Colégio Cristo Rei, entre os homenageados.

ESPORTES - Rodada do Içarense é transferida por causa da partida do Brasil

Devido ao jogo da Seleção Brasileira, neste domingo, às 15h30min, a Liga Atletica Içarense (LAI), transferiu a terceira rodada do Içarense paro próximo fim de semana, com seguimento normal.

Se há jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, no domingo, não há como dar seguimento aos campeonatos amadores
E não seria diferente no Campeonato Içarense. A rodada deste domingo, dia 20, por exemplo, foi transferida para o próximo domingo para que os atletas possam acompanhar o confronto do Brasil com a Costa de Marfim. Até lá os 12 times inscritos no Municipal ficarão de folga.
A terceira rodada do Campeonato Içarense será realizada então apenas no dia 27. Pela manhã, se confrontarão União do Sul x Jaqueline. E a tarde, jogam Cristo Rei x Esplanada, Presidente Vargas x Barracão, Barão x São José, Vila Nova x Atlético Içarense e União da Praia x Barra Velha.
Até o momento o destaque da competição municipal foi a goleada do São José contra Presidente Vargas, ex-campeão içarense, por 8 a 3, e lidera a tabela da competição com 6 pontos, juntamente com a equipe do Vila Nova.