O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

CAPA: Edição2.141 - Içara, 6 de julnho de 2011

Silvestre aceita convite e assume Secretaria Municipal
(Divulgação)


Equipe de trabalho da Subprefeitura prepara o loca do Julifest
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Acontece hoje a 5ª Conferência Municipal de Saúde
(Arquivo/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Comunidade deve participar

Realizada a cada quatro anos nos municípios, a Conferência Municipal de Saúde chegou a 5ª edição em Içara. Ela é uma etapa da 14ª Conferência Nacional de Saúde. O evento acontece durante o dia dessa quarta-feira, dia 6, no auditório da Igreja Matriz São Do-nato, no Centro de Içara.
Realizada pela Admi-nistração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, a conferência tem como ob-jetivo coletar opiniões dos cidadãos a respeito da saú-de e incentivar ideias para melhorias. Esse é o momen-to dos içarenses mostrarem seu descontentamento com as áreas de saúde, fazer crí-ticas e dar sugestões, afi-nal, a saúde tem sido alvo de reclamações nestes últi-mos dois anos.

CHARGE

POLÍTICA - Posse dos novos secretários é prevista para a próxima semana

Neuzi Silvestre (PSDB) e Márcio Dalmolin (DEM) serão empossados secretários na Administração Municipal de Içara; Silvestre recebeu o convite do prefeito ontem, em sua própria casa.

(Divulgação)

O prefeito Gentil da Luz havia estipulado a data de 5 de julho como meta para anunciar a posse de novos secretários na Administração Municipal de Içara.
Porém, o convite tardio a um deles, o empresário e vice-presidente do PSDB de Içara, Neuzi Silvestre, fez com que a data da cerimônia fosse adiada para a próxima semana.
O prefeito e o vice José Zanolli (DEM) visitaram Silvestre na manhã desta terça-feira, dia 5, junto com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, José Dionísio Cardoso, o Déio; e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Içara (ACII) Adalberto Pizzetti.
Na ocasião, o tucano foi convidado oficialmente para ocupar o cargo de secretário municipal de Indústria e Comércio.
“Consultamos representantes do seguimento e o nome de Nelzi Silvestre te-ve grande aceitação, sendo oficializado agora o convite”, argumentou o prefeito Gentil da Luz.
Ainda de acordo com o prefeito, Silvestre dará a resposta até o final desta semana e, se o convite for aceito, a posse será marca-da nos próximos dias.
A pasta hoje é ocupada interinamente pelo vice-prefeito José Zanolli, que também participou do encontro, assim como o secretário de Agricultura, Silvio Viana.
Silvestre disse ter gostado muito do convite. “Foi um convite reforçado, com a presença dos presidentes da CDL e ACII, além da equipe da Administração Municipal. Eles falaram que tenho uma história po-lítica pronta e o apoio dos comerciantes para assumir o cargo. Cerca de 20 pessoas indicaram o meu nome. Como empresário há 27 anos, fico contente com o reconhecimento”, declarou o tucano. Silvestre apenas pediu tempo para se reunir com a Executiva do PSDB antes de dar a res-posta. “A Executiva, junto com o deputado Adilor Guglielmi, o Dóia, vai se reunir na noite desta quarta-feira, dia 6, em minha residência, para falar sobre o assunto. Mas, é 99% para aceitação”, declara o vice-presidente da sigla.
Segundo Silvestre, o prefeito comunicou que a cerimônia de posse deve acontecer no dia 11 ou 12.
O outro novo secretário, que já confirmou que vai assumir, é o ex-presidente da Câmara Municipal, Márcio Dalmolin (DEM), para a Secretaria da Fazenda ou Obras.
“O convite foi um acordo do PMDB com o DEM, para oferecer duas secretarias para o partido na Administração. Eu aceitei e estou esperando a data da posse ser confirmada”, comentou o democrata.

GERAL - População é convocada para 5ª Conferência de Saúde

Os içarenses vão poder sugerir melhorias na área da saúde para o município na 5ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece nesta quarta-feira, dia 6, no auditório da Matriz São Donato.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Realizada a cada quatro anos nos municípios, a Conferência Municipal de Saúde chegou a 5ª edição em Içara. Ela é uma etapa da 14ª Conferência Nacional de Saúde. O evento acontece durante todo o dia desta quarta-feira, dia 6, no auditório da Igreja Matriz São Donato, no centro de Içara.
Realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, a conferência tem como objetivo coletar opiniões dos cidadãos a respeito da saúde e incentivar ideias para melhorias. “É importante que a comunidade se faça presente porque são poucas as oportunidades como esta. O cidadão vai ter direito de opinar e as ideias poderão chegar à Conferência Estadual e até à Nacional, ou seja, a sugestão de um içarense poderá beneficiar pessoas do Brasil todo”, enfatizou uma das coordenadoras do evento, Mariléia Pacheco
A abertura está marcada para as 8h e o encerramento previsto para as 18h30min.
Na mesa de discussões o tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, com o eixo: acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS.
A Mesa Redonda começa às 10h, na qual serão discutidos: política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social; gestão do SUS (Financia-mento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).
A conferencista será a psicóloga de Joinvile, Ângela Maria Hoepfner; a presidente da mesa, a gestora da Secretaria de Saúde, Mira Dagostin; e mediadores o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Milton Medeiros Fernandes, e o coordenador Rodrigo Freitas.
Das 11h30min às 12h 30min acontece um debate e, em seguida, almoço para os participantes.
No começo da tarde, às 13h30min, começam as plenárias temáticas, nas quais seis grupos vão discutir os temas levantados durante a Mesa Redonda.
Após, às 15h30min, co-meça a exposição de pôsters na Praça Matriz São Donato, com os quais os participantes demonstrarão o resultado das discussões. A plenária final acontece das 16h às 18h, quando serão eleitos os delegados que representarão Içara na etapa estadual.

POLÍCIA - Falta de BO atrapalha serviços da PM no Rincão

Mesmo com o número alto de registros de furtos e roubos no Rincão a Polícia Militar ainda sofre com a falta de registros feitos dentro do Balneário, atrapalhando o serviço dos soldados.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Já virou rotina as ocorrências de roubos e furtos no Distrito Balneário Rin-cão, em Içara.
Durante a semana, a Polícia Militar (PM) atende a novas ocorrências dentro da Praia. E está semana não foi diferente, dois furtos foram registrados na madrugada de terça-feira.
Os dois casos aconteceram em ruas distintas do Distrito. Mais furtos a residências registrados, desta vez, nas Ruas Clésio Búrigo e Urussanga. As vitimas foram M.D., 42 anos, e G.D., de 45, respectivamente.
Da casa da M., foi levada a fiação elétrica, já na de G. diversos objetos foram furtados. Um microondas, um fogão, um boti-jão de gás, uma lâmpada, um tapete, roupas de cama, além te taças de cristal. As casas são de veraneio.
Na semana passada, quatro casas na Rua An-drade Neves foram arrombadas, mas os donos não realizaram o registro.
Os dois casos foram repassado a Polícia Civil de Içara, através do Delegado Rafael Marin Iasco, que confirmou que o número de ocorrências de roubo ou de furtos dentro do Distrito já está ultrapassando os índices de 2010. “O nível de segurança empregado dentro do Rincão está sendo o mesmo dos últimos anos, as rondas feitas pela Polícia Militar estão sendo constante, mas o déficit de soldados ainda é um problema”, complementou o delegado de Içara.
A Polícia Militar do Rin-cão, que recebe as ocorrências, informa da dificuldade dos registros Boletins de Ocorrências (BO) .“As pessoas não fazem os registros porque preocupam-se apenas com a reconquista dos objetos perdidos, enfoque diferente do da polícia. Isto é importante, mas o objetivo da polícia é tirar estes marginais de circulação”, afirmou, o policial Luciano Pereira.
Um outro ponto interessante levantado por Pereira, é que a falta de ocorrências registradas, interfere também quanto ao ganho de reforço. “Não havendo registro dos furtos, quando os dados da região são levados ao governo, o número fica em baixa. O que remete a falsa conclusão de que não há ne-cessidade de reforços”.

ESPORTE - Com dois gols de Zé Carlos Tigre vence Goiás em casa

O técnico Guto Ferreira foi vaiado e chamado de burro quando ele tirou Schwenck e colocou Zé Carlos, autor dos dois gols do Criciúma, que garantiram três pontos e deixou o time próximo do G-4.

(Divulgação)

Com gols no final do segundo tempo, depois de u-ma partida repleta de chan-ces e com muita emoção, o Criciúma venceu o Goiás por 2 a 0 na noite desta terça-feira, no Estádio Heri-berto Hülse, e manteve ascensão na Série B do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o time catarinense chega à sexta partida sem derrota, alcança a quinta posição, com 17 pontos e encosta no G-4, zona de classificação para a Série A de 2012. O Goiás, por sua vez, tem situação cada vez mais complicada. O time perdeu todas as partidas disputadas longe do Estádio Serra Dourada e está ameaçado pelo rebaixamento: tem a-penas nove pontos e deve terminar a rodada entre os quatro últimos da Série B.
O técnico Márcio Goia-no, recentemente contratado, assistiu das tribunas do Majestoso mais um tropeço da equipe.
Já, Guto Ferreira, que foi vaiado quando trocou Sch-wenck por Zé Carlos, teve o gostinho de ver a torcida aplaudir a equipe no final da partida.
Na próxima rodada, daqui duas semanas, o Crici-úma enfrenta o Salgueiro fora de casa, no Estádio Ademir Cunha. A partida está marcada para dia 16 de julho, às 16h20min (de Brasília).
O Goiás vai estrear o novo comandante um dia antes, na sexta-feira, 15, às 21h, contra o Vitória, da Ba-hia. O confronto será disputado no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.
O time folga durante o dia desta quarta-feira e volta aos treinamentos na quinta no CT do Tigre, no Cristo Redentor.
Uma visita ilustre assistiu a vitória do Criciúma na Tribuna de Honra do Estádio Heriberto Hülse.
Hugo De Leon, dono de um invejável currículo e zagueiro de reconhecido talento em seus tempos de jogador no Uruguai e Brasil, está de passagem por Criciúma, e a convite do presidente Antenor Ange-loni, assistiu a partida válida pela Série B. Ele veio demonstrar um produto que ajuda nos treinamentos de jovens atletas.
De Leon jogou no Grêmio e no Corinthians, no Brasil, no Nacional, e na Seleção do Uruguai.