O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CAPA: Edição1.978 - Içara, 28 de outubro de 2010

Preservando meio ambiente
(Alex Cichela/Jornal Içarense)


Mina 101 volta a funcionar e Fundai contesta autorização
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Festival de Teatro Amador encerra hoje
(Daniela Soares/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Acabou-se a ideologia política

No dicionário, a palavra ideologia se apresenta co-mo a ciência que trata da for-mação de ideias. Já o termo partido, equivale à associa-ção de pessoas que seguem a mesma doutrina política. Mas, a expressão “ideologia partidária”, pelo que se ob-serva na prática, torna-se distante do pensamento utó-pico de um grupo político movido pelo mesmo ideal.
Basta ver o que está a-contecendo nessas eleições. Contrariando as decisões políticas, vereadores, pre-feitos e outras lideranças a-póiam candidaturas de ad-versários da sigla do qual faz parte pensando no in-teresse próprio e não do grupo. Isso é politicagem.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS


Meu Tempo

Gostaríamos de entender o que é ser “mais velho”, mais maduro?, mais responsável? Mais conformado? Mais feliz e extrovertido? Quem sabe entender o que os outros não entendem ou deixar de nos enganar achando que sabemos tudo quando, na verdade, não aprendemos nada.... Na verdade não queremos ser mais velhos. Queremos ser mais humanos. Que tal se a nossa idade fosse medida pelo acú-mulo de realizações onde se creditassem louvores aos pensamentos direcionados ao bem?
Na verdade queremos ser mais novos. Descobrir a ca-da dia , uma nova oportunidade, um novo desafio onde se acumularão novas experiências. Queremos nascer de novo a cada dia. Temos a certeza que entendemos que nem sempre quem sorri está alegre e nem sempre quem estende a mão quer ajudar, mas temos certeza que todos retornarão ao pó de onde vieram. Essas diferenças já não terão mais importância e no tempo, tudo será parte do passado. Na verdade sabemos o que somos e cada dia aprendemos a ser o novo “eu” para que consigamos entender mais e compreender melhor, suportar mais e descobrir que o homem completo não vive, apenas de si mesmo, mas de um todo que o faz ser “gente”.
Somamos o nosso tempo e descobrimos que temos de responder aos nossos questionamentos: Será que amamos e somos amados?
As pessoas estão felizes ao nosso lado? Somos alegria ou medo de viver ? estamos saboreando a vida ?
Apenas queremos saber se somos intensos, se estamos concretizando nossos sonhos e vivendo nossas palavras, enfim se esta-mos vivendo e, não apenas existindo, pois se vivemos hoje e procuramos ser felizes é porque na vi-da tudo tem um sentido e o melhor lugar sempre será a dedicação a vida.
As coisas somarão e a-crescentarão para que a-manhã não estejamos ar-rependidos mas tenhamos um coração cada vez mais voltado ao amor...

POLÍTICA - Lodetti (PP) fala sobre aliança com Gentil em prol de Dilma

O PP de Santa Catarina se posicionou a favor da candidata Dilma Rousseff (PT) e isso impli-cou na união dos adversários políticos Arnaldo Lodetti Júnior (PP) e Gentil da Luz (PMDB).

(Divulgação)

O presidente do Partido Progressista de Içara, Ar-naldo Lodetti Júnior, tem sido visto nos últimos dias de campanha dos candidatos à Presidência da República ao lado do prefeito Gentil da Luz (PMDB). Ambos apoiam a candidatura de Dilma Rousseff (PT).
A aliança não seria estranha se não se tratasse de a-dversários políticos ferrenhos. Lodetti é o responsável pelo processo de cassação ao prefeito içarense, que tramita na Justiça Eleitoral de Içara e em Brasília.
De acordo com progressista, a atitude de se aliar ao prefeito visa um objetivo maior, que é a eleição de Dilma. “No primeiro turno, apoiamos a candidata ao governo Angela Amin (PP) e a candidata à presidência Dilma Rousseff (PT). Caso houvesse segundo turno ao Governo do Estado entre Angela e Ideli Sal-vatti (PT), com certeza Dil-ma estaria aqui. Agora, no segundo turno, estou sendo coerente com o apoio que havia dado no primeiro. Por coincidência, o prefeito também tem a mesma opinião. Mas, isso não quer dizer que eu concorde com as atitudes dele no município”, destaca Lodetti.
O presidente do PP de Içara diz que nos dois anos de mandato, a administração municipal têm sido “bastante confusa” e que “o prefeito não conseguiu montar uma equipe”.
Apesar das críticas, Lo-detti chega a esboçar elogios à administração, dizendo que “em algumas coisas o prefeito está certo” e, ao ser perguntado sobre a recente atitude de Da Luz de se focar no atendimento à infraestrutura do município, o progressita opina. “Nesse ponto acho que ele se acordou. Isso é muito bom para o município. Só não pode esquecer das outras áreas essenciais, como a saúde e educação”.
Quanto ao processo que a coligação ‘Por Uma Içara Mais forte’ (PP/PT/PTB/PSDB) moveu contra o prefeito e o vice José Zanolli (DEM), para a retirada de diploma, Lodetti informa que um dos advogados responsáveis, Fabiano José Castanhetti, deixou o caso, por motivos pessoais. O outro advogado de acusação, Gabriel de Souza, permanece à frente do processo, que não tem previsão de data para julgamento.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“A Secretaria de Saúde está ciente do o problema interno na unidade, tirou a enfermeira-chefe mas a situação não se resolveu”. Presidente da União dos Conselhos Locais de Saúde de Içara, Jane da Silva, sobre o desentendimento entre equipe de atendimento e médica do ESF do Loteamento Jussara.

Tucanos de Içara
se reuniram na associação dos funcionários da Co-operaliança nesta quarta-feira para tratar da campanha e de estratégias pró-Serra no município.
O deputado estadual eleito Adilor “Dóia” Guglielmi agradeceu os votos e pediu que todos se empenhassem em favor do candidato à presidência pelo partido nas e-leições do segundo turno, nesse domingo, 31 de outubro.

O presidente do PP
Arnaldo Lodetti Júnior informou que vai fazer uma reunião nesta quinta-feira, dia 28, no diretório do partido, às 19h30min, para tratar sobre as ele-ições da Cooperaliança.
Pedro Deonísio Gabriel e Valmor Rosso devem passar pelo crivo dos 45 membros da Executiva e do Diretório.

O ex-secretário
de Assistência Social e do Trabalho e Renda, A-dair Benjamin de Souza, o China, entrou em pé de guerra contra o ex-prefeito Gentil da Luz, que o demitiu do cargo sem mais delongas. Está buscando documentos pra detonar o pe-emedebista.
Vem chumbo grosso por aí. Podem esperar.

O chefe do Cartório Eleitoral de Içara
Marcos Moraes, alerta aos mesários que trabalharam no 1º turno das Eleições 2010 que a convocação é válida para os dois turnos, ou seja, no dia 31 de outu-bro, todos devem apresentar-se nos mesmos horários e locais previstos na convocação recebida da 79ª Zona Eleitoral.

O prefeito de Içara
Gentil da Luz, vistoriou na terça-feira os trabalhos da sScretaria de Obras no Poço Oito, onde morado-res fecharam a rua visan-do melhorias. Os serviços devem ser finalizados nesta semana, segundo o encarregado de Obras, Márcio Realdo Toretti
Todos os dias o chefe do Executivo está a frente da Secretaria de Obras vistoriando e planejando cada frente de trabalho.
Espero que ele agüente o pique. Deveria aprovei-tar e fiscalizar mais de perto as construtoras que invadem as ruas no Cen-tro da cidade.

João Pizzolatti (PP)
que contratou uma leva de advogados para defen-dê-lo e acreditava na libe-ração na ficha suja para assumir a Câmara Federal em janeiro de 2011, pode pegar o boné e ír pra casa no dia 31 de de-zembro.
Ele recebeu mais de 100 mil votos, sendo 1.877 em Içara, mas com a a valida-de da Ficha Limpa nestas eleições, a sua candida-tura é nula e não cabe re-curso.
Outro que está fora da Câmara Federal é Paulo Maluf (PP-SP), que levou mais de 500 mil votos mas está na Ficha Suja.

Frase
“Político honesto é que nem Unicórnio, eu nunca vi, mas deve existir” (Autor desconhecido).

GERAL - Impasse permeia os trabalhos na Mina 101

Serviços na Mina 101, na localidade de Santa Cruz, foram retomados ontem, após dois meses de interrupção; Fundai afirma que ato é irregular e empresa teria tutela de redução de embargo.

(Alex Cichela/Jornal Içarense)

Após quase dois meses de interrupção dos trabalhos, ontem os funcionários da Mina 101, na localidade de Santa Cruz, voltaram à ativa. No entanto, o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Geraldo Baldis-sera, declarou que o ato é irregular.
Ele disse ainda que no fi-nal da tarde um fiscal iria até o local e caso fosse averiguado que a execução dos trabalhos, seria aplicado multa à Indústria Car-bonífera Rio Deserto. “Com a suspensão do embargo do Tribunal Superior de Justiça permanece o da Fundai”, ressalta.
A assessoria da empresa informou que entrou com uma ação anulatória de embargo e ganhou tutela antecipada para dar seguimento aos trabalhos. A tutela prevê a redução do embargo de 10 metros, para cinco metros da suposta nascente. A assessoria afirmou ainda que a medida permite que as atividades voltem ao normal no restante do empreendimento.
Conforme o procurador municipal Walterney Ré-us, o município e o órgão não foram informados a respeito da decisão, o que indicaria que não teriam si-do citados na ação. “Não temos conhecimento sobre nenhuma decisão”, ressalta. Réus sustenta que a irre-gularidade da normalização dos trabalhos e aplicação de notificação.
Na tarde desta terça-feira, 26, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, negou por unanimidade o a-gravo de instrumento que suspendia as licenças do empreendimento. Há dois meses, as licenças haviam sido suspensas sob alegação de ausência de parecer de uma equipe multidisci-plinar da Fatma. Já o embargo provido pela Fundai sustentava a existência de uma nascente de rio.

POLÍCIA - Demanda de agressão nas escolas é recorrente no Conselho Tutelar

Estudante chegou a agredir merendeira em uma escola no município; pelo menos dez atendimentos de agressão física são feitos durante o mês e caso de bullying está sob apuração do Ministério Público.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Ser alvo de atitudes a-gressivas, receber apelidos, sofrer isolamento; essa é a rotina dos estudantes vítimas de bullying. O termo da língua inglesa, cada vez mais presente na sociedade, pode provocar con-sequências para a vida a-dulta.
Em Içara, uma ação de a-puração da prática foi instaurada pelo Ministério Público, no mês de agosto. Mas, os registros no Conselho Tutelar ainda são de poucos casos.
A conselheira Rainildes Luciano, explica que casos de violência verbal são u-sualmente resolvidos nas escolas, com a intermedia-ção de psicólogos, quando disponível. Em situações em que não há conciliação, o conselho é acionado.
Já as agressões físi-cas escolares, que não se aplicam na prática, respondem por pelo menos 10 a-tendimentos mensa-is do conselho. Den-tre os quais, está o caso de um estudante que chegou a agredir a merendeira de uma escola em Içara.
Se o conflito apre-sentar gravidade ou causar danos materi-ais, os pais são orien-tados a registrar Bole-tim de Ocorrência. Como a agressão a-tendida na última se-mana, em que um es-tudante quebrou o dente de outro com uma pedrada.
Para prevenir a recorrên-cia de bullying ou outro ti-po de violência, a conse-lheira Gislaine Batista Bar-bosa orienta os respon-sá-veis a dialogarem com os filhos e estabelecerem re-gras. “Em muitos casos falta a imposição de limites pelos pais”, comenta.

VARIEDADES - Festival de Teatro Amador de Içara termina nesta quinta

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

(Bruna Borges/Jornal Içarense)




Criar na população da Região Sul do Estado o gosto pelas artes, especificamente, cênicas, é um dos objetivos do Festival de Teatro Amador de Içara, que chega a 9ª edição em 2010.


A 9ª Edição do Festival de Teatro Amador de Içara começou nesta quarta-feira, dia 27, e termina hoje, dia 28, com apresentações na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes. Partici-pam grupos teatrais e esco-las do Estado.
Na quarta-feira as apre-sentações iniciaram às 9h, com término às 20h. Hoje o espetáculo começa às 14h.
No total, doze peças tea-trais foram inscritas na ca-tegoria de teatro adulto.
“Vale ressaltar que o Fes-tival de Teatro Amador de Içara não tem caráter com-petitivo, e cada grupo rece-berá um troféu de partici-pação”, salientou a coorde-nadora de artes do municí-pio, Lílian Philippi.
O evento tem como pro-posta fomentar a criação e produção teatral no Sul de Santa Catarina.

ESPORTE - FME/Içara preparada para as atividades de Verão

Com a aproximidade da temporada a FME de Içara começa os preparativos para realização das principais atividades, e as reuniões do Praião e do Coroa Bom de Bola já tem datas marcadas.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Mais um ano que chega ao fim, e uma temporada de verão que se aproxima, todos sabem que nesta época o encontro certo é no Distrito Balneário Rincão. Com isso todo o foco de atividades feito no centro se volta às areias da praia.
A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, através da comissão té-cnica realizou uma reuni-ão nesta segunda-feira, dia 25, para as definições das atividades esportivas da entidade durante o verão.
A FME divulgou as primeiras datas da principal atividade do verão. Contudo, o início das competiçõ-es está para ser confirmado.
O calendário oficial será um dos aspectos a ser definido nos congressos técnicos, que ainda irão acontecer. Aos interessados em garantir a permanência na Série A do Praião, a reunião ocorrerá no próximo dia 8 de novembro. O encontro da Segunda Divisão será definido no dia 10. Já o Coroa Bom de Bola terá debate iniciado com as equipes no dia 12. Todas as discussões ocorrerão na sede da FME, no Complexo Esportivo João Ramos Rous-senq, a partir das 19h.
Além das atividades tradicionais do Praião e do Coroa Bom de Bola a fundação programa para o verão os projetos brincando nas férias, e também o acompanhamento físico de profissionais de Educação Física em atividades esportivas e aeróbicas na beira-mar.
A equipe da Fundação Municipal de Esportes afirma que atividades como essa são de extrema importância para os veranistas e moradores do Rincão, sendo que a valorização da saúde deles sempre esteve na pauta da entidade.
O presidente da FME de Içara, Flávio Felisberto, afirmou que, além dessas competições tradicionais, a fundação também deve fazer parcerias para diversificar as atividades e atrair ainda mais o público que participa fielmente das a-trações oferecidas pela Ad-ministração Municipal de Içara, principalmente, durante a temporada.