O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CAPA: Edição2.021 - Içara, 11 de janeiro de 2010

Serviços do Samae geram reclamações
(Alex Chichella/Jornal Içarense)


Ocorreram mais três assaltos na cidade de Içara
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


LAI está fera da licitação de arbitragem do Praião 2011
(Arquivo/Jornal Içarense)

EDITORIAL - É hora de zerar tudo e começar de novo

Apenas há alguns dias o Ano Novo chegou esta es-tação, se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
Não se assuste com os a-bismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mu-tantes de paisagem. Desdobre o mapa e planeje roteiros. Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida, pois a viagem que fará será de primeira classe.

CHARGE

De olhovivo na Saúde

Consumo exagerado de sal aumenta risco de hipertensão

Quem sofre de pressão alta bem sabe a importân-cia de comer bem sem abusar do sal. O uso de sal light ou a substi-tuição do saleiro na mesa por tem-peros à base de ervas podem ser boas alternativas para as pessoas hipertensas.
O excesso de sódio no organis-mo humano — a substância é um dos principais com-ponentes do sal refinado — aumenta a pressão arterial. Portanto, o consumo exagerado também aumenta os riscos de pessoas saudáveis desenvolverem hiper-tensão.
Apesar de ser uma doença de base genética, a hi-pertensão está associada a alguns fatores de risco, co-mo o consumo exagerado de sal e de álcool e a obesi-dade, alertam os cardiologistas. Eles destacam que os hipertensos têm mais chances de ter acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto.
::: Brasileiros costumam colocar muito sal na comida. Enquanto o índice diário tolerável de sal para pessoas saudáveis é de cinco a seis gramas, tem vivente que consome 12 gramas.
::: O crescimento do consumo de produtos industria-lizados também traz mais sódio à dieta. Embutidos e enlatados devem ser evitados.
::: Diminua o uso de sal optando por temperos como manjericão, orégano e cebola.
Para ter uma boa saúde é importante que as pes-soas façam exercícios periodicamente e tenham uma alimentação saudável com bastante frutas e verduras. Outra dica dos médicos é que em dias de sol as pessoas consumam bastante água, uma média de dois litros por dia.

POLÍTICA - Ouvidoria Municipal terá lançamento na segunda-feira

Prometida para o ano passado, a Ouvidoria Municipal de Içara deve começar a funcionar na próxima segunda-feira, recebendo sugestões e reclamações dos cidadãos içarenses sobre a cidade.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, assinou, na noite de 30 de dezembro de 2010, decreto instituindo a Ouvidoria Municipal. Trata-se de um canal de interação entre a Administração Municipal e a comunidade içarenses, com o objetivo de identificar falhas e áreas que necessitam de atenção na cidade.
O serviço tinha prazo para ser implantado em a-gosto do ano passado. Po-rém, devido a atrasos ocasionados pela parte burocrática, foi adiado para outubro, também de 2010. Mas, a implantação acontecerá mesmo neste mês, de acordo com o membro do comitê Gestor, Gilmar Bo-nifácio. “Estamos organizando o lançamento oficial para a tarde desta segunda-feira, dia 17, junto com o novo portal da prefeitura na internet”, explica.
A Ouvidoria vai funcionar através do portal e por telefone. O atendimento presencial não será feito, num primeiro momento. “O atendimento será mais rápido e eficiente através do portal. Entendemos que esta é a melhor forma das pessoas entrarem em contato. Basta acessar a Ouvi-doria, através do link no site, e preencher os dados, com a reclamação ou sugestão, que nós repassamos ao setor responsável, que deve responder em até cinco dias”, esclarece.
A Administração Municipal aguarda a liberação do número 156, pela operadora Oi, para o atendimento por telefone. “A ope-radora prometeu liberar o número também esta semana, estamos esperando. É importante ressaltar que a ligação é gratuita, mas só pode ser feita de telefone fixo, por questões técnicas”, orienta o gestor.
Para o prefeito Gentil da Luz, o canal “permite a a-proximação do cidadão com a administração pública, pois é um caminho de fácil acesso e gratuito para a população expressar sua opinião”.
De acordo com Bonifá-cio, nos primeiros meses, o comitê Gestor ficará responsável pela Ouvidoria e uma pessoa já está sendo treinada para a ouvidoria central, além dos demais funcionários da Administração Municipal. “Nesta terça-feira faremos um treinamento com todos os funcionários da prefeitura, envolvidos direta ou indiretamente. Representantes da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) de Santa Cata-rina e do Centro de Infor-mática e Automação do Es-tado de Santa Catarina (CIASC) também devem vir a Içara, a fim de acompanhar os trabalhos. Estamos cumprindo a meta do governo, de abrir o canal de comunicação na cidade”, ressalta Bonifácio.
O site da prefeitura está passando por uma refor-mulação. A página será integrada ao site da Federação Catarinense de Municípios (FECAM).

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“Início de um novo governo, uma nova equipe, começam os novos relacionamentos, na máxima dos 5S: sola, suor, saliva, simpatia e sorte, vamos trabalhar e conquistar muitas coisas boas para Içara ”. Comentário do Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) após a posse de Raimundo Colombo (DEM) e de Eduardo Mo-reira, em Florianópolis, dia 1º de jan eiro.

Gentil Dory da Luz
arrematou duas das quatro melancias leiloadas na festa em honra a Santa Luzia, realizada, no final de semana, na comunidade de Campo Mãe Luzia em Içara. Participante assíduo por vários anos da Festa da Melancia o chefe do Executivo levou para casa as frutas pesando 32,3kg e 28,5kg. “O leilão das melancias é uma tradição muito forte da festa, todos os anos prestigio o evento e arremato alguma melancia, hoje fiquei com a quarta e a segunda colocada. Que Santa Luiza abençoe os içarenses e que todos tenham um ano de muitas realizações e novas melancias para a festa do ano que vem”, torce o prefeito.

Adilto Tramontim
presidente do PMDB, afirmou que não teve nenhuma conversação sobre a “possível coligação”, com o PP, conforme vem sendo veiculado na impresa nos últimos dias.
“Não conversaram comigo e nem com partido, isso ocorreu somente entre Gentil (Da Luz, prefeito de Içara) e Arnaldo (Lo-detti Júnior, presidente do PP)”, não comentando se é contra ou a favor.

O peemedebista
acrescentou que o único assunto que tratou recentemente com o Partido Progressista foi sobre a e-leição da Cooperaliança que será em março.
Ele disse que será levado a apreciação do partido nesta quarta-feira os nomes dos empresários Jorge Rodrigues e Sandro Serafim para ser candi-dado a vice de Pedro Ga-briel. “Rodrigues tem indicação do partido”.

Presidente da Câmara de Vereadores
Darlan Bitencourt Carpes (PP) dará uma coletiva nesta terça-feira, às 14h, no Plenário Adão dos Santos Moreira, para falar sobre as mudanças que fará na Casa como presidente da Mesa Diretora.
A expectativa é grande para saber quem será o diretor da Câmara. Pode continuar Paulo César Crescên-cio, o PC, por indicação de Acirton Costa. Se isso ocorrer, espero que Carpes tenha mais poder de mando do que o último presidente da Casa.

Será que Içara
não tem um local público para colocar a unidade móvel do SESC ao invés de deixar no terreno do Jorge Rodrigues, em Vila Nova.
Qual é a vinculação de Rodrigues com o Poder Público, além de prestar serviços?

Os assistentes
dos vereadores de Içara tem que mostrar mais serviços caso queiram ficar no cargo.
Pelo que tenho acompanhado o rendimento deles foi muito baixo, mas os culpados são os vereadores que exigem pouco dos assistentes.

Frase
“Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela”. (Bjornstjerne Bjornson - Es-critor norueguês - 1832-1910).

GERAL - Obras de saneamento no Centro geram reclamações

Implantação de sistema de esgoto tem causado reclamações entre moradores e comerciantes; consultor da obra ressalta que os danos serão amenizados no decorrer dos serviços do Samae.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Desde meados do último ano os bairros de Içara vêm recebendo as obras de implantação do sistema de esgoto, cujos serviços estão, atualmente, concentrados no bairro Centro. No entanto, a obra que prevê melhorias na qualidade de vida da população está causando reclamações dos munícipes.
Entre os descontentes está um comerciante do setor de vestuário. O homem que possui estabelecimento na Rua Vitória, conta que partes das calçadas fo-ram quebradas em meio a-os trabalhos. Ele acrescenta ainda que no último sábado, dia 8, quando a obra foi iniciada na localidade, foi registrada queda nas vendas em comparação a outros fins de semana.
Conforme o consultor da obra, Celso Rocha, as calçadas destruídas serão refeitas no decorrer dos serviços. Ele ex-plica que os danos foram provocados para ligar a rede de esgoto residen-cial junto ao sistema sanitário. “Os comerciantes e os moradores precisam ter um pouco mais de paciência. Estes transtornos são um mal necessário”, salienta.
Em razão dos trabalhos, a rua esteve interditada nesta segunda-feira, dia 10. De acordo com o cronograma, a via deverá ser recomposta pelo asfalto no início da próxima semana. Posteriormente, as obras seguem no Centro. “Vamos aproveitar o movimento menos intenso da época de veraneio para executar as obras”, pontua.

POLÍCIA - Fim de semana com onda de assaltos no comércio

Sequência de assaltos foram registrados no último fim de semana; delegado Rafael Marin Iasco revela que comando investiga suspeita de ligação com crimes ocorridos em Criciúma.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Medo para os comerciantes e trabalho para os policiais são as consequências i-mediatas dos frequentes assaltos registrados no município. As vítimas do crime o-corrido neste domingo, dia 9, em um posto de combustível no Balneário Rincão deverão prestar depoimentos na delegacia.
Conforme o delegado Márcio Campos Neves, quatro homens em duas motocicletas se dirigiram ao estabelecimento na Zona Sul, por volta das 17h30min.
Um dos homens, portando uma pistola cromada teria entrado na conveniência e anunciado assalto. O elemento fugiu levando R$ 583. A Polícia Militar realizou rondas pelas imediações, mas nenhum suspeito foi localizado.
Segundo o delegado de Içara, Rafael Marin I-asco, está sob a-nálise a possível ligação dos crimes recorrentes na cidade, com ações realizadas em Criciúma.
Ele afirma que a Central de Polícia repassou informações que indicam essa suspeita. O delegado acrescenta ainda que algumas vítimas não registram o Boletim de Ocorrência, o que dificulta a investigação. “A polícia fica de mãos atadas”, salienta.
Outros dois assaltos foram realizados somente no sábado, dia 8. Por volta das 21h45, um homem armado anunciou a ação em uma padaria na Avenida Procó-pio Lima, no bairro Jaqueli-ne. Segundo a funcionária, o homem vestia uma capa de chuva e estava com um capacete na cabeça.
Já, mais tarde, o alvo foi uma lanchonete na BR-101, na Esplanada. Quatro homens, dois deles armados, teria agredido funcionários e clientes, levando R$ 600.

VARIEDADES - Balneário Rincão recebe Cavalgada de Santos Reis

O grupo de cavaleiros conheceu aspectos turísticos, ecológicos e culturais, das diferentes regiões do Estado; e a Cavalgada de Santos Reis promove a tradição gaúcha em Santa Catarina.

(Divulgação)

Mais de 130 cavaleiros, comandados pela Ordem dos Cavaleiros de Santa Catarina estiveram de passagem pelo Balneário Rin-cão, no dia 4 de janeiro.
A tradicional Cavalgada de Santos Reis está na 22ª edição e, nesse ano, o iniciou em Passo de Torres, no dia 2 e seguiu até o dia 9, com encerramento no município de Garopaba.
Os cavaleiros foram re-cepcionados pela subpre-feitura do Distrito com al-moço, oferecido no Centro Comunitário.
“Não temos inscrições e nem limite de participan-tes, quem gosta de cavalgar e quiser nos acompanhar, ‘a porteira’ está aberta”, destacou o presidente da Ordem, Neusi Emílio Ferro.
Para Zé Tucano, ideali-zador da primeira cavalga-da, o evento é destinado à-queles que gostam de ca-valos e apreciam a beleza do Litoral Sul.
“Começamos com 28 ca-valeiros e um trajeto pe-queno entre as cidades de Passo de Torres e de Gai-vota, na divisa com o Rio Grande do Sul. Hoje per-corremos mais de nove mu-nicípios e todas as prefei-turas com litoral são nos-sas parceiras”, enfatizou.
Conforme a programa-ção do grupo, depois do Balneário Rincão, a caval-gada seguiu para Balneá-rio Esplanada, em Jaguaru-na; passou por Laguna e Imbituba e encerrou o tra-jeto em Garopaba, no sítio João Nicolau de Abreu.

ESPORTE - Praião pode começar neste fim de semana

Depois do cancelamento devido problemas na licitação de contratação da arbitragem a Fundação Municipal Esporte (FME) de Içara deverá dar início ao Praião A e B no sábado.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Depois da tentativa da equipe do Comerciário de cancelar as partidas de sábado do Praião A, exigindo a permanência na elite do campeonato deste ano, sob a alegação de que o U-nião da Praia comprou a vaga, fato negado pelo presidente do clube do Balneário Rincão, Odair David.
É que tanto a Série A quanto a Série B da competição não tiveram início no sábado, dia 8 de janeiro. A Segundona, já registra um mês de atraso. Já para a Divisão Principal, o adiamento resultará em pelo menos uma semana de diferença ao que estava previsto pela Fundação Municipal de Esportes de Içara.
O motivo para a mudança nas datas desta vez não ocorreu devido a novas a-dequações na principal arena esportiva do Balneário Rincão. O motivo foi de que o contrato feitoentre a Prefeitura de Içara com a Liga Atlética Içarense (LAI) acabou sendo revogado, por motivos legais, devido a entidade possuir árbitros que estavam inscritos em outras entidades da região. A Administração Municipal confirmou que irá abrir uma nova licitação, onde será escolhida outra liga para fazer a arbitragem.
E para que a competição tenha o início no próximo fim de semana ocorrerá nesta terça-feira, às 19h-30min, na sede da subpre-feitura do Distrito Balneário Rincão, uma reunião entre a FME e os represen-tantes dos clubes para que seja assinado um termo de compromisso, o que deveria ter ocorrido no dia 6 de janeiro. Contudo, não ocorreu pela falta de autoridades da Segurança Pública.
As duas competições são as únicas que ainda não i-niciaram na temporada.