O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

CAPA: Edição2.151 - Içara, 21 de julnho de 2011

Homenagens a Gentil e Zanolli
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Imagens da Câmara de Segurança no momento do asssalto
(Divulgação)


(Bruna Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Boca desfalca PP e reforça o PMDB

Joaci Domingos Pereira, o Boca, eleito vereador de Içara em 2004 e reeleito em 2008, pelo Partido Progressista, já anunciou que vai trocar de partido.
A nova sigla do vereador é o PMDB, partido do atual prefeito, Gentil Dory da Luz. O progressista não es-conde a afinidade com o chefe do Executivo e atribui a ida para o PMDB aos “grandes projetos” da Administração Municipal, os quais diz ter acompanhado de perto nos últimos meses.
A saída dele deixa o PP desfalacado e reforça o PMDB, mas, Boca vai ter que fazer por merecer, pois será um estranho no ninho. Tem que ser político.

POLÍTICA - Boca está com “malas prontas” para trocar PP pelo PMDB

Eleito pelo Partido Progressista (PP), Boca apoia e tem afinidade com a administração do Prefeito Gentil Dory da Luz e quer fortalecer a região que representa, mas como vereador do PMDB.

Arquivo/Jornal Içarense)

Joacir Domingos Pereira, o Boca, eleito vereador de Içara em 2004 e reeleito em 2008, pelo Partido Progressista, já anunciou que vai trocar de partido. A nova sigla do vereador é o PM-DB, partido do atual prefeito Gentil Dory da Luz.
Boca não esconde a afinidade com o chefe do Executivo e atribui a ida para o PMDB aos “grandes projetos” da Administração Municipal, os quais diz ter acompanhado de perto nos últimos meses.
“Tenho como justificar a minha ida para o PMDB. Sou filho de Içara e jamais vou perder a oportunidade de ser eleito novamente vereador, apoiando o prefeito Gentil da Luz, pelos grandes projetos que está comandando e que eu estou a par. Quero acompanhar o crescimento do município. O meu voto vai continuar sendo daqueles que tiverem o melhor para a cidade”, enfatizou o vereador.
Boca garante que não está saindo do PP por interesse próprio, mas em prol de um plano político para Içara.
Para não perder a cadeira no Legislativo, o qual conquistou pelo PP, Boca precisa esperar abrir uma janela partidária, ou seja, só poderá efetivamente trocar de sigla quando faltar um ano para as eleições, em outubro.
“Em outubro estamos planejando uma grande reunião no bairro que represento, o Presidente Var-gas, unindo lideranças também do Demboski e do Liri, a fim de preparar as eleições de 2016”, enfatiza Boca. O plano do vereador para o futuro é criar uma força política entre os bairros, para eleger vice-prefeito um empresário da regi-ão. “Quero criar um novo estilo de política naquela região. Vamos levantar a pessoa mais preparada entre os três bairros para ser vice em 2016. Quero va-lorizar as pessoas que moram lá, que também merecem espaço”, adiantou.
Boca afirmou, entretanto, que o motivo da sua saída do PP também está relacionado a decepções dentro do partido. “Na época em que o ex-presidente da Câmara, o Caetano Pedro Costa, foi eleito, eu tinha a-poio para ser presidente. Mas, fui fiel ao partido e apoiei a candidatura dele. Agora, no ano passado, na eleição do presidente Dar-lan, eu também tinha um bloco que votaria em mim. Novamente cumpri o que acordamos, o problema é que não aconteceu nada do que a gente conversou. Estou saindo por que pessoas que comandam o partido não tomaram as nossas dores”, confidenciou.
Boca está analisando a troca de sigla, com o auxílio de um advogado, para não tropeçar na questão da fidelidade partidária e poder reeleger-se ao Legisla-tivo no próximo ano, mas, agora, pelo PMDB.

GERAL - ACII altera estatuto e elege nova diretoria por consenso

Em Assembleia Geral Extraordinária, na noite desta quarta-feira, os associados da ACII elegeram por unanimidade a nova diretoria para os próximos dois anos; os nomes foram consenso.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A Associação Empresarial de Içara (ACII) elegeu nova diretoria nesta quarta-feira a noite, dia 20, em Assembléia Geral Extraordinária, no auditório da Cooperaliança.
As chapas poderiam ter si-do inscritas até 15 dias antes das eleições. Porém, como não houve pretendentes, os associados trouxeram nomes pré-definidos por consenso para formar o comando da entidade para os próximos dois anos.
A presidência ficou com Agenor Sartor Castagna, que terá como vice Eliana Jucoski Monteiro. A diretoria ficou constituída ainda pelo 1° secretário: Hélio Bortolatto, 2° secretário: Custódio Abílio da Silva, 1° tesoureiro: Eral-do dos Santos e 2° tesoureiro: Fábio Tomaz Santinoni. Foram escolhidos ainda representantes de 11 câmaras: Assessoria Jurídica: Gilberto Lima; Agricultura e Pecuária: Sérgio Baschirotto; Apicultura: Francisco de Mello; Indústria e Comércio: Rami-res Cardoso; Assuntos Estratégicos: Sidnei Castagnetti; Mulher Empreendedora: Rosimere Barreto Pizzetti; Jovem Empreendedor: Filipe Pavei; Marketing: Maurino Barbosa; Prestação de Serviços: Valdemar Casagrande; Saúde: Viviane Formentin de Souza; e Etnias: Sálvio Cas-tagnetti.
A presidência do Conselho Deliberativo passou a ser do ex-presidente da ACII, Adalberto Pizzetti; tendo demais membros: Aldo Wa-gner Fernandes, Sandro Se-rafim, Jói Luiz Daniel, Plínio Goulart, Claiton Costa, Val-mor Demos, Cláudio Zanat-ta, Luiz Carlos Budni e Ed-milson Zanatta.
O Conselho Fiscal fica composto por Paulo Olívio Pavei, Osvaldo Costa e Pedro Marques, tendo como suplentes Claudinei Rabelo, Paulo Brígido e Pedro Picin.
Além da eleição, os membros da associação fizeram alterações no estatuto. A mensalidade que foi de R$ 10 por 15 anos, vai ter reajuste de 5% a 15%, com base no salário mínimo, dependendo do porte da empresa associada. O mandato da diretoria que era de três anos foi reduzido para dois, entre outras mudanças.

POLÍCIA - Imagens de câmera de segurança detalham roubo

As imagens de segurança de um dos postos de combustível roubados na noite de quarta-feira trouxeram a tona vários detalhes sobre a quadrilha que estava agindo na região do município.

(Divulgação)

O trabalho da Polícia Mi-litar de Içara foi ainda mais intenso na noite desta quinta-feira após várias investigações sobre os roubo a três postos de combustíveis (na Rodovia SC-444, BR-101 e Centro).
Após assaltarem o Posto Pantera, localizado em Vi-la Nova, a guarnição militar foi acionada e passou a fazer rondas pela cidade procurando os suspeitos. Mas o inusitado aconteceu: os ladrões assaltaram outro estabelecimento.
O caso foi registrado no Posto Serafim, Centro de Içara, mas, a ação dos policias foi rápida e resultou na prisão de dois jovens de 18 e 19 anos, localizados no bairro Próspera, em Criciú-ma, em um Gol prata igual ao utilizado nos assaltos. Eles foram reconhecidos por testemunhas. Com os suspeitos foram encontrados: R$ 4,7 mil em dinheiro, dois cheques e três telefones celulares, além de toucas ninjas. O terceiro e-lemento fugiu no momento da abordagem e ainda não foi localizado.
De acordo com registros feitos pela Polícia Civil, através do delegado Rafael Marin Iasco, foram colhidos os depoimento de funcionários do estabelecimento que estavam no local no momento do assalto, “Nenhum deles reagiu na presença dos assaltantes, já que todos estiveram o tempo todo na mira de arma de fogo, foi um momento de terror para todos, já que nenhuma das pessoas tinham passado por uma situação como aquela”.
O roubo durou menos de um minuto e os três responsáveis pelo crime planejaram tudo de forma estratégica. O motorista fez a segurança e ficou pronto para a fuga, enquanto o outro foi até a loja de conveniências pegar o dinheiro e o terceiro fazia uma mulher de refém na parte externa do posto.
As imagens da Câmara de Segurança ajudaram para esclarecer o assalto.

VARIEDADES - Casa da Cultura realiza 1ª Mostra de Talentos

O talento dos alunos das oficinas artísticas da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes foi desta-cado nesta quarta-feira, dia 20, com a 1ª Mostra de Talentos, onde predominou a criatividade.

(Divulgação)

A Administração Muni-cipal de Içara, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promoveu na noi-te desta quarta-feira, dia 20, a primeira Mostra de Talen-tos da Casa da Cultura Pa-dre Bernardo Junkes.
Com muita criatividade, os alunos das oficinas cul-turais de ballet clássico, danças urbanas, violão e expressão teatral fizeram apresentações no palco da Casa da Cultura, na Praça Matriz São Donato.
Os cursos artísticos são oferecidos gratuitamente para a comunidade.
Professores cedidos pela Administração Municipal ministram as aulas, que são oferecidas para pesso-as de todas as idades. Ao todo, participam das aulas mais de 300 pessoas.
A Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, localiza-da no Centro de Içara, foi fundada em 11 de fevereiro de 1951, e funcionou inici-almente como paróquia, transformando-se no cen-tro cultural em 27 de maio de 1986.
A maioria dos eventos culturais de Içara aconte-cem no local, que já foi pal-co de exposição de qua-dros, lançamento de livros, teatro amador e outros.
Os alunos das oficinas artísticas são convidados para apresentações em diversos eventos no muni-cípio. Recentemente os a-prendizes da oficina de violão se apresentaram para um grande público na Festa do Agricultor, que aconteceu em Boa Vista, entre os dias 15 e 17.

ESPORTE - Equipe de Karatê de Içara recebeu homenagem da Federação Catarinense

Foi realizado uma pequena cerimônia na manhã desta quarta-feira no Paço Municipal de Içara para homenagear a equipe de Karatê Interestilos da Fundação Municipal de Esporte (FME).

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Aconteceu na manhã de ontem no paço municipal uma homenagem aos jovens atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara que participam das Escolas de Karatê.
A homenagem é resultado do bom desempenho que vem obtendo nas competições estaduais. A equipe que conquistou o 2º lugar na etapa estadual de Karatê, no ultimo dia 10 de julho na cidade de Jaraguá do Sul, vem trazendo conquistas de um Projeto inovador que cresce a cada dia.
O projeto Karatê de Inclusão, atualmente conta com 450 crianças e deste quadro 100 delas tornaram-se atletas de ponta do município. Além de resultados nas competições, o projeto vem mostrando o ótimo trabalho na questão social desenvolvida através da modalidade de Ka-ratê, com isto, o Prefeito Municipal, Gentil Dory da Luz, e o presidente da FME, Flávio Felisberto, receberam das mãos do presidente da Federeção Catarinen-se de Karatê Interestilos, Leandro Gambeta, Diretor técnico da FME de Jaraguá do Sul, a homenagem de Projeto Destaque do ano de 2010 sendo que o projeto Karatê de Inclusão iniciou-se no ano de 2009.
Um dos principais objetivos da fundação é a formação de projetos como es-se, onde, além de estimular novos atletas a modalidades esportivas pouco comuns, também trás a to-na a descoberta de novos atletas.
Este ano a equipe da fundação pretende alcançar boas marcas nos Jogos A-bertos de Santa Catarina (JASC) que será realizada na cidade de Criciúma no mês de novembro.
Os treinos de karatê, a-contecem no centro especializado montado próximo ao Complexo Esportivo, a-lém do karatê outras modalidades de lutas marciais são treinadas no local.
Os jovens interessados em participar dos projetos podem entrar em contato com a FME.