O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Edição 1.833 - EDITORIAL - Indefinição política prejudica coligações

Em 3 de outubro será disputada mais uma eleição para presidente, senador, deputado federal, governador e deputado estadual.
As indefinições em âmbito nacional é quem vai coligar na chapa majoritária para presidente com o Partido dos Trabalhadores (PT), que definiu Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, e com o Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), que aposta as fichas em José Serra, governador de São Paulo. Os dois partidos são inimigos políticos há quatro mandatos, dois de Fernando Henrique Cardoso e dois de Lula da Silva.
Em Santa Catarina a disputa pode ter quatro frentes: o PMDB, com Eduardo Pinho Moreira, que namora com o Democratas, de Raimundo Colombo, e também com o PSDB, de Leonel Pavan, atual governador de Santa Catarina, que não é candidato e deve identificar um nome.
Já o PT, está confiante na vitória de Ideli Salvatti, que por determinação do comando nacional tem preferência de coligação com o PMDB.
E o PP escolheu Ângela Amin, que aguarda o DEM e o PSDB, e até o PP.
Mas nada está definido pois as candidaturas passam pelas convenções, que ocorrem em junho. Até lá, haverá muita especulação e pouca decisão. Portanto, é esperar pra ver. A deixa depende do povo que vai escolher quem ele quer para governar SC. Se escolher mal, não adianta lamentar.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (34)

(...) Mas como José insistisse muito, Juvenal, o filho de Juvêncio aceitou a aposta. A contragosto do pai, Juvenal montou e saiu para a corrida. Mal sabia o rapaz que o infortúnio estava selado naquela aposta.
As pessoas se desdobraram em opiniões. Ambos tinham possibilidades de ganhar, mas também tinham possibilidades de perder. José, ciente da qualidade do Baio, o cavalo de estimação, ainda fez uma piadinha: - ah compadre, que pena! Vou te deixar de canga no chão.
Juvêncio baixou a cabeça e escutou o coro de risadas, mas Juvenal não se deu por vencido e pensou: vamos ver quem vai rir por último. Irritado ele foi para o partidor e amarrou a cola do cavalo do adversário. Juvêncio chegou e desamarrou-a mas não passou despercebida esta provocação do rapaz, e ele resmunga entre dentes:- fedelho, tu não perdes por esperar!
Foi dado o tiro de largada e os cavalos saíram aparelhados. A diferença era apenas de orelha. Os segundos pareceram eternidade para José que em nenhum momento concordou com tal façanha deste ou daquele. Parece que ele adivinhava o desfecho funesto da aposta. Ao final da raia, o resultado foi a vitória de Juvenal. O cavalo venceu por cabeça e a junta de bois estava ganha. Afinal foi a canga de Juvêncio que ficara no chão e enquanto os cavaleiros desmontavam e Juvenal recebia os aplausos.
José foi para casa sentindo como se houvera duelado com o compadre. O filho, embora vencedor seria, dali em diante, o maior perdedor, pois estaria perdendo a paz de espírito. Não... não poderiam aceitar o prêmio em hipótese alguma. Iria falar com Juvenal e tudo ficaria como antes, afinal o jogo poderia ser apenas uma brincadeira. Ele não iria aceitar tamanha perda ao seu compadre e amigo, afinal eram como irmãos.
Quando Juvenal chegou em casa já era bem tarde e a família já estava dormindo. Ele também deitou e dormiu o sono dos justos, um sono recortado por sonhos, e em muitas visões estava a filha do vizinho, uma menina desabrochando para a adolescência, a bela e meiga Ritinha. Menina mimada e prendada, era filha única de José e Jovita que segundo diziam aos vizinhos, era o presente mais valioso que Deus lhe dera. (continua...)

CHARGE

POLITICA - PP de Içara aprova Ângela Amim como candidata ao governo de SC

O presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, afirma que Ângela Amin, atualmente, é o melhor nome do partido, e que os filiados vão ter que trabalhar para candidatos da sigla.

Faltando sete meses para as eleições do dia 3 de outubro, grande parte dos partidos já definiram os nomes que irão disputar os cargos. Contudo, também é normal que haja coligações, ou que filiados de determinado partido manifestem simpatia a este ou aquele candidato de outra sigla.
No caso do Partido Progressista (PP), a pré- candidata à governadora de Santa Catarina é atual deputada federal, Angela Amin.
Conforme a avaliação do presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, a Angela é muito bem cotada. “Ela é a candidata mais forte e que está liderando nas pesquisas”, enfatiza Lodetti, acrescentando que no dia 10 de abril, sábado, haverá uma convenção do partido em Florianópolis, para definir estratégias, e também criar uma discussão a respeito das candidaturas majoritárias e proporcionais.
Outra questão que, segundo o progressista, deverá ser debatida, é o fato de os filiados apoiarem candidatos de outras siglas. “O partido não concorda com isso, e até já existe uma resolução contrária a medida”, relata Lodetti, explicando que virá uma determinação pela parte estadual do partido proibindo tal medidas.”O partido tomará as devidas providências”, acredita.
Já em questão de candidatos, ficou definido que para deputado estadual o apoio dos progressistas de Içara será para Valmir Co-min (Siderópolis), Joares Ponticelli (Tubarão) e José Milton Schaefer, prefeito de Sombrio. Já para federal, com a desistência de Leodegar Tiscoski, foi marca-da uma reunião a nível regional em 13 ou 14 de abril.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Como existe toda uma polêmica em torno desse projeto, ele foi retirado para, que assim, possa ser melhor estudado e voltar depois ao plenário”. Frase do vereador Joaci Domingos Pereira (PP), que retirou de pauta o projeto que solicitava uma CPI para averiguar as multas com os carros da Secretaria de Saúde, que deve terminar em pizza.

Agilmar Pedro Viana
assumiu pela terceira vez a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara (CDL) substituindo o Jáder Ednei de Souza, após aprovação dos associados, nesta terça-feira, na sede da entidade.
Agilmar esteve à frente da associação entre 2001 e 2005. Ele retorna com a proposta de dar continuidade às ações que já estão realizadas com o aval de toda direção. “Iremos manter a promoção Sábado Total e as datas comemorativas, procurando melhorar cada vez mais o comércio, e todas as idéias serão aprovadas pelos diretores, não irei fazer nada sozinho", afirma.
O pleito foi somente para o presidente e tem mandato tampão de oito meses, valendo de 1º de abril a 31 de dezembro quando acontece a eleição para todos os cargos inclusive para presidente. Jáder esteve no comando da entidade de por dois mandatos: 2006 a 2009. Ele renunciou por estar comprometido com outras atividades e para se decidir a sua empresa, após a FCDL e CNDL ampliar o mandado dos presidentes até o final de 2010.

Jader de Souza
avalia os quatro anos de gestão como positiva com 90% dos projetos concretizados.
"Viabilizamos o departamento de cobrança, ampliamos o número de associado em 30%, fizemos convênio com a Unimed, organizamos em parceria as três edições da Içara Fest, valorizando o comercio e turismo do município, organizamos a Liquida Içara,, criamos a CDL Mulher, ganhamos o prêmio nacional da Renic, ampliamos a re-presentação nas entidades de Içara e na FCDL entre outras ações", disse.
A CDL tem o seu valor, mas valoriza muito pouco a imprensa da cidade.

Ideli Salvatti

senadora do PT afirmou nesta terça-feira, na Rádio Difusora, que é pré-candidata ao governo de Santa Catarina.
Ela está convicta que o PT será cabeça de chave e quem quiser participar da chapa majoritária, sobra a vaga de vice.
Agora falta saber quem vai ser: o PMDB ou PP.

Frase
“A política é uma praga tal que aconselho todos a não se meterem nela”. Thomas Jefferson - terceiro presidente dos EUA (1743-1826).

GERAL - Além do leilão surge uma notificação para o HSD

O Hospital São Donato recebeu uma notificação do Conselho Regional de Farmácia, por terem somente um farmacêutico responsável pelo receituário, quando deveriam ser dois.



Além da questão da dívida de mais de R$ 1 milhão com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que poderá levar parte da estrutura e do terreno do Hospital São Donato, de Içara, à leilão, a instituição foi notificada pelo Conselho Regional de Farmácia (CREF), pelo fato de ter somente um farmacêutico responsável pelo receituário, o membro do conselho e candidato à presidência, Julio Cechinel.
Conforme a gerente administrativa Morgana Zoch, ele é o farmacêutico responsável interno, que assina as receitas e quem responde por todos os atos perante ao Conselho. “A parte jurídica já entrou com a defesa, pois não somos uma farmácia externa”, argumenta Morgana.
Já para Cechinel, que está há mais de 15 anos na função, a medida já era esperada, pois deverá ter um profissional durante o período diurno, pois muitas vezes ele vai no período noturno.
Sobre a presidência, o maior desafio é a dívida antiga. “Isso emperra o cresci-mento, pois deixa de receber recursos federais, já que não tem a negativa do INPS. Com isso, dificulta a instalação do centro cirúrgico e da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo)”, explica, defendendo que precisaria de uma discussão com a comunidade e criar parceria com a União, para o parcelamento da dívida, acrescentando que a escolha do presidente deveria ser através de um consenso, para contar com o apoio de todos. Também são candidatos os vereadores Acirton Costa e Joaci Pereira.

POLÍCIA - Operação da Secretaria da Fazenda encontra irregularidade em Içara

Uma operação realizada pela Secretaria da Fazenda, juntamente com as policias civis da região, fiscalizaram vários estabelecimentos que fraudavam notas, em Içara, 15 foram autuados.

Com quatro mandados de prisão e 50 requisições de busca e apreensão, foi deflagrada a Operação Destaque da Secretaria da Fazenda, em parceria com a Polícia Civil, que contou com 100 investigadores, 14 auditores fiscais, além de três peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP).
. Os trabalhos realizados paralelo, durante toda a tarde de ontem, buscou em vários estabelecimentos comercias de de Santa Catarina por fraudes
Toda a investigação focou a constatação de fraude no uso de equipamentos para a emissão de cupom fiscal, sem o registro das compras para o futuro recolhimento de impostos. A sonegação chamada de "By Pass" utiliza o desvio da memória da máquina para enganar o cliente e a Fazenda. O combate ao uso da técnica foi desencadeado após a identificação de um indivíduo que executava o serviço em Joinville.
Em Içara, 15 estabelecimentos tiveram as fraudes identificadas.
Conforme divulgado pela Polícia Civil, os trabalhos coordenados pela Delegacia de Combate à Sonegação Fiscal também atingiram outras 19 cidades: São Bento do Sul, Araranguá, Balneário Gaivota, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Criciúma, Forquilhinha, Meleiro, Orleans, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, Sombrio, Tubarão, Treviso, Treze de Maio e Urussanga, que tiveram máquinas lacradas pelos orgãos de segurança de Santa Catarina.

VARIEDADES - AMA reivindica terreno para construir nova sede

A presidente da associação esteve reunida com o vice-prefeito de Criciúma, para reivindicar um terreno para ampliação da sede, que atende a 55 educandos da região carbonífera.



A presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA), Ivone Miranda Borges, entidade localizada em Criciúma, mas que atende autistas de toda a região carbonífera, incluindo Içara, esteve, na semana passada, reunida com o vice-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo (PP).
O assunto em pauta foi o pedido da liberação de um terreno, para a construção de uma sede maior para a instituição, que foi inaugurada em fevereiro de 2001. Já no mês de outubro de 2004, passou a funcionar a Escola Especial Meu Mundo, que atende 55 educandos.
O vice-prefeito definiu que estudará o pedido e irá fazer o possível para ajudar de alguma forma a associação.
Contudo, Ivone levantou uma antiga questão: o transtorno com a falta de transporte adequado, fator que pode prejudicar o tratamento de ecoterapia (realizada com cavalos, na Mina do Toco). “Os autistas precisam ser levados as segundas e quintas-feiras para o tratamento e nós não temos motoristas”, relatou. Búrigo se dispôs a procurar uma solução para esse problema, também.
Saiba mais: no dia 2 de abril, a Onu (Organizações das Nações Unidas protocolou como sendo o Dia Internacional do Autismo, uma síndrome que se manifesta até os três anos de idade, sendo caracterizada por desvios qualitativos, tais como a comunicação, integração e interação social e a imaginação.
A palavra autismo foi criada pelo médico Eugene Bleuler em 1911, para descrever um dos sintomas da esquizofrenia.
Os sintomas mais comuns detectados em pessoas com a síndrome geralmente são: ter uma relação com as pessoas como se fossem objetos, evitam o convívio em grupos, resistem a mudanças no cotidiano, se apegam aos objetos, evitam o contato visual, agem como se fossem surdos, não tem a consciência real de situações que envolvam riscos, e ecolalia, que é a repetição de sons, palavras e frases ao invés da linguagem normal.
O tratamento deve ser permanente, pois não há cura para essa síndrome.

ESPORTES - LAI define data para início do Campeonato Içarense

Em mais uma reunião realizada na segunda-feira, os organizadores e competidores do Içarense 2010 definiram em consenso a data de inicio do campeonato, marcado para o dia 16 de maio.



O segundo congresso técnico do Campeonato Içarense, realizado na segunda-feira, entre a Liga Atlética Içarense (LAI) e representantes dos clubes, definiu a data de início da competição para 16 de maio, terceiro domingo do mês. A novidade foi a federação das equipes aspirantes.
O valor para a inscrição dos atletas é uma das incógnitas ainda mantidas. Isso, porque a Liga Atlética Içarense ainda tentará negociar com a Federação Catarinense de Futebol a redução da taxa de R$ 30 por atleta.
Outra dúvida que também não foi sanada até agora é a contribuição dos clubes para a LAI. De início, ficou estabelecido R$ 300 por time. Mas, o montante pode ser reduzido, caso o Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) aceite patrocinar a competição municipal. Outras empresas também foram procuradas e ficaram de dar uma resposta nos próximos dias
A definição sobre os custos é aguardada para a próxima segunda-feira, dia 5, às 20h, em mais um congresso técnico, realizado na sede da LAI, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng.
Os clubes interessados podem entrar em contato com a Liga através do telefone, (48) 3432-8438.
Até o momento os clubes que devem participar do Campeonato Içarense foram: Presidente Vargas, Praia, União do Sul, Atlético Içarense, Barão, Barracão, São José, União da Praia, Jaqueline, Vila Nova, Barra Velha, SER Liri, Cristo Rei e U-nião Pedreira. O Caiçara ficará de fora.

DISTRITO - Causa da morte de peixes ainda continua um mistério

Após passados quase três meses da mortalidade dos peixes nas Lagoas dos Esteves e do Faxinal, os órgão competentes ainda não divulgaram um laudo oficial ou nota sobre o assunto.



Com a pauta da sessão da Câmara dos Vereadores focada nas questões ambientais, o vereador Darlan Carpes (PP), solicitou o envio de um ofício ao biólogo da Fundai, Ricardo Garcia, para que compareça na quinta-feira, para esclarecer se a bactéria Argulus Foliaceus, o popular piolho d’água, foi o responsável pela mortalidade dos carás nas Lagoas dos Esteves e do Faxinal, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, visto que passado dois meses ainda não houve uma explicação concreta sobre o assunto, mas cuja água foi coletada pelos órgãos competentes para a análise dos fatores causadores da morte.
Conforme o vereador, “isso deve ser esclarecido, já que informalmente ouvimos muitas coisas, até mesmo que não devemos comer o peixe, ou evitar contato com ele”, argumenta, afirmando que o fato deve ser esclarecido e os reais motivos sobre as mortes divulgados, informando assim a comunidade.
Até o momento a Fundai ou outro órgão ambiental não apresentou um laúdo ou parecer concreto sobre o caso da mortandade dos peixes de forma clara e objetiva, e sim hipóteses de causa, sem muita clareza.
De acordo com a funcionária da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Mariah Silva Réus, o biólogo Ricardo e um outro funcionário, Múcio, levarão dez amostras de carás vivas para Florianópolis, juntamente com amostras da água das Lagoas, para que um biólogo possa fazer a análise que possivelmente determinará as causas das mortes.
Até o fechamento da edição do JI, não conseguimos entrar em contato com o biólogo Ricardo Garcia.