O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CAPA: Edição2.017 - Içara, 28 de dezembro de 2010

Moradores do Rincão pedem prisão de ladrão
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Tucanos devem eleger diretório em janeiro/2011
(Arquivo/Jornal Içarense)


Ciclista gaúchojá percoreu mais de 3 mil cidades
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Palavra dada não se volta atrás

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara ocorreu dentro da tranquilidade no dia 23 de dezembro. Mas até então, ocorreram muitas reuniões, acertos e promessas para que o vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP) fosse eleito. Agora, se foi do-cumento assinado ou a-cordo verbal só os vereadores é quem pode dizer.
O certo é que Carpes foi eleito por nove votos, menos com o do Antônio de Mello (PMDB), até o Diego Vitorassi (PDT) votou no progressista. Carpes, que se elegeu por três partidos diferentes (PFL-PMDB-PP), assume no dia 1º de janeiro e até lá deverá definir o cargo de diretor da Câmara, que está sendo disputado a peso de ouro.

CHARGE

De olhovivo na Saúde

Sete passos para fugir de
problemas nas mamas


O câncer de mama mata 11 mil mulhe-res por ano no Bra-sil, segundo o Insti-tuto Nacional do Câncer. A fim de di-minuir a incidência de câncer de mama no Brasil, o Inca ela-borou sete recomen-dações de preven-ção e detecção pre-coce da doença. En-tre elas, a realização de mamografia a ca-da dois anos, para mulheres entre cinquenta e sessenta anos.
Também é recomendado pelo Inca a atenção aos primeiros sintomas da doença. Segundo o instituto , as mulheres devem ficar atentas principalmente com nódulo da mama, alteração da pele e do tamanho da mama. Alterações no mamilo, ou uma saída de secre-ção também são sinais de alerta, além do carocinho debaixo do braço. Execesso de peso e consumo exa-gerado de bebida alcóolica também são fatores que contribuem para o surgimento da doença.
Como são as mamas:
As mamas (ou seios) são glândulas e a função prin-cipal é a produção de leite. Elas são compostas de lo-bos que se dividem em porções menores, os lóbulos, e ductos, que conduzem o leite produzido para fora pelo mamilo. Como todos os outros órgãos do corpo huma-no, também se encontram nas mamas vasos sanguí-neos, que irrigam a mama de sangue, e os vasos linfá-ticos, por onde circula a linfa, que é um líquido claro que tem uma função semelhante ao sangue de carregar nutrientes para as diversas partes do corpo e recolher as substâncias indesejáveis. Os vasos linfáticos se a-grupam no que chamamos de gânglios linfáticos, ou ínguas. Os vasos linfáticos das mamas drenam para gânglios nas axilas (em baixo dos braços) na região do pescoço e no tórax.
Os tipos de câncer de mama:
O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas. Por isso, o câncer de mama mais comum se chama Carci-noma Ductal. Ele pode ser in situ, quando não passa das primeiras camadas de célula destes ductos, ou invasor, quando invade os tecidos em volta.
Os cânceres que começam nos lóbulos da mama são chamados de Carcinoma Lobular e são menos co-muns que o primeiro. Este tipo de câncer muito freqüen-temente acomete as duas mamas. O Carcinoma Infla-matório de mama é um câncer mais raro e normalmente se apresenta de forma agressiva, comprometendo toda a mama, deixando-a vermelha, inchada e quente.
Fatores de risco para o câncer de mama:
O câncer de mama, como muitos dos cânceres, tem fatores de risco conhecidos. Alguns destes fatores são modificáveis, ou seja, pode-se alterar a exposição que uma pessoa tem a este determinado fator, diminuindo a sua chance de desenvolver este câncer.
Existem também os fatores de proteção. Estes são fatores que, se a pessoa está exposta, a sua chance de desenvolver este câncer é menor.
É importante que regularmente as mulheres procu-rem um médico especialista ou a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

POLÍTICA - Tucanos de Içara têm eleições em janeiro

Há dois anos como presidente provisório do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Içara, Paulo Roberto Brígido programa a realização de uma eleição em meados de janeiro.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O atual presidente da comissão provisória do PSDB de Içara, Paulo Ro-berto Brígido, foi escolhido pelo diretório tucano, em 2008, para substituir provisoriamente o ex-presidente Silvio Viana, afastado por desentendimentos com o PP, coligado à sigla nas últimas eleições municipais.
“Fui convocado para u-nir o partido. Eles queriam que o presidente conciliasse as duas partes envolvidas no processo”, explica Brígido.
Passados dois anos comandados por Brígido, os tucanos içarenses devem eleger a nova cúpula em meados de janeiro. “Depois das festividades de final de ano, provavelmente após o dia 15 de janeiro, vamos nos reunir para eleger o grupo permanente. Cada um vai apontar cinco nomes que formarão o Dire-tório que, por sua vez, formará a Executiva”, esclarece o presidente interino.
Sobre a intenção de can-didatar-se à presidência do partido, Brígido destaca que só pensa na possibilidade de evitar disputa. “Vou me candidatar apenas se houver disputa, com ameaça de racha. Caso ha-ja um outro nome de consenso, não serei candidato, deixo o espaço livre”, comenta.
O atual presidente destaca que há pessoas dispostas a disputar o cargo de prefeito municipal pela sigla, nas eleições de 2012. Mas, não quis revelar os nomes. “Temos três nomes bem bons. Porém, deixo para revelar mais a diante. O pior deles é o meu”, brinca o tucano.
Brígido diz estar satisfeito com as vitórias conquistadas pela sigla nestes dois anos. “O partido está bastante sólido. Estou satisfeito, pois acredito que a minha parte foi feita. Desde que assumi, já tivemos a vitória do vereador André Mazzu-chello Jucoski, o Polakinho; e do deputado estadual A-dilor Guglielmi, o Dóia. Então, estamos tendo bastante êxito”, observa. Outro fato que deixou a cúpula tucana contente foi a recente eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara, tendo sido eleito o vereador Po-lakinho como vice-presidente. “Tivemos êxito agora, na eleição da Câmara pela vitória do Polakinho. Através de um acordo feito entre os legisladores, ele vai assumir a presidência da Casa no segundo ano, em 2012”, comemora o tucano.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“O que o prefeito mandar, eu vou fazer. Ele é a pessoa mais indicada para dizer quem deve assumir a presidência, pois, tem um plano para o município ”. Vereador Jurê Bortolon (PMDB), tentanto justificar o voto para presidência da Câmara, antes de se reunir com Gentil da Luz, e definir voto favorável ao progressista Darlan Bitencourt Carpes

Já estamos chegando no fim do ano
e a auditoria das contas do ex-prefeito Heitor Val-vassori (PP) não foram encerradas, depois de dois anos de disse-que disse. O PMDB alega que herdou uma dívida de R$ 21 milhões enquanto os progres-sistas juram de pés juntos e dizem provar que o valor é de R$ 5 milhões.
O circo foi armado e houve muitos ataques entre as partes, mas uma coisa é certa. Não se sabe quem está faltando com a verdade, pois a documentação está passando pela avaliação do Ministério Público, que volta de férias somente em 6 de janeiro de 2011.

Agora
a expectativa é quem vai ser o diretor da Câmara de Vereadores de Içara. Darlan Bitencourt Car-pes afirmou que ainda não tem um nome definido e que isso vai ser discutido numa reunião que vai ter com os vereadores que votaram nele, entre eles Acirton Costa (PM-DB) e Joaci Domingos Pereira, o Boca (PP).
Pra que tanto mistério?

Diego Vitorassi
que não tem assistente por ter sido contrário ao projeto na contratação em 2009, votou em Carpes.
Será que ele vai continuar sem assistente?.
Acirton Costa já havia falado anteriormente que Vitorassi pode ter um assessor sim, desde que vá a imprensa e diga que errou em votar contra e que quer um assistente. Agora, depende do aval do Carpes.

Vereador Antônio de Mello (PMDB)
manteve a palavra e votou nele, enquanto os vereadores da bancada dele (Acirton Costa e Jurê Bortolon) votaram em Darlan Carpes, acompanhados de Neusi Berto Silveira (DEM), que faz parte da coligação “Por Uma Içara Mais Humana”.
Mello, por outro lado, poderá assumir a Secretaria de Educação. O convite já foi feito pelo Prefeito Gentil Dory da Luz, que também estendeu o convite ao presidente da Câmara Municipal Acirton Costa, para ocupar a vaga de Laudo Calegari na Secretaria de Saúde, que vai tratar de assuntos particulares. Costa deixa a presidência da Mesa Diretora da Câmara no dia 31, e para assumir o cargo vai ter que se licenciar da Sical, pois a Secretaria de Saúde requer mais tempo.

A violência
está correndo solta em Içara e vai encerrar o ano com os ladrões a solta.
Somente na semana passada foram cinco assaltos a mão armada no município.

Há muito tempo
tenho informação de que alguns assessores de bancadas e assistentes rateiam dinheiro com os vereadores. Não tenho provas, portanto não vou citar nomes, mas vou ficar de olhovivo.

Frase
“A calúnia e a injúria são as armas prediletas dos ignorantes”. (Aurore Dupin - escritora francesa).

GERAL - Comunidade mobilizada em prol da segurança no Rincão

Furtos e ameaças levaram moradores da Rua Jaguaruna, no Distrito Balneário Rincão, a buscar providência de segurança e a Polícia Civil deve iniciar hoje Operação Veraneio apesar de dificuldades.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

A Delegacia de Polícia Civil do Distrito Balneário Rincão, muitas vezes vazia, foi tomada na tarde de ontem por residentes da Rua Jaguaruna, área central.
Mais do que cobrar agilidade no trabalho policial, os descontentes se uniram para prestar apoio à guarnição. O encontro teve como pauta principal, a denúncia dos moradores de que um ex-presidiário estaria realizando diversos furtos.
Além do prejuízo material, os presentes relataram insegurança até mesmo na hora de dormir. Eles disseram ainda que o rapaz estaria proferindo ameaças de morte. “Nós estamos a-qui para dizer que entendemos e condição da polícia e estamos dispostos a ajudar no que for preciso” considera Luis Monteiro, que veraneia no Rincão.
O delegado Fernando de Fáveri explicou que precisa de provas concretas para solicitar um mandado judicial. “As pessoas comentam. Mas, o policial não pode simplesmente invadir a casa do suposto autor dos furtos”, salienta.Ele relatou que existem dois inquéritos envolvendo o jovem, um já está sob análise do Judiciário e o segundo se encontra em fase de conclusão. “Todos os moradores serão chamados para prestar depoimento e tentaremos resolver a situação o mais breve”, disse.
O único agente policial atuante no Rincão, aponta que a maior dificuldade é a falta de colaboração da comunidade. Segundo ele, as pessoas têm hábito de comprar os objetos furtados, o que se enquadra no crime de receptação. O agente revelou ainda que o Judiciário estaria desconsideran-do os furtos com valor financeiro inferior a R$ 300. Como medida efetiva deverá iniciar hoje a atuação da Polícia Civil na Operação Veraneio. Está previsto o deslocamento do delegado Márcio Campos Neves, que atua na Delegacia Especializada de Criciúma, para o Rincão juntamente com dois agentes e um escrivão. No entanto, a ação pode sofrer atraso, já que o repasse das diárias policiais ainda não foi enviado.
A respeito da operação e da segurança, o major Clé-ber Padilha, disse que a Po-lícia Militar tem estado presente com cerca de 30 militares no local. Sobre a denúncia dos moradores, ele alega ser um caso isolado e considera que recai sob o comando civil investigar e buscar um desfecho.

POLÍCIA - Acidentes de trânsito marcam feriado natalino

Fim de semana tem forte incidência de acidentes de trânsito no município; dentre as ocorrência um motociclista sofreu fratura exposta na clavícula após perder controle do veículo e cair.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Feriado natalino, festas e bebidas alcoólicas são os componentes que resultaram em mais de dez acidentes em Içara no último fim de semana. Somente na Rodovia SC-444, foram sete ocorrência registra-das. A maioria dos acidentes foi ocasionada pela proximidade de veículos no fluxo de ida e retorno do Distrito Balneário Rincão.
Conforme as informaçõ-es repassadas pelo Corpo de Bombeiros, grande parte dos acidentes com vítimas envolvia motocicletas. Somente no domingo, dia 26, foram três acidentes com vítimas sob duas rodas. Por volta das 14h-50min, um motociclista de 32 anos colidiu com uma Pagero, na SC-444, no bairro Vila Nova. Segundo o soldado João Luíz, o homem sofreu escoriações pelo corpo.
Já às 18h, um casal foi encaminhado ao a-tendimento médico após se envolver em acidente em frente ao Bali Hai, no Rincão. O condutor, F.T.P., 49, e a caroneira S.S., 19, tiveram ferimentos nos braços e pernas e foram levados ao Hospital São Donato.
Na mesma localidade, por volta das 22h48min, um motociclista teve fratura exposta na clavícula esquerda e fratura também na perna direita. De acordo com o soldado, B.S.R., 22 anos, teria perdido o controle do veículo, vindo a cair na via. Também em um acidente, uma mulher de 32 anos teve que ser conduzida ao Hospital São José, em Criciúma, na manhã de ontem, após ter caído da motocicleta na localidade de São João, na divisa entre Içara e Criciúma. Ela foi socorrida primeiramente pelos bombeiros, com suspeita de fratura na perna esquerda.

VARIEDADES - Ciclista aventureiro cumpre trajeto em Içara

Içara integrou, na última semana, as mais de três mil cidades visitadas por Luis Carlos Ro-drigues, de 53 anos; que há nove anos o homem atravessa as estradas do país em sua bicicleta.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Uma coletânea de registros, transformados em ma-térias jornalísticas, é tudo que o ciclista Luis Carlos Rodrigues, de 53 anos, carrega em sua bicicleta.
Há nove anos o aventureiro escolheu a estrada co-mo moradia, junto à com-panheira de duas rodas, carinhosamente batizada de Daniela.
Viúvo por duas vezes, Rodrigues desafiou a solidão partindo da cidade na-tal, Canoas, no Rio Grande do Sul, com destino a O-iapoque, no Amapá, em 2001. Desde então, ele cruzou todos os estados brasileiros, totalizando mais de três mil cidades e oito países da América Latina.
Na última semana, os caminhos do ciclista chegaram a Içara. E ele ressalta que “não está passando, mas, sim, conhecendo” o município. Mais do que o doce do mel ou a beleza do Balneário Rincão, para Ro-drigues, o marcante foram as amizades conquistadas. “São todos atenciosos e muito receptivos”, observa o viajante gaúcho.
Rodrigues permaneceu um tempo no centro da cidade e, em seguida, dirigiu-se para o balneário.
Ele explica que permanece de dois a três dias em cada município, o que seria o suficiente para absorver os costumes locais. “Is-so tudo não tem preço. Em cada lugar que passo faço amigos e aprendo. Saio enriquecido culturalmente”, comenta.
Em alguns locais, Rodri-gues recebe apoio de prefeituras, mas conta essencialmente com a solidariedade de comerciantes e comunidade, que se solidarizam com sua trajetória.
Em meio a uma rotina incerta, o próximo ano inicia com dois compromissos considerados vitoriosos.
No dia 6 de janeiro, ele estará em Jaraguá do Sul, lançando o primeiro livro, inti-tulado Recordações de um sonho realizado, com autoria de Inácio Carneiro.
Já no dia 10, ele será atração confirmada no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo.
Após a aparição em cenário nacional, o ciclista inicia uma nova empreitada pela Cordilheira dos Andes, com passagem por Peru, Colômbia, E-quador e outros países.
Como sonho realizado, Luis considera ter atravessado o Brasil de ponta a ponta. Mas, para ele não é suficiente.
“De todos os países que passei, o nosso é o mais lindo. Tem muitas cidades escondidas esperando para serem reveladas”, diz que o ciclista, a-crescentando que tem co-mo ideal de vida nunca parar de pedalar.

ESPORTE - Coroa e Praião B podem começar no domingo

Depois de serem cancelados as competições por apresentar problemas nas arenas da orla do Balneário Rincão, a coordenação da FME de Içara confirma que os jogos devem iniciar no domingo.

(Divulgação)

Os Campeonatos do Coroa Bom de Bola e do Praião B, que ainda estão paralisados devido a uma limi-nar da justiça podem estar próximo do andamento.
As competições têm grandes chances de começar já no próximo final de semana, depois das comemorações de virada de ano.
Os problemas levantados pela Polícia Militar nas arenas à beira do mar seriam a colocação de uma corda de isolamento com o afastamento em quase 1,5 metros da rede que já cercava os campos. Além disso, será preciso apresentar um laudo de engenheiro e-létrico para a liberação das cabines de imprensa.E seguranças deveriam ser con-tratados para cada partida.
No caso do Praião, a Fun-dação Municipal de Esportes (FME) terá que ampliar a proteção traseira das arquibancadas, além de facilitar a entrada e a saída dos torcedores do local. Se esta estrutura não passar por u-ma nova vistoria já para a próxima semana, a solução imediata será o isolamento parcial até que fique de acordo com as recomendações dos órgãos de segurança pública.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Içara, Flávio Felisberto, os campos em que serão realizados os campeonatos já estão se a-dequando conforme as medidas de segurança impostas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, com acompanhamento do Ministério Público.
“A parte estrutural já es-tá praticamente pronta, es-tamos aguardando apenas o laudo do engenheiro elétrico para encaminharmos à juíza do Fórum de Içara”, ressaltou Felisberto.
O presidente conta que as, as medidas devem estar solucionadas até essa quarta-feira dia 28, e se tu-do der certo, o Coroa Bom de Bola começará já no domingo, dia 2.
As equipes participantes dos campeonatos que utilizam as duas arenas na orla do Balneário Rincão, estão aguardando o desenrolar do problema para dar o pontapé inicial nas partidas de abertura das duas competições, que já são tra-diçoes e fazem parte do calendário esportivo do Distrito Balneário Rindão há muitos anos.