O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 23 de março de 2011

CAPA: Edição2.070 - Içara, 23 de março de 2011

Içara brinda com água do Samae
(Divulgaçaõ)


Içara brinda com água do Samae
(Divulgação)


Fabem solicita deação de terras ao Poder Público
(Divulgação)


Escola de futebol do Rincão conta com 130 atletas
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Sem preservação vai faltar água

Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar em 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos muni-cípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil - Abasteci-mento Urbano de Água, lançado ontem (22) pela Agência Nacional de Á-guas (ANA). O levanta-mento mapeou as tendên-cias de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de inves-timentos necessários para evitar a escassez.
Içara, tem um manancial, que é a Lagoa do Faxinal, que sofre com o impacto ambiental, e se não for cui-dada, a fonte de água po-derá secar em breve.

COLUNISTA - Elza de Mello



Aquém dos trilhos Vidas em Crônicas (9)

Dia 22 de março, Dia Mundial da Água. Água, fonte vida e bem doado pe-la natureza é base funda-mental para a vida no Pla-neta e, para mensurar a importância que a água tem sobre a vida humana, basta lembrar que mais de 60% do corpo humano é constituído de água.
Entretanto, há pessoas que desconhecem a neces-sidade de preservar um bem tão precioso à vida do nosso Planeta.
Conforme dados, da Or-ganização das Nações Unidas (ONU), sobre a á-gua no mundo, pode-se a-firmar que seis a oito por cento dos recursos hídri-cos são utilizadas nos ser-viços domésticos: cozi-nhar, lavar, beber, entre outros; vinte a trinta por cento são empregadas nas ativida-des indus-triais e se-tenta a oiten-ta por cento servem às a-tividades a-grícolas, pa-ra a produç-ão de alimen-tos em alta escala. Hoje, é divulgado mundialmente que é ne-cessário usar a água com critérios para evitar racio-namento e, futuramente, até o desaparecimento desse líquido vital da face da terra. E vejo que as do-nas de casa foram as pri-meiras a entrar na ordem do aproveitamento e rea-proveitamento da água.
Até mesmo as lavado-ras de roupa doméstica vêm com a opção do rea-proveitamento da água para os ciclos de lavagem. Os banhos de chuveiro e a escovação de dentes tive-ram como que um crono-grama para evitar o des-perdício.
Na mídia, as mais criati-vas mensagens são publi-cadas: “para o próprio bem e de futuras gerações, tome uma atitude decisiva em relação à água. Basta uma gota de bom senso. Basta um pingo de consci-ência”. Tudo isso mostra a criatividade para a re-e-ducação do uso da água. Mas será possível econo-mizar a água na indústria e na agricultura?
Na agricultura, o traba-lho das microbacias rendeu uma consciência ecológica palpável. Uma marca indelével do projeto microbacias foi a consciên-cia de que a mata ciliar é fundamental para a pre-servação das nascentes. E esta conscientização fez com que o agricultor desti-nasse 20% de reserva am-biental.
Em Içara, a agricultura não gasta este percentual por não ter uma escala considerável de produção irrigada. O município tem um potencial considerável de água doce, somando as lagoas e o lençol freático. A produção agrícola de destaque içarense, desde o início da colonização sempre foi de solo seco co-mo: mandio-ca, milho, ca-na-de-açú-car, feijão, ba-tata-doce, verduras e frutas.
Mesmo o arroz produ-zido para o gasto era de sequeiro e não de irri-gação. Hoje já temos uma demanda da água para a produção de arroz irrigado no município e alguma produção de verduras hi-dropônica, mas para o po-tencial hídrico chega a ser irrisório para o município.
O quadro natural que nos baseamos no mo-mento é de um município com uma larga faixa lito-rânea abundante de la-goas de água doce. Dada a separação do Distrito do Rincão, penso que Içara precisará repensar o ma-nancial de água potável. A reserva hídrica principal, o Rio dos Porcos pede u-ma atenção especial no percurso, desde a nascente que hoje está inserida no território criciumense. A fonte principal, creio, será o lençol freático com os poços artesianos para não dependermos totalmente de outro município.
Proponho, que façamos um brinde com a liquidez da água potável para sal-dar esta data mundial, en-quanto pensamos seria-mente na àgua: o valor in-dispensável e a preserva-ção urgente para Içara, nossa terra e nossa gente.

POLÍTICA - Câmara pede ampliação de área à empresa que ameaça sair de Içara

Os vereadores de Içara ficaram preocupados e pediram ao prefeito a doação de uma área para a empresa Farben Indústria Química, localizada na Rodovia ICR 364, Distrito Industrial.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Uma indicação feita pelo presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara, Darlan Bitencourt Carpes (PP), na sessão desta segunda-feira, dia 21, chamou a atenção dos demais legisladores, que foram à tribuna falar sobre o assunto.
O pedido se referia a necessidade de o prefeito Gentil Dory da Luz encaminhar à Câmara, com urgência, projeto de lei para desapropriação de uma área de terra, localizada no distrito industrial do bairro Aurora, nos fundos da Farben, para ser doada à empresa, que precisa da área para expandir a linha de produção.
“A Farben precisa ampliar para os fundos, pois as estruturas da linha de produção não permitem ampliar para os lados. Mesmo ela tendo um terreno disponível ao lado”, explica o vereador Diego Vittorassi (PDT).
De acordo o Carpes, o proprietário da empresa está planejando transferir a indústria para outro local. “Fiquei preocupado quando soube disso. Peço voto favorável dos vereadores”, exclamou o presidente.
O vereador André Maz-zuchello Jucoski, o Polaki-nho (PSDB), comentou sobre a importância da criação de novas áreas industriais no município. “É necessário que a Administração Municipal faça um estudo a fim de disponibilizar áreas industriais no município, pa-ra que empresas que desejam se instalar em Içara não tenham dificuldade. Quanto mais emprego, mais geração de recursos e arrecadação de impostos”, observou.
O progressista Osmar Manoel dos Santos, o Mar-zinho, contou que já havia conversado com o prefeito, junto com o colega de bancada, Itamar da Silva (PP). “Eu e o vereador Itamar estivemos na Farben há a-proximadamente um mês. Depois, falamos com o prefeito, e ele disse que estava conversando com o empresário. O dono da Farben quer levar a empresa para São Paulo”, ressaltou o vereador, completando ao dizer que a atual Administração Municipal não criou nenhuma área industrial.
Concorda com Marzinho o também progressista Joaci Domingos Pereira, o Boca. “Neste mandato, não está sendo dado incentivo às empresas, para que elas se instalem ou, até mesmo, continuem na cidade”, comentou.
O vereador Itamar da Silva (PP) advertiu sobre a quantidade de postos de trabalho que serão perdidos. “São 150 empregos escapando de Içara. Temos que tomar uma providência urgente”, fala.
O peemedebista Acirton Costa disse que Içara tem um problema sério com relação a terrenos para indústrias. “Mas, tenho certeza de que o prefeito vai desapropriar esta área para ser doada a Farben”, declarou.
“Dos funcionários da Farben 90 % são do município, e a empresa precisa desta área para a ampliação, a cidade não pode perder uma empresa deste porte, que prevê um grande investimento e vai gerar mais empregos aos içarenses”; comentou Darlan Carpes.

GERAL - Postos de Saúde registram falta de profissionais

A unidade de saúde do bairro Jardim Elizabete está sem clínico geral há 15 dias; enquanto a unidade do Jaqueline não tem dentista, e que deixa as duas comunidades preocupadas com a situação.


O Posto de Saúde do Ba-irro Jardim Elizabete está sem médico há, pelo menos, 15 dias. A profissional que atendia na localidade ape-nas comunicou que estava pedindo demissão e não voltou mais ao local, deixan-do alguns pertences na uni-dade de saúde.
“As pessoas que preci-sam consultar um médico pegam o número no posto do Jaqueline, que é o mais próximo, ou a enfermeira encaminha para atendi-mento em outra unidade”, explica a técnica de enfer-magem Maria das Dores.
Ainda de acordo com Maria, a enfermeira está levando todos os dias, com o próprio carro, os prontu-ários de receita controlada para que o médico da uni-dade do Jardim Silvana as-sine. “A enfermeira sem-pre dá um jeito. Apesar do aperto, ninguém fica sem atendimento”, ressalta a técnica de enfermagem.

Dentista só no Elizabete

Já o agendamento para atendimento do cirurgião dentista é feito de 15 em 15 dias, na unidade do Jardim Elizabete, com 30 vagas, tendo prioridade crianças e gestantes. Porém, além da comunidade do Elizabete, são atendidas na localida-de pessoas dos bairro Ja-queline, Santa Cruz, Três Ribeirões, Jardim Silvana e Esperança, sendo que esta última possui 10 vagas disponíveis, pela dificul-dade dos pacientes chega-rem, por conta do ônibus.
“Todos estes bairros são atendidos pelo dentista daqui”, conta Maria.
A unidade do bairro Ja-queline já tem até mesmo uma sala disponível, só faltam os equipamentos e o dentista.
A comunidade reivindi-cou um profissional para a unidade, sendo que foi prometido um pela Secreta-ria de Saúde de Içara.
De acordo com uma das funcionárias do Posto de Saúde do Jaqueline, que não quis se identificar, a sala onde estavam sendo feitos os exames pre-ven-tivos nas mulheres foi liberada pare receber o dentista. Mas, até agora, o posto não tem profissional.

POLÍCIA - Caminhão sai da pista na BR-101 em Vila Nova

A Polícia Rodoviária Federal de Araranguá atendeu na madrugada desta terça-feira uma saída de pista de um motorista de caminhão, próximo ao viaduto do bairro de Vila Nova, em Içara.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Um caminhão Mercedes Benz, placa IRG-7925, do Rio Grande do Sul saiu da pista, na BR-101, em Içara, na madrugada de terça-feira. Por volta das 2 horas, J.C.R., 29 anos, perdeu o controle do veículo, contudo, mesmo com a saída da pista não capotou. O motorista não teve ferimentos.
Na noite de segunda-feira envolvendo um caminhão e um carro, na Rodovia SC-444, no bairro Vila Nova, em Içara, resultou em dois feridos . P.T.Q., de 67 anos, e J.P., de 20 anos, estavam em um Corolla de Imbituba que bateu ao tentar entrar na BR-101. Avô e neto foram conduzidos ao hospital com escoriações, o motorista do caminhão com placas de Içara, não se feriu.
Um carreta Scania, modelo bi-tremque trafegava no trecho de Poço Oito, em Içara, na BR-101 acabou parcialmente incendiado. O fogo iniciou num dos p-neus e se espalhou pela última composição da carreta . O Corpo de Bombeiros gastou quatro mil litros de água para a-cabar com o incêndio. Não houve feridos.
Dois carros se envolveram em um acidente na tarde desta terça-feira. O veículo Corsa placas DNI-7988, estava subindo a Rua Sete de Setembro, em direção a Rodovia SC-444, no Centro de Içara, quando colidiu com o Palio placas MGM-5476, que atravessava a rua. Ninguém se feriu no acidente, e foi registrado somente danos materiais nos dois veículos.

VARIEDADES - Escola Quintino Rizzieri recebe ações no Dia Mundial da Água

Apresentações artísticas e palestras marcaram o Dia Mundial da Água na Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri e os alunos aprenderam mais sobre o líquido precioso.

(Foto/Bruna Borges/Jornal Içarense)

As turmas da manhã e da tarde da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, do bairro Jardim Elizabete, em Içara, participaram durante todo o dia desta terça-feira, 22, de ações em comemoração ao Dia Mundial da Água.
O evento foi realizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai).
Os mais de 800 alunos assistiram a apresentações teatrais, com foco na preservação da água, encenadas pelos próprios estudantes; e uma palestra realizada pela Fundai. “Chamamos a Fundai porque é o órgão mais competente para explicar sobre preservação do meio ambiente no município”, ressaltou o presidente do Samae, Paulo Preis Neto.
Os alunos também receberam uma cartilha com o título Cuide Bem da Nossa Água, elaborada pela autar-quia municipal.
Os mais de cinco mil estudantes das demais escolas da rede municipal estarão recebendo o material durante a semana.
As crianças fizeram um brinde à água, com copi-nhos do líquido, distribuídos pelo Samae.
“A prevenção é a melhor maneira de trabalharmos temas importantes como este. Mesmo sabendo que em vários lugares a situação já é bastante preocu-pante, em nosso município buscamos nas crianças um propagador de informação, pois elas absorvem, se sensibilizam e conscientizam todos ao redor da importância de cuidarmos da á-gua”, salientou o presidente do Samae.
O valor das crianças co-mo agentes de propagação e transformação também foi lembrado pela coordenadora pedagógica da escola, Neli Marcos de Souza. “São de extrema importância estas ações de cons-cientização realizadas na escola. Não só no Dia Mundial da Água, mas, sempre. Todos os anos procuramos dar dicas de economia de água, falando sobre a preservação. Se não resgatarmos estes valores, o assunto vai ficando esquecido. Com as discussões, os alunos passam as informação para os pais. A escola também tem este papel de conscientização”, enfatiza a coordenadora.
Para o estudante Leonardo Augustino Pizzetti, da 6ª série, as apresentações foram “muito legais”. “Não sabia que dia 22 era o Dia Mundial da Água. A palestra foi boa para sabermos a importância desta data”, comentou o aluno.
Já Luis Gustavo da Rosa, também da 6ª série, sabia da data, pois havia feito um trabalho em sala de aula sobre o assunto. “Gostei do evento. Acho importante”, destacou.

ESPORTE - Quatro titulares do Criciúma são dúvidas

O técnico Guilherme Macuglia está quebrando a cabeça para escalar o time que enfrenta nesta quarta-feira o Imbituba, quatro titulares ficaram fora dos treinos por causa de lesões sérias.

(Divulgação)

Na reapresentação do Criciúma, no Heriberto Hülse, quatro jogadores não participaram do treino realizado no CT Toca do Tigre. Os desfalques foram o zagueiro Toninho, o volantes Carlinhos Santos e Mika e o meia Roni.
Carlinhos, o caso mais preocupante, submete-se a uma ressonância magnética. O jogador sente dores no músculo posterior da coxa esquerda.
Toninho, com dores na coxa esquerda, é dúvida para o jogo de hoje contra o Imbituba. Mika e Ro-ni ficaram fora do treino pois estão gri-pados, mas o meia deverá ir para o jogo. O volante segue co-mo dúvida.
Os jogadores que ficaram na reserva contra o Brusque e os que jogaram por pouco tempo disputarão um coletivo ontem contra os juniores.
Júlio César Cardoso vai apitar no He-riberto Hülse, auxiliado por Kléber Gil e Fabiano Coelho Silva.