O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CAPA: Edição2.025 - Içara, 15 e 16 de janeiro de 2011

Van com contrabando é detida em perseguição
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


PSDB apresenta para Gabriel exigências para apoiá-lo
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Cooperaliança realiza no Rincão blitz de virão
(Divulgação)

EDITORIAL - PSDB e PMB querem ser vice de Gabriel

O atual presidente da Cooperaliança, Pedro Deo-nísio Gabriel, é candidato a reeleição com aval do PP, e o vice deve sair do PMDB ou do PSDB, nos próximos dias.
Pelo lado peemedebista a decisão está entre os em-presários Jorge Rodrigues e Sandro Serafim, enquanto três tucanos disputa uma vaga: Martinho Mendes, Jucelino Dagostim e Silvio Viana. Cada partido fez as suas exigências e esperam o aval de Gabriel.
Na contra-mão vem um grupo de oposição, com-posta de ex-fun-cionários da cooperativa, empresá-rios, profissionais liberais e políticos, que se propõe a dar um novo rumo dentro da Cooperaliança.
Por ter a máquina na mão Gabriel leva vantagem.

CHARGE

COLUNISTA - Susiane MENDES


Transtorno do comer compulsivo (1)

Sinônimos: comer com-pulsivo, ataques de comi-lança.
Anteriormente conheci-do como binge, o transtor-no do comer compulsivo vem sendo reconhecido, como uma síndrome cara-cterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de pe-so com os métodos compensa-tórios.
Os episó-dios vêm a-companhados de uma sen-sação de falta de controle sobre o ato de comer, sen-timentos de culpa e de ver-gonha. Muitas pessoas com essa síndrome são o-besas, apresentando uma história de variação de peso, pois a comida é u-sada para lidar com pro-blemas psicológicos.
O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2% da popu-lação em geral, mais fre-qüentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade.
Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento pa-ra obesidade ou para per-da de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo.
- Episódios de ingestão exagerada de alimentos;
- Comer mesmo sem ter fome;
- Dietas fre-qüentes;
- Flutuação do peso;
- Humor deprimido;
- Comer em segredo por sentimento de vergonha e culpa e obe-sidade.
As compli-cações médicas estão re-lacionadas diretamente com o aumento da in-gesta calórica e as reper-cussões. As principais são: Obesidade, Infarto, Pressão alta, Aumento do colesterol, Diabete, entre outras complicações.

Até a próxima semana com a continuação desse assunto...

POLÍTICA - PSDB entrega exigências para apoiar Pedro Gabriel

Para apoiar o atual presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel, que concorre à reeleição, e não entrar no pleito como oposição, os tucanos de Içara fazem lista de exigências.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

O encontro entre os mem-bros da Executiva do PSDB de Içara, ocorrido na tarde desta sexta-feira, durou quase quatro horas.
Na residência do atual vice-presidente da Coope-raliança, o tucano Jucelino Dagostim, foram tratadas as exigências do partido para declarar apoio ao candidato de situação à presidência da concessionária de energia elétrica, Pedro Deonízio Gabriel (PP).
“Chamamos o Pedrinho, entre outros que estão cuidando do pleito da Coope-raliança, e formalizamos o que vamos querer para a-poiá-lo, como vagas na diretoria. Eles ficaram de se reunir e ver o que poderão nos oferecer”, explica o presidente do PSDB de Içara, Paulo Roberto Brígido.
Estava presente na reunião o deputado estadual Adilor Guglielmi, o Dóia, que, segundo o vereador André Mazzuchello Jucos-ki, o Polakinho, ficou responsável pelas tratativas com o candidato do PP.
O vereador tucano já declarou preferência em compor chapa com o candidato progressista, mantendo a vice-presidência da cooperativa entre os tucanos.
Outro assunto que estava previsto para ser discutido na reunião era a eleição da nova diretoria do partido, que está com uma comissão provisória.
De acordo com Brígido, foi marcado um encontro para terça-feira, dia 18, pa-ra tratar do assunto. “Co-mo as discussões se estenderam muito, resolvemos deixar o assunto para a próxima reunião”, explica.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



Não posso ser presidente que fique só com a caneta na mão dizendo amém. (...) Tenho que pensar no coletivo, não adianta me pressionar, não posso fazer milagre.”. Recado do vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP), aos vereadores de oposição e de situação que votaram nele, antes de exonerar quatro assistentes parlamentares.

Paulo Silveira
presidente da Associação de Moradores do Presidente Vargas e ex-assistente parlamentar do vereador Joaci Domingos Pereira (PP), o Boca, soltou o verbo contra o progressista. “Estou indignado é com o Boca, que bancou o sacana comigo e não com o Darlan Carpes”, afirmou.
Além de Silvério foram exonerados os assistentes Osmar Silvestre (Antônio de Mello-PMDB), Ronei Agenor da Silva (Acirton Costa-PMDB) e Sadi Osvaldo Januário (Itamar da Silva-PP).
Ficaram nos cargos Adêmio João Pavei, Ademir Francisco, Danúbio Gervásio Vieira, Edmilson Borges, Francisco Hortêncio Motta e Paulo Donizeti da Silva que são subordinados ao presidente e prestarão serviços aos nove vereadores. Também tem a coordenadora parlamentar: Tatiane Marcelino Pereira Zillie o chefe de gabinete: Jucemar de Souza Fernandes.

Rápidas
* Prefeito Gentil da Luz se reuniu ontem com o presidente da Cermoful, Armando Biff, o Tinto, para discutir sobre as comunidades içarenses atendidas.
*Como ficou a situação dos ex-demitidos da Afasi? Depois da aproximação entre PP e o PMDB o assunto ficou parado? Coinscidência.
*Lideranças do bairro Nossa Senhora de Fátima se reuniram na quinta-feira com o objetivo de criar uma associação de moradores em consenso.
* A eleição da Cooperaliança vai ser disputada com Pedro Gabriel de presidente e o PMDB vai indicar o vice. Não sei se terá oposição.
* José Eloir do Nascimento foi nomeado Coordenador da Vigilância em Saúde, sendo responsável pelas vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental.
* Como ficou a questão do sobreaviso dos médicos do Hospital São Donato, que venceu em 15 de dezembro? Daqui há pouco o assunto vem a tona.
* O presidente da Comissão provisória do DEM, Renato Reus, deveria ser mais ousado nos assuntos referentes ao partido se quer crescer na política.
* Corre boato nos bastidores que o vereador Antônio de Mello assume a Secretraria de Educação, aceitando o convite do prefeito Gentil da Luz. Ele nega.
* Já Acirton Costa afirmou que aceita ser o secretário de Saúde sem problema nenhum. Agora é com o prefeito e com Laudo Calegari.

Última Notícia
O suplente de vereador Fábio Della Bruna Vieira ((PP) está encabeçando uma chapa de oposição a atual diretoria da Cooperaliança, que tem como candidato a reeleição Pedro Deonísio Gabriel. Ele vai reunir na terça ou quarta-feira lideranças de vários partidos do Distrito Balneário Rincão para discutir o assunto.

GERAL - Sol, mar e diversão no fim de semana do Balneário Rincão

Programação inicia com apresentações religiosas; hoje e amanhã a Lagoa do Mussuline sediará o primeiro encontro de jet skis do Balneário Rincão; bloco da Barra Velha fará prévia do CarnaRincão

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Para entreter os veranistas segue a programação ‘Seu melhor verão’ no Distrito Balneário Rincão. Se a previsão de sol se confirmar o destino mais procurado na região, terá atrações para diferentes preferências neste fim de semana. Os eventos iniciam com Festa Gospel nesta sexta-feira e sábado na Arena de Eventos, em promoção da Igreja Luterana. A atração conta com teatro, apresentações de banças e grupos de dança. Os presentes também podem desfrutar de serviços como corte de cabelo.
Hoje e amanhã os veranistas prestigiarão a primeira confraternização de jet ski do balneário. Proprietários de embarcações náuticas motorizadas farão apresentações para o público na Lagoa do Mussuline.
Os participantes também terão programação educativa com palestras realizadas pela Marinha e Corpo de Bombeiros. A confraternização é gratuita para os expectadores e o custo para os participantes é de R$ 30. As inscrições ainda podem ser feitas na garagem náutica Kbça Jet Ski, na Lagoa do Mussuline, local do evento.
Está prevista para às 12h deste sábado, a premiação dos quatro vencedores do concurso pirotécnico realizado na virada do ano. Adriano Felisberto, Amigos da Lagoa dos Esteves, Xanahi Eventos e a agremiação carnavalesca Casa Verde receberão troféus de premiação. Os vencedores realizaram em média 12 minutos de queima de fogos na competição.
Já quem estiver na Barra Velha poderá acompanhar uma prévia da participação da comunidade no CarnaRincão. Conforme o gerente de eventos, Clóvis Marcelino, o bloco Barra Velha Folia fará um ensaio aberto ao público na noite de domingo na associação de moradores local. “Içara terá muitas opções no fim de semana”, finaliza Clóvis.

POLÍCIA - Motorista que levava muamba bate em viatura e vai preso

Condutor de uma Van de Criciúma dirige alcoolizado e foge de policiais rodoviários na SC-444; veículo estava repleto de materiais de descaminho como carregadores de celular e bonés.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Uma abordagem da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) acabou em prisão na madrugada de ontem. Na noite desta quinta-feira, dia 13, a guarnição avistou um veículo transitando em zigue zague na SC-444. Resistindo à ordem de parar, viaturas empreenderam perseguição a Van, placas AEZ-8293, de Cri-ciúma. Conforme o soldado Samuel, no trajeto o condutor arremessava o veículo contra a viatura, vindo a provocar danos na viatura. Após três quilômetros a fuga teve fim com os dis-paros efetuados pelos policiais contra o pneu da ca-minhonete
Conforme o delegado Rafael Marin Iasco, A.M., 39 anos, se recusou a realizar o exame do bafômetro, mas o estado de embriaguez era perceptível. No in-terior do veículo, estavam diversos materiais de des-caminho, ou seja, produtos não cor-respondidos junto à ordem tributária. Entre eles, bonés, calçados, carregadores de celular e acessórios femininos. O homem teve a Carteira Nacional de Habilitação cassada e foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta.
Já no Distrito Balneário Rincão, duas pessoas foram detidas na noite desta quinta-feira. F.L.S., de 27 anos, foi levado à delegacia após furtar um celular, um aparelho de som e cerca de R$ 600. A vítima foi a mãe do jovem.

VARIEDADES - Ex-aluno da APAE de Içara dá exemplo de dedicação

O empacotador do Supermercado Giassi, Jardel Frasson Kasmierchcki foi premiado no Destaque Içarense 2010; os clientes reconheceram sua disposição e simpatia no atendimento ao público.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Há sete anos trabalhan-do como empacotador em um dos maiores supermer-cados do município de Iça-ra, Jardel Frasson Kasmier-chcki, de 26 anos, tem se destacado na função.
O jovem, que estudou por 10 anos na APAE içarense (Escola Especial Sonho Dourado), não se consi-de-ra diferente dos outros. Pe-lo contrário, acredita que os alunos da APAE têm condições de “chegar lá”, assim como estudantes de instituições não conside-radas especiais.
“Tem gente que pensa que os alunos da APAE não podem fazer nada. Há pessoas com Síndrome de Down que conheci, por e-xemplo, que têm condiçõ-es de estudar e trabalhar como qualquer um”, res-salta o empacotador.
Jardel conta que tem um bom relacionamento com colegas de trabalho e clien-tes. “Todos me tratam mui-to bem. As pessoas são bas-tante simpáticas”, observa.
No ano de 2003, o jovem terminou os estudos na es-cola especial e foi encami-nhado ao mercado de tra-balho. “Na APAE pode-mos ficar até certo momen-to, quando terminamos os estudos. Para não ‘sair por sair’, eles nos encaminham para empresas”, esclarece.
Para ele, o incentivo da gerência do Supermercado Giassi foi fundamental pa-ra a permanência no traba-lho. “Fui muito bem rece-bido aqui. Eles deram o ma-ior apoio. Tanto que o perí-odo de experiência é de 60 dias e me deixaram por um ano, por que gostaram de mim”, destaca o empacota-dor Nota 10.
Ele se diz satisfeito com o trabalho, mas deseja ir além. O ex-aluno da APAE de Içara, que concluiu o Ensino Médio através do ProJovem, programa do Governo Federal, quer en-trar para a universidade. “Recentemente fiz a prova final do ProJovem. Estou torcendo para passar, pois quero fazer faculdade de A-gronomia”, conta, entusi-asmado. A opção pelo cur-so está ligada à sua histó-ria de vida. “Fui criado na roça. Gosto de mexer com a terra. Por isso, a vontade de cursar agronomia”.
Jardel diz que tinha me-do de não conseguir acom-panhar os colegas de cur-so. Mas, através do incenti-vo de uma professora da APAE, tomou coragem e terminou Ensino Médio. “Sempre digo para os cole-gas da APAE que eles de-vem fazer o curso. Porém, a maioria não se anima. A-cho que todos conse-guem, só não podem deixar de correr atrás”, incentiva.
Para a assistente de fren-te de caixa, Daniela da Sil-va, Jardel é um excelente trabalhador. “Ele é muito esforçado. No início, du-rante a adaptação, foi di-fícil. Mas, ele se tornou um ótimo funcionário”, elogia.
Em 2010, ele foi eleito Destaque Içarense como Atendente ao Público

ESPORTE - Hoje será disputada nova rodada do Coroa

Neste fim de semana será realizada mais uma rodada do Coroa Bom de Bola, competição que acontece na orla do Balneário Rincão, com a participação de 13 equipes da Região Sul.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Neste fim de semana se-rá realizada a terceira ro-dada do Coroa Bom de Bola 2011, que é disputado no campo de areia montado na orla do Balneário Rin-cão, em Içara.
A competição teve um pequeno atraso devido aos problemas com a liberação da arena, mas agora os jo-gos seguem a todo o vapor.
Até o momento foram re-alizadas 12 partidas com um total de 36 gols, média de três por jogo.
Na Chave A quem lidera a tabela é o Kripta Video com seis pontos, foram do-is jogos e duas vitórias. A lanterna está com o TR Te-lões com zero ponto. Pela Chave B a liderança está com a Carbonífera Metro-politana, que em dois jogos soma duas vitórias, seis pontos. E no último lugar da tabela está o Mixto também com zero pontos.
Para próxima fase do Co-roa Bom de Bola se clas-sificam oito equipes inde-pendente da chave.