O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CAPA: Edição1.937 - Içara, 26 de agosto de 2010

Telecentro volta a funcionar com acesso à internet

(Foto: Maso Nyetto/ Jornal Içarense)




Apreendidos 16 caça-níqueis no Balneário Rincão

(Foto: Daniela Soares/ Jornal Içarense)

EDITORIAL - Ficha limpa anula corruptos

Proibir a candidatura de pessoas que tenham sido condenadas por intuições colegiadas é uma determinação em vigor já em outros países. E funciona, porque raramente é veiculado uma notícia de políticos corruptos do outro lado do Atlântico, ao contrário do Brasil, onde muitas vezes para fugir de uma condenação a pessoa se candidata a deputado para ter direito ao foro privilegiado.
É hora de acabar com esse benefício a favor dos cor-ruptos, que tem de ser tratado como ladrão e serem julgados na justiça comum como marginal, talvez assim reduza os crimes econômicos no país.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS


Escudos

A solidão tem um preço. A liberdade, também. A mente humana aprendeu a amar e a desprezar usando a mesma lógica porém empreendeu um esforço maior para amar e ser amado.
Quem não precisa de apoio, de proteção? Onde está o ser humano completo que não precisa de ninguém? Neste exato momento você poderá estar necessitando de um escudo. Alguém que seja seu suporte, sua base, seu conselheiro.
Não se sinta sozinho, procure o seu escudo. Igualmente, sua consciência suplica que você exerça o papel de escudo para alguém. Há pessoas necessitando de apoio, de verdades no mundo das tentativas.
Seja escudo e ande a procura do seu escudo. Precisamos compartilhar mais. Fugir da frieza de uma sociedade medíocre onde a fuga e a máscara são placebos na raiz de pessoas carentes. Entendamos que não estamos sozinhos, não crescemos sozinhos. Nossa história de vida inclui escudos.
Pessoas presentes no instante da dúvida e dos medos. Inclui o alívio de poder ser uma resposta a quem entregou seus caminhos e dúvidas ao seu posicionamento. Os solitários tenderão a se calar. Ficarão órfãos de conquistas. Não vendamos o mundo dos escudeiros pelo preço barato da vergonha de achar que sozinhos chegamos a algum lugar. Vamos assumir nossa condição de carne e osso. Inicie um propósito hoje, agora, já. Comprometa-se a ser um escudo na vida de alguém. Ao mesmo tempo, busque auxílio na sua trajetória. Tenha em mente, como filosofia de vida que os dias se acrescerão com mais brilho e sabor, sabendo que não seremos tão teóricos, mas se a prática for um acrescentar de valores humanos positivos, quem sabe respiraremos o ar puro da consciência tranqüila que nos levará a paz.

POLITICA - Esperidião Amin faz campanha em Içara

O candidato a deputado federal, Esperidião Amin (PP), visitou Içara nesta quarta-feira para fazer campanha e, também, elevar aos içarenses o nome de Angela Amin (PP) ao governo de SC.

(Foto: Maso Nyetto/ Jornal Içarense)
O candidato à deputado federal Esperidião Amin (PP) esteve em Içara na tarde desta quarta-feira para reunir-se com lideranças do partido e cumprir agenda de campanha na região.
Amin visitou o Jornal Içarense (JI) junto com o presidente do PP de Criciúma, Genésio Spillere; do presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Junior; dos ex-prefeitos de Içara, Heitor Valvassori e Júlio Cechinel; dos vereadores de Içara, Osmar Manoel dos Santos e Itamar da Silva, e do vereador de Criciúma, Giovane Zappelini, entre outros.
Sobre a decisão do partido, de indicá-lo à Câmara Federal, Amin disse ter sido bom. “Foi uma maneira de preservar a unidade do partido. Desejo o mandato de deputado federal. Abracei com muito entusiasmo a causa”, exclamou.
Amin destacou a vontade de ajudar a região carboní-fera, falando sobre a atuação como senador, na qual o primeiro projeto, em 1991, foi o Provida, que contemplou a construção da Barragem do Rio São Bento. Quando governador, deu prioridade à obra, com o objetivo de resolver o problema de abastecimento de água na Região Sul do Estado.
Quanto à candidatura da esposa, Ângela Amin, ao governo do Estado, lembrou que o candidato a vice, o pedetista Manoel Dias, é de Içara. “Eleger um içarense como vice-governador de Santa Catarina seria uma ótima comemoração para o município que completa 50 anos em 2011”, associou.
Ele disse que Ângela vai aprimorar as ações iniciadas em seu governo e, como deputado federal, vai ajudá-la nas causas como a descentraliza-ção dos serviços de saúde, redução do tempo das viagens das ambulâncias, reabilitação e atualização de programas para a agricultura, profissionalização da segurança pública, entre outras.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Tenho certeza que o povo do sul irá recompensar o Maneca por tudo que ele já fez. Agradeço a todos os companheiros do PP que muito estão contribuindo conosco. Estamos todos unidos para que tenhamos uma maior representação política do Sul do estado”. Rodrigo Minotto (PDT), candidato à deputado estadual, terça-feira, na inauguração do comitê em Içara, na presença de várias lideranças pedetistas e também do PP.

Ex-governador Esperidião Amin

candidato a deputado federal pelo PP esteve ontem na redação do Jornal Içarense acompanhado de Olavo Della Bruna, Júlio de Lucca, dos ex-prefeitos Júlio Cechinel e Heitor Valvassori, dos vereadores de Içara Osmar Manoel dos Santos e Itamar da Silva, e do presidente da sigla em Içara, Arnaldo Lodetti Júnior.
Amin também esteve em visita rápida na Rádio Difusora e na Cooperaliança. Já a candidata à governadora Ângela Amin circulou pela região de Braço do Norte.
Os progressistas estão confiantes na vitória de Ângela pois as pesquisas mostram que ela tem uma maior aprovação que os adversários Raimundo Colombo (DEM) e Ideli Salvatti (PT)

Processo de Gentil
segundo o presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, o processo está em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo apreciado pela procuradoria.
Eles estão aguardando a decisão do TSE. Já, no processo envolvendo Adair de Souza, o China, estão recolhendo papéis.[

Ex-prefeito
Júlio Cechinel afirmou que está ajudando na campanha de Zé Milton Scheffer porque quando ele foi candidado, em 2006, ele conseguiu mil votos na região de Sombrio. “É uma questão de gratidão”, comentou Cechinel, que teve as placas com Zé Milton rasgadas e escritas traidor.

Administração Municipal de Içara
reverte decisão de ação coletiva proposta através do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Estado de Sana Catarina (Senalba) em julgamento em Segundo Grau, realizado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na tarde desta quara-feira (25) em Florianópolis.
A decisão afasta a responsabilidade do município no que diz respeito às verbas trabalhistas dos funcionários da extinta Afasi. De acordo com o procurador do município, Valterney Reús, ainda cabe recurso, “mas a matéria é favorável à Administração”.
Em 2009, 182 servidores da Afasi foram demitidos.

Frase
“Político honesto é que nem Unicórnio, eu nunca vi, mas deve existir” (Autor desconhecido).

GERAL - Evento promove conscientização no Dia de Combate ao Fumo

Na próxima sexta-feira, 27, será realizada exposição de cartazes alusivos ao combate ao tabagismo confeccionados por estudantes da rede municipal e estadual para conscientizar os içarenses.

(Foto : Daniela Soares/ Jornal Içarense)

Sentado na Praça Matriz São Donato, no Centro de Içara, ao fim de tarde, Daniel Souza, interrompe as atividades para fumar um cigarro. O fumante que iniciou o vício aos 13 anos, ao ver o pai fumar, diz que não permitiria que as filhas adquirissem o mesmo hábito. “Estou ciente que a nicotina é a pior droga que existe”, ressaltou Souza.
O mesmo local que serve de ponto para alguns fumantes, servirá na próxima sexta-feira de sede para exposição de cartazes relacionados aos malefícios do cigarro, confeccionados pelos alunos de escolas municipais e estaduais.
Na programação também haverá distribuição de material educativo e informativo.
“Nosso objetivo com o evento é conscientizar a população no Dia Nacional do Combate ao Fumo, levar até a população informações de prevenção e promoção da saúde, enfim, promover mais uma ação de cuidado com a saúde do cidadão içarense”, ressaltou a Gestora de Saúde Mira Dagostin.
Entre os programas oferecidos pela Administração Municipal de Içara, através da Secretaria de Saúde, está o Programa Nacional de Controle do Tabagismo que consiste em proporcionar às pessoas com interesse em deixar de fumar uma série de programação e atividades desenvolvidas na sede.

GERAL - Telecentro volta a funcionar

(Foto: Maso Nyetto/ Jornal Içarense)

Após mais de seis meses atendendo precariamente, o Telecentro Comunitário Luiz Gustavo da Luz é novamente opção de pesquisa e estudo para comunidade de Pedreiras, no Distrito Balneário Rincão.
Segundo o responsável provisório pela unidade, Marcelo Fernandes, os técnicos da Empresa Positivo estiveram no local esta semana, para instalar e atualizar um novo sistema.
Conforme Fernandes, “os computadores estão funcionando normalmente, inclusive com acesso a internet”. Das dez máquinas, apenas uma está debilitada em função da queima do monitor.
Panfletos foram espalhados pela localidade, para convidar a comunidade a fazer uso do local.

POLÍCIA - Polícia Civil de Içara apreende 16 máquinas caça-níqueis no Rincão

Investigação apontou ponto de exploração de jogos de azar no Distrito Balneário Rincão; segundo PC o local seria estabelecimento de jogos, produção e manutenção das máquinas de jogo de azar..

( Foto: Daniela Soares/ Jornal içarense)

Após 45 dias de investigação, a Polícia Civil de Içara estourou no final da tarde de ontem um ponto de exploração de jogos de azar no Distrito Balneário Rincão, no calçadão central.
Conforme o delegado Rafael Marin Iasco, foram apreendidas 16 máquinas caça-níqueis, além de acessórios, como placas de memória. Segundo apurado pelo delegado, há indícios que o local era ponto de jogos, manutenção e produção das máquinas.
Iasco relatou ainda que o estabelecimento que funcionaria nos fins de semana, teve de ser arrombado, sob mandado de busca, pela polícia para que a operação fosse realizada. Não havia ninguém no local e a Polícia Civil ainda não identificou o proprietário da casa.
“Tudo que é relacionado aos jogos foi apreendido. Agora o indiciamento é instaurado e aguardamos a ordem do Judiciário para destruirmos os objetos”, explicou o delegado Fernando De Faveri.
O delegado acrescentou, que os objetos que podem ser utilizados, como monitores, são encaminhados a doação.
As investigações devem apurar os envolvidos no crime de exploração de jogos de azar e também o locatário da residência.
Na última semana, operação da Polícia Civil de Criciúma realizou duas apreensões de máquinas caça-níqueis.

VARIEDADES - Textos de alunos içarenses são selecionados para olimpíada

A comissão julgadora selecionou textos na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa nesta segunda-feira, dia 23 e seis estudantes içarenses se classificaram para a fase estadual.

(Foto: Bruna Borges/ Jornal Içarense)
Textos de alunos içarenses foram selecionados na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, nesta segunda-feira, dia 23.
Com o tema O Lugar Onde Vivo, as inscrições foram feitas nas categorias Poema, Memória, Crônica e Artigo de Opinião, conforme a modalidade de ensino de cada escola.
A Secretaria de Educação e Cultura de Içara formou a Comissão Julgadora Municipal que selecionou os trabalhos enviados pelas instituições de ensino.
Fizeram parte da comissão as representantes da GERED, Nelci de Fátima Pereira Metz; e da Secretaria de Educação, Maria Conceição Búrigo Lima; a secretária da Academia Içarense de Letras e Artes, Maria de Fátima Silveira Pavei; a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Teresa Feltrin Borges; e a professora de letras, Fabiana do Amaral.
O concurso, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), será disputado a nível escolar, municipal, regional, estadual e nacional. “Os textos selecionados serão encaminhados para a coordenação da Olimpíada de Língua Portuguesa, que fará a conferência e enviará ao representante da Secretaria Estadual de Educação. Estes participarão da seleção dos semifinalistas.
Os autores dos textos classificados pela comissão julgadora estadual e respectivos professores deverão participar presencialmente da quarta etapa (seleção dos finalistas) que se reunirão em uma capital brasileira”, explicou a Gestora de Educação, Giovana dos Santos.
A fase estadual vai de 20 de setembro a 22 de outubro de 2010. Neste ano, participaram 18 escolas da rede municipal e mais 11 escolas estaduais de Içara.
Foram inscritos 19 poemas (alunos do 5º e 6º ano); nove memórias (alunos do 7º e 8º ano); oito crônicas (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio); e dois artigos de opinião (alunos do 2º e 3º ano). A categoria Poema recebeu mais textos pelo fato do município ter mais escolas de nível fundamental, ou seja, até a 5ª série (6º ano).

TEXTOS SELECIONADOS:

POEMA: Trajetória do Meu Lugar
Aluno: Danilo Patrício do Nascimento
Professora: Altina Maria Tournier Warmling
E.M.E.F. José Fernandes Silveira (Sanga Funda)

Desalento de Uma Cidade
Aluna: Eduarda Dos Santos Mauricio
Professora: Alice Martins Carvalho
E.M.E.F. Quintino Rizzieri (Jardim Elizabete)

MEMÓRIAS: As Páginas da Minha Vida
Aluna: Larissa Guessi Batista
Professora: Maria de Lourdes Souza
E.E.B. Ignácio Stakowski (Presidente Vargas)

O Milagre de Santa Bárbara
Aluna: Gabrieli Frasson Massh
Professora: Jucirlei Pereira Casagrande
E.E.F. Alaíde Tabalipa (Esplanada)

CRÔNICA: Belezas da Cidade Mel
Aluno: Jonas Teixeira Ignácio
Professora: Silézia Pizzetti Augustinho
E.M.E.F. Maria Arlete B. Lodetti (Raichaski)

ARTIGO DE OPINIÃO:
O Desrespeito Pega Carona com a Intolerância
Aluna: Vanessa Possamai Vieira
Professora: Denise Cristina Martins Nunes
E.E.B. Profª Salete Scotti dos Santos (Centro)

ESPORTES - Caiçara investe alto na equipe em 2010

O time colorado içarense está fazendo investimento alto nos atletas de 2010, que participam do Regional da LARM, e os resultados já começaram a aparecer com as duas vitórias no campeonato.

(Foto: Thiago Nyetto/ Divulgação)
O Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética Içarense (LARM), que teve início há duas semanas, começa a destacar as equipes que realizaram investimentos e se candidatam a conquista do título da competição.
A cidade de Içara é representada na Primeira Divisão pelo Caiçara, que no momento ocupa a segunda melhor colocação com seis pontos, seguido da Carbonífera Criciúma.
A formação do Caiçara na LARM exigiu mais recursos do que no último ano. A diferença no pagamento de jogadores neste início de campeonato chega a exatos 30%. Passou de R$ 2 mil para R$ 2,6 mil por jogo. A conta leva em consideração apenas a remuneração dos atletas, muitos deles de fora da cidade, sem contar as taxas de arbitragem necessárias em jogos no Estádio Diomício Freitas, em Içara.
Grande parte do recurso foi captada por meio da iniciativa privada. Patrocinadora do time, por exemplo, somente a Construtora Giassi investirá R$ 15 mil na equipe içarense.
A LARM divulgou a lista da seleção da rodada sem nenhum jogador do Caiçara. As indicações foram lideradas pela Carbonífera Criciúma e o Metropolitano, com quatro jogadores cada. Este último time é o adversário do colorado içarense no próximo sábado, dia 28. O desafio será neutralizar no gramado a notável atuação do goleiro Fera, do zagueiro direito Téio, do volante esquerdo Lalo e do meia direito Maicon Ermo, apontados como os melhores jogadores da equipe.