O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CAPA: Edição2.005 - Içara, 9 de dezembro de 2010

Defesa Civil aixilia moradores com lonas
(Divulgação)


MRE é contrário a cassação de Gentil e Zanolli
(Arquivo/Jornal Içarense)


Alunos realizaram encontro de confraternização
(Divulgação)

EDITORIAL - Campanha de conscientização

Se no ano passado a opo-sição, diga-se PP, tinha confiança na cassção do prefeito Gentil Dory da Luz )PMDB) e do vice-pre-feito José Zanolli (DEM), por abuso de poder econô-mico nas eleições de 2008 hoje a convicção não é tanto assim. Uma prova disso é a cordialidade em que convivem o prefeito Gentil da Luz e o presi-dente do PP, Arnaldo Lo-detti Júnior.
O Ministério Público Ele-itoral emitiu parecer favo-rável ao prefeito alegando que não houve erro na prestação das contas da coligação “Por Uma Içara Mais Humana”, que conta com 11 partidos, o que não justifica perda de mandato.

CHARGE

COLUNISTA - Susiane MENDES



Doenças e a negativa da empresa em noticiar o fato

De toddos os afastamen-tos temporários do traba-lho para tratamento de saúde entre outubro de 2008 e janeiro de 2009, as chamadas LER/Dort f-oram os principais moti-vos, isto segundo levanta-mento realizado pelo Mi-nistério da Previdência Social.
As chamadas doenças profissionais, que são as adquiridas ou agravadas pelo desempenho das a-tividades profissionais vem crescendo muito des-de a década de 70.
O Decreto 6.042/2007 determina que há doença pro-fissional quan-do existe nexo técnico epidemi-ológico entre a a-tividade da em-presa e a doença motivadora da incapacidade, estabelecendo ainda um siste-ma de nexo epi-demiológico que regula-mentou mudanças na ca-racterização das doenças relacionadas ao trabalho.
Ocorre que, muitas ve-zes as empresas, mesmo constatando tratar-se de uma doença profissional não emitem a Comunica-ção de Acidentes e Doen-ças do Trabalho (CAT), o-brigatória para todos os casos e negam a existência de nexo entre o trabalho desenvolvido e a doença.
Nestes casos, o traba-lhador acometido de do-ença profissional acaba recebendo um auxí-lio doen-ça comum, o que lhe retira alguns direitos, entre eles a estabilidade de um ano após o reestabelecimento e retorno ao trabalho.
Ocorre que, a CLT em seu artigo 9º, expressa que “serão nulos de pleno di-reito os atos praticados com o objetivo de desvir-tuar, ou fraudar a aplica-ção dos preceitos” nela contidos, entre eles a esta-bilidade acidentária.
Entretanto, quando o-corre a negativa pelo em-pregador em e-mitir a CAT, ne-gando a existên-cia de doença profissional, o empregado so-mente consegue reverter esta si-tuação com a-ção judicial, na maioria das ve-zes após ser de-mitido.
Portanto, é muito impor-tante que o trabalhador fi-que atento para a ocor-rência desta situação e que guarde todos os do-cumentos médicos, para que no futuro possa asse-gurar o direito injusta-mente sonegado, até mes-mo porque é dever do em-pregador manter um am-biente de trabalho seguro e saudável exatamente pa-ra garantir a saúde e se-gurança do trabalhador e assim a sua dignidade.
Até a próxima semana com mais um assunto.

GERAL - Balneário Rincão de cara nova para alta temporada

Ruas do Distrito Balneário Rincão recebem serviços de melhorias e manutenção para a próxima temporada e comerciantes ambulantes passarão por fiscalização a partir deste fim de semana.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A poucas semanas do início oficial do verão, o Distrito Balneário Rincão, em Içara, tem recebido o-bras em prol de melhorias estruturais para os mora-dores e veranistas.
Em regime de mutirão, as principais ruas e acessos da Zona Norte recebem esta semana serviços de limpeza nas vias.
Paralelo à limpeza da Zona Norte, outras duas e-quipes trabalham na revi-talização da Rua Laguna e da Avenida Leoberto Leal. Também estão sendo feitos trabalhos de patrolamen-to e colocação de saibro nas ruas da Lagoa dos Freitas e limpeza e manutenção na Avenida Valdemar Petrini, beira-mar do Balneário Rincão. Na próxima sema-na, as máquinas deverão atuar no bairro Barra Velha.
“Estamos tra-balhando para deixar os visi-tantes satifei-tos”, comen-touo subprefei-to, Jairo Celoy Custódio.
Ele destaca que a progra-mação de even-tos para a tem-porada já está quase definida, com práticas esportivas e fes-tivas.
A partir deste fim de se-mana, os comerciantes am-bulantes serão alvo de fis-calização, que visa coibir o comércio ilegal na locali-dade. A ação deverá seguir durante a temporada.
O subprefeito considera que, “a prática ilegal atra-palha o comércio local que paga seus impostos em dia e no verão, quando o movi-mento é maior, perdem es-paço para os ambulan-tes”. Além da fiscalização ostensiva por parte da sub-prefeitura, nesta tempora-da o número de ambulan-tes vai ser limitado e eles terão local definido para o-ferecerem os produtos.

POLÍCIA - Antecipação da Operação Veraneio é solicitada pela Delegacia Regional

Determinação prevê que Operação Veraneio inicie no dia 28 de dezembro em quase todo o estado; delegado regional, Jorge Koch, requeriu que ação seja realizada a partir do próximo dia 15.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Antecipação da Operação Veraneio no litoral Sul do estado, esta foi a motivação de um documento expedido ontem à Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão. A solicitação deverá passar por análise da pasta.
A ação que teria início no dia 15 de dezembro foi prorrogada para o dia 28 em determinação da secretaria, com exceção de Balneário Camboriú e Floria-nópolis. Conforme o delegado Regional de Criciú-ma, Jorge Koch, não houve uma justificativa oficial para a medida.
No entanto, ele acredita que a falta de verba para o pagamento das diárias dos militares pode ter motivado o adiamento. “Os policiais estão prontos para trabalhar. Falta apenas a liberação”, ressalta.
Ele destaca que a segurança será reforçada durante quase 80 dias, com encerramento da operação no dia 14 de março do próximo ano.
No dia 1º dezembro, a operação foi iniciada pelo Corpo de Bombeiros no distrito Balneário Rincão. A localidade conta com 44 guarda vidas civis e três militares em quase 13 quilômetros de orla. O atendimento está sendo itensi-ficado com jet ski e quadri-ciclo. Este ano a novidade será uma bóia amarrada em uma cora que ficará ao alcance dos próprios veranistas.

VARIEDADES - Escolas Tranquillo Pissetti e APAE realizam Intercâmbio Estudantil

O Intercâmbio Estudantial, realizado entre os alunos da E.M.E.F Tranquillo Pissetti e da Escola Especial Sonho Dourado (APAE) proporcionou momentos de alegria entre os estudantes.

(Divulgação)

O Projeto Pedagógico de Intercâmbio Estudantil Aprendendo e Conquistando Caminhos para Ser e Conviver foi realizado durante o ano entre os alunos da E.M.E.F. Tranquillo Pissetti e da Escola Especial Sonho Dourado (APAE de Içara).
Os estudantes participaram de momentos de inte-gração. Entre eles, atividades como visitas e conversas sobre pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla e orientação quanto às causas e modos de prevenção, também sobre preconceito e convívio social.
As atividades também envolveram troca de cartas.
Para o encerramento, os alunos da APAE foram re-cepcionados pela direção, professores e alunos da Tranquillo Pissetti. Juntos, assistiram a uma peça de teatro preparada para o evento e apresentada pelos alunos das oitavas séries.
Também não faltou o futebol, com times compostos de alunos de ambas as escolas; onde o prêmio, de -acordo com a diretora Clé-ria Marques, foi o envolvi-mento e a participação neste lindo e emocionante projeto. “As escolas ainda receberam troféus para guardarem de recordação do Intercâmbio Estudantil”, destacou.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando um aluno da Escola Especial presenteou a todos com uma música que falava do valor da amizade, da família e da partilha. Depois de visitarem as dependências da escola, os visitantes pediram para a diretora Clé-ria colocar músicas.
A amizade ficou selada entre os alunos.

ESPORTE - A nova sede da Associação do Atlético Vila Nova, depois de mais de 30 dias de reforma, será inaugurada neste sábado, e a ampliação trará con

A nova sede da Associação do Atlético Vila Nova, depois de mais de 30 dias de reforma, será inaugurada neste sábado, e a ampliação trará conforto a comunidade na prática de esportes.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A diretoria da Associação Atlética Vila Nova ina-ugura no sábado, dia 11, ás 20h, com um jantar dançante, ao custo de R$ 15, a reforma e ampliação da sede esportiva.
De acordo com o Diretor de Eventos, Ramon Marcelo Teixeira, a reforma está acontecendo a cerca de 30 dias. “Tínhamos uma construção simples e queríamos ampliar para poder ter mais conforto, tanto para atletas quanto para a comunidade, por isso efetuamos a reforma”, explicou Teixeira.
A nova sede não servirá apenas para os interesses da equipe esportiva, mas para toda a comunidade. “Será aberto a todas as pessoas do bairro, pois o que mais queremos é que desfrutem do espaço com saúde. Apenas estaremos cobrando uma taxa para a limpeza”, explica ELE.
O time é considerado um dos mais tradicionais na região, colecionando muitos títulos. Com a chegada do verão a equipe já se prepara para o Praião, que es-te ano terá as atividades iniciadas apenas em 2011, devido às festividades do final do ano no Rincão.
Teixeira ainda explicou as vantagens que a nova sede trará ao time, “Os benefícios serão os melhores possíveis, agora podemos organizar eventos em prol do time”, comenta. Ele ainda acrescenta. “Agora com a posse da nova diretoria para 2011/2012 já está sendo programado eventos para arrecadar fundos para o time, temos o Praião pela frente e sabemos que é preciso muito apoio”.
A sede, além de ser utilizada pelo clube também será usada pelas escoli-nhas de futebol dos núcleos, onde o principal foco é trazer saúde as crianças e descobrir novos atletas.

EDITORIAL -

Ponte do Torneiro ficará pronta em 2010Comunidade comemora a montagem da Ponte do Torneiro. A obra iniciada há três anos agora se aproxima da conclusão, trazendo expectativa de valorização e melhorias no local.
As vigas que faltavam chegaram nesta segunda-feira, 6, ao local. Até o próximo dia 22, a Empreiteira Confer deverá entregar a obra, finalizando com os reparos em concreto. Posteriormente, os municípios de Içara e Jaguaruna ficam responsáveis pela edifica-ção das cabeceiras. O investimento foi de R$ 300 mil do Governo do Estado, com contrapartida de R$ 150 mil de cada prefeitura.
Agora é esperar pela disponibilidade de recursos.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello



Nuances de Vidas em Crônicas (71)

Continuei a ler o jornal e a contextualizar o códi-go de posturas do muni-cípio de Criciúma, espe-cialmente o Artigo 21 com o seguinte enuncia-do: é proibido conservar animais, de quaisquer es-pécies, soltos nas ruas e praças do perímetro ur-bano. Os que forem en-contrados serão recolhi-dos ao depósito público municipal pagando os donos a multa de 2$000 por cabeça de cabras e de carneiros; 4$000 por ca-beça de animal suíno, va-cum, cavalar ou muar, a-lém das despesas que se fizer com a apreensão e a manutenção dos anima-is. Os cães serão mortos.
Parágrafo único – os a-nimais apreendidos e não reclamados no prazo de 5 dias, serão vendidos e o produto, deduzido as despesas, entregue ao respectivo dono, se ele re-clamar dentro do prazo de 30 dias.
Cabe aqui fazer uma re-flexão a estas leis do ano de 1926. Apesar de haver uma boa distância em da-tas, hoje os cães tomam conta das ruas e das pra-ças em todo o perímetro urbano, ou rural, e não há uma só multa a dono. É comum observar uma fes-ta de cães e das cadelas em plena Rua Ipiranga, Sete de Setembro ou Du-que de Caxias.
Estudantes a caminho da escola passam pelas festinhas de cio canino a todo o momento. Os cães não são recolhidos, não são sacrificados e os do-nos não são autuados. E-les, simplesmente, são moradores de rua. Va-gam por todos os lugares e farejam as pessoas que passam. Tornou-se hábi-to o dono do animal ir passar o verão nas pra-ias, e abandonar o cãozi-nho, ou canzarrão nas ru-as, estradas e vielas.
Tão logo o cão fique a-bandonado, sai a vagar e tenta entrar em nossos pátios, escolas, igrejas e outros recintos onde haja pessoas que possam lhes dar algo para comer, ou uma criança que lhe faça um carinho. Se houver alguém que o adote, tudo bem! Mas se um morador espantar o animal que lhe fura a tela da horta, ou que esteja perseguindo uma galinha para saciar a sua fome, lá vem a defe-sa ao pobre do animal. E não raras vezes um idoso na defesa de sua horta poderá responder um processo por agressão e maus tratos ao cão. Tudo bem... qualquer animal é um ser vivente e está sofrendo pelo abandono do seu dono. Penso que o dono deveria ser res-ponsabilizado. Mas se não puder ser contatado o dono? O que sugere a legislação atual?
Em 1926, o código de posturas do município de Criciúma mandava matar os cães. Será que queremos isso, nos dias atuais? Mas ... o que fazer com a infestação de pa-rasitas (pulgas, bicho-de-pé) em logradouros e lugares públicos? E com as crianças e pessoas a-tacadas?
Art. 22 – É proibido ter nas ruas, praças e estra-das cães bravos ou ou-tros animais daninhos, ferozes ou venenosos, que possam ofender os transeuntes. Quando al-gum desses animais o-fender ou ferir qualquer pessoa, poderá o atacado matá-lo, testemunhando o fato, e levando ao co-nhecimento do agente fiscal que imporá a multa de 10$000 ao seu dono.
Esse artigo foi redigido num tempo em que as pessoas atacadas por um animal eram tidas como ofendidas. E olhe que na-queles longínquos anos de 1926 não existia essa variedade de raças de cã-es, alguns, verdadeiras feras capaz de consumir um ser humano em se-gundos, como aconteceu com Elisa Samudi, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes.
Cães são guardas po-derosos e, quando trei-nados, agem com feroci-dade. Alguém poderá conter um animal assim quando fica solto pelas ruas?
Pense içarense. Pense no seu cão, no seu chão, no seu irmão. É Natal e é verão...
Até a próxima semana.

POLÍTICA - Vereadores ajudam no pedido de câmeras de segurança

Reuniram-se na Câmara Municipal de Içara entidades comerciais, Polícia Militar, Legislativo e Executivo içarense, para tratar da instalação de câmeras de segurança no município.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O resultado da segunda reunião sobre segurança pública, realizada na Câ-mara Municipal de Içara, foi a definição do número de câmeras de segurança a serem solicitadas ao Gover-no do Estado e os possíveis pontos no município onde deverão ser instaladas.
Depois de muita conver-sa, os presentes definiram que a quantidade de 15 câ-meras, em pontos estraté-gicos do município, aju-darão a inibir a atuação de criminosos.
O presidente do Conse-lho Comunitário de Segu-rança (Conseg) do Centro, Maurino Peres Barbosa, explicou que as câmeras foram a melhor solução a curto prazo encontrada pa-ra minimizar o problema.
Ao contrário do que afir-mou o deputado federal, Ronaldo Benedet, na reu-nião anterior, ocorrida no dia 2, o major Célio, da Po-lícia Militar explicou que as 300 câmeras disponí-veis na Secretaria de Se-gurança Pública de Santa Catarina estão destinadas.
“Já existe uma relação com o nome dos municípi-os que serão contemplados com as câmeras”, ressal-tou. O presidente do Con-seg pediu, então, que o ma-jor explicasse o que Içara precisaria fazer para entrar na relação.
“A distribuição das câ-meras depende da Secreta-ria de Segurança Pública. É necessário que seja feita uma solicitação a eles”, sa-lientou o major.
De acordo com o tenente-coronel da Polícia Militar, Adilton Maciel, na próxi-ma quinta-feira, o coman-dante Cemolin vai até a Se-cretaria de Segurança Pú-blica, em Florianópolis, para solicitar o repasse das câmeras. Além disso, será feito um estudo para saber o custo das instalações, a fim de planejar o quanto ca-da setor irá investir. Uma parceria entre empresários e poder público foi cogita-da para a manutenção.
“Estamos à disposição para concretizar o projeto”, disse o vice-prefeito José Zanolli, representante da Administração Municipal no encontro, junto com o presidente do Samae, Pau-lo Preis Neto.
O tenente-coronel da Po-lícia Militar sugeriu dez pontos da cidade a serem colocadas as câmeras, pró-ximos a bancos, praças, su-permercados, Hospital São Donato e Casa do Rock.
Os vereadores preten-dem agendar uma reunião com o secretário de segu-rança pública, com repre-sentantes da sociedade or-ganizada do município, para viabilizar o projeto.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Içara não tem câmara de segurança porque a Administração Municipal anterior não se mobilizou para comprar os equipamentos e montagem do sistema de transmissão, por isso as câmaras licitadas foram pra Criciúma”. Deputado Estadual e ex-secretário de Segurança Pública de SC, Ronaldo Benedet, na reunião sobre segurança pública, na quinta-feira passada, na Câmara Municipal.

Prefeito Gentil Dory da Luz
entregou uma cesta com produtos de mel ao ex-secretário regional, Luiz Fernando Cardoso Vampiro, na casa do ex-prefeito de Içara, Bado Pacheco.
Gentil agradeceu o empenho de Vampiro e da equi-pe na atenção dada ao município nos meses em que esteve a frente da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). “Gratidão é um dos mais bonitos gestos, somos gratos por tudo o que a SDR-Criciúma fez pela nossa cidade, repassando todos os recursos, exceto Barra Velha e Esplanada, por serem obras ma-iores mais que estão com o orçamento garantido para o ano que vem”, argumentou o prefeito Gentil da Luz, completando: “iremos inaugurar essas obras históri-cas no dia 30 de dezembro de 2011, quando Içara completará 50 anos”.
Cardoso ressaltou que as obras já licitadas é de res-ponsabilidade do Deinfra, o trevo alemão na comu-nidade de Barreiras e o acostamento na Rodovia SC-444, no trecho entre Vila Nova e Rincão. “Sabemos da reivindicação das lideranças içarenses para a cons-trução da terceira pista, sentido Rincão Vila Nova, mais estas duas obras contribuirão bastante para o desenvolvimento da cidade”, enfatizou Vampiro, completando: “o município de Içara foi bem assistido pelo Governo do Estado, principalmente nas obras e infraestrutura, perdendo apenas para Criciúma no que diz respeito a recursos repassados”.
Participaram do encontro, além do subprefeito Jairo Custódio, os vereadores Jurê Carlos Bortolon e Acirton Costa, o presidente do PMDB de Içara, Adilton Tra-montin, o assessor do deputado Ronaldo Benedet, Jor-ge Custódio , e o presidente do centro comunitário da praia do Rincão, Nilton Manuel Cardoso, que saiu contente do encontro após a notícia de que os R$ 50 mil para reforma do centro comunitário estão na conta, R$ 35 mil por parte do Governo do Estado e R$ 15 mil da contra partida da prefeitura de Içara.

Uma mulher
que não quis se identi-ficar, afirmou por telefone, que esteve na segunda-feira no Hospital São Do-nato, para uma consulta, e que, ao chegar em casa, estava com o corpo cheio de pulgas. “E ninguém fala sobre isso”, criticou.

Edição de ontem
Nesta segunda, parte do Hospital São Donato este-ve interditada para limpe-za e detetização. Conforme os funcionários a ação pre-vê melhorias no ambiente hospitalar, ao contrário da informação de que estaria infestado de pulgas.

Frase
“Políticaé como show business: você tem uma estreia fantástica, desliza algum tempo e acaba num inferno”. (Ronald Reagan - Ex-presidente americano - 1811-2004).

GERAL - Construção da Ponte do Torneiro em reta final

Após três anos de impasses pela obra, a construção da Ponte do Torneiro se aproxima da conclusão; cabeceiras da ponte serão realizadas pelas prefeituras de Içara e de Jaguaruna.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Comunidade comemora a montagem da Ponte do Torneiro a ser realizada hoje. A obra iniciada há três anos agora se aproxima da conclusão, trazendo expectativa de valorização e melhorias para o local. “Estamos torcendo para inaugurar a obra em breve e acreditamos que irá trazer desenvolvimento econômico e facilidade aos moradores da região”, con-sidera o presidente da comissão para construção da ponte, Wagner Pizzetti.
As vigas que faltavam chegaram nesta segunda-feira, 6, ao local. Até o próximo dia 22, a empreiteira Confer deverá entregar a obra, finalizando com os reparos em concreto. Posteriormente, os municípios de Içara e de Ja-guaruna ficam responsáveis pela edificação das cabeceiras. O investimento foi de R$ 300 mil do Governo do Estado, com contrapartida de R$ 150 mil de ca-da prefeitura.
O subprefeito, Jairo Celoy Custódio, aponta que após a conclusão da ponte, os representantes de cada município deverão se reunir para estabelecer a continuidade da obra. Ele não soube precisar uma data do encontro.
A comissão pretende, ainda, buscar a pavimentação da estrada que liga o Balneário Rincão à localidade. “Muitas pessoas não acreditavam na realização da ponte e hoje estão vendo que se tornou uma realidade”, comenta o presidente da comissão.

POLÍCIA - Bombeiros devem fiscalizar venda de gás de cozinha em SC

Ministério Público Estadual firma termo com Corpo de Bombeiros para fiscalização das re-vendas de gás de cozinha em Santa Catarina; e a ação visa manter a segurança do consumidor.

(Arquivo/Jornal Içarense)

No último mês, o Ministério Público Estadual e o Corpo de Bombeiros firmaram termo de cooperação para fiscalizar as revendas de gás de cozinha em Santa Catarina. O acordo visa a desenvolver ações conjuntas de fiscalização nas revendas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha.
O termo também prevê parceria em atividades e-ducativas para e a prevenção de acidentes e a preservação da saúde e segurança do consumidor, e também a troca de informações entre os órgãos.
O Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel José Luiz Masnik, considera que a assinatura do termo de cooperação com o Ministério Público Estadual dá respaldo ao trabalho de fiscalização das revendas de gás de cozinha.
O Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Go-mes Neto, acrescentou, ainda, que o trabalho conjunto das Instituições irá suprir uma carência da Agência Nacional de Petróleo. "Além da segurança, será possível, também proteger o consumidor de possíveis fraudes, como preço abusi-vo e peso inferior ao anunciado", finalizou o procurador Gomes Neto.
Na ocasião foi feito um termo de cooperação técnico de segurança nos estádios de futebol do estado.

VARIEDADES - Formatura do EJA marca nova etapa na vida dos estudantes

Jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar durante a infância realizaram o sonho de aprender a ler e a escrever; e nesta terça-feira eles levaram o diploma para a casa.

(Gilmar Axé/Divulgação)

(Gilmar Axé/Divulgação)

A noite desta terça-feira foi especial para os 35 alu-nos formandos do projeto para Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Içara.
Para a maioria das pes-soas, a tarefa de ler uma re-ceita culinária ou uma pla-ca de trânsito é simples. Mas, para os alunos que participaram do projeto, estes eram alguns dos de-safios com que tinham de conviver todos os dias.
Formaram-se na cerimô-nia ocorrida na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI), na Praça da Juventude Fernando Pa-checo, adultos que cursa-ram de 5ª a 8ª série, além de uma turma de 4ª série.
“Acredito que a educa-ção de adultos dá a oportu-nidade que estas pessoas não tiveram. É um resgate da cidadania”, ressalta a coordenadora do EJA, Do-rís Iolanda Dagostin dos Santos.
O projeto tem quase 15 anos de existência e é man-tido pela Administração Municipal de Içara, atra-vés da Secretaria de Educa-ção. As aulas do EJA são ministradas no período no-turno, como Supletivo.
Atualmente, existem cin-co núcleos em funciona-mento, três de séries inici-ais, localizadas no bairro Mirassol (Balneário Rin-cão); Escola Quintino Riz-zieri (Jardim Elizabete); e Escola Ângelo Zanelatto. (Primeiro de Maio). O nú-cleo de 7ª e 8º séries funci-ona na Escola Augusta Scotti Bacis (Cristo Rei); e o núcleo de 5ª e 6ª séries em Lombas Pedreiras.

ESPORTE - Coroa Bom de Bola fecha com 14 equipes

Na última reunião realizada nesta segunda-feira, dia 6, foi confirmado a presença de 14 equipes no Campeonato Coroa Bom de Bola 2010/2011, que terá início no dia 18 de dezembro.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Ocorreu na noite de segunda-feira, dia 6, na sede da Subprefeitura do Balneário Rincão, o último congresso técnico do Coroa Bom de Bola 2010/2011.
Estiveram presentes responsáveis pela comissão técnica da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, além de dirigentes e patrocinadores das equipes participantes.
A competição está mar-cada para iniciar no dia 18 de dezembro, a tabela confirma que serão realizados jogos nos sábados e nos domingos.
De acordo com os dirigentes da FME, a competição ficou fechada com 14 equipes, divididas em du-as chaves, que jogam entre si dentro do próprio grupó, classificando-se os quatro melhores times para a fase seguinte.
As equipes confirmadas são: Cripta Vídeo, Itanorte, Rio Maina, Fina Estampa, Contabilidade Pierine, São Simão, Próspera, Lasa, Juba, TR Telões, Pizzado-ro, Misto, CPAI e Carboní-fera Rio Deserto.
Este ano a competição contará com algumas novidades, uma delas é a am-pliação da idade. Ou seja, jogadores com 35 anos não poderão mais atuar. A mudança na regra foi estabe-lecida na primeira reunião realizada ainda em novembro.
A FME está esperando u-ma competição equilibra-da este ano, pois as equipes inscritas são consideradas de alto nível. Outro ponto positivo a destacar será o público, que deve ser maior nesta temporada.

DISTRITO - Comunidade se reúne para discutir melhorias no Rincão

Associação de Moradores do Balneário Rincão (Ambar) realizou reunião na noite de ontem com representantes locais e do município para tratar das necessidades da localidade.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Representantes das comunidades do Distrito Bal-neário Rincão e do Poder Público estiveram juntos em reunião na noite de ontem. O evento promovido pela Associação de Moradores do Balneário Rincão (Ambar) teve como assuntos principais: a saúde, o transporte coletivo e a segurança.
Para o presidente da entidade, Lázio Dionísio, a atual prioridade é encontrar um paliativo para o empréstimo da ambulância, cujo contrato expira no próximo dia 31. Há mais de dois anos, o veículo de posse da Ambar está sendo utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Lazio aponta que com o decorrer do tempo, a ambulância está sendo desvalorizada.
Ele acredita que entre as soluções, a mais viável seria uma trocar o veículo por um lote de valor correspondente para construir a sede da associação.
Também esteve em pauta a transição dos ônibus de grande porte por microônibus nas ruas da localidade. No início do mês foi anunciada a no-va logística do transporte coletivo, mas de acordo com Dionísio o serviço ainda funciona parcialmente.
Segundo o subprefeito, Jairo Celoy Custódio, o sistema de transporte estipulado em acordo com a comunidade está sendo aplicado integralmente nas ruas solicitadas.