O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CAPA: Edição2.168 - Içara, 13 e 14 de agosto de 2011

Comissão de Saúde quer transparência no Hospital São Donato
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Falta de efetivos prejudica segurança no município
(Mariana Alexandre/Jornal Içarense)


FAI festeja data especial com pais do clube de Coqueiros
(Divulgação)


Rodada define classificados do Içarense 2011
(Neka Dal Pont/Divulgação)

EDITORIAL - PMDB quer a fala do contabilista

O contador da campa-nha eleitoral do prefeito Gentil da Luz (PMDB) e do vice-prefeito José Zanolli (PSD), responsável pela elaboração da prestação de contas do comitê financei-ro e do candidato, Gilmar Celoy Custódio, é testemu-nha considerada “chave” pelos advogados de defe-sa, para o processo que po-de cassar o mandado do chefe do Poder Executivo.
O depoimento dele é fun-damental para que esse ca-so de “caixa 2” seja, real-mente, esclarecido, pois o povo içarense não aguenta mais ouvir sobre cassação, nem Gentil e Zanollis.

POLÍTICA - Defesa de Gentil planeja recurso para Gilmar Custódio ser ouvido

O juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara, Sérgio Renato Domingos, dispensou o depoimento do contador da campanha eleitoral de Gentil; a defesa considera a testemunha “peça chave”.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O contador da campa-nha eleitoral do prefeito Gentil da Luz (PMDB) e do vice-prefeito José Zanolli (PSD), responsável pela elaboração da prestação de contas do comitê financei-ro e do candidato, Gilmar Celoy Custódio, é testemu-nha considerada “chave” pelos advogados de defe-sa, para o processo que po-de cassar o mandado do chefe do Poder Executivo.
De acordo com o advo-gado do PMDB e consultor jurídico da Administração Municipal, Joel Casagran-de, durante a audiência do último dia 9, em que Cus-tódio faltou, por motivo de doença, o juiz Sérgio Rena-to Domingos o dispensou dos depoimentos. Porém, a advogada de Gentil, Ka-therine Schreiner, pediu que o juiz reconsiderasse a oitiva de Custódio.
“Temos a intenção de re-correr e pedir que o Gilmar Custódio seja ouvido. É um mecanismo legal. O Gil-mar é peça fundamental para ‘clarear’ o processo. Ele vai explicar que houve uma mera irregularidade na prestação de contas e não abuso de poder econô-mico, através de ‘caixa 2’, como alegado pelos auto-res do processo”, ressaltou Casagrande. O advogado acredita que o juiz vai con-siderar o pedido.
Ainda segundo Casa-grande, Custódio poderá esclarecer um equívoco que ocorreu na prestação de contas, quando houve um erro de digitação. Onde de-veria constar “doações estimáveis em dinheiro”, foi escrito “doações em di-nheiro”.
Para o advogado, não é conveniente para Içara que o prefeito seja afastado, de-vido acordos que já fez a nível estadual, federal e também com empresas e servidores municipais.
“Este clima de tensão prejudica a cidade. Investi-dores e servidores públicos se sentem inseguros”, res-saltou Casagrande.
“O Tribunal Superior E-leitoral tem a doutrina de que alternância de poder é prejudicial para um muni-cípio. Por isso, acredito que o povo é que deve julgar se o prefeito continua ou não, através das eleições, que estão próximas”, observou o advogado.
A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIM E) foi movida pela coliga-ção adversária, do PP, em 2009, e tramita no Fórum da Comarca de Içara.

GERAL - Comissão Pró-Saúde de Içara trabalha para melhorar HSD

Um grupo de içarenses descontentes com o atendimento no Hospital São Donato (HSD) formou uma comissão para cobrar providências das autoridades políticas e direção do hospital.

(Maso Nyetto/Jrnal Içarense)

A Comissão Pró-Saúde de Içara (CPSI-14 de abril) composta por içarenses preocupados com a saúde no município, começou os trabalhos após o falecimento de um senhor que não conseguiu atendimento médico no Pronto Socorro do Hospital São Donato (HSD) e acabou falecendo, ao enfartar em uma farmácia próxima à instituição.
O fato aconteceu no dia 14 de abril deste ano. Por isso o nome da comissão.
“Desde aquele dia nos engajamos em um movimento para melhorar o hospital. Queremos a hu-manização da instituição e um bom atendimento no Pronto Socorro”, ressaltou o presidente do grupo, Val-demar Manoel Felício.
A comissão luta por duas causas primordiais: o retorno do plantão da pediatria e a contratação de uma enfermeira padrão para o Pronto Socorro, a fim de orientar as pessoas enquanto esperam pelo atendimento médico.
“Já tivemos reuniões com vereadores e prefeito. Agora, esperamos a confirmação da secretária do pre-feito para um novo encontro”, informou Felício.
Segundo Albertino Ar-mindo, também membro da comissão, a comunidade está com receio de ajudar o hospital, enquanto o Pronto Socorro estiver com atendimento inadequado.
“Pelo que averiguamos dos bilhetes deixados na caixa de sugestões e reclamações do hospital, 90% dos pacientes que foram internados consideram o atendimento bom, e 90% dos que foram atendidos no Pronto Socorro acharam o atendimento ruim”, informou Armindo.
Para o integrante, se o atendimento do Pronto Socorro não melhorar, a população não vai querer participar da campanha "Luz que vem do coração", que visa estimular a doação de uma quantia em dinheiro por mês, através da conta de luz.
A comissão pretende ajudar na divulgação da campanha. “Para tirar o hospital do ‘buraco’, só com a ajuda da população. Queremos elaborar materiais para divulgar e incentivar a contribuição na fatura de energia elétrica”, afirmou, um outro membro do grupo, Bruno José Martins.
A CPSI - 14 de abril ressalta que não é ligada a partido político e que pretende se regularizar, com registro em cartório e como entidade pública.
Fazem parte da comissão: presidente: Valdemar Manoel Felício, vice-presidente: Osmar Bonazza, 1º secretário: Bruno José Mar-tins, 2º secretário: Sálvio Castagnetti, 1º tesoureiro: Albertino Armindo, 2º tesoureiro: Pedro de Souza Pacheco; suplentes: Edna Benedet, Valdemar Rai-chaski, José Serafim Gomes, Brás Emílio de Souza, Jorge Herminio Teixeira e Vandrei Miranda Felício.

POLÍCIA - Policia Civil e Militar de Içara sofrem por falta de efetivos

Reunião sobre a segurança de Içara revela que Policia Civil e Militar do município sofrem por falta de efetivos, e a Administração Municiapal ficou de requisitar um relatório ás polícias.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Visando o aumento efe-tivo da estrutura de policia-mento de Içara a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade reuniu na tarde desta sexta-feira, 14, entidades do comércio, A-dministração Municipal, bem como o prefeito Gentil da Luz e o vice José Zanolli, Polícias Civil e Militar, Conseg, entre outros repre-sentantes importantes das comunidades, para discu-tir a segurança na cidade.
De acordo com o tenente-coronel Cosme Manique Barreto, o problema de Iça-ra é a falta de efetivos, pois o município atende cerca de 30 mil residências com apenas três viaturas. A Po-lícia Militar (PM) da cida-de, por exemplo, trabalha com 60 policiais militares, sendo eles, cabos e solda-dos, seis sargentos e cinco oficiais.
”É difícil cobrir tudo com apenas três viaturas de policiais, Içara necessita de no mínimo mais oito ofi-ciais”, relata, e ainda acres-centa que a cidade até se-tembro irá receber mais 10 policiais, mas que vai aten-der pelo menos sete muni-cípios. “Dois já estão pro-metidos para Orleans, se vierem cinco para Içara, se-rá muito” ironiza.
O delegado de Içara, Ra-fael Marin Iasco, explica que a condição da Polícia Civil (PC) do município também não é das melho-res. “A situação da PC é péssima. Temos 18 polici-ais, todos trabalham na á-rea burocrática e adminis-trativa da delegacia, e não se tem um policial civil pa-ra fazer investigações” re-trata. Segundo ele, que está aqui há mais de três anos, a falta de efetivo para a área investigativa é habitual.
A situação do prédio da delegacia de Içara também é terrível. ”Não se tem lu-gar para sentar para fazer Boletim de Ocorrência (BO), não tem efetivos, os coletes que temos estão to-dos vencidos, e nosso ar-mamento é antigo” revela Iasco. Apesar das más con-dições que se encontram, afirma que Içara, um muni-cípio com 60 mil habitan-tes, comparada em nível es-tadual a criminalidade es-tá dentro do normal.
O delegado Fernando de Faveri mostrou índices de crimes de Içara, que são procedidos e investigados apenas pelos dois manda-tários. “Ao todo, só neste ano, foram 393 procedi-mentos, em uma demanda de 3.720 ocorrências regis-tradas”, explica.
Os oficiais da PC compa-raram a localidade içaren-se com a cidade de Araran-guá, que possui aproxima-damente o mesmo índice de população de Içara, com o dobro de policiamento .
“Precisamos no mínimo de mais um delegado, dois escrivãos, e seis agentes po-liciais”, salienta De Faveri.
A falta de aspirantes é grande, mais de mil polici-ais se aposentam todos os anos, e em Santa Catarina, faltam, aproximadamente, 5 mil nas ruas. A região a-brirá um curso de formação para PC em breve, mas que leva pelo menos quatro me-ses para ser concluído.
Na ocasião foi decidido que será formada uma co-mitiva entre todas as enti-dades içarenses e os que es-tavam presentes, represen-tando o município para fa-zer pedidos ao secretário de Segurança Pública e do Cidadão de Santa Catari-na, César Augusto Grubba, e ao vice-governador Edu-ardo Pinho Moreira, para o cumprimento de mais e-fetividade e estruturas tan-to no policiamento Militar quanto no Civil, e de câ-meras de segurança.

VARIEDADES - ACII promove jantar para empossar nova diretoria

Além da posse da nova diretoria, o jantar da ACII no próximo dia 19 vai ter um motivo especial, a comemoração dos 15 anos da entidade, que faz parte do desenvolvimento de Içara.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Eleita no dia 20 de julho, a nova diretoria da Associação Empresarial de Içara (ACII) será empossada, oficialmente, na próxima sexta-feira, dia 19.
A posse acontecerá no Clube Ipiranga, durante um jantar que começa às 19h30min. O evento também vai servir para comemorar os 15 anos da associação, completados no dia 3 de agosto.
“Sua empresa também faz parte dessa história, venha comemorar conosco e nos ajudar a fazer uma gestão em prol do associa-tivismo”, convidou o novo presidente da ACII, Agenor Sartor Castagna.
Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 25. Para compra a associação dis-ponibiliza os telefones (48) 3432-3429 ou (48) 9956 -3784, falar com Mirian.
Fazem parte da Diretoria Gestão 2011/2013: presidente :Agenor Sartor Casta-gna, vice-presidente: Eliana Jucoski Monteiro, 1° secretá-rio: Hélio Bortolatto, 2° secretário: Custódio Abílio da Silva, 1° tesoureiro: Eraldo dos Santos e 2° tesoureiro: Fábio Tomaz Santinoni.
Foram escolhidos ainda representantes de 11 câ-maras: Assessoria Jurídica: Gilberto Lima; Agricultura e Pecuária: Sérgio Baschi-rotto; Apicultura: Francisco de Mello; Indústria e Co-mércio: Ramires Cardoso; Assuntos Estratégicos: Sid-nei Castagnetti; Mulher Empreendedora: Rosimere Pizzetti; Jovem Empreendedor: Filipe Pavei; Marke-ting: Maurino Barbosa; Prestação de Serviços: Val-demar Casagrande; Saúde: Viviane Formentin; e Et-nias, Sálvio Castagnetti.

ESPORTE - Criciúma e Ponte Preta se enfrentam neste sábado

Trigre e Macaca estarão frente a frente neste sábado no gramado do Estádio Moisés Lucarelli e uma vitória do tricolor coloca o time catarinense no tão esperado G4 na tabela da Série B.

(Divulgação)

Esse sábado será um dia de tensão para a equipe e os torcedores do Tigre. O time catarinense enfrenta às 16h20min deste sábado, dia 13, a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, São Paulo.
A Macaca está na segunda posição da classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, com uma vitória o Tigre não alcança o adversário, mas pode chegar as quatro primeiras colocações do G4.
O técnico Mauro Fer-nandes aposta no ataque do time devido a falta ou não de presença de zagueitros do Ponte Preta. Ele busca a primeira vitória no comando do tricolor.
O time deverá ser escalado comAndrey; Fabinho Capixaba, Anderson Conceição, Toninho e Massari; Henik, Baraka, Doriva e Pedro Carmona; Adeilson e Zé Carlos.
O interesse do Santos pelo lateral-esquerdo Pirão já não é mais segredo na baixada santista, mas em Criciúma ninguém da direção do Tigre recebeu qualquer contato ou sondagem formal do Peixe. O jogador tem contrato até o final do ano e clube cata-rinense garante que não irá liberá-lo.
Em São Paulo os dirigentes santistas declararam que estariam negociando diretamente com a Ponte Preta, clube que emprestou Pirão ao Criciúma no final do ano passado.