O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CAPA: Edição1.934 - Içara, 21 de agosto de 2010

Desencontro entre Diego e vereadores da Comissão de Obras da Câmara

(Foto: Divulgação)





Feira do Colégio Cristo Rei envolve alunos no mundo mágico literário e teatral

(Foto: Bruna Borges/ Jornal Içarense)





Retirada de quiosques dividem opiniões


(Foto: Daniela Soares/ Jornal Içarense)

EDITORIAL - Quiosques não atrapalham

Na maioria das praias do Brasil tem quiosques na beira-mar e bem mais próximos da praia do que os do Balneário Rincão, que por ordem judicial devem ir a pique nos próximos meses. Os donos devem recorrer da decisão. Por exemplo, em Torres (RS), tem quiosques bem próximos do mar, e em Balneário Camboriú os prédios estão quase invadindo a praia.
Se a lei é uma só, deve valer para o Balneário Rincão e também para todas as praias do país.
Os quiosques do Rincão não prejudicam o meio ambiente, ao contrário, até ajudam na contenção das dunas.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane Maragno


Ovulação modifica comportamento feminino

No período fértil as mulheres mudam o comportamento ficam mais sensuais e carentes.

Na ovulação, o comportamento feminino muda de maneiras sutis. Um novo estudo sobre o tema, divulgado na semana passada, mostra que elas usam roupas mais sensuais e paqueram mais os homens quando estão ovulando. Outra pesquisa mostra que parar de tomar o anticoncepcional pode alterar o tipo de homem que ela prefere.
Mas por que a ovulação muda tanto o comportamento feminino? Para especialistas, as mudanças são estratégias evolutivas para garantir os melhores parceiros. O psicólogo evolucionista Greg Bryant, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, EUA, afirma que existem diversos fenômenos acontecendo com o organismo que são praticamente imperceptíveis, mas que podem mudar a forma como nos relacionamos com os outros no dia a dia.
Por muito tempo, cientistas acreditaram que as oscilações hormonais femininas, principalmente as que ocorriam na ovulação, tinham pouco efeito no comportamento da mulher. Isto porque os humanos costumam esconder os sinais de fertilidade, enquanto outro animais se exibem na fase fértil. Manter o homem sem saber, afirmavam os pesquisadores, o deixaria inseguro e mais motivado a não abandonar a parceira.
A partir da década de 1990, diversos estudos começaram a contrariar esta teoria. Descobriram que, na ovulação, mulheres preferem homens mais másculos, com voz gros-sa e rosto simétrico, e uma aparência à la George Clooney. Outro levantamento indicou que mulheres casadas ou em relacionamentos estáveis ficam mais interessadas em sexo no período fértil. O interesse é maior ainda quando elas já não amam mais os seus parceiros e querem — inconscientemente — manter a relação.
No período fértil, elas conseguem conquistar o sexo oposto com mais facilidade. Um estudo publicado na revista Psychological Science, no ano passado, demonstrou que os níveis de testosterona subiam nos homens que sentiam o perfume de uma mulher ovulando.
Outra pesquisa, divulgada em 2007 pela publicação Evolution and Human Behavior, mostrou que strippers ganham mais gorjetas no período fértil. Nesta fase, a voz da mulher fica mais sensual, ela rebola mais e fica mais disposta a participar de eventos sociais.

POLITICA - Vereadores discordam sobre comissão de vistoria a obras

Criada em abril, a comissão de vereadores responsável por vistoriar as obras no município de Içara fez visitas com os cinco vereadores juntos, apenas uma única vez, e Costa desconhece.

(Foto: Divulgação)
A comissão de vereadores, criada para vistoriar as obras públicas em Içara, não está entrando em acordo quando o assunto é visitas às obras.
Criada em 24 de abril, com validade de 180 dias, a comissão é composta pelo presidente Diego Vitorassi (PDT); secretário André Mazzuchello Jucoski (PSDB), o Polakinho; Neuzi Berto Silveira (DEM); Jurê Bortolon (PMDB); e Osmar Manoel dos Santo (PP), o Marzinho.
Inicialmente, a comissão foi criada para vistoriar cinco obras específicas: ponte do Torneiro; pavimentação da ICR 353/358, que liga a Lagoa dos Esteves à Barra Velha; pavimentacao da Rodovia ICR-253, que liga a SC 444 até a Vila São Jose; obras de compensação, em torno da duplicação da BR-101; e Via Rápida. Destas, apenas a obra da Ponte do Torneiro foi visitada pelo grupo. As demais, com ex-cessão da BR-101, foram vi-sitadas somente pelo presidente da comissão.
“Fica difícil juntar todos, pois os vereadores têm compromissos para cumprir”, declarou Vitorassi. O presidente da comissão explicou ainda que, quando possível, avisa aos demais membros para que possam juntos vistoriar alguma obra, mas nem sempre os vereadores têm interesse. “Em obras grandes, como a da Ponte do Torneiro, todos se interessaram, mas em obras pequenas e próximas, na maioria das vezes, eles dão alguma justificativa para não ir’, finaliza. Segundo o pedetista, além das cinco obras citadas, houve a necessidade serem fiscalizadas outras, por isso a comissão ampliou a atuação.
Em resposta, o vereador Marzinho afirmou que foi avisado por Vitorassi sobre visita a obras apenas duas vezes, sendo que na última, foi “em cima da hora”. Ele alega que Vitorrassi quer se promover, por isso procura fazer as visitas sozinho.
Para Polakinho, está havendo algum “mal entendido”, pois não é informado por Vitorassi quanto às visitas. “Acredito que toda comissão deveria visitar as obras, pois, caso contrário, não adianta haver comissão. Vou conversar com o Vitorassi para saber o que está acontecendo”, afirma.
Já Bortolon concorda com Vitorassi no fato de não haver necessidade todos vistoriarem as obras. “Todos os vereadores da comissão têm seus trabalhos fora da Câmara, menos o Diego. Então, ele tem mais tempo para vistoriar as obras e passar as informações para nós. Na verdade, todos os vereadores, não só a comissão, são fiscalizadores do município. Eu sempre estou vistoriando, independente de comissão. Não vejo problema dele ir sozinho”, explica o peemedebista.
Sobre a questão, Silveira declarou que estava de licença, por isso não foi informado dos trabalhos dos colegas de comissão. “Só fui na primeira visita à Ponte do Torneiro”, disse o vereador democrata.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Vou discutir com amigos e pessoas do meu partido se fico em uma Secretaria ou no cargo de vice-prefeito, mas em princípio vou me dedicar a campanha de Raimundo Colombo". Vice-prefeito José Zanolli (DEM), um dia após entregar o cargo de chefe do Executivo, onde ficou por 60 dias, à Gentil da Luz, em 2 de agosto.

Candidaturas pelo país
O que faz um deputado federal? Tiririca (PR) não sabe, mas se você votar no humorista, ele promete que te conta. Assim como o cantor de Florentina, dezenas de famosos apresentaram propostas na primeira semana do horário político na televisão.
Tem ex-jogador de futebol (Marcelinho Carioca e Romário), estilista (Ronaldo Ésper), lutador de boxe aposentado (Popó e Maguila), cantor teen e até mulher fruta.
Se eleito, Ronaldo Esper (PTC), conhecido por criticar as roupas das celebridades, vai “espetar” os políticos em Brasília. Marcelinho Carioca (PSB), ídolo do Corinthians, quer montar um time para “jogar junto com você”. O ex-pugilista Maguila (PTN), longe dos ringues, agora busca uma oportunidade para “lutar em Brasília, pelo esporte contra as drogas”.
Vestida com um corpete ressaltando o decote, a Mulher Pêra (PTN) apresentou uma única proposta em seu tempo na TV: jovem vota em jovem. E terminou mandando um beijo para todos.
Na propaganda eleitoral esta semana, também teve famoso que pediu voto, mesmo não sendo candidato. A apresentadora Mara Maravilha apareceu pedindo apoio ao marido, que pleiteia uma vaga na Câmara Federal. Raul Gil tirou o chapéu para o filho Raul Gil Jr. (DEM), que luta por uma vaga também como deputado federal.
Kiko do KLB (PSDB) apareceu ao lado do irmão Leandro (PSDB), também integrante da banda de sucesso entre o público jovem, em busca do apoio dos eleitores. Os dois são candidatos a um cargo público. O primeiro tenta uma oportunidade como deputado federal, e o segundo, como estadual. Juntos valorizarão mais a “família, célula mãe da sociedade”.
O ex-jogador Romário, a Mulher Melão, o pugilista Popó Freitas, o ex-Big Brother Brasil Kléber Bambam, Sérgio Reis, Netinho e dezenas de outras celebridades completam a lista de famosos na corrida pela poder. Todos apostam na imagem conhecida para conquistar o eleitor. De acordo com Tiririca no seu tempo na TV, “pior do que está não fica”.
É verdade, e o pior é que o povo vai eleger muitos dessas “celebridades’. Lembram do Clodovil? Então não preciso dizer mais nada.

Frase
“ Os políticos são como as fraldas... Devem ser trocados com frequência, e sempre pelo mesmo motivo....” (Anônimo).

GERAL - Proprietário de quiosque se muda com família para estabelecimento

Conforme procurador do município, somente proprietário e comunidade poderão propor medida junto à Justiça; e locatários terão 90 dias para tentar embargar a determinação judicial.

(Foto: Daniela Soares/ Jornal Içarense)
“Lazer e natureza juntos! Diga sim aos quiosques do Distrito Balneário Rincão”, evocam placas na localidade, expressando a desaprovação de comerciantes e comunidade contra a remoção dos estabelecimentos das dunas.
A partir de ontem, iniciou-se o prazo de 90 dias para que os quatro quiosques instalados na orla da praia sejam demolidos. A ação prevê ainda que seja executado um projeto de recuperação ambiental.
Desde o anúncio da sentença da Justiça Federal, no dia 29 de julho, Daniela Brasil, juntamente com o marido Djalma Cardoso e dois enteados estão morando no quiosque.
“Não queremo passar por cima do poder público. Só queremos mostrar que é possível unir entretenimento e meio ambiente. Sem os quiosques, não somos só nós que perdemos. Os turistas e todos da região também saem perdendo”, disse Daniela.
A dona afirmou que está disposta a se adequar a medidas ecológicas para manter o funcionamento do quiosque, que é única renda da família há dez anos.
Ela disse que na próxima semana irá se reunir com profissionais para discutir a elaboração de um projeto que siga as normas ambientais na tentativa de apresentá-lo junto ao Ministério Público Federal (MPF). “Vamos tentar o que pudermos dentro do prazo, mas se não conseguirmos só vamos lamentar”, finalizou.
Conforme o procurador do município, Walterney Réus, a única alternativa cabível à Administração Municipal é intermediar a negociação junto a Justiça.
Segundo Réus, a iniciativa de propor alguma medida judicial terá que partir dos proprietários e da mobilização da comunidade, ressaltando, que a administração participou da ação desde o princípio e tentou realizar uma audiência junto ao MPF, mas a iniciativa foi recusada.
A procuradora do MPF, Rafaella Alberici, disse que não cabe negociação, já que procede na Justiça Federal. De acordo com ela, se a medida não for obedecida será promovida uma execução forçada, além de uma multa de R$ 1mil por dia. A sentença divulgada no dia 29 de julho, determina que os quatro quiosques na Praia do Rincão sejam demolidos, as estruturas removidas e um projeto de recuperação do local apresentado.
A determinação alega que as instalações atingiram a vegetação, além de lançar esgoto em fossa séptica, o que poderia contaminar o lençol freático.

POLÍCIA - Vegetação seca aparece em chamas nas margens da SC-444

Falta de chuva tem aumentado índice de queimadas no município, bombeiros destacam medidas para evitar agravamento de queimadas controladas e três ocorrências foram atendidas esta semana.

(foto: Alex Cichella/ Jornal Içarense)
Áreas em chamas têm se tornado uma cena recorrente no município. Na manhã de ontem, as margens da Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), na localidade de Pedreiras, no Distrito Balneário Rincão, o fogo na vegetação seca se alastrou pelo acostamento.
Desde o início da semana, o Corpo de Bombeiros de Içara atendeu três ocorrências referentes às queimadas. Conforme o soldado Vicente Gilmar, a falta de chuva tem deixado a vegetação seca e aumenta os casos de queimadas.
Segundo o soldado, os casos têm sido recorrentes em beiras de estrada, em decorrência dos cigarros acesos jogados no trajeto.
Já para as queimadas controladas recorrentes nas lavouras, o bombeiro aconselha que a vegetação seja cortada ao redor da área queimada para as chamas não se alastrem, além de se evitar dias com incidência de ventos fortes.
Os bombeiros pedem ainda, que sejam avisados quando for realizada alguma queimada controlada. Já que as pessoas que avistam a fumaça, costumam recorrer ao Corpo de Bombeiros sem a devida necessidade.
Na última terça-feira, dia 17, o fogo na proximidade do contorno ao Anel Viário, no bairro Demboski, se alastrou por cerca de mil metros quadrados. Para conter as chamas foram utilizados mil litros de água. No último domingo, 15, o batalhão atendeu a duas ocorrências de queimadas, sendo elas na Zona Sul do Distrito Balneário Rincão e no Centro.

VARIEDADES - Cristo Rei promove 1ª Feira do Livro

O Colégio Cristo Rei realizou a Feira do Livro com o objetivo de estimular o hábito da leitura entre os alunos e a comunidade, e a sexta-feira foi repleta de atividades para os visitantes e alunos.

(Fotos: Bruna Borges/ Jornal Içarense)
Leitura: Uma porta aberta para o mundo!. Este foi o tema da 1ª Feira do Livro promovida nesta sexta-feira, no Colégio Cristo Rei (CCR), em Içara.
A instituição escolar levou alunos e comunidade ao mundo mágico da literatura, com a apresentação de oficinas de teatro, exposições, troca-troca e venda de livros, jardim de leitura e sessão de autógrafos.
Segungo a diretora, Amélia Castagnetti, a ideia surgiu em uma reunião entre professores e orientadores da escola. “Os alunos gostaram bastante e se envolveram. Todas as séries, desde o Maternal ao Ensino Médio participaram da organização, ensaiando para o teatro e produzindo os materiais apresentados na feira”, destacou a diretora do CCR.
A intenção dos professores é incentivar o hábito da leitura. “Acreditamos que, a partir do momento que uma criança lê um livro, ela passa a ver o mundo de outra forma, pois a leitura abre os horizontes”, explica Amélia.
Os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio participaram do Concurso Fotográfico: De Olho na Natureza, com o objetivo de estimular o sentimento de respeito e preservação ao Meio Ambiente, procurando valorizar as belezas naturais. “Os estudantes inscreveram no concurso fotografias que eles mesmos produziram durante viagens pelo Brasil a fora e, também, da cidade de Içara.

Um grupo de oito jurados, formado por cidadãos içarenses envolvidos com fotografia e autoridades do município, foram até a Casa da Cultura, onde estavam expostas as fotos do concurso e escolheram as melhores, que foram premiadas”, explica o professor de ciências Eraldo Martignago.
O evento contou com a participação do escritor Fernando Carraro, autor do livro “Quem ama Partilha”, e também do autor catarinense Flávio José Cardoso.
O colégio realizou durante o ano outros dois eventos, o Show de Valores e a Gincana Solidária.

ESPORTES - Depois da paralisação Içarense é retomado neste fim de semana

As equipes voltam a campo neste domingo para disputar as quartas-de-finais do Campeonato Içarense, após uma semana de paralisação, devido falta de recursos para pagar a arbitragem.




(Foto: Arquivo Jornal Içarense)
O Campeonato Içarense, será retomado neste domingo com os jogos de volta das quartas-de-finais, depois da paralisação de uma semana devido a falta de recursos para pagamento da arbitragem.
Com a garantia da Liga Atlética Içarense (LAI) de que a competição não será prejudicada dirigentes dos times conseguiram respirar aliviado ao saberem que as Empresas Rio Deserto e o Samae iriam fazer repasses de R$ 3 mil e de R$ 5 mil, respectivamente, para ajudar nos custos.
Depois de um bom desempenho na primeira rodada ao vencer o Presidente Vargas por 3 a 1 o Cristo Rei joga pela vantagem do empate neste domingo.
No outro confronto o São José se recuperou na competição municipal e não tomou conhecimento do Barão, vencendo por 6 a 4. Um simples empate garante a equipe na próxima fase.
O Barracão, que perdeu para o Vila Nova, por 1 a 0, vai ter o desfalque da maioria da equipe, devido sete atletas disputarem o Regional da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), que terá a segunda rodada neste domingo. E os demais devem disputar um campeonato de cooperativa. Chegou a ser feito um contato para que compromisso fosse adiado, contudo o adversário não aceitou.
E finalizando a tabela o Jaqueline vai ter que jogar bem mais que a partida anterior, quando perdeu por 3 a 0, para superar o União da Praia, que está bem próximo da classificação.
Pelas equipes aspirantes, o único time com vantagem é o Vila Nova que goleou o Barracão pelo placar de 5 a 0, e praticamente está com a vaga garantida na próxima fase.