O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 4 de outubro de 2008

Distrito: Empresas começam a se instalar em Pedreiras

O distrito industrial do bairro Pedreiras ainda está em fase de instalação, mas promete aumentar as chances da comunidade no mercado de trabalho. O projeto é uma lei, que instalada em 2005, incentiva empresas que pretendem se estabelecer em Içara com o principal objetivo de gerar cada vez mais empregos para os moradores.
Já estão com a concessão do terreno 17 empresas que devem se instalar em breve no local. "Isso irá aumentar a qualidade de vida da população, pois essa região fica quase morta durante o inverno, sem trabalhos. Estima-se que as empresas do Distrito Industrial irão gerar cerca de 500 empregos", afirma o secretário da Indústria e Comércio, Celso Bazzi.
As empresas beneficiadas, depois de serem selecionadas e receberem o termo de concessão de uso do terreno, têm 21 meses para iniciar a produção. Se não o fizerem, perdem o benefício.
A aprovação passa pelo crivo do Conselho Municipal da Indústria e Comércio, que conta com 12 membros.

Esportes: Caiçara ainda tem esperança de classificação na Larm

O Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) teve início em agosto e até o momento já foram disputadas cinco partidas nesta primeira fase.
O Caiçara, que começou bem na competição e depois sofreu três derrotas, está com apenas 6 pontos e na terceira posição no Grupo B, que é liderado pelo Metropolitano e Carbonífera Criciúma, ambos com 10 pontos. Já no Grupo A o Meleiro lidera com 12 pontos.
Pela avaliação do técnico do time içarense, Rogério Marques, o Didi, o nível da competição faz com que os atletas tenham um empenho ainda maior. "Quando entramos no Regional sabíamos que seria difícil, mas estamos com esperança de terminar a-inda em quarto lugar", afirmou, acrescentado que para a próxima rodada, dia 11 de outubro o time estará completo. Didi também afirmou que durante a folga do fim semana, recesso devido às eleições municipais, o Caiçara irá intensificar os treinamentos para que na sexta rodada consiga obter um resultado positivo no Regional da Larm e subir na tabela.

Polícia: Gentil tem carro alvejado por tiros

Enquanto falava com moradores do bairro Cristo Rei, em Içara na noite de ontem, o candidato da coligação Por Uma Içara Mais Humana", Gentil da Luz, teve o carro Eco Sport placas MCF-2558, de Içara, alvejado por dois tiros de revólver. Um perfurou o pára-brisa e outro foi na porta traseira do lado do motorista.
De acordo com o assessor jurídico, Reinaldo Antônio Silvano, que registrou o Boletim de Ocorrência nº 3873, as testemunhas Rinaldo Estácio Rafael e Bruno da Silva Vitorassi, viram quando ocupantes de um veículo de cor escura efetuaram os disparos. O caso vai ser investigado.

Polícia: Justiça Eleitoral recolhe material distribuído pelo PMDB

Quanto mais perto das eleições, maior a confusão em Içara. Ontem, a justiça eleitoral do município teve que agir no centro da cidade, recolhendo materiais de acusação. A coligação "Por Uma Içara Mais Humana" havia imprimido centenas de panfletos com insinuações de que o candidado da outra coligação, "Por Uma Içara Mais Forte", Heitor Valvassori, atual prefeito da cidade, teria passado alguns terrenos da prefeitura para seu nome. Segundo consta no folder, as transferências haviam sido realizadas em fevereiro deste ano.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Içara, Marcos Moraes, a coligação acusada protocou na última segunda-feira uma representação com pedido para suspender a distribuição dos material. "No mesmo dia, o juiz deferiu a liminar e autorizou a suspensão", conta Moraes.
Assim, o cartório entrou em contato com partidários da coligação "Por Uma Içara Mais Humana", representada por Gentil da Luz, para que cancelassem a distribuição, mas a ação não aconteceu e ontem, às 12h, o material estava sendo distribuído no centro. A Justiça Eleitoral, en-tão, com ajuda da Polícia Militar de Içara, apreendeu grande parte do material. "A partir de agora, se este material estiver sendo distribuído, será ilegalmente", explica o chefe do cartório.
O assessor jurídico da coligação, Gabriel de Souza explica de que não existe qualquer prova de que isso seja verdadeiro ."Nem este material ou qualquer outro não poderá ser distribuído e caso Gentil ganhe a eleição poderá ter registro cassado em virtude de um descumprimento judicial".

Gerla: Três bancos de Içara não aderem a greve

Bancários das principais cidades de Santa Catarina paralisaram as atividades na manhã de ontem. A categoria reivindica aumento salarial de 13,28%, enquanto s as instituições bancárias oferecem um reajuste de 7,5%.
Em uma assembléia realizada segunda-feira, a maioria dos cerca de 300 bancários da região aprovou a paralisação e aderiu à greve.
Entretanto, em Içara, três agências permaneceram abertas em horário normal: Bradesco, Itaú e Sicredi. Segundo alguns funcionários dos bancos, o protesto não foi realizado, pois o sindicato não apareceu para impedir a abertura. Questionado sobre o assunto, o Presidente do Sindicato dos Bancários, Edegar Generoso, afirmou que os sindicalistas estavam concentrados em Criciúma, onde se concentram a maioria dos bancos. "Porém, a adesão é espontânea. Tem muito banco em que a gente não precisou aparecer para que eles não abrissem as portas", relata o sindicalista.
Em todo o Sul do Estado, cerca de mil pessoas aderiram à paralisação em nove municípios. Nos bancos em greve, apenas o caixa eletrônico esteve aberto, porém sem a opção de depósito.
Mais dias em greve
Segundo a diretora Rosiane Bento da Silva, a princípio o protesto é somente de um dia, mas poderá ser ampliado se a Fenaban não apresentar novas propostas. O presidente confirma a hipótese, mas diz que a possível greve não será realizada nesta semana. "Se acontecer, será na semana que vem", afirma.

Política: Gentil pede aos militantes no comício de Boa Vista que busquem os votos dos indecisos até o dia 5 de outubro

A coligação "Por Uma Içara Mais Humana", que conta com a adesão de 14 partidos, realizou na noite de ontem, um comício na localidade de Boa Vista, que reuniu militantes e candidatos das chapas majoritárias e proporcionais.
O radialista Antônio Carlos Cargnin animava o público com o trenzinho do Gentil e Zanolli enquanto os candidatos se ajeitavam no palanque do centro comunitário.
O candidato a prefeito Gentil Dory da Luz pediu a todos os militantes da coligação que até domingo ficassem com as bandeiras tremulando e fossem em busca dos votos dos indecisos para que não aconteça o mesmo que ocorreu na eleição passada. "Tendo o Luiz Henrique do nosso lado vamos fazer de Içara uma cidade mais humana. Vamos todos para a festa da vitória vestidos de vermelho", pediu Da Luz.
"Ver esse pessoal contente é uma mostra de que estamos no caminho certo e isso me deixa muito alegre. Vamos fazer uma Içara mais humana e com a proteção de Deus sairemos vitoriosos, pois temos a melhor proposta de governo", finalizou.
Horas antes o carro de Gentil foi alvejado com dois tiros, enquanto ele e coligados estavam reunidos com moradores no centro comunitário do bairro Cristo Rei.

Edição 1.477 - Política: Valvassori falou no Rincão das obras e que a opsição está desesperada

Com uma carreata que iniciou no centro e terminou no centro comunitário do Balneário Rincão, militantes e candidatos dos quatro parti-dos (PP/PT/PTB/PSDB) que fazem parte da coligação "Por Uma Içara Mais Forte", prestigiaram o comício que contou com a presença das lideranças dos partidos. Também esteve presente o coordenador do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, acompanhado da esposa, Bete, presidente Nacional do PP Mulher. Além deles, subiram no palanque os representantes dos Democratas, Henrique Guglielmi, Celso Bazzi,. Antônio Colonetti e Fabiano Castanhetti.
A animação ficou por conta do radialista Carlos Alberto Fiorenza que repetiu diversas vezes de que votar em Heitor e Nego é votar por Içara, e quem fez fará muito mais.
Por sua vez, o candidato a reeleição Heitor Valvassori (PP) fez um breve relato das obras dos 3 anos e meio de mandato e citou algumas delas, que realizou no Distrito Balneário Rincão. "Da mesma forma que realizamos obras no município, no Rincão não foi diferente. Mas os meus a-dversários preferem me criticar com inverdades e apresentando pesquisas manipuladas que não condizem com a verdade. Chegaram a falar mentiras da história da minha família. Peço aos nossos militantes que vão em busca dos votos até o último minuto para sairmos vitoriosos nas urnas".

Esportes: Vila Nova fica sem vencer na competição

Os jogos do fim de semana pela 2ª Divisão do Campeonato da Larm foram marcados por apenas três disputas. E o único jogo do sábado terminou empatado em 2x2, entre às equipes de Pesada e Grêmio Turvense.
Já no domingo, às disputas ficaram em dois jogos. Em Forquilinha, o Sâo Sebastião goleou o Cristo Redentor por 6 x 0, com destaque para Dalcionei que marcou os três gols da partida.
Em Içara, o Vila Isabel derrotou o Vila Nova por 3x2, os gols do dono da casa foram marcados por Luiz Filipe e Francis

Esportes: Caiçara perde mais uma no Regional da Larm

Domingo, o Caiçara, entrou em campo, para a quinta rodada do Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) pela Primeira Divisão e não se deu bem.
Foi derrotado pelo Itaúna, em Siderópolis, por 3 x 0, e sofreu a terceira derrota consecutiva na competição.
Em Morro da Fumaça, a Carbonífera Criciúma não deu chances ao Rui Barbosa e venceu, na casa do adversário, por 3 a 0.
Nos outros jogos do final de semana, o Mãe Luzia e Cocal do Sul empataram em 2 a 2, enquanto o Metropolitano venceu a Carbonífera Metro-politana por 2 a 0. Já a equipe do Meleiro derrotou o Internacional, por 1 a 0.
Na chave "A", o Meleiro está absoluto com 12 pontos, contra apenas seis do segundo colocado, o Itaúna. O Internacional soma apenas um ponto e hoje seria o time rebaixado. Já o Caiçara esta-cionou nos 6 pontos, e está em terceiro na tabela.
Com o bom resultado, a Carbonífera Criciúma divide a liderança da chave "B", com o Metropolitano, somando 10 pontos. Já o Rui Barbosa conheceu a quarta derrota em quatro jogos e fica com a lanterna da chave "A".

Variedades: Morre o último ex-combatente

Içara está de luto. Morreu quinta-feira, Tadeu Zackzeski, militar aposentado. Ele sofria de uma efisema pulmonar, que já o incomodava há muito tempo. Familiares e amigos foram dar o último adeus ao ex-combatente, nascido em dezembro de 1920.
Zackzeski trabalhou dos 9 aos 20 anos na lavoura de milho e feijão. Em 1941 comandou na Itália, 24 homens na Segunda Guerra Mundial. Por este ato de bravura do recebeu do Ministério da Guerra do Brasil o Certificado de Reservista Especial da 1ª Categoria, em 1945, que até a sua morte, ficou pendurado na parede, junto com outras homenagens que recebeu durante os anos.
Depois da guerra, trabalhou por muitos anos como carteiro em Içara, aposentando-se em 1974.
Zaczeski falava com tristeza da guerra, onde perdeu muitos amigos e não sofreu nenhum tiro. Católico fervoroso, nunca perdia uma missa ou deixava um dia sequer de rezar o terço, dizia que o fato de retornar são e salvo de uma guerra é porque ele tinha uma missão na Terra. "
Um homem humilde e de grande sabedoria, Tadeu tinha muitos amigos, o que fazia com sua casa estivesse sempre cheia de gente.
Todos os anos o comando do 28º GAC do Exército Brasileiro, localizado em Quarta-Linha, prestava uma homenagem aos ex-combatentes, e Tadeu Zaczeski, sempre se fazia presente.
Uma das coisas que mais gostava de cultivar o quintal da casa, onde tinha alface, repolho, todos sem agrotóxico.
Era casado com Maria Schuckluski, teve seis filhos, 10 netos e dos bisnetos.

Polícia: Preso em Içara suspeito de clonar veículos furtados no RS

A Polícia Civil de Novo Hamburgo (RS) esteve ontem em Içara cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão. A operação, denominada "Clone", que busca quadrilhas de furto, roubo e clonagem de veículos, estava sendo investigada há cerca de oito meses.
Segundo informações da polícia, a investigação apurou que os grupos recebiam encomendas e furtavam ou roubavam veículos no Rio Grande do Sul. Já em posse dos bandidos, os veículos eram deixados por cerca de três dias em estacionamentos e garagens pagas no Vale do Sinos (RS), para ter certeza de que não estavam sendo monitorado por GPS. Depois deste tempo de garantia, os assaltantes contratavam motoristas e os pagavam para dirigir até Içara. Esses condutores ganhavam cerca de R$ 300 por viagem. Se o transporte fosse de caminhões, o valor seria R$ 500. Os veículos eram então clonados e revendidos para outras cidades de Santa Catarina.
De acordo com o delegado Joebert Nunes, da 1ª Delegacia de Novo Hamburgo, os veículos serão submetidos à perícia para que se possa detectar se são alvos de roubo ou furto. O delegado acompanhou as investigações, na maioria por meio de escutas telefônicas. "Eles roubavam de cinco a dez carros por final de semana", detalha.
Dez veículos foram apreendidos na operação. Os policiais de Içara não foram envolvidos na operação e os gaúchos não quiseram dar mais detalhes sobre o caso, como o bairro do receptador de carros furtados.

Geral: Alunos do Cefet recebem laboratórios para prática educativa

Os alunos dos cursos técnicos gratuitos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Içara ganharam ontem o incentivo que estavam esperando: depois de quase um mês de aulas teóricas, os laboratórios foram finalmente inaugurados. "Eles estavam em aula desde o dia 10 de agosto, aprendendo a teoria e história de cada um dos cursos. Mas claro que com os laboratórios o entendimento é maior", explica Glória Mariano, coordenadora do Cefet de Içara.
A professora de Modelagem Têxtil, Maria Aparecida Matias, concorda. Segundo ela, os alunos estão bastante interessados, apesar de curiosos. "Muitos deles nunca tinham visto nada disso antes e eles se sentem meio confusos, mas o interesse é geral, pois eles sabem que o mercado é promissor", explica.
Gilberto Antônio Pavei, do bairro Jardim Elizabete é um deles. Único entre as mulheres do curso, ele nem se incomoda. "Eu sei que vou sair daqui com algo garantido. Depois desse curso, quero partir para a costura também. Me especializar mesmo", relata. Para Pavei, o curso está sendo ótimo. "Eu já tenho 33 anos e nunca tive oportunidade de fazer uma faculdade, apesar de sempre ter tido vontade", diz.
Os cursos oferecidos gratuitamente
O centro oferece hoje os cursos de Modelagem Têxtil, Costura Industrial, Soldagem e Informática. Os quatro cursos foram escolhidos conforme a demanda apresentada pela comunidade e pelas empresas, além da consulta ao Sine, que segundo ela, manifestou a necessidade de qualificação da mão-de-obra no município. "O nosso objetivo é formar os alunos e já os colocar no mercado de trabalho", afirma Glória.
E essa é uma meta que está perto de ser alcançada. Os cursos de Costura Industrial e Modelagem são de 240 horas, já o de Soldagem é realizado em 200 horas de aulas. O de Informática é o menor, com apenas 100 horas.
O mercado de trabalho
De acordo com a coordenadora do Cefet, 14 empresas já fecharam parcerias com a escola para contratação de alunos. "Hoje (segunda-feira) apareceu mais um interessado: a empresa Librelato, que diz que vai contratar a turma toda". Contudo, nem todos os empresários precisam de tanta mão-de-obra. "A maioria vêm até o Cefet e tem uma conversa com os alunos. Eles afirmam que só contratarão os melhores da turma", conta.
Fila de espera
A procura pelos cursos do Cefet está tão grande que já há filas de espera para quando abrirem as novas inscrições. Dados do centro informam que mais de 500 pessoas já deixaram os nomes.
Conforme a coordenadora, depois das eleições, novas vagas podem surgir. Porém, os novos alunos não serão escolhidos por sorteio, como da última vez. De agora em diante, uma prova será realizada para a seleção.
Içara será um campus de Criciúma
Segundo Marcelo Carlos da Silva, diretor de expansão do Cefet em Santa Catarina, a unidade de Içara será um campus do Cefet que será construído em Criciúma.
De acordo com Silva, o Ministério da Educação permite que os centros de educação sejam instalados a um raio de 30 a 40 quilômetros uns dos outros. "E como Içara está muito próxima de Criciúma, não teria como montar um centro autônomo administrativamente nas duas cidades".

Política: Valvassori faz reunião no Demboski

Na noite de ontem a coligação "Por Uma Içara Mais Forte" que conta com o PP/PT/PTB/PSDB, realizou uma reunião no Salão Paroquial, na localidade de Demboski.
Durante o encontro foi mostrado um vídeo com as o-bras do três anos e 6 meses do mandato de Heitor Valvassori, candidato a reeleição, que tem como postulante ao cargo de vice, o petista Severiano Valentim..
Valvassori está confiante na vitória, pois aposta no trabalho dos militantes dos quatro partidos e também de uma parte dos Democratas, que abraçaram a campanha. "Vamos em busca dos votos dos indecisos, que não são poucos", comenta
Nesta terça-feira a coligação realiza comício no Centro Comunitário do Balneário Rincão.

Edição 1.476 - Política: PMDB e coligados realizam comício no PV

Militantes e simpatizantes, empunhando bandeiras dos partidos e com adesivos dos candidatos dos 14 partidos da coligação "Por Uma Içara Mais Humana", lotaram ontem a noite o centro comunitário do bairro Presidente Vargas, para escutarem as propostas dos candidatos nas chapas majo-ritárias e proporcionais.
José Zanolli (DEM-25), candidato à vice-prefeito de Gentil Dory da Luz (PMDB), disse que a mudança está se encaminhando e ele sente isso nas ruas, com a participação intensiva da maioria do povo içarense que aderiu a campanha do mar vermelho, que vem tomando conta da cidade. "O povo tem força, e quando quer a mudança, é difícil quem o faça mudar de idéia. Eu e o Gentil estamos preparados para assumir esse compromisso" finaliza.
No sábado a coligação realizou uma mobilização pelo Centro de Içara, pela Paz nas Eleições. E hoje realiza comício na localidade de Boa Vista, interior de Içara