O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Edição 1.787 : EDITORIAL - Areia não pode ser vendida

Há mais de 30 anos acontece retirada ilegal de areia no Balneário Rincão, sendo que a fiscalização é falha.
Hora e meia sai uma denúncia de retirada e venda de areia. O JI já noticiou algumas.
A última foi no dia 12 de janeiro, na zona sul do Balneário Rincão, que segundo uma moradora, o motorista da Prefeitura de Içara estaria vendendo a areia que deveria servir para tapar buracos das ruas.
O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz deve conferir mais de perto a denúncia e ser for verdadeira, punir os culpados.

CHARGE

COLUNISTA - Marion Silveira


Acidente de trabalho e direitos do trabalhador

O acidente de trabalho gera direitos ao trabalhador acidentado tanto por parte da previdência social quanto por parte da empresa contratante. Discorreremos hoje sobre os direitos em relação a previdência social.
De acordo com a Lei Previdenciária, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente".
Se do acidente resultar na morte do trabalhador os dependentes receberão uma pensão por morte, que será do mesmo valor de uma aposentadoria por invalidez deste mesmo trabalhador.
Se ocorrer incapacidade total e permanente, será aposentado por invalidez. Se resultar seqüelas que reduzam sua capacidade fará jus ao auxílio acidente, que será no valor de 50% do salário utilizado no cálculo do auxílio-doença, corrigido até o mês anterior ao do início do pagamento do auxílio-acidente pela empresa.
Tem direito ao auxílio acidente: o empregado; o trabalhador avulso e o segurado especial (agricultores e pescadores). Não têm direito a esse benefício o empregado doméstico, o contribuinte individual (autônomo) e o contribuinte facultativo.
Considera-se também acidente de trabalho: o que ocorre durante o trajeto entre a residência do trabalhador e o local de trabalho; doença profissional que é produzida pelo exercício de determinado trabalho ou desencadeada pelas condições em que a função é exercida.
É corriqueiro o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) não conceder o auxílio acidente de forma espontânea, sem o trabalhador ir buscar este direito no judiciário.
Também é muito comum o trabalhador que tem uma doença profissional, portanto tem direito ao auxílio acidente ou a se aposentar por invalidez decorrente de acidente de trabalho e no lugar do beneficio devido ver deferido um auxilio doença ou uma aposentadoria por invalidez decorrente de doença. O que não é correto e traz prejuízos para o trabalhador.
É sempre prudente o trabalhador que teve deferido ou indeferido qualquer tipo de benefício, consultar um advogado previdenciário para ter a informação de que a concessão do benefício esta correta, tanto no que se refere a espécie, quanto ao cálculo.
Na próxima semana estarei de volta para comentar mais um assunto de interesse dos aposentados içarenses.

POLITICA - Comissão da União da Juventude Socialista é formada em Içara

Encontro, que aconteceu na noite de ontem, no auditório da Sindserpi, reuniu jovens em busca da implantação do sistema no município, para resgatar convicções políticas apartidárias.



A União da Juventude Socialista (UJS), entidade criada há quase 26 anos, no dia 22 de setembro de 1984, na época da ditadura, em que partidos políticos socialistas e comunistas ainda eram proibidos.
No entanto, ficou mais conhecida pela represen-tação junto ao movimento estudantil, transformando-se em voz política ativa.
Com o intuito de resgatar o interesse dos jovens para as questões políticas, sem levantar bandeiras partidárias, aconteceu, na noite desta quinta-feira, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara, no bairro Primeiro de Maio, a primeira reunião da UJS. Também foi discutida a implantação do sistema no município.
Segundo Filipe Gilon, um dos idealizadores da ideia, o movimento em Içara já está bem estruturado. “A juventude não está se importando com a política e a situação não pode continuar assim. Como teremos uma política no futuro, se os jovens não estão informados? Temos que ter nossas convicções e saber pelo o que vamos lutar”, defende Gilon.
“Nosso objetivo é a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, além da divulgação da UJS”, argumenta ele.
Para o evento, foram a-proximadamente 40 jovens, que participarão da escolha da comissão provisória para o Sul, onde, posteriormente, será escolhido o nome do presidente da organização, na Região Sul.
“Precisamos ver como será a aceitação, e o espaço que vamos conquistar. Espero que a idéia seja apoiada, e que mude o futuro político”, conclui.
Para mais informações e filiação, o site da UJS é www.ujs.org.br.

COLUNISTA - Maso Nietto


”Temos que tirar o chapéu para o ex-prefeito Heitor Valvassori, apelidado de Zé Pracinha, que construiu uma grande obra como a Praça da Juventude, onde as pessoas tem um local para caminhar e se encontrar”. Vereador Darlan Carpes (PP), elogiando o ex-prefeito de Içara, que tem fama de construir pracinhas e escolas em Içara.

A advogada e ex-presidente do Sindserpi
que também é suplente de vereadora em Içara, pode disputar candidatura a deputado estadual pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B).
Ela somente terá o nome homologado caso o advogado e vereador de Criciúma, Douglas Matos, não aceite a disputa.
Edna tem um bom trâmite junto aos servidores e pode alcançar uma votação expressiva. Ela tem história e pode se dar bem nesta empreitada.

O PT de Içara
sábado estará organizando uma peixada em comemoração aos 30 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores e está convidando todos os filiados e simpatizantes para prestigiarem este evento que será realizado, às 20h, no Centro Comunitário do Distrito Balneário Rincão, em Içara
Na oportunidade será empossado o novo diretório municipal, que tem Rubens Borges como presidente.

Edinho Luiz
motorista do Prefeito Gentil Dory da Luz, deve saber muitas coisas sobre a Administração Municipal de Içara.
Daqui há pouco ele vai querer se tranformar em monginho e pedir uma Secretaria ao chefe do Poder Executivo, para guardar seus segredos.
Mas como Edinho é homem de confiança de Gentil, os segredos devem morrer com ele. O tempo é quem vai dizer. Vamos esperar.

Secretaria
de Administração de Içara por meio do Sistema Nacional de Empregos (SINE) no município informa que nesta sexta-feira, 22, a partir das 8h, estará sendo feito o cadastramento dos interessados em ocupar as 80 vagas, oferecidas por empresa do ramo da construção civil. As vagas são para pedreiro, carpinteiro, servente de obra e ferreiro.
Os interessados devem se encaminhar com a carteira de trabalho, ao SINE, na Travessa Padre Boleslau, 82, em frente ao INSS, Centro de Içara..


Fábio Freitas
assessor do deputado estadual Manoel Mota, está se mobilizando dentro do município, principalmente na região da Lagoa dos Esteves, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, pois pretende candidatar-se a uma vaga de vereador em 2012.

Um forte
candidato do PMDB a prefeito em 2012 é o presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Acirton Costa.
É claro que vai ter passar nas prévias que deve ter, também o nome dos empresário Adalberto Pizzetti e Sandro Serafim.

GERAL - Moradora denuncia ilegalidade no Rincão

Motorista da prefeitura de Içara é flagrado vendendo areia retirada das dunas, com o caminhão público, e o secretário de Obras, José Eloir, foi na manhã de ontem ao local, conferir a denúncia.



Não são de hoje as críticas e reclamações dos moradores e veranistas do Balneário Rincão em relação as ruas, visto que algumas delas estão intransitáveis. A Rua Antônio Manuel Machado, próxima a Igreja Sagrada Família, na Zona Sul, é uma delas.
A moradora do Balneário Rincão, Maria Canever da Silva, flagrou, nos dias 11 e 12 de janeiro, um caminhão da Administração Municipal de Içara, placas MCM-7822, vendendo a areia retirada das dunas. “O caminhão estava lá para abrir a rua, que estava sendo invadida pelas dunas. Várias pessoas comentaram que o motorista estava levando areia a aterrando os lotes particulares”, ressalta a moradora, que foi até o local para verificar se a história era verdadeira. “Quando o motorista percebeu que estava sendo fotografado, ele começou a espalhar as areias nas dunas”, completa. “Eu tenho certeza de que ele vendeu aterrou um lote, pelo preço de R$30,00”, confirma.
Segundo Maria, o condutor do caminhão foi até a loja de materiais de construção que possui, tentando intimidá-la. “O que mais me deixa indignada, é que essa areia que está sobrando, poderia ser usada para aterrar as ruas, ao invés de ser vendida. Aqui perto da igreja, só uma rua tem condições perfeitas para ser transitada”, critica. Ela relata que ligou para o Ministério Público de Criciúma, mas que eles precisavam de fotos, e que foi enviado um e-mail com vídeos. No entando, eles ainda não foram conferir a denúncia.
A Polícia Ambiental também foi acionada, mas a guarnição estava numa ocorrência na cidade de Nova Veneza.
O secretário de Obras de Içara, José Eloir do Nascimento, foi na manhã de ontem até a loja de materias de construção, na qual Maria é proprietária, para conferir o fato. “Eu fui indagado sobre isso, e fui até lá para ela identificar a residência e o funcionário que fez isso”, explica o secretário. No entanto, o comprador do material não foi revelado. “Irei ter uma reunião com a equipe da sub-prefeitura de Içara, para verificação do que aconteceu. Caso seja confirmado, entrarei com um processo administrativo contra o funcionário. Isso é o tipo de coisa que não pode acontecer”, justifica. Uma nova visita foi agendada, para Nascimento pegar as fotos e dar início ao processo de investigação.
A respeito das ruas, algumas já estão sendo pavimentadas. “Na quarta-feira foi realizado o patrolamento de algumas estradas. Na sexta-feira passada, fizemos um estudo daquelas que precisavam ser arrumadas”, explica.
O analista processual do Ministério Público de Cri-ciúma, Cléber Lodetti de O-liveira, confirmou a versão. “Recebemos uma denúncia que havia um caminhão e uma patrola retirando areia que estava sendo vendida como aterro. Pedi que ela viesse até aqui, mas ela enviou um e-mail com um vídeo que só mostrava areia e outro que não abriu.”, explica. “Com os dados recebidos, não seria possível ter a noção do local. Precisamos de todas as informações completas”, finaliza o analista.
O responsável pela Polícia Ambiental, Cabo Donizette, também confirmou as informações. “Há uma demanda muito grande de crimes e nosso efetivo está reduzido. Assim que os conseguirmos solucionar os outros casos, iremos atrás desse”, ressalta.

POLICIA - Obras da nova sede da PM deve iniciar neste bimestre

Projeto da nova sede da Polícia Militar de Içara está nos ajustes finais e as empreiteiras estão participando do processo de licitações para dar início das obras ainda no mês de fevereiro.



O aperto em que trabalham os soldados no prédio da 2ª Companhia da Polícia Militar (PM) de Içara está com os dias contados.
Há 20 anos os policiais estão trabalhando na Rua Rui Barbosa, no bairro Primeiro de Maio.
A nova sede da PM, que tinha previsão de iniciar em 2009 e de ser entregue até o fim deste ano, mas, devido a problemas judiciais isso não ocorreu.
O novo núcleo será construído ao lado do Escritório Central do Giassi, na Rodovia Paulino Búrigo (SC 444). A obra está orçada em R$450mil
O sargento Eder da Polícia Militar de Içara, informou que na próxima semana estará sendo realizada uma visita técnica, das empresas que irão participar da licitação. Ele acrescentou que a previsão do início da construção é no segundo bimestre do ano. “O projeto está marcado para ter início ainda este ano e termino até o fim de 2010”, completou o sargento.
Depois da construção da sede da Polícia Militar será dado início as obras do Corpo de Bombeiros de Içara que funcionará também no local.
O terreno, doado por um empresário, já está legalizado para receber a obra.

VARIEDADES - Eletricista: profissão de risco mas necessária


Há 24 anos na profissão, Albertino Armindo relata a rotina de quem trabalha com instalações elétricas todos os dias, além de contar os principais cuidados que devem ser tomados com eletricidade.





Natural de Içara e residindo no Bairro Nossa Senhora de Fátima, o eletricista Albertino Armindo, atua há 24 anos na profissão.
No ano de 1987, em parceria com a Satc e o Senai ele se especializou em eletricidade residencial e industrial, com extensão em eletrônica,
“Comecei trabalhando com meu irmão, como ajudante de eletricista. Então, foi quando resolvi seguir a profissão”, conta Armindo, que sempre trabalhou no ramo elétrico.
Ele também frisa, que é importanter trabalhar nesta profissão, sempre, em duas pessoas. “Já levei alguns choques trabalhando, pois quando mexemos na rede, um ajudante deve ficar perto da chave, para desligála em qualquer emergência. Mas, quando trabalha-se com a ‘rede viva” (energia ligada), pode acontecer uns pequenos choques, como mordidinhas”, confessa.
Entre as instalações mais perigosas, são aquelas em que a rede deve permanecer ligada e também os trabalhos em que escadas devem ser utilizadas. “Elas podem virar, ou quando colocadas sobre alguma superfície, podem afundar levando ao desequilíbrio. Por isso, é imprescindível o uso de equipamentos de segurança, no caso de uma queda, há proteção”, explica o eletricista.
Também relatou que o mais comum são as pessoas tentarem fazer instalações elétricas, principalmente motivadas pela curiosidade, e a falsa impressão de que os serviços são muito fáceis. “Eles acham que sabem o estão fazendo, o que aumenta o risco de acidentes. Uma vez, um senhor fez uma casa ao lado da Cermoful, e os aparelhos eletrônicos nunca paravam ligados. Quando fui ver, ele tinha ligado o interruptor em curto circuito”, revela.
Armindo atende toda a Região de Sul, sempre prestando um serviço com qualidade, fato que o levou a ser escolhido como Destaque Içarense em 2009.
Atualmente, concluiu o curso a distância de Biodigestor, pelo Centro de Produções Técnicas, vinculado a Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), cujo objetivo é reduzir a matéria orgânica, e reverte-la na produção de gases.
“Pretendo trabalhar nessa área, juntamente com os aviários e suinocultores, já que presto serviço a eles. É uma economia, pois o gás pode ser reutilizado. Além disso, os efeitos são bem menos poluentes.
Para chamar o eletricista basta ligar: 8811 4126.

ESPORTES - CFZ Imbituba vence de virada o Joinville

Jogando no Ninho da Águia, o time do Sul encarou o Joinville de frente e venceu por 2 a 1, enquanto o Brusque, na estreia de Viola, não tomou conhecimento do Figueirense, e também ganhou de 2 a 1.



O CFZ Imbituba venceu a primeira partida na elite do futebol catarinense.
Jogando no Ninho da Águia, o clube derrotou, de virada, o Joinville (JEC), em partida disputada na noite desta quinta, dia 21.
Os gols do Imbituba foram marcados por Mateus e Felipe Oliveira. Para o Joinville, anotou o zagueiro Lacerda.
Na próxima rodada, domingo, o CFZ Imbituba encara o Atlético de Ibirama fora de casa. Já o Joinville enfrenta o Figueirense, na Arena Joinville.
Os torcedores que enfrentaram a chuva e o frio foram presenteados com uma partida histórica. Mesmo encarando o Joinville, um dos postulantes ao título, o Imbituba não se intimidou dentro de campo e com apoio da torcida jogou de igual para igual.
O Joinville, time mais experiente e técnico, soube, aos poucos, frear o ímpeto do adversário e passou a levar perigo a meta de Adilson. Tanto que tentou que o gol saiu na cobrança de escanteio, através do zagueiro Lacerda.
Os comandados de Joceli dos Santos retornaram do vestiário com mais garra e confiantes numa virada. E ela veio graças ao apoio da torcida e com a ajuda do Joinville que facilitou as coisas para os donos da casa, que trocava passes em velocidade, explorava os lados e cruzava bolas com perigo. Aos 16 minutos, Mateus Ortigoza, de cabeça, estufou as redes do Joinville. Um minuto depois, ainda sob o impacto positivo do gol de empate, o CFZ Imbituba roubou a bola no meio-campo. Felipe Oliveira recebeu na entrada da área e bateu cruzado: euforia da torcida, dos jogadores e da comissão técnica. Era o gol da virada.
No outro jogo da noite, no Estádio Augusto Bauer, o Brusque venceu o Figueirense por 2 a 1, marcando a estreia do atacante Viola no campeonato. Ele teve participação nos dois gols marcados por Marcelo e Chris, um em cada etapa. Júnior Negrão, de pênalti, diminuiu para o time da Capital. Foi o terceiro dele na competição.
Na próxima rodada do Catarinense o Brusque vai a Jaraguá do Sul enfrentar o Juventus no Estádio João Marcatto, às 17h, domingo. No mesmo dia e horário, o Figueirense encara o JEC na Arena Joinville.