O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CAPA: Edição1.991 - Içara, 19 de novembro de 2010

Paetidos buscam aliança para eleição da Cooperaliança
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Gentil e equipe em Brasília
(Alex/Chichella/Jornal Içarense)


Quiosques devem ser demolidos a partir de hoje
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Quiosques vão a pique

Os três quiosques locali-zados na orla marítima do Balneário Rincão a partir de hoje não fazem mais parte do cenário da segunda ma-ior praia de Santa Catarina. Apenas um estava em funci-onamento até ontem, os de-mais já estavam abandona-dos. A implantação dos qui-osques ocorreu no segundo mandato de Arthur Zanol-li, há mais de 15 anos.
A lei deveria ser aplicada também em outras praias, como é o caso de Torres, Balneário Camboriú, onde as construções invadiram os combros de areia. O meio ambiente de lá é o mesmo daqui. Então os pesos e as medidas do Ministério Pú-blico Federal deveriam ser os mesmos.

CHARGE

COLUNISTA - Susiane MENDES


Justa causa
pelo empregador


Justa causa, como mo-tivo de dispensa do traba-lhador, são as faltas co-metidas pelo empregado que, de tão grave, rompem com a confiança e a boa-fé, fazendo com que a re-lação empregatícia se tor-ne insustentável.
Quando o trabalhador é demitido por justa causa, acaba perdendo alguns di-reitos que teria caso a de-missão ocorres-se sem justa ca-usa, como a mul-ta de 40% sobre o FGTS, as féri-as proporcionais e o 13º salário, fi-cando impedido também de sacar o FGTS e pedir o seguro desem-prego.
Por ser uma medida extrema e gravo-sa ao funcionário, o em-pregador deve aplicar a justa causa somente quan-do não for possível punir a falta com medidas mais brandas tais como a ad-vertência por escrito ou a-té mesmo a suspensão.
Assim, a aplicação da justa causa, com o rompi-mento do vínculo de em-prego, deve ser proporci-onal a falta cometida, pois, havendo excesso pelo empregador, poderá ocor-rer a reversão da penali-dade, com o dever de pa-gar as verbas rescisórias e, ainda, no caso de ser constatada má-fé do em-pregador ao aplicar uma justa causa inexistente, poderá ser condenado a indenizar o trabalhador por danos morais.
Além de observar a pro-porcionalidade ao aplicar a justa causa, o empre-gador deverá a-plicá-la imedia-tamente, ou se-ja, em seguida à falta, do contrá-rio presume-se o perdão tácito, não podendo mais o empre-gador punir o empregado.
A CLT, em seu artigo 482, elenca vários motivos para demissão por justa causa, sendo que cabe sempre ao empregador comprovar o motivo e a sua gravidade, uma vez que o trabalho é direito fundamental, fonte de manutenção e digni-dade, razão pela qual a preservação do trabalho é tão importante para o ser humano.

POLÍTICA - Partidos se articulam para eleições da Cooperaliança

A cooperativa de distribuição de energia elétyrica de Içara, a Cooperaliança, terá a eleição de uma nova diretoria em março de 2011 e o presidente Pedro Deonízio Gabriel está na disputa.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O único candidato à presidência da Cooperaliança declarado oficialmente até agora é Pedro Deonízio Ga-briel. A Executiva do PP de Içara escolheu o atual presidente da cooperativa em votação no dia 11 de novembro. Gabriel concorreu à vaga com o ex-vereador Valmor Rosso.
Já o PMDB indicou o empresário Sandro Serafim, que faz questão de esclarecer que não é candidato a-inda. “Não há nada definido e não existem nomes. O PMDB veio falar comigo sobre a possibilidade e eu mostrei interesse. Agora, estou conversando com lideranças políticas para sa-ber se tenho apoio e, assim, viabilizar uma possível candidatura. A eleição da cooperativa é uma eleição difícil. Por isso, tenho que analisar bem os apoios pa-ra entrar na disputa”, destacou o empresário.
De acordo com o presidente do PMDB de Içara, Adilton Tramontim, o partido tem até o dia 15 de dezembro para montar uma chapa e que, até lá, estará entrando em contato com lideranças regionais e estaduais para conseguir a-poio ao candidato da sigla.
O PSDB está programando para os próximos dias uma reunião para conversar sobre o pleito. A executiva deve decidir se apoia Pedro Deonízio Gabriel ou lança candidato próprio.
O presidente de honra do PSDB, Martinho Mendes, disse que o PMDB tem um compromisso com ele e mostrou interesse em participar da disputa. “Vou a-catar o que o partido decidir. Não posso afirmar na-da no momento”, declarou.
Porém, o presidente do PMDB içarense diz não se recordar do compromisso. “O partido fez alguns compromissos na época da ele-ição municipal, em 2008. Mas, não lembro de termos feito com o Martinho. Porém, não vejo problema em compor chapa com ele”, ressaltou Tramontim.
O grupo de oposição à atual diretoria se reúne na noite de hoje e promete lançar um nome para candidato à presidência, informou um dos integrantes da comissão do grupo, o contador e advogado Mário César Serafim.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Temos planos e projetos audaciosos. Somos a única cidade do estado contemplada em todos os canais do PAC. Neste período do nosso Governo Içara vai crescer 40 anos em quatro”. Frase do Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, nesta quinta-feira, direto de Brasília, em enteevista para a Rádio Eldora-do, de Criciúma.

O carro do vereador André Jucoski
foi arrombado na tarde de ontem, em frente da Secretaria de Assistência Social (antiga Câmara de Vereadores). O meliante forçou uma das portas traseiras, levou um aparelho player automotivo de CD e u-ma pasta com documentos de terceiros.
Enquanto Jucoski tentava desentortar a porta, o presidente da Associação de Moradores do Jardim Silvana, Rodrigues Mendes, comentou que um cidadão do bairro teve a casa depenada pelos ladrões nesta quarta.
Polakinho, que tem sido um crítico da falta de segurança no município, é mais uma vítima que eleva o número de furtos e roubos na cidade.

Adêmio Pavei
ex-presidente da Coo-peraliança, afirmou que é mentira a informação de que estaria articulando para ser candidato a vice do emjpresário Sandro Serafim, numa futura composição para disputar a presidência da cooperativa em 2011.

O comando
do PMDB, que indicou Sandro Serafim, não confirmou ter compromisso com o PSDB, PDT ou outro partido na disputa da Cooperaliança.
Na hora da negociação tudo é válido, depois das eleições, ninguém garante nada. Assim é a política.

Os vereadores
aprovraram na sessão ordinária desta quinta-feira, em votação única, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa as despesas do município de Içara para o exercício de 2011. A LOA constitui no planejamento de curto prazo e tem como fundamento a previsão das receitas e a fixação das despesas, para o orçamento. O orçamento geral do município de Içara para o exercício de 2011 estima a receita e fixa a despesa em pouco mais de R$ 141 milhões.

O vice-prefeito
José Zanolli (DEM), depois de 60 dias de muito brilho à frente da Administração Municipal e nas eleições de outubro, sumiu da mídia e não se sabe o que está fazendo. Deve estar caçando no Planalto Serrano.

Grupo de oposição
a direção atual da Co-operaliança se reúne nesta sexta-feira, às 20h, no Skentus Lanches, no Centro de Içara, para discutir os nomes dos candidatos e a formação da chapa.
A informação é de Mário César Serafim, o Teda.

Frase
“Os políticos são como as fraldas, devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.“ (Anônimo).

GERAL - Desmonte dos quiosques começa no Balneário Rincão

Administração Municipal deverá iniciar hoje o desmanche dos quiosques em cumprimento à determinação do MPF e os materiais das instalações serão destinados às pessoas carentes.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Com o término do prazo para remoção voluntária dos quiosques na beira mar do Balneário Rincão, a Administração Municipal de Içara deverá iniciar o desmonte das estruturas hoje.
Conforme o subprefeito, Jairo Celoy Custódio, os ma-teriais como madeira e telhas serão destinados a quem precisar.
O cumprimento da determinação deverá ser averiguado hoje pelo Ministério Público Federal. A assessoria da procuradora, Rafa-ella Alberici, informou que caso os procedimentos de derrubada não sejam iniciados será encaminhada u-ma petição ao Judiciário.
Apesar da condição ir-revogável, Daniela Brasil, recebeu os clientes, talvez pela última vez na tarde de ontem. “Eu só saio daqui quando as máquinas chegarem”, declara.
Também quios-queiro, Jaime Razi-ni, abandonou o estabelecimento há algum tempo, no entanto se diz revoltado com a determinação. “É preciso saber quando não há mais nada para se fazer, mas a decisão foi injusta. Tem muitas estruturas irregulares na praia e escolheram os quiosquei-ros como cobaias”, considera.
O procurador do município, Walterney Réus, disse que tentará apresentar um projeto de recuperação am-biental já existente ao MPF, segundo previsto na norma. A partir de hoje o município responde multa diária de R$ 1 mil pelo descumprimento do prazo.

POLÍCIA - Acidentes com motos registram o maior número de vítimas

Apesar de a maioria dos acidentes de trânsito envolver carros, são as motocicletas as maiores causadoras de vítimas; e sargento Adilson ressalta que condutores devem dobrar a atenção.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Entre os acidentes de trânsito, a maioria das ví-timas corresponde às moto-cicletas. Para amenizar as estatísticas é preciso que o condutor reforce a atenção ao veículo, segundo o sar-gento Adilson de Oliveira.
“O motociclista é o para-brisas do veículo, por isso é preciso que ele dobre a atenção. É muito raro aci-dente de moto sem feridos”, declara. O sargento explica que apesar do alerta, o nú-mero de acidentes envol-vendo motocicletas na Rodovia Paulino Búrigo (SC-444) pode ser conside-rada normal em compara-ção a outras rodovias.
Ele diz ainda que a maio-ria dos acidentes ainda é causada pelos carros. “No carro, o motorista tem a vantagem de ter uma pro-teção”, res-salta.
Entre as principais causas das ocorrências envoldendo motocicletas, está tráfego pelo acosta-mento, a-vançar en-tre os veícu-los, excesso de velocida-de e ultra-passagens bruscas.
“A mobi-lidade da moto pode provocar muitos acidentes. É impor-tante que o condutor seja prudente”, salienta.
Nesta terça-feira, 17, um motociclista sofreu fratura exposta na perna ao perder o controle e cair na pista.
No feriadão da Procla-mação da República, pelos menos quatro acidentes en-volvendo motos foram re-gistrados no município.

VARIEDADES - Jovens da Igreja Adventista doam sangue em prova de gincana

A equipe vermelha da 5ª gincana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, do bairro Jardim Eli-zabete, em Içara, deu exemplo de solidariedade e amor ao próximo ao doar sangue no Hemosc.

(Divulgação)



Ações sociais e recreativas fazem parte da 5ª gin-cana promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, de Içara e de Criciúma, de setembro a dezembro.
No dia 6 de novembro, cinco jovens da igreja, membros da equipe vermelha, do bairro Jardim Eliza-bete, em Içara, estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Ca-tarina (Hemosc), em Crici-úma, para doar sangue.
“Encontramos um senhor que perguntou se estávamos doando para alguém em especial e, quando dissemos que era voluntário, ele pediu que doássemos para o pai dele”, conta a secretária geral da igreja, Valdete Costa.
Participaram da gincana cinco equipes, três de Içara, dos bairros Jardim Eli-zabete, Jardim Silvana e Presidente Vargas; e duas de Criciúma, dos bairros Próspera e Renascer. “O objetivo é promover a recreação entre os jovens. E-les se divertem e também fazem os trabalhos sociais”, explica Valdete.
Os membros da igreja participam durante a semana de ações sociais e a-os sábados de atividades de evangelização e competição, com brincadeiras.
Agora, os jovens estão fazendo um ‘mutirão de Natal’, para a arrecadação de alimentos, com a parceria da Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).
O órgão adventista trabalha focalizando cinco á-reas: Segurança Alimentar, Desenvolvimento Econômico, Educação Básica, Saúde Primária, e Gestão de Emergências.

ESPORTE - Skatistas aproveitam fim de semana no Balneário Rincão

Os skatista de Içara e região estão aproveitando os dias de sol para práticar suas manobras no Distrito Balneário Rincão, e o calçadão se tornou uma pista ao ar livre aos esportistas.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Os esportes realizados na praia são os mais variados, com a chegada da temporada a imaginação dos atletas vai longe, e os adeptos do Skate do Balneário Rincão, aproveitam a única via de asfalto para mostrar as manobras radicais.
Cerca de seis adolescentes, munidos de skate, arriscaram manobras no calçadão do Balneário Rincão neste último domingo, dia 14. Aproveitando o dia de sol, propício para práticas esportivas, os skatistas transformaram o espaço, ao lado do Bar do Wilson, em pista, com direito a obstáculos e rampas.
Antigamente o local abrigava o Bar Studium 7. Muitos reservaram o fim de tarde agradável para caminhar no calçadão e acompanhar as manobras, aprovando o esporte realizado pelos jovens.
De acordo com informações dos órgãos esportivos de Içara, está planejado a construção de uma pista de skate, para a prática de esporte. Para este verão uma mini-rampa está sendo construída ao lado de um estabelecimento junto a La-goa do Jacaré, já que o local é muito utilizado para práticas esportivas durante a temporada.