O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Edição 1.744: EDITORIAL - Içara está cada vez mais insegura

Içara é um município que vem crescendo rapi-damente, tendo hoje, aproximadamente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mais de 56 mil habitantes (dados de julho de 2008). E com o desevolvimento surge novos empregos, aumento na economia, mas, paralela-mente ao progresso surge os problemas sociais, e com isso a violência.
E essa realidade tem sido constante nos registros de ocorrências policiais, sendo que, sé, nesse ano, ocorreram vários assaltos a mão armada, furtos em agências bancárias e empresas, como também assassinatos, que ainda não foram solucionados.
A falta de policiais, tanto na Civil quanto na Militar, é visivel, e isso tem deixado a população preocupada.
Ontem, um elemento cometeu dois assaltos em menos de 30 minutos e uma das vítimas teve que entrar em contato com o Copom, em Criciúma, porque o posto policial do Distrito não atendeu o chamado. Mas com certeza, durante o Verão, não vai faltar policial.
A população quer segurança, Içara precisa de se-gurança. Pois essa é obrigação dos órgãos federais, estaduais e municipais. O povo não quer saber se faltam policiais ou viaturas, ele quer ação e agora.

POLÍTICA - Juiz de Içara julga improcedente Representação Eleitoral contra Gentil

Juiz da 2ª Vara da 79ª Zona Eleitoral da Comarca de Içara, Marco Augusto Ghisi Machado, pediu que a RE n° 2647 contra Gentil e Zanolli fosse extinguida com resolução de mérito.

Saiu nesta segunda-feira, 9 de novembro, a sentença do juiz da 2ª Vara da 79ª Zona Eleitoral da Co-marca de Içara, Marco Au-gusto Ghisi Machado, extinguindo com a resolução de mérito a Representação Eleitoral n° 2647, que pede a cassação do mandato do prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, e do vice-prefeito, José Zanolli,
Na prática, o juiz julgou improcedente o processo movido pela coligação “Por Uma Içara Mais Forte”, encabeçada pelo PP, que acusa Da Luz e Za-nolli de abuso de poder e-conômico e de poder político nas eleições de 2008.
De acordo com o Chefe de Cartório da 79º Zona E-leitoral, Marcos Antônio da Silva Moraes, os advogados da coligação requerente apresentaram na tarde desta terça-feira (10), antes de terminarem as 24 horas do prazo de manifestação das partes que se julgassem prejudicadas, embargos declarató-rios alegando, possivelmente, que houvera contradição, o-bscuridade ou omissão na sentença.
Desta forma, pretende-se que o juiz reveja a decisão judicial. O que poderá ser feito ou não e que dependerá da analise que Machado deverá fazer até a próxima semana, podendo, a-inda, abrir vistas à Coligação “Por Uma Içara Mais Humana”, de Gentil, para que se manifeste sobre o embargo.
Após a resolução do juiz Marco Augusto sobre a matéria, com manutenção ou revisão de sentença, no prazo de 24 horas será contado para que possíveis recursos sejam apresentados e se a decisão judicial continuar pela improcedência das denúncias, o processo será arquivado.
Embora não haja influência legal entre a representação em Içara e o Re-ced 43 no Tribunal Regional Eleitoral, que cassou o diploma do prefeito e do vice, o chefe de cartório acredita que a parte que tiver decisão favorável na Justiça do município juntará a um possível recurso no TSE a sentença daqui.
Caberá a cada juiz avaliar a relevância das informações.

GERAL - Liminar cancela eleição do Conselho Tutelar em Içara

Eleição dos cinco novos membros do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente , em Içara, foi cancelada por liminar devido a não cumprimento de prazos do edital.

A eleição do Conselho Tutelar dos Direitos da Cri-ança e do Adolescente, em Içara, foi cancelada através de liminar expedida pelo Juiz de Direito, Marco Au-gusto Ghizzi Machado, sob a alegação de que que os pra-zos “editalícios não foram cumpridos”.
A escolha de cinco novos conselheiros estava mar-cada para terça-feira, 10, e tinha 24 candidaturas ho-mologadas.
Segundo a conselheira Rosane Alano, não houve tempo hábil para realiza-ção de todo o processo, con-forme determina a lei e o próprio edital da eleição, tampouco para serem averi-guadas as candidaturas e para possíveis impugnaçõ-es. “Acho que as coisas pre-cisam começar corretas. A-credito que um novo edital seja feito e que seja seguido o tempo correspondente”, o-pinou Rosane, afirmando que as candidatas ao Con-selho Tutelar teriam decidi-do entrar com a ação judi-cial, devido às irregularida-des existentes, com relação ao cumprimento de prazos.
De acordo com a presi-dente do CMDCA (Conse-lho Municipal dos Direitos da Criança e do Adoles-cente), Rosa Maria Santos, foi dado entrada de um re-curso para que ocorra, o mais breve possível, uma no-va eleição, “e que os traba-lhos em defesa da criança e do adolescente do municí-pio, em situação de risco, não sejam prejudicados”.
A ação de cancelamento foi impetrada pelo advoga-do Gabriel de Souza e tem Valdirene Aparecida Mar-ques como requerente.

POLÍCIA - Homem realiza dois assaltos em meia hora no Balneário Rincão

Um jovem, aparentando 20 anos, fez algo inusitado, na tarde de ontem, no Balneário Rincão, em menos de meia hora, o meliante, armado, realizou dois assaltos, e depois fugiu numa bicicleta.



Um homem, aparentando ter 20 anos, causou pânico na Rua Paraná, no Centro do Balneário Rin-cão, na tarde desta terça-feira, ao assaltar dois estabelecimentos comerciais. Depois ele fugiu em uma bicicleta em diração a Lagoa dos Freitas. A Polícia Militar fez buscas mas até o fechamento da edição não foi encontrado.
Primeiro, adentrou em uma relojoaria e pediu pa-ra ver um relógio e um óculos de marca, logo em seguida ele mostrou a arma para a funcionária C.P.G., mas fugiu sem levar nada. “Ele disse que não tinha dinheiro e que eu não ficasse chateada com o que íria fazer, procurei acalmá-lo, afirmando que estava fazendo uma bobagem” explicou.
Na sequência o jovem se dirigiu até um posto de combustível, onde conseguiu roubar uma quantia de dinheiro, que não foi di-vulgada pelo dono, que não quis se identificar. An-tes de fugir em um bicicle-ta o assaltante pediu desculpas pelo ato praticado.
A reclamação foi com a demora da Polícia Militar, pois tiveram que ligar para o Copom, em Criciúma, porque o destacamento do Balneário Rincão não atendeu a chamado.

VARIEDADES - Associação Família Feliz se prepara para campanhas

Confraternização de Natal da Associação Família Feliz acontecerá no dia 19 de dezembro e a campanha de arrecadação de alimentos e brinquedos, para cerca de 600 famílias, já foi lançada.



A Associação Beneficente Família Feliz de Içara realizou na segunda-feira, 9 de novembro, a penúltima reunião anual para organizar a confraternização natalina da endidade.
A distribuição de cestas básicas e de brinquedos a-contecerá no dia 19 de dezembro, na Praça da Matriz São Donato. Conta-se com a solidariedade da população içarense com do-nativos que, certamente, fa-rão as 450 famílias cadastradas na associação e outras pessoas carentes, tota-lizando cerca de 600 famílias, felizes.
Existem, por enquanto, dois pontos de coleta de doações: no Corpo de Bombeiros de Içara e na sede da entidade beneficente, localizada na Rua 7 de Setembro, Edifício Dona Nena, salas 202 e 203, 2° andar, em frente ao Hospital São Donato, Centro de Içara.
São bem vindos alimentos não perecíveis em qualquer quantidade e brinquedos em geral.
O diretor da associação, Rudimar José Rodrigues, relatou que a colaboração popular no evento do Dia das Crianças, em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Primeiro de Maio, merece agradecimentos e torcem para que o sucesso seja repetido. Na ocasião, foram atendidas cerca de 300 crianças, que desfrutaram de quitutes e brincadeiras.
“Esperamos que a população colabore, pois muitas crianças veêm seus amiguinhos ganhando presentes e tendo comida farta no Natal e elas não podem ter o mesmo. É hora de ajudar a diminuir o sofrimento das pessoas mais necessitadas, pois é difícil ficar de braços cruzados vendo uma situação assim” declarou Rodrigues.
Segundo ele, não se imagina que em território iça-rense haja tantas pessoas carentes até que se visitem os bairros e verifique in loco que há, inclusive, cidadãos passando fome e outras várias necessidades.
Portanto, é de valor i-mensurável um simples donativo ofertado, especialmente, numa época do a-no que inspira solidariedade e altruísmo.
O dia será marcado também pelo amigo-secreto entre diretoria e colaboradores da Família Feliz, que tiram férias, relativas até o próximo ano, visto que atendimento emergencial aos associados mais necessitados serão mantidos.
Interessados em contribuir com a campanha podem obter maiores informações através do telefone (48) 3468-4017 e, se necessário, pedir aos integrantes da Família Feliz para buscarem os donativos.
“Faz melhor para quem doa do que para quem recebe. Além de ajudar a quem precisa você faz bem a si próprio”, define Rudi-mar, em nome do presidente da entidade içarense, Da-niel Fernandes.

ESOPORTES - Eleição trará novidade para diretoria do Criciúma

O Conselho Deliberativo do Tigre se prepara para a eleição na próxima segunda-feira, para a escolha dos novos diretores de administração e já deve colocar os projetos futuros em pauta.

Na próxima segunda-feira, o Conselho Deliberativo do Criciúma elege os novos diretores de administração, Róbson Izidro, e de finanças, Deloir Brunelli. Os dois nomes foram lançados pelo Movimento Revigoração e contam com o respaldo da maioria dos conselheiros.
Tão logo sejam eleitos, Izidro e Brunelli indicarão dois nomes para gerir o marketing do Criciúma: Fernando Maragno e Paulo Pacheco.
A primeira polêmica depois das eleições de renovação do Conselho, em agosto, girou em torno da indicação de Maragno para o lugar de Jairton Manique Barreto. Não houve respaldo de alguns integrantes da executiva e o Revigoração começou a se distanciar do núcleo da direção. Agora, o nome de Maragno volta à tona na nova diretoria.
O outro indicado, Paulo Pacheco, traz consigo a i-deia da criação de um comi-tê gestor de marketing, reunindo pessoas da área para discutir planos e metas pa-ra o Criciúma. Izidro assumirá no lugar de Carlos A-lamini e Brunelli substituirá Anselmo Freitas.
A equipe do Criciúma co-meça ver uma nova espera já que o jovem meia Geor-ginho poderá respirar outros ares em 2009. Pelo menos quatro clubes brasileiros manifestaram interesse no atleta do Criciúma. Há ainda o assédio de empresários que planejam coloca-lo no futebol da Alemanha. Foi em nome deles, inclusive, que uma produtora de vídeo captou imagens de Georginho em ação no domingo, na final do Campeonato Catarinense Júni-or contra o Figueirense.
Do Brasil, estão na busca do reforço do meia o Grêmio, Vasco, Palmeiras e Atlético Paranaense. O time gaúcho esteve mais próximo de um acerto, tendo encaminhado, em maio, os salários e a forma de pa-gamento da multa rescisó-ria ao Criciúma.
Os Tigrinhos mesmo ganhando o Catarinense de-ve ficar longe da próxima Copa São Paulo. Isso porque a Federação Catari-nense de Futebol resolveu colocar o carro na frente dos bois, desconsiderar o resultado da competição estadual e indicar Avaí e Figueirense para a disputa que reúne as principais promessas do futebol em todo o Brasil.
Em função disso, a direção tricolor segue trabalhando para contornar o problema e tentar colocar o Tigre na competição programada para Janeiro de 2010 em São Paulo.

DISTRITO - Subprefeitura colocará placa proibindo acesso de veículos

Depois de fechar os acessos à orla marítima do Balneário Rincão a subprefeitura coloca, nesta quarta-feira, as placas de sinalização, e quem circular pelo local estará sujeito a ser multado pela PM.



Não durou nem uma semana a delimitação de espaços e os veículos voltaram a invadir áreas exclusivas para banho no Balneário Rincão. Marcas de pneus foram flagradas em boa parte da praia neste domingo de tempo nublado. E nesta terça-feira também foram flagrados carros estacionados na orla.
Para facilitar o acesso de carros à beira-mar, alguns mourões de eucaliptos, que fazem a cerca de isolamento e delimitam espaço para estacionamento, foram arrancados.
Segundo o subprefeito Jo-sé Eloir do Nascimento, a fiscalização está acontecendo, contudo, durante o final de semana, não foram e-fetuadas notificações àqueles que não respeitaram a demarcação da á-rea proibida. Isso porque as placas de sinalização não ficaram prontas, mas devem ser colocadas nesta quarta-deira e a partir desta data as multas serão a-plica-das aos infratores.