O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Edução 1.736: EDITORIAL - Educação começa dentro de casa

Cada dia que passa percebe-se que um número crescente de adolescentes estão andando na contramão da Lei, com envolvimento em drogas, assassinatos e roubos.
E fazendo um raio-x da vida dos menores, a maioria tem um lar, são de classe média e estudam em escolas particulares. Isso é uma prova de que os pais estão errando na educação dos filhos, que por falta de controle e rédeas curtas estão achando que são dono do mundo.
Está na hora dos pais dar limites aos filhos antes que eles façam uma viagem sem volta. Aí não adianta chorar.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PP nega atuar com fígado em cassação do peemedebista Gentil

Numa prévia da coletiva que acontecerá nesta quinta-feira, 29, o presidente do PP em Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, rebate algumas críticas do prefeito, Gentil Dory da Luz, sobre cassação.

O presidente do Partido Progressista (PP) de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, falou sobre a coletiva à imprensa da região, que acontecerá nesta quinta-feira.
Os advogados da Coligação “Por Uma Içara Mais Forte”, e o dirigente da sigla irão “passar a versão do grupo sobre o processo de cassação, porque não concordam com muitos pontos que Gentil abordou, ressaltou Lodetti. Além disso, a dívida deixada pelo ex-prefeito Heitor Valvassori, será pauta. “Entregaremos comprovantes com o valor da dívida segundo o Tribunal de Contas do Estado”, revelou.
Sobre a condução do processo ele dispara: “é o ponto de vista dele, mas não fizemos o processo com o fígado (raiva) como Gentil declarou. Procuramos a Justiça para averiguar se as eleições foram vencidas sem irregularidades. Assim como fizeram com a nossa gestão há 4 anos atrás ”, comentou.
Quanto ao crescimento do município Lodetti a-crescenta que é apenas uma questão política. “ Os projetos enviados à Câmara de Vereadores pelo Administração Municipal são aprovados por nossa bancada. Não trabalhamos para impedir o desenvolvimento de Içara, pelo contrário somos até tênues e leves com Gentil se considerarmos a atual situação de infraestrutura do município”, alfinetou.
“No nosso parecer não há distorção de informações prestadas no recurso, mas não queremos vulgarizar o processo. Mesmo não concordando com alguns aspectos, respeitamos a Lei”, declarou o pe-pebista.

GERAL - Içarenses iniciam limpeza dos túmulos de entes queridos


Preparativos para o Dia dos Finados, em homenagem aos entes queridos, se intensificam esta semana em Içara, com limpeza e finalização de reformas dos túmulos nos cemitérios municipais.

Com a aproximação do Dia dos Finados, 2 de novembro, familiares e amigos de pessoas já falecidas realizam a limpeza nos ce-mitérios. Os túmulos estão sendo lavados, recebendo flores e ornamentos novos, sendo que os últimos reparos foram providenciados.
Em Içara, serão realizadas missas na segunda-feira, dia 2 de novembro, às 9h e às 16h, no Cemitério Municipal. Caso o tempo esteja seco a celebração, realizada pelo padre Marques Rech, acontecerá no cemitério e se houver chuva, na Capela Mortuária.
A administradora da ca-pela, Nadiabel Teixeira, informou que as pessoas podem fazer a limpeza até o próximo domingo, 1° de novembro, no entanto as reformas não são mais permitidas desde quarta-feira, 28 de outubro. A prefeitura do município providenciou latas de lixo para que a organização do local seja preservada. “A expectativa é que um grande número de pessoas venham até o cemitério no Feriado de Finados para visitar e homenagear os entes queridos”, declarou Nadiabel.
Segundo Maria Helena de Jesus, que tem um irmão e um sobrinhos sepultados no Municipal, a família prefere realizar a limpeza e cuidados para o dia das almas com antecedência. “Muito próximo ao feriado há muito movimento, por isso venho bem antes e nos revezamos a cada ano pa-ra cuidar dos túmulos”, declarou.
Essa época do ano é momento também para reflexão, espiritualidade, lembrança e saudade de quem já se foi.

POLÍCIA - Alunos da Escola Paulo Rizzieri participam de programa da PMRv


Através do Programa da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina Cidadão do Trânsito, alunos na Escola Paulo Rizzieri participaram de abordagem de conscientização aos motoristas.

O Programa Cidadão do Trânsito, Pare para Pensar, Pense para Mudar, desenvolvido pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Santa Catarina realiza o trabalho em mais uma escola de Içara.
Nesta quarta-feira, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F) Paulo Rizzieri, do bairro Boa Vista, estiveram no Posto da PMRv, no Bairro Liri, em Içara, para participar da abordagem de motoristas, repassando o que aprenderam em palestras de conscientização e entregando informativos.
“O objetivo é preparar as crianças para uma convivência mais segura no trânsito, fazendo com que elas conheçam as regras e assim ajudem a diminuir os acidentes”, explicou o coordenador do programa no município, o sargento Deo-clécio Silvestre.
De acordo com a professora do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Paulo Rizzieri, Juceléia Stanger, a mudança de postura já é notada. “Percebemos que alguns pais que levavam as crianças à escola de motocicleta, sem usar o capacete, já mudaram essa prática.Os pequenos divulgam as informações e cobram, o que aprenderam, das famílias, afinal eles são os futuros motoristas”, finalizou.

VARIEDADES - Departamento Cultural de Içara cheio de atrações

Oficinas da Casa da Cultura Bernardo Junkes se apresentam em Içara e região, divulgando as pro-duções culturais e artísticas do município, com uma agenda, no final de mês, repleta de atividades.

O Departamento de Cultura de Içara realiza várias atividades neste final de mês, ampliando a divulgação das manifestações culturais do município e promovendo a Arte.
A Secretaria de Educação de Içara realizou neste domingo, 25, o primeiro Concurso Interno de Mangá da Oficina Façart de desenho artístico e pintura. O evento aconteceu na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes com a participação de 14 a-lunos divididos nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil.
Conforme a coordenadora de Cultura, Lílian Phil-lipi, aconteceram várias brincadeiras. “Houve muita dedicação. Foi um dia diferente e muito produtivo”, destacou ela.
Segundo o professor Renato Brito, o objetivo é a preparação dos alunos para o primeiro concurso Regional de Mangá. “Estamos planejando fazer e desenvolver o espírito esportivo, aprendendo a participar de atividades competitivas de uma forma tranquila”. Os vencedores foram: categoria infantil -1º lugar: João Vítor da Silva, 2º lugar: Murilo da Silva e 3º lugar: Bianca Phi-lippi Martins. Categoria in-fan-to-juvenil: 1ºlugar: Filipe da Silva Rodrigues, 2º lu-gar: Tamíres Estácio e 3º lugar: Odair José da Rocha. Na juvenil o vencedor foi Leandro Borges, seguido de Pau-la Henrique Batista e Bian Philippi Martins.
O Oitavo Festival de Teatro Amador de Içara tem i-nício nesta sexta-feira, 30, e segue até o dia 6 de novembro. A abertura terá a participação especial do Grupo Impíria da Itália, às 18h-30min, na Casa da Cultura.
No dia 3 de novembro, às 19h30min, será a vez do grupo Façart se apresentar e nos dias 4, 5 e 6 as equipes teatrais selecionadas mostrarão as produções.
O Projeto Façart com o grupo de street dance participa ainda do Unesc em Dança, no dia 30 de outu-bro.Serão 38 alunos numa coreografia com movimento e harmonia. A oficina de street está em funcionamento desde o mês de junho e atende alunos na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes; na Escola Municipal Quintino Rizzieri; no Jardim Elizabete, nos Bairros Aurora e Boa Vista e na Associação das Mulheres do Mirassol, no Balneário Rincão. Também participam do evento os alunos de balé clássico que tem aulas na Casa da Cultura.
A professora Maiana Sampaio está preparando três coreografias mistas com integrantes de 3 a 14 anos.

ESPORTES - Criciúma perde de virada e amarga a segunda derrota

O Figueirense B, que conquistou a segunda vitória na Copa de Santa Catarina, não se intimidou dentro do Heriberto Hülse e virou em cima do Tigre por 2 a 1, com gols de Marquinhos e Douglas.

Pela quarta rodada da Copa Santa Catarina, o Fi-gueirense B venceu o Crici-úma de virada, por 2 a 1, nesta quarta-feira, dia 28, em pleno Estádio Heri-berto Hülse.
Ronaldo Capixaba, aos 32 minutos do segundo tempo, em cobrança de pê-nalti, abriu o placar para o Tigre. Marquinhos, aos 39, após cruzamento de An-derson Pico, empatou, en-quanto Douglas, aos 43, decretou a vitória do alvi-negro da Capital.
Foi a segunda vitória do Figueirense na competição, chegando aos seis pontos na terceira colocação. O Criciúma cai para quarto, também com seis pontos.

A próxima partida do Figueirense é o clássico contra o A-vaí, sábado, dia 31, às 10h30min, no Estádio Orlando Scarpelli. Já o Tigre vai até Ibirama enfrentar o Atlético-Ib, às 16h.
No outro jogo o Avaí B venceu o Jo-inville por 3 a 2, no Está-dio da Res-sacada, em Florianópolis. Foi a segun-da vitória do Leão e a pri-meira derrota do JEC na competição. Juninho, Re-nan e Ildemar marcaram para o Avaí, enquanto Ri-cardinho e Lino, desconta-ram para os visitantes.
Com quatro gols de Gio-vane o Brusque venceu o Metropolitano por 4 a 1. Ri-cardo Lobo descontou.