O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Capa: Edição 2.194 - 20de setembro / 2011

DIVULGAÇÃO
Política: Gentil da Luz faz várias reivindicações a Eduardo Moreira
Construções de pontes, pavimentações e abastecimento de água foi pauta da conversa com o vice-governador.



DIVULGAÇÃO
Campeãs regionais
As atletas da Escola Municipal Paulo Rizzieri de Içara venceram a Escola Barão do Rio Branco de Urussanga e ficaram com o título do Moleque






MASO NYETTO/JI
Política: Zanolli diz que o PSD será uma das forças de Içara

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

PSD continua dando o que falar no País

O Ministério Público Eleitoral (MPE) encaminhou, na semana passada, parecer à ministra Nancy Andrighi, relatora do pedido de registro do Partido Social Democrático (PSD) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sugerindo que a sigla apresente as certidões expedidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para demonstrar que obteve o apoiamento mínimo nacional necessário ao registro do estatuto no TSE. Segundo o MPE, o PSD não comprovou até o momento o apoiamento mínimo de eleitores exigido por dispositivo do artigo 9º da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), que é de 177.371 eleitores.
O PSD corre o risco de não ter registro oficial e ficar de fora das eleições de 2012.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: PSD de Içara tranquilo quanto à criação da sigla no País

A criação do Partido Social Democrático (PSD) continua ameaçada; o TSE determinou, no dia 16, abertura de prazo de 48 horas para manifestações das partes envolvidas no processo de registro.
MASO NYETTO/JI
O Ministério Público Eleitoral (MPE) encaminhou, na semana passada, parecer à ministra Nancy Andrighi, relatora do pedido de registro do Partido Social Democrático (PSD) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sugerindo que a sigla apresente as certidões expedidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para demonstrar que obteve o apoiamento mínimo nacional necessário ao registro do estatuto no TSE.
Segundo o MPE, o PSD não comprovou até o momento o apoiamento mínimo de eleitores exigido por dispositivo do artigo 9º da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995).
Pela documentação apresentada pelo partido, o MPE diz que o total de apoios certificados para a criação da agremiação é de apenas 177.371 eleitores, aquém do número exigido pela legislação.
Caso não seja cumprida a recomendação, o Ministério Público opina pelo indeferimento do registro da legenda, ou seja, o partido em formação não terá o registro oficial e poderá perder o prazo para participar das eleições de 2012.
O deputado estadual José Nei Ascari divulgou, através de nota, que o MPE não se posiciona pelo indeferimento, apenas pede diligencias para apresentação de documentos.
“O PSD tem documentos que comprovam o apoio de mais de 613 mil eleitores e obteve aprovação de 16 TREs. Todas as exigências processuais foram cumpridas rigorosamente, restando agora apenas o deferimento dos ministros do TSE. Nosso otimismo quanto ao registro do PSD é grande”, enfatiza Ascari.
Quanto à possibilidade de o novo partido não poder participar das próximas eleições municipais, o PSD de Içara, através do presidente da Comissão Provisória e vice-prefeito, José Zanolli, diz estar tranquilo. “Estamos tranquilos. Temos até o dia 30 para aguardar a definição do TSE. O deputado estadual, José Nei Ascari, e o presidente do partido no Estado, Nelson Serpa, têm nos passado segurança de que tudo vai dar certo, que vamos obter o registro em tempo hábil”, ressalta o pessedista içarense.
Zanolli conta que a sigla está trabalhando a nominata de vereadores, que já está “com um bom número de interessados”.
Além disso, o PSD de Içara está investindo nas candidaturas femininas, para atingir o percentual mínimo de 30% de mulheres entre os candidatos.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista - Maso Nyetto

Estou trabalhando bastante, sou o pré-candidato a prefeito de Içara pelo PSD”. Vice-Prefeito José Zanolli, que deve disputar as eleições em 2012 como candidato do PSD, partido novo que ele trocou pelo Democratas.


Prefeito Gentil Dory da Luz


e a secretária de Articulação Estadual e Nacional Marli de Faveri, em viagem à Florianópolis, nesta segunda-feira, participaram de audiência com o secretário de estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, pleiteando recursos para a construção de pontes e trabalhos de prevenção de cheias. O secretário de estado da Articulação Nacional, Acélio Casagrande, acompanhou a reunião.
A conversa reforçou a necessidade da urgência de liberação de recursos à construção de pontes, como a da localidade de Linha Pascoaline e a drenagem no canal do bairro Nossa Senhora de Fátima como forma de prevenir estragos causados pelas chuvas. “Temos feito um trabalho bastante consistente para evitar que as chuvas causem maiores prejuízos, mas mesmo assim é necessário que as ações tenham continuidade porque o mau tempo insiste em castigar várias cidades; e nós fomos por diversas vezes atingidos”, destacou o prefeito acrescentando que a conversa foi positiva e foram dados os encaminhamentos e será apresentado o plano de trabalho.
Ainda segundo o prefeito, a distribuição de água na cidade também foi pauta em encontro com o presidente da Casan, Dalírio José Beber. E a pavimentação da estrada geral da Terceira Linha, que foi discutida com o vice-governador Eduardo Moreira.
Agora, é esperar pelos recursos e pelas obras.


Quem
está batendo direto na Administração Municipal é Marcel Fabris, o Tuca, ex-presidente da Já e assessor do deputado estadual José Milton Scheffer. Espero que ele não se já boca alugada e o convido para vir no JI formalizar as denúncias.
Se existem denúncias, tem que ser apuradas e fiscalizadas.


Clésio Salvaro
está enrolado na CPI do Esgoto em Criciúma e um dos pivôs das denúncias é Hudson Colonette, da Artevilla, de Içara, que está realizando repavimentação de ruas sem licitação, segundo os vereadores de Criciúma.
Enquanto isso, a CPI da cédulas marcadas, em Içara não saiu do papel.


É até vergonhoso
para três forças políticas, como o PT, PC do B e PDT levar uma mixaria de pessoas no encontro de sábado, que tinha dois deputados estaduais e um federal.


Os vereadores (1)
da bancada do PP, Osmar dos Santos e Itamar da Silva, solicitaram, através de uma indicação, que a Secretaria de Planejamento fiscalize a divisa (limite) de Içara com Criciúma na BR-101, que foi mudada em 200 metros.


Passou (2)
despercebido pela bancada, pela mesa diretora e também pela assessoria de imprensa.
Limite é usada para designar a separação de municípios, divisa a de Estados e fronteira para a separação de Países.


Frase
“Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar .” (Anônimo).
.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: AMI inaugura pavimentação asfáltica no Distrito Industrial

A inauguração da pavimentação da Rua Luiza Barp, no Distrito Industrial Santos Costa, aconteceu na manhã de sábado, dia 17; com a presença de parentes de Luiza e Costa.
DIVULGAÇÃO
A Administração Municipal de Içara, em parceria com o Governo do Estado, inaugurou na manhã de sábado, dia 17, a pavimentação asfáltica da Rua Luiza Barp, no Distrito Industrial Santos Costa, bairro Cristo Rei, em Içara.
A obra teve um investimento de R$ 377.089,56 com os quais foram pavimentados 654,38 metros.
Luiza Barp e Santos Costa foram homenageados pelos netos e pela Administração Municipal em solenidade que “trouxe lembranças e destacou momentos da vida dos dois grandes cidadãos içarenses que muito contribuíram para desenvolvimento da cidade”, destacou o Prefeito Gentil Dory da Luz.
“O convite nos tocou profundamente. Estamos orgulhosos e agradecidos”, ressaltou o ex-prefeito e neto de Luiza Barp, Júlio Cechinel. Os netos de Santos Costa também agradeceram a homenagem e lembraram o grande homem que o avô foi e os bons exemplos deixados.
O Distrito Industrial abriga atualmente 12 empresas, que empregam aproximadamente mil funcionários. “A infraestrutura está sendo colocada à disposição e representa a possibilidade de crescimento. Percebemos isso quando o Poder Público trata com carinho o assunto como estamos presenciando agora”, declarou o empresário Emir Bressan.
A obra inaugurada faz parte da proposta da Administração Municipal de pavimentar mais 80 quilômetros de estradas em quatro anos; e para atingir a meta será assinado, no dia 6 de outubro, pelo vice-presidente da República, Michel temer, o contrato para a pavimentação de 165 ruas no município.
Marcaram presença, além dos empresários do Distrito Industrial, o vice-prefeito José Zanolli; o gerente de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura da SDR-Criciúma, Jair D’estéfani, que representou o secretário de Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso; representantes de entidades, vereadores e o deputado estadual Adilor Guglielmi, o Dóia.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Detidos na sexta estavam em liberdade provisória

Dos quatro meliantes, que assaltaram um posto de combustíveis na Quarta Linha, um deles esteve envolvido no sequestro do empresário içarense Santo José da Silva e do genro Juliano Goulart, em fevereiro de 2010.
FRAMBER JÚNIOR/JI
Um intenso tiroteio na noite de sexta-feira envolveu quatro ladrões e várias viaturas da Polícia Militar (PM) de Içara.
Os meliantes assaltaram um posto de combustíveis na localidade Quarta Linha, limite entre Içara e Criciúma e se evadiram no Gol placas MHZ-7121, de Criciúma. Um policial de folga estava no posto e passou a perseguir os assaltantes, repassando as informações a Central de Emergência da Polícia Militar.
Os ladrões foram até o Trevo de Morro da Fumaça, pela BR-101, fizeram o retorno e depois entraram na Rodovia SC-444, onde houve acompanhamento tático dos militares. No percurso, os agentes atiraram contra a guarnição, que revidou, acertando no vidro traseiro do carro e ferindo um dos elementos. Na área central, na Rua Marcos Rovaris, o motorista do Gol freou bruscamente e a viatura colidiu na traseira.
Na abordagem policial, foram detidos J.C.R., 20 anos, V.T.l., 20, A.A.M., 19, e C.H.N.A., 20. Com eles, tinha uma pistola 380 com cinco munições intactas, uma réplica plástica de pistola, um colete balístico, um celular e R$ 2.630 em espécie. O veículo havia sido furtado uma dia anterior.
De acordo com a Polícia Militar, os quatro detidos estavam em liberdade provisória. C.N.A. participou do sequestro do empresário Santo José da Silva e do genro Juliano Giassi Goulart, em 15 de fevereiro de 2010, que ficaram rendidos em Criciúma.
No início da noite desta segunda-feira, um mercado situado na localidade de Esplanada, em Içara, foi assaltado.
Conforme informações da PM, um homem vestindo roupas claras, de capacete preto e portando um revólver, anunciou o roubo, rendendo clientes e funcionários. Em seguida, o meliante fugiu para direção ignorada, com o auxílio de um comparsa que o aguardava em uma motocicleta, levando R$ 250 e um aparelho celular do proprietário do mercado. A PM fez buscas e nada encontrou.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: AJEI dá posse à diretoria em cerimônia com palestra

Jovens empresários de Içara estão unidos para semear o empreendedorismo na cidade, através da Associação de Jovens Empreendedores de Içara (AJEI), que deu posse à diretoria ontem.
DIVULGAÇÃO

Com seis meses de fundação, a Associação de Jovens Empreendedores de Içara (AJEI) deu posse à primeira diretoria na noite desta segunda-feira, dia 19, em cerimônia no Salão de Eventos da Cooperaliança.
O evento contou com a palestra “Inteligência Empreendedora”, com o escritor Alexandre Prates, de Goiânia (GO).
Prates é especialista em desenvolvimento humano, liderança e performance organizacional. Ele atuou durante sete anos como executivo em grandes redes do sistema de franchising, em projetos que se estenderam por todo o país. Dentre as redes destacamse: Skill Idiomas, Instituto Embelleze e Microlins.
O lema da AJEI é “Unidos por Içara, unidos pelo empreendedorismo!”. A associação foi formada por um grupo de amigos que deseja fomentar ideias para ajudar no desenvolvimento socioeconômico do município e da região.
“A construção de uma Içara, que vislumbra um futuro real e próspero, só poderá ser legítima com a união de ideias, perspectivas e, principalmente, valores morais. As primeiras reuniões já revelaram um grupo muito unido, com ideais comuns e coragem para pensar e executar”, ressaltou o presidente da associação, Filipe Pavei.
De acordo com Pavei, todos que buscam o verdadeiro desenvolvimento devem participar da AJEI, que nasceu para fundamentar ideias, pôr em prática pensamentos e semear o empreendedorismo.
Ainda segundo o presidente, os alimentos arrecadados através do ingresso para participação da cerimônia de posse serão encaminhados ao Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC) que vem ajudando as pessoas que sofreram com os desastres provocados pelas recentes chuvas no Vale do Itajaí.
Os participantes da AJEI se reúnem semanalmente em jantares, almoços ou mesas redondas. Alguns projetos já estão em fase de estudo e a primeira ação do grupo foi participar do Pedágio Solidário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Içara, em junho.
A diretoria da AJEI conta com oito membros e mais de 40 associados.
A associação está aberta e todos os jovens cidadãos içarenses. Interessados podem enviar e-mails para fi-lipe@grupopavei.com.br.
Tomaram posse: presidente Filipe Pavei (Grupo Pavei); vice-presidente William Biff Brígido (Sulpiso); secretário Antônio Cléber Gonçalves Júnior (Biodiesel Sul); diretor de marketing Alessandro Dal Ponte (NeuroDigital); diretor de eventos Alex Ferreira Michels (Cromocil); diretor de planejamento Eduardo Ribeiro (Grupo Pavei); diretor jurídico Rangel Conti Zanoni (Advogado); diretor financeiro Fernando Romancini (Sicredi).

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Caiçara perde nas duas categorias e realiza péssima campanha na LARM

MASO NYETTO/JI
A torcida do Caiçara ainda não sentiu o gosto de ver a equipe titular vencer no Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), Taça Empresas Rio Deserto.
Domingo, jogando no Estádio Diomício Freitas, pela quinta rodada o time colorado sofreu mais uma derrota, desta vez foi para o Internacional, de São Defende, de Criciúma, por 2 a 1, e ocupa a última colocação na tabela com apenas um ponto. Gols de Kanú e Juninho Magrelo, descontando Bicudinho.
Por reclamação, o Caiçara teve a expulsão do técnico Maciel Juvêncio e Patrick.
Foram quatro derrotas e um empate, uma campanha muito abaixo do esperado e uma das piores que o Caiçara já teve na LARM.
A liderança está com a Carbonífera Criciuma, que tem 13 pontos.
Já, a categoria Júnior, que também perdeu no domingo para o Internacional, por 1 a 0, faz uma campanha melhor. Em quatro jogos, obteve uma vitória, um empate e duas derrotas, estando em sétimo lugar, com quatro pontos.
Quem lidera o juvenil é a Caravággio com 13 pontos.
A direção do Caiçara substituiu Juvêncio por Sapinho para os próximos jogos na LARM.