O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CAPA: Edição2.168 - Içara, 17 de agosto de 2011

Vereadores resolvem criar CPI
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Casa do Turista será um portal na entrada do Balneário Rincão
(Divulgação)


Polícia Civil prende traficante no bairro Jardim Elizabete
(Arquivo/Jornal Içarense)

EDITORIAL - CPI é uma forma de se aproximar do povo

Após 30 dias de espera, para ver o desenrolar dos acontecimentos, os vereadores de Içara resolveram abrir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), solicitada pelo Ministério Público para apurar as denúncias de cédulas marca-das que envolveram os vereadores Acirton Costa (PMDB), Darlan Carpes (PP) e Itamar da Silva (PP), afastados pela Justiça.
Os vereadores vão investigar o envolvimento dos a-fastados do Legislativo na fraude da votação do veto do prefeito Gentil Dory da Luz ao projeto de lei que extinguiu a APA de Santa Cruz e reduziu atribuições da Fundai.
O povo quer uma resposta e os vereadores tem o po-der de decisão ou de deixar o caso acabar em pizza.

CHARGE


POLÍTICA - Vereadores de Içara anunciam que vão criar a CPI das cédulas

Após 30 dias de espera, para ver o desenrolar dos acontecimentos, os vereadores de Içara resolveram abrir a CPI das cédulas marcadas, solicitada pelo Ministério Público à Câmara Municipal.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Os vereadores de Içara a-nunciaram na noite desta terça-feira, dia 16, após reunião, a portas fechadas, no Plenário da Câmara, que vão abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o envolvimento dos afastados do Legislativo na fraude da marcação de cédulas da votação do veto do prefeito Gentil da Luz ao projeto de lei que extinguiu a APA de Santa Cruz e reduziu atribuições da Fundai.
O grupo, entretanto, não quis divulgar, por hora, quem serão escolhidos presidente, relator e secretário. Apenas disse que a CPI será composta por um membro de cada bancada existente na Câmara, ou seja, cinco vereadores.
“Vamos entrar com um requerimento para abrir a CPI até segunda-feira, dia 22. No mesmo dia anunciaremos quem vai ficar em cada cargo”, explicou o vereador Jurê Carlos Bor-tolon (PMDB).
O requerimento propondo a constituição de Comissão deverá indicar a finalidade devidamente fundamentada; o número de membros; e o prazo de funcionamento. Será presidente da comissão a primeira pessoa que subscrever o requerimento.
A CPI tem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais e se-rá criada por maioria absoluta de votos, mediante requerimento de um terço dos membros.
O relatório final da CPI deverá ser encaminhado ao Ministério Público de Içara, para que promova a responsabilidade criminal dos infratores.
O Legislativo içarense vai averiguar se houve ou não quebra de decoro parlamentar dos vereadores Darlan Bitencourt Carpes (PP), Acirton Costa (PM-DB) e Itamar da Silva (PP).
Os vereadores não envolvidos na fraude haviam prometido, na sessão legis-lativa de segunda-feira, dia 15, que a CPI seria aberta. A sessão contou com a presença de militantes do Movimento Içarense pela Vida (MIV), munidos de cartazes nos quais estava escrito “CPI já”.
A criação de uma CPI no Legislativo içarense foi requisitada pelo Ministério Público de Içara, logo após o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gae-co) de Criciúma relatar em inquérito o envolvimento dos vereadores citados.

GERAL - MIV comemora afastamento de envolvidos no caso das cédulas

Militantes do Movimento Içarense pela Vida (MIV) estão vendo as reivindicações do movimento sendo atendidas; envolvidos no escândalo das cédulas foram afastados e CPI é aceita.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O Movimento Içarense pela Vida (MIV), que luta desde 2011 para provar que alguns vereadores legislam a favor dos próprios interes-ses financeiros, teve nestes últimos meses conquistas importantes, com a ajuda do Ministério Público. “Não somente o MIV, mas toda a população içarense está se sentindo mais confortável ao ver que a impunidade po-de ser amenizada”, enfati-zou um dos integrantes do MIV, Renato Brígido.
O integrante do movi-mento destacou que desde 2001 o povo está perdendo a representatividade políti-ca, pois sempre quando os vereadores têm que decidir entre interesses da popula-ção e interesses da minera-dora, ficam do lado da em-presa. “O povo ficou de-samparado. Queremos res-gatar a moral da classe po-lítica. E isto começa com o comportamento dos eleito-res, que devem ser honestos e não vender voto”, ressal-tou o militante.
Para Brígido, os três ve-readores citados na fraude da marcação de cédulas na Câmara Municipal, mais o presidente da Cooperalian-ça, também envolvido, se-rão condenados. “A frau-de é muito evidente. Basta ler as transcrições das con-versas telefônicas entre e-les”, observou Brígido, completando ao dizer que o conteúdo das transcri-ções já está disponível na página do movimento na internet: www.movimen-toicarensepelavida.com.br.
A moralização política defendida pelo MIV não abrange só a suposta inter-ferência da mineradora na cidade, mas também ação de políticos em entidades.
Os ambientalistas defen-dem a retirada de políticos da gestão do Hospital São Donato. “O Conselho CuRa-dor deve votar nos próxi-mos dias a mudança no es-tatuto. Os políticos em car-gos de gestão acabam con-fundindo as coisas. Somos contrários a isto, mas a fa-vor da ajuda política nas instituições”, explicou.

POLÍCIA - Denúncia leva a Polícia Civil de Içara até traficante

O combate ao tráfico de drogas tem sido uma das prioridades da Polícia Civil e graças a ajuda da comunidade mais um traficante de Içara foi tirado de circulação nesta segunda-feira.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A Polícia Civil de Içara prendeu em flagrante L.S., morador do bairro Jardim Elizabete, em Içara.
Uma denúncia de tráfico de drogas foi feita a polícia, que apontava a casa de S. como ponto de distribuição dos entorpecentes e que havia uma caminhonete com uma tonelada de maconha vinda de Foz do Iguaçu, Paraná.
Na residência do suspeito, os policiais localizaram 300 gramas da droga. No interior do veículo foram encontradas algumas sementes da planta. O meliante, que já cumpriu pena pelo crime de tráfico de drogas em São Paulo, foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma.
Na noite de do-mingo, a guarni-ção da Polícia Militar de Içara fazia rondas na Rua Vitória, no Centro, quando suspeitou de F.S.E., 22 anos, condutor da Sa-veiro, placas MIB-4454. Em a-bordagem no car-ro, foi encontrado dentro de uma sacola, que estava no banco do caroneiro, um tor-rão de maconha mais três pequenos cigarros do mesmo entorpecente. Ele vai responder a um Termo Circunstanciado por porte de entorpecentes e terá que comparecer em juízo na Comarca de Içara nas próximas semanas.
Também foram presos dois traficantes no bairro Mirassol, Zona Sul do Bal-neário Rincão.

VARIEDADES - II Encontro do Homem será realizado no Clube Ipiranga

Os homens costumam cuidar menos da saúde do que as mulheres; por isso, a Secretaria de Saúde de Içara focou o trabalho de prevenção neste público e vai realizar o II Encontro do Homem.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O II Encontro do Ho-mem, evento voltado à saú-de masculina, vai aconte-cer no dia 29 de agosto no Clube Ipiranga, das 19h30 min às 22h30min.
O encontro vai contar com a palestra do professor Heinz Artur Schurt, e do médico urologista Rafael da Costa, com o tema “Mo-tivação para atitudes de resultados e a Saúde do Homem”.
“Esta iniciativa pretende reforçar a importância do fortalecimento do Sistema de Saúde e o desenvolvi-mento de programas e açõ-es integradas de promo-ção e atenção à saúde dos homens e a da qualidade de vida”, explicou o secre-tário de Saúde, Laudelino Calegari, o Laudo.
A Administração Muni-cipal de Içara, junto a Se-cretaria de Saúde e o Pro-grama Municipal de DST/HIV/AIDS estará realizan-do este evento que tem co-mo objetivo a promoção de um espaço de reflexão, sen-sibilização e articulação do poder público, privado e sociedade civil sobre a im-portância de uma política de atenção integral a saúde e a qualidade de vida do homem e que assegure e desenvolve ações de pro-moção a saúde, direitos humanos, cultura, trabalho e desenvolvimento social.
O primeiro encontro fo-cado na saúde do homem aconteceu na Unidade de Saúde do Bairro Liri, no dia 6 de agosto.
Compareceram na unidade de saúde cerca de 150 homens .

ESPORTE - Zé Carlos marca dois gols e Criciúma vence Vitória

A torcida do Tigre, que estava com o grito na garganta, vibrou bastante com os dois gols do atacante Zé Carlos na vitória de 2 a 1 sobre o time baiano, resultado que levou o tricolor a quinta posição.

(Divulgação)

O Criciúma venceu o Vitória por 2 a 1, na noite desta terça-feira, dia 16, no Es-tádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2011.
Foi o sexto bom resultado do Tigre na competição, sendo o primeiro sob o comando do técnico Mauro Fernandes.
O jogo começou com o time baiano pressionando. Porém quem saiu na frente do placar foi o Tigre. Aos 19 minutos, Zé Carlos a-proveitou uma bobeira da zaga do Vitória, e marcou de cabeça após escanteio da esquerda. Não demorou muito para o time da casa ampliar. Aos 32, mais uma vez Zé Carlos aproveitou rebote do goleiro Fernando.
No segundo tempo, o técnico Vágner Benazzi realizou duas alterações, e que surtiram efeito. Aos sete minutos, Marquinhos marcou após bobeira da zaga do Criciúma, em um lance que envolveu o goleiro An-drey e o zagueiro Anderson Conceição. Após marcar o gol, o rubro-negro baiano pressionou até o final.
O resultado deixa o Tigre na quinta posição da Série B, com 26 pontos. O próximo jogo será sábado, contra o Grêmio Barueri, na Arena Barueri.