O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Esportes: Guerreiros e Posto Dário decidem o Suíço Noturno

As equipes do Guerreiros e do Posto Dário decidem nesta quinta-feira, às 20 horas, o Campeonato de Futebol Suíço da Zona Sul, Taça Castelo Esportes, no Balneário Rincão, em Içara.

Na noite de ontem, os Guerreiros mostraram muita garra e venceram por 2x1 o time do Decas, resultado que o garantiu na final da competição. Na semana anterior, os Guerreiros haviam vencido a Construtora Locks por 2x1.

No outro jogo, o Posto Dário foi mais eficiente dentro da arena e ganhou do Colina por 2x0, ficando com a outra vaga do Suíço. Antes deste jogo, o Posto Dário havia eliminado o Naspolini pelo placar de 2x0.

Além das disciplinas das equipes, a torcida tem sido o ponto alto da competição, que animou um grande número de veranistas e moradores do Balneário Rincão. O campeonato é organizado pelo professor de Educação Física, Altair Salvador, o Kuquy.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Farben é tricampeã do Beach Soccer 2009

As competições de verão continuaram no fim de semana com muitos outros jogos, mesmo que muitos veranistas já começaram a abandonar a praia, com o inicio do ano letivo escolar, mas os apaixonados por futebol se fizeram presentes nas areias do Balneário Rincão, em Içara.

A disputa do Beach Soccer foi muito acirrada entre a Pizzadoro e Farben, que levou vantagem e venceu no tempo extra por 7x6, conquistando o tricampeonato. Agora, a Farben se iguala às equipes do Perkas e da Associação Canguru, que também venceram três competições cada uma.

Na avaliação de Evilázio Cardoso, o campeonato ficou dentro das expectativas. Ele aproveita para parabenizar aos atletas das equipes participantes por manter o nível do Beach Soccer.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Vila Nova está entre os quatro semi-finalistas do Praiáo 2009

Com os jogos do final de semana, sairam as quatro equipes que vão disputar a semifinal do Campeonato Regional de Futebol de Areia, que conta com apenas um representante de Içara.

Dono de uma campanha impecável na primeira fase do Praião 2009, Taça Rádio Eldorado, o Palmeiras está fora da disputa. Invicto, saiu da etapa inicial com cinco vitórias e um empate. Dono da defesa menos vazada da competição, sem ter sofrido um gol sequer nas rodadas passadas, caiu diante do Trilho de Siderópolis no sábado, pelas quartas de final, perdendo por 2x1, com dois gols de Elisson e um de Márcio Borges. A partida chegou a ficar empatada.

Já a Carbonífera Criciúma, uma das favoritas ao título, passou com facilidade pelo CPA1, por 3x1. No domingo, os dois últimos semifinalistas do Praião 2009. Espaço Alternativo e Vila Nova (JR) confirmaram os desempenhos da primeira fase e eliminaram Praia e Comerciário. Agora, o Espaço Alternativo vai encarar a Carbonífera Criciúma, e o Vila pega o Trilho nas semifinais.

No primeiro confronto, o Espaço Alternativo bateu o Praia por 2 x 1. No jogo de fundo do domingo, o JR ganhou por 2x0, com gols de Luizinho Vieira e Chumbo. Ao final, atletas e comissão técnica do Comerciário se desentenderam com a arbitragem. As semifinais ocorrerão dia 14. Depois, haverá um recesso para o Carnaval e a decisão será 1º de março.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Órgão de Assistência Social de Içara funcionará com Secretaria própria

A entidade, que funcionava vinculada ao Sistema de Saúde do município, agora possui sede própria. O objetivo é dar maior atendimento à população, especialmente às famílias carentes.

"A socialização pode ser definida como o processo de aprendizagem e interiorização de normas e valores, característicos de determinado meio social, do qual os indivíduos e os grupos são alvos, tendo como objetivo a integração desses na sociedade".

Se há algum tempo o município desconhecia os valores e a real função da Assistência Social, os novos serviços e o aperfeiçoamento da entidade farão o amparo "funcionar", como conta a coordenadora da nova Secretaria Social, Silvana Vasconcelos Cechinel. "O usuário precisa de uma Secretaria específica para manter agilidade e serviços especializados, com profissionais capacitados", expôs a coordenadora social.

Até 2008, o sistema atuava na comunidade junto ao departamento de saúde. A desvinculação foi uma proposta do atual prefeito, Gentil Dory da Luz, na intenção de melhor atender às demandas das famílias carentes de Içara. Segundo a coordenadora social, a equipe dará continuidade aos trabalhos realizados na antiga gestão. Contudo, o melhor acesso, o atendimento personalizado e a descentralização, são os "bons ventos" que soprarão na atual administração.

"Coloco-me à disposição da comunidade. Seremos parceiros de todas as entidades e programas", garantiu Silvana, que também explicou sobre o funcionamento da instituição. "Todo trabalho de Assistência Social vai funcionar na Casa da Família. Todas as diretrizes vão ser geradas daqui. Atendimento emergencial, Assistência Municipal e outros serviços continuarão em funcionamento, contudo, com mais agilidade", completou a assistente social.

O principal objetivo da equipe continua sendo o de atender às famílias carentes. De acordo com a coordenadora, esse atendimento será ampliado com a nova Secretaria. O local de funcionamento da Secretaria Social é na Casa da Família de Içara, na Rua João Lodetti, no Centro de Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Mais dois homens são presos por furto no Balneário Rincão

Uma bicicleta e uma bermuda foram os objetos que levaram F.H.A, de 29 anos, e R.A.P, de 22, ao presídio Santa Augusta, em Criciúma, na noite de domingo. Eles foram detidos em flagrante momentos após participarem do furto a uma residência na Praia do Rincão.

Depois de autuados em flagrante por furto qualificado, os dois foram encaminhados ao presídio de Criciúma, onde aguardam julgamento. Um terceiro homem ainda participou do furto, mas conseguiu fugir do local com uma bicicleta também furtada. Ele ainda não foi identificado.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Operação contra pirataria apreende mais de 1,5 mil DVDs falsificados

Após denúncias da população, policiais civis chegaram a quatro estabelecimentos, onde encontraram o material. Além de DVDs, também foram apreendidos CDs e jogos de videogame pirateados.

Em uma única operação de fiscalização, a equipe da Polícia Civil apreendeu, na tarde de ontem, 1559 DVDs, 976 CDs e 82 jogos de videogame falsificados, no Balneário Rincão. A ação policial teve o objetivo de reprimir a venda de produtos não originais no comércio do Distrito, onde o crime de violação de direitos autorais é bastante difundido, principalmente durante o verão.

O montante de material ilegal foi apreendido em apenas quatro estabelecimentos (dois no centro e dois na Zona Sul), cujos proprietários terão que responder Inquérito Policial pela prática do crime, que tem pena prevista de até quatro anos de reclusão. "Eles não foram presos em flagrante, pois nenhum deles estava nas lojas", explica o delegado André Milanese, que trabalha na operação veraneio do Rincão e comandou a ação de ontem.

Ele conta que os policiais chegaram aos estabelecimentos através de denúncias da população e que não houve reação por parte dos vendedores responsáveis pelo estabelecimento. Todo o material apreendido é enviado à Receita Federal e, depois de analisado, deve ser destruído. De acordo com dados da Motion Picture Association (MPA), no Brasil, mais de 50 % dos DVDs que circulam no país são de origem piratas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Operação Restinga: Escoteiros de Içara encontram degradações na orla marítima

Lixos na beira-mar, uso incorreto da água, carros na orla e esgotos a céu aberto. Estes foram os principais pontos negativos registrados pelo Grupo de Escoteiros Djalma Escaravaco, que realizou uma jornada de 16km no último final de semana, entre as barras dos Rios Urussanga e Araranguá. Na operação, coletaram material e informações para contribuir com a preservação do meio ambiente.

Nas proximidades da plataforma norte do Balneário Rincão foi observada a presença de canos (drenos) que chegavam até as dunas, trazendo uma água fétida e de coloração escura. Segundo dados coletados pela engenheira Civil e chefe escoteira, Emanoela Cardoso, no final do Loteamento Morada do Sol a degradação é ainda maior. "Lá motos, jipes, quadricículos e caminhonetes se divertem com total liberdade, trilhando as dunas, acabando com a restinga, provocando deslocamento de areia, numa completa falta de consciência ambiental", relata.

Além disso, o lixo na beira-mar foi constante durante todo o percurso. Eles insistem para que os banhistas levem sempre consigo para a o mar uma sacola de mercado. "Além de uma obrigação moral, é um gesto muito nobre", alegam os escoteiros de Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Lista de aprovados é divulgada e postos devem voltar a abrir em uma semana

O resultado do processo seletivo para as contratações de profissionais na área de saúde foi divulgado ontem. Segundo a Secretaria de Administração, os postos devem voltar a abrir normalmente até segunda-feira.

A situação dos Postos de Saúde da Família (PSF) de Içara está próxima de ser normalizada. Depois da divulgação dos nomes dos aprovados, ontem, as contratações devem ser realizadas em no máximo uma semana. Pelo menos é isso que garante a secretária de Administração, Pedra Valdir Silvano.

De acordo com Pedra, durante esta semana os aprovados serão encaminhados à junta médica e devem providenciar as documentações necessárias para que os postos possam voltar a abrir as portas. "No máximo até a próxima segunda-feira, tudo deve voltar a funcionar normalmente", garante. Entre médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem, serão contratadas cerca de 130 pessoas.

Ministério libera contratações
Na última semana, uma das concorrentes entrou com um mandado de segurança contra a prefeitura, alegando que foi dado pouco tempo para que os documentos necessários fossem encontrados.

Contudo, apesar de não ter em mãos um certificado, a candidata foi aprovada e estará entre os contratados. Segundo a assessoria da prefeitura, o Ministério Público liberou as contratações e não haverá empecilhos para a reabertura dos postos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1560 - Política: Gentil da Luz avalia os primeiros 40 dias de mandato


O prefeito fez uma avaliação dos dias em que está atuando em Içara. Na análise, ele falou dos problemas encontrados e salientou sobre os próximos passos que dará a nova administração municipal.

"Assumimos a Administração em um momento conturbado, sem termos um processo de transição transparente; por isso adotamos a medida de colocarmos secretários do quadro efetivo e consequentemente com mais conhecimento da situação. Colocamos à disposição o potencial de cada um. Além de estarmos profissionalizando o setor publico, estamos economizando". Com esta afirmação, o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, fez uma breve introdução sobre a ponderação dos 40 dias de mandato no município.

No julgamento, o prefeito não deixou de citar itens que, segundo ele, não eram esperados pela equipe. "Três meses atrasados de repasse dos médico do Pronto-Socorro do Hospital São Donato, divida com INSS, máquinas sucateadas, o Balneário Rincão em completo abandono, salários de dezembro atrasados - foi o único prefeito que não pagou e não deixou dinheiro em caixa", salienta e continua. "A escola inaugurada como modelo, Quintino Rizzieri, no Jardim Elizabete, é um verdadeiro Titanic, oito ônibus escolares sem condições de transitar, colocando em risco a segurança dos alunos, as estradas do interior e dos bairros sem atenção alguma, dívida com Cooperaliança parcelada em 4 anos, entre muitas outras", registra Da Luz, concluindo o parecer sobre o que encontrou ao assumir o cargo Executivo.

Soluções
De acordo com Da Luz, o compromisso com a Cooperaliança será honrado. A divida com os médicos está sendo sanada; o salário de janeiro, dos servidores, foi antecipado. A situação da Afasi está bem perto de um desfecho positivo para todas as partes, um bom exemplo é o processo seletivo para atender às necessidades dos PSFs. "Foi contratado o mínimo possível de comissionados, apenas o necessário para cobrir setores como saúde, educação e arrecadação, para cumprirmos os compromissos herdados de uma administração cheia de vícios", declara o prefeito, que também apresenta um outro fator solucionado em seu mandato.

"Os oito ônibus escolares já foram encaminhados para reforma; foi mantido o convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a aquisição de dois ônibus e um micro-ônibus, que já chegaram e vão atender à Educação e que serão pagos neste mandato; foram viabilizadas duas emendas de R$700 mil, através dos deputados Edinho Bez (PMDB) e Paulo Bornhausen (DEM), para a aquisição de patrolas", contou o prefeito, que também relaciona os encaminhamentos no Balneário Rincão como limpeza da orla marítima, renovação com empresa de coleta de lixo e as estradas com lajotas que passaram por manutenção.

Mas o foco principal para o prefeito de Içara está na maneira em que os munícipes são tratados. "Mudamos o estilo de tratar as pessoas. Tiramos a mesa e a cadeira do prefeito do gabinete, para estarmos mais presentes; e a partir de março, a mesa estará nas comunidades cumprindo parte do Plano de Governo, que é estar próximo do povo, ouvindo e atendendo às suas necessidades".

Nos primeiros 30 dias, foram adotadas medidas, conforme Gentil, prudentes, duras, amargas, "mas necessárias para podermos governar de maneira diferente, servindo à população e não nos servindo da prefeitura. Estas medidas possibilitarão a realização de obras e ações contidas em nosso Plano de Governo", enfatiza o prefeito que também se orgulha do Içara Fest. "Foi uma das maneiras de levarmos o nome de Içara para todo o país. Nosso município precisa ter o reconhecimento nacional que merece", completou o peemedebista.

Projetos
Em março, devem ser lançados os projetos Içara 50 anos e Içara Digital. "Vamos transformar Içara no município mais digital de Santa Catarina, informatizando os PSFs e interligando-os com hospital e Secretaria de Saúde; viabilizando internet gratuita para toda população içarense; informatizando e interligando escolas, CEIs (Centro de Educação Infantil) com Secretaria de Educação; informatizar a administração pública", ressalta, incluindo a construção da Policlínica e da Unidade de Saúde 24 horas. A Administração também está tratando do convênio com a CEF para o saneamento; iniciando os trabalhos para zerar o déficit habitacional, além de iniciar o projeto de pavimentação de 50 quilômetros de estrada durante os 4 anos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.