O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Capa: Edição 2.201 - 29 de setembro de 2011

MASO NYETTO/JI
Política: Joel Casagrande está confiante na absolvição de Gentil
Partes tem até 3 de outubro para alegações finais na AIME contra Prefeito Gentil da Luz e o vice José Zanolli.


ARQUIVO/JI
Política: Içara se prepara para receber Temer
Nas eleições de 2010 o então deputado federal Michel Temer realizou campanha em Içara

MASO NYETTO/JI
Geral: FTC contratou Unesc para fazer
levantamento


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Defesa deve entrar com alegações


No dia 9 de agosto, em audiência sobre a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), que a coligação “Por Uma Içara Mais Forte” (PP/PT/PTB/PSDB) moveu contra o prefeito Gentil da Luz (PMDB) e o vice José Zanolli (DEM), em 2009; o juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara, Sérgio Renato Domingos, encerrou a parte de instrução do processo, ou seja, colhida de provas e depoimentos. Com isso, a AIME seguiu para alegações finais das partes envolvidas, que deve ocorrer até 3 de outubro. Até o momento, o juiz já recebeu as alegações do Ministério Público, do prefeito, do vice, e do PMDB, faltando apenas a manifestação de uma outra sigla.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Susiane Mendes

Como vender o veículo e ficar livre de dores de cabeças futuras

Com a economia estável, é cada vez maior o número de pessoas que buscam trocar o carro por um modelo melhor. Entretanto, a ansiedade em mudar para o carro novo não pode fazer com que nos esqueçamos de tomar algumas precauções simples que farão toda a difereça no futuro.
São multas, taxas, impostos que continuam a chegar em nome do antigo proprietário, muito tempo depois de negociado o veículo.
Isso sem contar com os problemas que podem surgir para evitar que indenizações por acidentes cometidos pelo dono seguinte sejam assumidas pelo vendedor desavisado. Sempre antes de entregar o veículo o recibo, CRV (Certificado de Registro do Veículo) deve ser completamente preenchido, com a data da venda e firma reconhecida da assinatura do vendedor e também da assinatura do comprador. Depois de preenchido e devidamente assinado pelo vendedor e pelo comprador, deve ser feita uma cópia autenticada do CRV (Certificado de Registro do Veículo), para realizar a comunicação de venda do carro, no Detran.
Esse procedimento dará maior segurança ao vendedor e está previsto no artigo 134, do Código de Trânsito Brasileiro: “Art. 134. No caso de transferência de propriedade, o dono antigo deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado dentro de um prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades e as reincidências até data da comunicação.”.
Jamais devem ser entregues os documentos do veículo ao comprador sem seguir esses passos, pois o vendedor pode ser surpreendido com a notificação de multa, IPVA e outros débitos do carro que já foi vendido. O novo proprietário terá 30 dias, conforme art. 123. do CTB, para fazer a transferência, a contar da data da venda, que consta do CRV, sob pena de multa. É importante também guardar os dados do novo proprietário, para poder transferir os pontos referentes às multas cometidas pelo atual proprietário. Outro ponto importante a ser lembrado é quanto a responsabilidade pelas multas até a transferência, o vendedor deverá exigir um termo de responsabilidade de multas, em duas vias e com firma reconhecida. É prudente não negociar o veículo através de procuração, entregando a documentação do mesmo para terceiros sem o preenchimento do recibo. O vendedor bem informado evitará sérias dores de cabeça no futuro.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Partes tem até 3 de outubro para alegações finais da AIME

O processo que pode cassar o mandato do Prefeito Gentil Dory da Luz e do Vice-prefeito José Zanolli, que tramita na comarca da cidade de Içara, está em fase de alegações finais no Forum.

MASO NYETTO/JI
No dia 9 de agosto, em audiência sobre a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), que a coligação “Por Uma Içara Mais Forte”(PP/PT/PTB/PSDB) moveu contra o Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e o Vice José Zanolli (DEM), em 2009; o juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara, Sérgio Renato Domingos, encerrou a parte de instrução do processo, ou seja, colhida de provas e depoimentos. Com isso, a AIME seguiu para alegações finais das partes envolvidas.
O Ministério Público, defesa e acusação, além dos partidos que constam como partes interessadas, ganharam cada um dez dias para se manifestarem.
Até o momento, o juiz já recebeu as alegações do Ministério Público, do prefeito e do vice-prefeito, e do PMDB, faltando apenas a manifestação de outro partido.
“O prazo para alegações finais encerra na próxima segunda-feira, dia 3. O PMDB justificou que, mesmo que o juiz entenda que houve abuso de poder econômico, não existe potencial para cassar o mandato. Acreditamos que o juiz não vai pedir o afastamento do prefeito e do vice por causa do tempo que eles já estão nos cargos e devido aos prejuízos que a cidade vai ter com uma troca de prefeito neste momento”, explicou o consultor jurídico da Administração Municipal, Joel Casagrande.
Como o processo corre em segredo de Justiça, não é possível saber com precisão o que alegaram cada uma das partes. Porém, o advogado confirmou que o Ministério Público foi “favorável ao pedido dos autores”, ou seja, a favor da cassação.
Segundo Casagrande, este processo que tramita na Comarca de Içara é preocupante por que tem “efeito imediato”, diferente da ação que tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que, no caso de cassação, o prefeito poderia recorrer à decisão ficando no cargo.
Apesar das partes terem até dia 3 para fazer as alegações, o juiz não tem prazo para julgar o processo. “Mas, se o magistrado decidir pela cassação, podemos entrar com um embargo declaratório, que suspende o efeito imediato da sentença e, ainda, com recurso no TRE”, esclarece.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Não temos mais segurança, estamos de mal a pior, pois não tem policiamento no Balneário Rincão. Os ladrões arrombam durante o dia e vem buscar as mercadorias furtadas a noite”. Antônio João Vitório, aposentado, que reside há mais de 20 anos no Balneário Rincão.

Secretários
e gestores do município de Içara reúnem equipe de servidores e presidentes de entidades da cidade para mobilizar o grande evento de inauguração do Residencial Amanda Costa; e para a entrega da Medalha de Mérito do Jubileu de Ouro de Içara ao vice-presidente da República Michel Temer (PMDB).
A inauguração e a homenagem a Temer, que virá ao município como presidente da República em exercício, acontecerá no dia 6 de outubro, às 18h30min, no bairro Raichaski. “É um momento histórico para os cidadãos içarenses no ano em que estamos comemorando o cinqüentenário de emancipação da cidade” destacou o secretário de Governo e ex-vereador Adelir Cabreira convidando toda a comunidade içarense a prestigiar o evento.
A vinda de Temer mostra todo o prestígio de Gentil da Luz em Brasília.


O PMDB
com o “Onda 15” tem se mobilizado para ampliar o número de filiados da sigla.
Neste sábado, promove um grande encontro da Juventude, às 12h, no Complexo Esportivo Gonçalves, no bairro Cristo Rei, em Içara.


Nesta quinta-feira
às 18h, a Juventude do Partido Progressista (JPP ), realiza um encontro na Câmara de Vereadores para tratar do lançamento de uma candidatura jovem ao Legislativo em 2012 e sobre a convenção municipal que vai ocorrer em 11 de outubro.


Rodrigues Mendes, o Sapinho
presidente da Associação de Moradores do Jardim Silvana e vice-presidente do Sindiserpi (Sindicato dos Servidores Públicos de Içara), registrou, nesta terça-feira, no Cartório Eleitoral de Içara a saída do PP, por estar descontente com alguns encaminhamentos dentro do partido. Sapinho ainda não definiu em qual sigla vai se filiar, mas informa que já recebeu convites de três partidos. “Até 7 de outubro vou definir minha filiação, pois pretendo disputar uma vaga ao Legislativo nas eleições de 2012”, comentou.


Assessora do PP
Maricelda Casagrande Bitencourt tem um extenso currículo político e deveria disputar as prévias do partido por uma vaga ao Legislativo.
Ao contrário de outras mulheres do partido, a rejeição dela é bem baixa e tem experiência.
Celda, tenha coragem e vai à luta.


Vereador
Diego Vitorassi, no qual tenho o maior respeito, que criticou na sessão de segunda-feira os membros das comissões que não chegam no horário para discutir assuntos no Legislativo, foi um dos vereadores que não compareceu na reunião para tratar assunto referente ao Rincão.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: FTC faz contagem do fluxo de veículos

MASO NYETTO/JI
Com o objetivo de planejar operações mais seguras, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) contratou a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) para fazer um levantamento do fluxo de veículos em 28 pontos de abrangência da ferrovia.
Içara é uma das cidades que Instituto de Pesquisa Socioeconômica Aplicada (IPese) está trabalhando. Técnicos do instituto estiveram nesta quarta-feira, dia 28, contando veículos nas Ruas Vitória, Coronel Marcos Rovaris entre outras, no município.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Quadrilha de assaltantes é presa pela Polícia Civil

Os três assaltantes, que são acusados de cometer diversos delitos no Distrito Balneáriio Rincão, em Içara, em Criciúma e Treze de Maio, já foram levados ao Presídio Santa Augusta.
DIVULGAÇÃO

A Polícia Civil de Içara prendeu Israel Ferreira Leacina, 26 anos, vulgo “Rael”, Jeanderson Delfino, 33, vulgo “Negão da Móca” e Carlos Alberto Francelino, 27, por roubo. Também foi apreendido com o grupo um adolescente de 16 anos.
Todos eram integrantes de uma quadrilha que praticava assaltos a ônibus e estabelecimentos comerciais. No total foram cerca de dez assaltos cometidos nas cidades de Içara, Criciúma e Treze de Maio.
Preso na segunda-feira, 26, Leacina estava com Mandado de Prisão Preventiva decretado. Ele teve envolvimento nos roubos registrados em Içara e Criciúma. Entre os crimes, está à tentativa de homicídio contra um taxista de Içara, que foi trancado no porta malas do veículo e depois ateado fogo. Outro caso registrado foi o roubo de um veículo cuja vítima permaneceu por três horas sob o domínio de Leacina, em Criciúma.
Já na terça, 27, foi preso Delfino, que também estava com Mandado de Prisão Preventiva decretado e era considerado o comandante da quadrilha.
Francelino, foragido do Presídio Santa Augusta, de Criciúma, havia sido preso e o adolescente de 16 anos, havia sido apreendido ainda no início do mês de setembro após cometerem roubo em uma residência na cidade de Treze de Maio e ateado fogo em um veículo na Barra do Torneiro, que havia sido roubado em Içara.
Após as prisões, todos foram encaminhados à Delegacia de Içara para cumprimento dos procedimentos policiais. Leacina, Delfino e Francelino foram encaminhados ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma. O menor apreendido foi encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP), de Itajaí.
Na noite desta quarta-feira, uma padaria localizada na Avenida Procópio Lima, no Bairro Raichaski, foi assaltada por dois homens encapuzados, sendo que um deles estava armado com uma pistola. Os meliantes levaram R$ 1 mil e mais maços de cigarros.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Associação Beneficente Família Feliz entrega 130 cestas básicas

Um grupo de amigos se uniu há 10 anos para ajudar famílias carentes do município de Içara, fundando assim a Associação Beneficente Família Feliz, que recebe doações da comunidade.

DIVULGAÇÃO

A Associação Beneficente Família Feliz, que promove regularmente campanhas e eventos com o objetivo de ajudar famílias carentes de Içara, realizou mais uma entrega de cestas básicas na última semana.
Na quinta-feira, dia 22, cumprindo com o cronograma anual/2011 da associação, foram distribuídas 130 cestas, no Centro Comunitário do Bairro Primeiro de Maio.
“Percebemos nos semblantes das pessoas o quanto se sentiram alegres, apenas por terem recebido alimentos para suprir um pouco de suas necessidades. Ficamos ainda mais felizes por ver a satisfação e por podermos ajudá-las. Pois, é um dever de todo ser humano”, declarou o presidente da associação, Daniel Fernandes.
Todos os meses, cerca de 280 famílias recebem cestas básicas, arrecadadas através da ajuda da sociedade içarense. Mas, o número de famílias cadastradas, que recebem regularmente o acompanhamento da associação, chega a 600.
São realizadas campanhas durante todo o ano, nas épocas de Páscoa; no inverno, com a Campanha do Agasalho; Dia das Crianças; e Natal Mais Feliz.
Fernandes ressaltou que, desde o primeiro ano da associação, as campanhas são realizadas, sem interrupção, beneficiando várias pessoas. “Vamos atrás de doações, convênios e ajuda”, conta o presidente.
A Associação Beneficente Família Feliz conta com o auxílio de 20mulheres voluntárias e mais das pessoas da diretoria, que também trabalham voluntariamente.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Içara preparada para o JASC

DIVULGAÇÃO
A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara se prepara para a Etapa Regional Sul dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).
A etapa acontece entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro, em Sombrio.
Na competição catarinense, Içara disputará com 55 atletas em seis modalidades: karatê, xadrez, basquete, bocha, tênis e vôlei de praia, brigando pelas vagas na etapa estadual.
Nas modalidades de tênis de mesa (masculino e feminino) e tiro ao prato (masculino), Içara já está classificada.
“Içara nunca teve uma participação tão expressiva como neste ano. Estamos colhendo os frutos dos projetos que temos desenvolvido ao longo desta administração”, ressaltou o presidente da FME, Flávio Felisberto.
O JASC, a maior competição de esporte amador de Santa Catarina, acontecerá dos dias 10 a 20 de novembro, em Criciúma, e reunirá cerca de 7 mil atletas de todo o Estado.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Leonardo Rossi vence desafio interestadual de Muay Thai

DIVULGAÇÃO
A academia Moika Team, do professor Fernando "Moika", conseguiu mais uma vitória importante no dia 23 de setembro.
O atleta Leonardo Rossi, categoria 67kg, venceu o desafio interestadual realizado em Criciúma no bbbowling (evento inédito dentro do Octagon).
A luta foi muito duríssima e desafiadora para o atleta içarense, que reagiu e conseguiu vencer a disputa por nocaute ainda no primeiro round!
Leonardo Rossi e à Academia Moika Team estão de parabéns e os içarenses se sentem orgulhosos com mais essa vitória.
Muay thai é significado de boxe tailandês, esporte conhecido como arte das oito armas, praticado na Ásia.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.