O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CAPA: Edição2.182 - Içara, 1º de agosto de 2011

Abertura da Semana da Pátria
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Sulpiso completa 25 anos no ramo de cerâmicas
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Novo estatuto do HSD falta aprovação do MP
(Calebe Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Violências deixam içarenses inseguros

O número de ocorrências negativas em Içara vem criando na população uma ânsia de insegurança.
Somente em uma semana ocorreram cinco assaltos a mão armada, sendo acome-tidos contra dois taxistas, três incêndios, que nin-guém sabe a origem, se foi criminoso ou acidental.
Várias reuniões já foram feitas sobre segurança pú-blica mas pouco se avan-çou neste assunto, hora por falta de efetivos, hora por falta de viaturas.
Içara cresceu rapida-mente e os órgãos compe-tentes não estão acompa-nhando o desenvolvimen-to da cidade, que em pouco anos passou de pacata pa-ra um lugar violento.

CHARGE


POLÍTICA - PT do Balneário Rincão tem Diretório registrado no TSE

O Diretório do PT do Balneário Rincão foi protocolado no TSE na última sexta-feira, dia 26; o partido tem como um dos pré-candidatos a prefeito o presidente da Executiva, João Picollo.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O Partido Trabalhista (PT) foi registrado oficialmente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como sigla do novo município de Balneário Rincão.
De acordo com o presidente do partido e da Colônia de Pesca Z-33, João Picollo, o Diretório possui 21 membros.
“Estamos organizados, Diretório montado, em plena atividade e dispostos a concorrer às primeiras eleições do município com cabeça de chapa completa. Prefeitura e vereanças na defesa de nosso projeto pa-ra o Balneário Rincão”, ressalta Picollo.
A sigla está realizando reuniões com lideranças nas comunidades, com a finalidade de fazer um levantamento das necessidades do município para montar o plano de governo. Os encontros já aconteceram nas localidades de Barra Velha, Lagoa dos Freitas, Pedreiras e Urus-sanga Velha.
“O novo município vai precisar se manter e também ter capacidade de investimento. Queremos ter uma prefeitura enxuta, sem falsas promessas, sem cabide de empregos”, enfa-tiza o presidente.
Para Picollo, não basta que o município tenha se emancipado, os problemas têm que ser resolvidos.
“Faremos projetos de curto, médio e longo prazo. Temos muito trabalho pela frente, para que o Rin-cão se mantenha economicamente, com investimentos, turismo etc”, observa.
Ainda segundo Picollo, o PT está pronto para possíveis alianças com partidos que concordem com o projeto da sigla. O presidente já é pré-candidato a prefeito do balneário, mas esclarece que existem outros pré-candidatos, sendo que “os nomes vão aparecer automaticamente”.
O PT do Balneário Rin-cão tem pré-candidatos a vereador em todas as comunidades. Os próximos trabalhos do partido são visitas a lideranças e, na próxima semana, haverá uma reunião com a coordenação. Fazem parte da Executiva, além do presidente Jo-ão Picollo, o vice-presidente Valmir Galbino da Silva, secretária Maria Aparecida Luciano, tesoureiro Marcos Carlos Petry, secretária de formação política Angélica Zenato Rocha e assistente de comunicação Lidiana dos Santos.

GERAL - Novo estatuto do HSD é aprovado e será encaminhado ao MP de Içara

Em assembleia nesta terça-feira, dia 30, integrantes dos Conselhos Diretor e Curador do Hospital São Donato (HSD) aprovaram a proposta do novo estatuto, que retira políticos da gestão.

(Calebe Borges/Jornal Içarense)

O novo estatuto do Hospital São Donato (HSD) foi aprovado por unanimidade em assembleia na noite desta terça-feira, dia 30.
Representantes do Conselho Diretor e Curador incluíram no documento a ressalva que havia sido feita pelo Ministério Público Federal (MPF), na última análise do estatuto.
O MPF pediu que, além de não permitir mais políticos na gestão, o hospital afaste aqueles que, no decorrer do mandato, sejam indicados a cargo público.
“Em até quatro dias enviaremos a decisão da as-sembleia para o Ministério Público Federal, que deverá aprovar ou não o novo estatuto definitivamente”, explicou o presidente do HSD, Acirton Costa.
A proposta do novo estatuto inclui representantes de entidades iça-rense para fazer a gestão do hospital. Serão 19 instituições.
“Eu, presidente do Conselho Diretor, a diretora administrativa Cleide Gere-mias, o médico Osmar Bonassa e o presidente do Conselho Cura-dor Adalberto Pizzetti, ficamos responsáveis por agendar uma reunião com os presidentes das entidades, a fim de comunicar a participação delas e pedir a indicação de um membro de cada uma para fazer parte do Conselho Deliberativo”, informou Costa.
A reunião entre a comissão responsável pela transição e as entidades deve acontecer na próxima semana. A atual diretoria do HSD continua até o dia 31 de março de 2012.
As principais diferenças entre o estatuto vigente e o novo são a participação de 19 entidades na gestão, não mais um grupo reduzido de representantes, co-mo acontece atualmente, com Conselho Curador e Conselho Diretor; e a retirada de político-partidários da administração.

POLÍCIA - Carro pega fogo em garagem e deixa moradores apavorados

A motorista da Eco Sport estava estacionando na garagem do prédio onde mora, no Centro de Içara, quando percebeu um fogaréu no capô, e bombeiros gastam 1,5 mil litros de água no incêndio.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O barulho de uma ex-plosão e uma fumaceira chamou atenção dos resi-dentes do Edifício Débora e também das pessoas que circulavam pela Rua São Donato, esquina com a Tra-vessa Padre Boleslau.
A publicitária L.O.L., 30 anos, estava estacionando o Eco Esporte placas DPR-0982, de Içara, na garagem do prédio, quando o carro falhou. Na tentativa de re-ligá-lo, percebeu uma laba-reda de fogo no capô e foi em busca de ajuda.
Quando a guarnição do Corpo de Bombeiros de Iça-ra chegou o veículo estava totalmente destruído e u-saram 1,5 mil litros de á-gua para conter as cha-mas e fazer o rescaldo. A fumaça tomou conta da ga-ragem.
L. adquiriu o veículo há um mês e informou que neste tempo não apresen-tou nenhum problema.
Devido o cheiro forte e a fuligem levantada pelo fo-go os bombeiros orienta-ram que os moradores não durmam nesta noite no prédio, onde funciona na parte térrea uma agência do Instituto Nacional de Previdência Social.
Por segurança, o carro foi retirado da garagem por um guincho.
O Bombeiros não sabem a causa do incêndio.

VARIEDADES - Sulpiso comemora 25 anos com preços direto de fábrica

Em todos os sábados do mês de setembro a Sulpiso vai manter a loja aberta até às 17h, com preços direto de fábrica; a iniciativa é parte da comemoração do aniversário de 25 anos.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A empresa Sulpiso - Ce-râmica & Acabamento - completa, neste dia 1º de setembro, 25 anos de fun-dação. Localizada na Ro-dovia SC-444, Km 5, no Centro de Içara, a empresa foi criada em 1986 por José Otávio Brígido e a esposa Fátima Biff Brígido.
No início, a loja era insta-lada em um pequeno local alugado, dispondo de pou-cos recursos. Ao longo dos anos, a Sulpiso se desen-volveu e hoje é uma das lí-deres na região em acaba-mentos para construção ci-vil, especializada em pi-sos, azulejos, louças, meta-is, papéis de parede e de-mais acabamentos.
Brígido conta que desde jovem teve contato com a cerâmica, pois, na década de 70 e 80, tinha transpor-tadora, junto com o pai O-távio Pedro Brígido.
“Naquela época trans-portávamos para uma em-presa cerâmica da região. Conhecíamos bem os azu-lejos, bem como suas quali-dades. Então, tive a ideia de trabalhar exclusiva-mente com cerâmica”, ex-plica o empresário.
Para Brígido, o mercado da construção civil está ca-da vez mais competitivo e, para se manter por tanto tempo, é importante ofere-cer materiais exclusivos e de qualidade, aliado ao bom atendimento e honestidade.
Para comemorar a data tão especial, a loja estará ofertando vários produtos com preços direto de fábri-ca. Em todos os sábado de setembro a Sulpiso ficará aberta até às 17h.

ESPORTE - Tigre precisa da vitória e torcida quer uma reação dos jogadores

O técnico Mauro Fernandes deve estar preocupado com a tabela e com o cargo, pois mais um resultado negativo doCriciúma, ele poderá ser mais um treinador demitido, o quinto em 2011

(Divulgação)

O técnico Mauro Fernan-des terá pouco tempo para preparar o Criciúma para o próximo jogo pelo Brasileiro da Série B, contra o Duque de Caxias, nesta sexta-feira, no Heriberto Hülse.
. Pouco tempo e muitos problemas para administrar. A primeira mudança prometida pelo treinador é a na postura da equipe, promovida com muita conversa e um “puxão de orelhas” geral. Já o segundo desafio será encontrar peças de reposição para suprir as baixas na equipe.
Na lateral-esquerda, o Tigre não terá Pirão, pois o jogador foi mais uma vez expulso o que lhe rendeu uma multa, além de uma ad-vertência. Ele justamente voltava a jogar após a expulsão diante do Barueri.
Mas a maior dor de cabe-ça para o treinador está na formação do ataque. Lesi-onado, Zé Carlos desfalca o time, que também não deve ter Adeílson, entregue ao departamento médico devi-do uma contusão muscular.
A boa notícia é que o meia Aloísio estará disponível para sexta-feira após pegar apenas um jogo de suspen-são do Superior Tribunal de Justiça Desportiva devi-do a expulsão contra a Ponte Preta, já cumprida na der-rota para o Guarani.