O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 11 de julho de 2009

ESPORTES - Barracão, Barão, São José e PV levam vantagem do empate

As quatro equipes venceram nas partidas de ida do Campeonato Içarense e levam vantagem de jogarem por um empate neste domingo e garantirem vagas na semifinal da competição municipal.

Acontecem neste domingo os quatro jogos de volta do Campeonato Içarense 2009, que vão definir as equipes classificadas para a semifinal.

Pelos titulares o Barracão, com 100% de aproveitamento enfrenta o União do Sul com a vantagem de jogar pelo empate, pois venceu por 1 a 0.

O Barão recebe a visita do Jaqueline com a vantagem de ter ganho a partida de ida por 2 a 1.

O Praia, em casa, terá que vencer o São José se quiser seguir na competição, pois perdeu a primeira partida por 2 a 0.

O Presidente Vargas vai até a Vila Nova encarar o time da casa, com a vantagem de 3 a 2.

Já nas categorias aspirantes o União do Sul é quem tem a vantagem do empate contra o Barracão, pois venceu o jogo de ida por 1 a 0.

Na sequência da rodada, SER Liri e Barra Velha empataram em 0 a 0 e quem ganhar neste domingo fica com uma das vagas.

O São José venceu por 1 a 0 e tem a vantagem do empate contra a Praia.

Os aspirantes do Presidente Vargas x Vila Nova vão para o tudo ou nada, já que na partida de ida houve empate em 0 a 0.

Os jogos dos aspirantes iniciam às 13h30min, enquanto os titulares entram em campo às 15h15min.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Novo Júri Popular julgará acusado de atirar em irmãos do bairro 1º de Maio

Um possível traficante, acusado em 2006 de desferir tiros com intenção de matar em dois irmãos, por discussão de drogas, será julgado por Júri Popular, em Içara, no dia 28 de julho deste ano.

O Ministério Público de Içara, através do promotor de justiça, Márcio Cota, entrou com uma ação judicial contra J.S., 38 anos, por desferir tiros contra dois irmãos, V.E.A.L. e A.J., que não chegaram a falecer.

O crime aconteceu em 6 de julho de 2006, na Rua Amaro Maurício Cardoso, no Bairro Primeiro de Maio, em Içara.

Anexo ao processo, estão vários registros anônimos do Disque-Denúncia informando que o acusado, vulgo “Bidu”, era traficante e intimidava constantemente os moradores da comunidade.

Segundo a acusação, J.S. estava “imbuído de intenção de matar”. Após atirar em V.E.A.L., que caiu no chão, o acusado começou a chutá-lo, caracterizando crime como “meio cruel” e por “motivo fútil” (discussão acerca de drogas).

O irmão da vítima tentou impedir o agressor, mas também acabou levando um tiro, não vindo a falecer, por “má pontaria”, segundo o promotor.

Após analisar o caso, o juiz decidiu por Júri Popular. O acusado tentou recorrer, mas lhe foi negado.

O Júri está marcado para o próximo dia 28 de julho, terça-feira, na Câmara de Vereadores de Içara, pois o Fórum do município está em reforma.

No dia 7 de julho, o mecânico R.J.B., 49 anos, também foi julgado na Câmara Municipal de Vereadores por Júri Popular, acusado pelo assassinato a facadas de uma professora aposentada. Considerado culpado, ele vai ficar nove anos preso em regime fechado.

Fotos: Maso Nyetto (1ª) e Djonatha Geremias (2ª) / Jornal Içarense
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Rodovia SC-444: Pesquisa para saber fluxo de veículos

Foi realizada uma pesquisa na SC-444, em Içara, para identificar a opinião da população sobre a implantação de um pedágio, além de identificar o fluxo de veículos. A pesquisa foi realizada pela empresa Prosul, de Florianópolis, durante os dias 7, 8 e 9 de julho. O estudo foi a pedido do presidente do Deinfra, Mauro Mariani.

De acordo com o presidente da SC Parcerias, Ivo Carminatti, os resultados precisam ainda ser tabulados. “A maioria da população foi a favor do pedágio, pois os pesquisadores explicaram as vantagens, as quais são: maior segurança no trecho, mais conforto, mais iluminação, socorro urgente em casos de acidentes, entre outros”, adianta Carminatti.

Quanto à avaliação dos fluxo de veículos, é para futuras melhorias na rodovia. Segundo Carminatti, essa é a segunda pesquisa realizada neste ano. A primeira ocorreu há cerca de 3 a 4 meses.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Silvana Fest anima Içara neste sábado com fogueira gigante

Inicia hoje a festa julina do Bairro Jardim Silvana, o Silvana Fest, com direito a uma fogueira de aproxidamente 20 metros e Casamento Jeca, segundo o presidente da associação de moradores.

A festa da fogueira de Içara está de volta. A Silvana Fest, que há mais de 10 anos não era realizada, acontecerá nesse sábado, dia 11 de julho, na comunidade de Jardim Silvana.

É uma festa que resgata a tradição junina com fogueira gigante, barraquinhas de quitutes e bebidas típicas, e muitas apresentações caipiras.

A Silvana Fest será uma realização da união de diversas entidades do bairro: Associação de Moradores, APP da Escola Municipal Lúcia De Luca, Clube de Mães e do Centro de Educação Infantil Balão Mágico.

Além da fogueira, a entidade está preparando o “Casamento Jeca” com a participação dos moradores da localidade que terminará com um baile caipira e a tradicional Quadrilha Maluca, envolvendo personagens do casamento e os visitantes da festa. Já a escola está preparando apresentações e barracas de jogos e doces típicos. O mesmo fará o centro infantil. O clube de mães irá expor os trabalhos manuais e venderá cachorro-quente e deliciosos quitutes feitos pelas mulheres do bairro.

Na última semana, agregou-se à festa o Projeto Segundo Tempo que promoverá jogos e divulgará as atividades. A Silvana Fest contará com a animação do DJ Alex.

A SilvanaFest acontecerá a partir das 18h, no campo esportivo do bairro, localizado no final da Rua Lúcia de Luca. A direção da Associação de Moradores do Jardim Silvana convida toda a comunidade içarense e região para festejar o renascimento da Festa da Fogueira.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Gentil e Zanolli ajudam alunos do Antônio Guglielmi a plantar árvores em Vila Nova

O prefeito e o vice tiveram auxílio dos estudantes para plantar centenas de mudas de árvores pelas ruas da localidade, em mais uma das etapas do Projeto Mesa do Prefeito, que encerra hoje.

O prefeito municipal de Içara, Gentil Dory da Luz, juntamente com o vice José Zanolli, estiveram na manhã desta sexta feira dia 10, na Escola de Educação Básica Antônio Guglielmi Sobrinho, no bairro Vila Nova em para plantar centenas de mudas de àrvores pelas ruas da localidade.

Com ajuda os alunos da escola, o prefeito e o vice distribuiram as mudas que foram cultivadas no horto da Secretaria de Obras do municipio, para que fossem plantadas pelos estudantes.

O prefeito quer criar uma consciência ecológica para que os estudandos já tenham um pensamento de preservar a natureza, além de melhorar as ruas do Bairro Vila Nova e transformar em um ambiente mais bonito e verde.

“Chamamos os estudantes para nos auxiliarem no trabalho para que a consciência ecológica seja disseminada e estas árvores possam ser cuidadas até poderem embelezar e melhorar as ruas do Bairro Vila Nova, um dos maiores do município”, argumentou o prefeito Gentil da Luz.

As árvores plantadas nas calçadas do bairro são ornamentais. Conforme o secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, semanalmente foram plantadas dezenas de mudas nos bairros por onde passou o Projeto Mesa do Prefeito, que será estendido as demais localidades de Içara.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Raiva um perigo para a cabeça e o coração

Sentimento diminui irrigação do cérebro e pode afetar músculo cardíaco e provocar AVC.

Uma experiência realizada na Southern California University e no Centro Médico Cedars-Sinai, nos EUA, mostrou que em indivíduos hipertensos as situações de estresse e raiva não provocam no fluxo sanguíneo mesmo efeito que as situações geram nas pessoas com pressão arterial normal.

Em indivíduos saudáveis, a raiva e o estresse mental causam a dilatação da artéria carótida (que levam o sangue do coração ao cérebro) e aumentam o fluxo sanguíneo em toda a região cerebral. A pesquisa revelou que, nas pessoas hipertensas, o reflexo de dilatação não ocorre. Portanto, a situação de raiva não produz vasodilatação nem mudanças significativas no fluxo de sangue no cérebro.

De acordo com Tasneem Naqvi, um dos realizadores da pesquisa, a vasodilatação inadequada, ou a ausência de dilatação em resposta à situação de raiva ou estresse pode levar à isquemia do miocárdio (má irrigação do músculo cardíaco), aumentando os riscos de quem sofre de doença de coração, mesmo se o quadro estiver estável e controlado.

Para realizar a pesquisa, Naqvi e o colega Hahn Hyuhn avaliaram, por meio de ultra-som, a reatividade da artéria carótida e o comportamento do fluxo sanguíneo em resposta ao estresse.

Participaram da pesquisa dez voluntários saudáveis jovens (entre 19 e 27 anos), 20 voluntários saudáveis mais velhos (entre 38 e 60 anos) e 28 pacientes com quadro de hipertensão na faixa etária dos 38 aos 64 anos. Durante a experiência, os voluntários foram submetidos a tarefas que provocam estresse mental, incluindo testes aritméticos e de leituras e simulações de situações que levam à raiva. Por meio das ima-gens de ultra-som, os pesquisadores mediram os efeitos das situações de estresse na artéria carótida e em uma artéria do cérebro. Ao mesmo tempo, foram medidas a pressão arterial e a frequência cardíaca dos participantes.

Já é sabido que, quando não há aumento do fluxo de sangue no cérebro durante atividades mentais, a cognição e o desempenho cerebral podem ser afetados. A descoberta da ausência de dilatação em resposta à raiva e ao estresse mental pode ajudar a identificar os indivíduos com maior risco de eventos cardiovasculares futuros.

Além das descobertas dos efeitos da raiva no fluxo sanguíneo, novos estudos têm mostrado que o sentimento causa mudanças elétricas no coração, que podem predizer arritmias futuras. A raiva também pode causar o aumento de uma substância relacionado ao estreitamento das artérias, provocando doenças cardiovasculares em 50% dos casos de pessoas que não apresentam fatores de risco tradicionais.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Novo método para contratação de médicos

A charge possui direitos autorais, para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1661: EDITORIAL - Cobrança de pedágio em Içara

Como vem ocorrendo na BR-101, onde já foram construídas três centrais de pedágio entre Palhoça e Joinville, há um projeto do governo do Estado de Santa Catarina em fazer cobrança no Anel Viário, rodovia que liga Criciúma ao Balneário Rincão, em Içara.

Para saber se a ideia é viavél o Deinfra contratou a empresa Prosul para fazer pesquisa junto aos motoristas. O material da enquete deverá ficar pronta em 30 dias.

Se for para construir uma rodovia nova, que tenha acostamento, e que os motoristas possam circular com segurança a ideia pode ser melhor discutida, mas, se for mais um papa-dinheiro, a população içarense deve dizer não, até porque o estado da Rodovia SC-444 é péssimo e precisa ser melhorado e muito.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.