O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CAPA: Edição1.986 - Içara, 11 de outubro de 2010

ACII abre discussão sobre estacinamento rotativo
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Agência do Sicredi sofre tentativa de arrombamento
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Gentil participa de Ação Social no Birro Aurora
(Divulgação)

EDITORIAL - Estacionamento é uma necessidade

O Código de Trânsito Brasileiro atribui como sendo de competência dos órgãos e entidades executi-vos de trânsito dos municí-pios, no âmbito da sua cir-cunscrição, implantar, manter e operar o sistema de estacionamento rotativo pago em vias públicas (art. 24, inc. X).
Quem circula diariamen-te de veículo pelo Centro de Içara sente na pele e difi-culdade de achar um lugar para estacionar, devido o grande fluxo de carros parados nas vias centrais.
Içara necessita, urgente, um estacionamento rotati-vo, que facilite o fluxo de carros, podendo ser explo-rado pelo município ou em regime permissionário.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vida em Crônicas (67)

Saramago foi um exímio reportador contra o poder constituído e tinha total intolerância com a medio-cridade. Sua ficções são comentários sobre o presente travestidos de aquisição histórica num ambiente mental diferente daquele em que o próprio autor viveu.
Saramago operava um raciocínio atual, sem rela-tivismos, para entender os erros passados. É...ele domava as palavras a favor de suas crenças sempre contrárias a ideologia dominante.
Pois bem, esse pensamento me veio ao estar na Escola de Ensino Fundamental Ângelo Zanellatto, no bairro Primeiro de Maio, a convite da direção e dos professo-res, para contribuir com o projeto pedagógico daquela escola. É de praxe as escolas terem o seu programa de ensino, embasado em um projeto pedagógico que nor-teie a ação político-pedagógico da unidade escolar com a comunidade. Afinal a educação precisa estar entre-laçada e contextualizada com a realidade do educando.
E assim eu tomei conhecimento do projeto: Içara Nossa Terra Nossa Gente Rumo aos 50 Anos. Pois bem, recebi a camiseta e, com surpresa observei o tema do projeto inserido no mapa do município de Içara. Lindo!
É um convite para quem ama Içara vestir camiseta do projeto que, segundo a diretora Dalva de Mello Mar-tignago, poder haver continuidade no próximo ano.
Alí, antevi a capacidade criativa de Saramago, o me-nino rural de Ribantejo transferido à pobreza urbana de Lisboa, em Portugal, aos três anos de idade. E foi es-ta transferência de ambiente que deu ao autor o arsenal para afirmar: Deus é o silêncio do Universo e o ser humano, o grito que dá sentido a esse silêncio.
É verdade... o homem com as suas necessidades, suas angústias, sua procura, ele está sempre cortando o silên-cio com o seu grito, com o seu fazer, com as suas novas construções sociais. Mesmo que essas novas constru-ções tomem como base uma já antiga morada, ou mesmo uma ruína que ainda teima em se manifestar depois de tantos desgastes. Este é o sentido humano, lapdar o que foi posto, seja pela Criação Divina ou pelas convenções sociais. Na natureza tudo se transforma e, muitas vezes, é necessário a ação humana para haver transformações.
Mas voltando ao projeto, e estando eu convidada para falar sobre as influências da cultura na formação de nossa terra e de nossa gente içarense, fiquei muito feliz. Há pessoas, e até mesmo educadores que não percebem que em todas as disciplinas há uma dose se-gura de cultura. Todas as pesquisas científicas foram sendo registradas e colocadas como uma disciplina específica, com o seu conceito essencial. E são esses conceitos essenciais, tratados em currículos e em seus conteúdos, que fundamentam o ensino-aprendizagem.
Agora, o que dá segurança ao pesquisador é saber que os conceitos científicos vieram de usos experenci-ais, de consensos populares. E a cultura subdividida em formal e informal torna isso visível a qualquer olhar. O bom educador sabe que não poderá desprezar o saber experimental que o aluno já adquiriu, juntamente com a linguagem materna. E isso a equipe educadora da Ângelo Zanellatto soube fazer com muita ênfase. Vários seguimentos da sociedade içarense já passaram pela escola, e segundo os educadores, outros ainda irão dar a sua contribuição. Este é o trunfo maior do projeto.
Há quem pense que os cinquenta anos de emancipa-ção político-administrativa esteja restrito aos trilhos do trem. Para Saramago, seria uma incoerência falar em emancipação político-administrativa sem um em-penho anterior, sem um desenvolvimento econômico antecipando uma conquista social que requer um po-tencial econômico capaz de suprir a sua estrutura ad-ministrativa. Ainda bem que Deus é o silêncio e a escola poderá ser o grito que dá sentido a esse nobre silêncio. E, depois da quebra do silêncio na arquitetura de um projeto, a escola ainda socializa este fazer pedagógico com tanta eficiência.
Parabéns às equipes gestora e educadora pelo nobre projeto, e a toda a escola pela participação e ação demo-cráticas tão importantes à educação. Educar é também um ato de carinho, e quem sabe faz a hora.

POLÍTICA - Pizzetti pede para impugnar mudanças no estatuto do HSD

O presidente do Conselho Curador do hospital, Adalberto Pizzetti, não desistiu de eliminar de vez os políticos dos cargos de direção e pede a impugnação das alterações do estatuto.

(Arquivo/Jornal Içarense)

As alterações feitas no es-tatuto do Hospital São Do-nato, em reunião no dia 14 de outubro, com o objetivo de despolitizar a instituição, estão sob análise do Mi-nistério Público.
Entre estas alterações, foi aprovado o item que proibe a indicação de políticos pa-ra cargos de direção, feitas pela Câmara Municipal de Içara e Prefeitura Municipal. Porém, a indicação de pessoas do Poder Público pode continuar sendo feita por entidades.
De acordo com o presidente da Associação Empresarial de Içara (ACII) e também presidente do Conselho Curador do hospital, Adalberto Pizzetti, a reunião de outubro foi convo-cada com o objetivo de discutir as alterações do estatuto. Mas, além de discussões, houve votação, na qual foi aprovada, por 13 votos contra quatro, a permanência de políticos na direção do hospital.
“O fato de apenas entidades poderem indicar políticos para cargos de diretoria do hospital, não atende ao que o Ministério Público (MP) havia solicitado, ou se-ja, a necessidade de despo-litizar a instituição”, explica Pizzetti.
Segundo o presidente do Conselho Curador, a votação só foi perdida porque era necessário o voto de dois terços dos 19 integrantes da diretoria, para não aprovar a proposta. “Faltaram cinco pessoas na reunião. Além disso, houve apenas um encontro para tratar deste assunto tão sério, que deveria ser mais discutido”, enfatiza Piz-zetti. Ele ainda questiona a posição da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, por defender a permanência de políticos na direção do hospital.
A diretoria da ACII, por meio do presidente, reuniu-se com o promotor de justiça de Içara, Márcio Rio Branco Nabuco de Gouve-a, no dia 5, pedindo a im-pugnação do estatuto.
Agora, o documento foi encaminhado ao Ministério Público Federal que decidirá quanto a validade das alterações. “Defendo a ideia de que uma congregação religiosa administre o hospital”, fala Pizzetti.
De acordo com o presidente do hospital, Acirton Costa, o promotor não é fa-vorável a impugnação do estatuto e o advogado da instituição está cuidando do caso.
Não foi possível contato, com o promotor e nem com o presidente da CDL, Agil-mar Viana.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Sou candidato a reeleição e vou em busca do apoio de todos os partidos. Fui o único presidente que conseguiu unir todos as siglas de Içara em prol da cooperativa”. Presidente da Coope-raliança, Pedro Deonísio Gabriel, que vai em busca do terceiro mandato em março de 2011.

O único vereador
que vem entran-do com Pedido de Informação é Fábio Della Bruna Vieira (PP) e para não per-der o ritmo, na sessão de segunda-feira, entrou com mais um pedido ao Executivo.
Desta vez, o pro-gressista, que está substituindo Dar-lan Carpes, quer saber quais as em-presas que prestam serviços tercerizados de horas má-quinas, com os nomes dos proprietários, respectivos endereços. Quer cópias dos contratos de 1º de janeiro de 2009 até a presente data.

Depois
de decidirem pela ex-clusão dos políticos da di-retoria do Hospital São Donato, atendendo um pe-dido do Ministério Públi-co, conselheiros voltam atrás e o estatuto se man-tem como está: isto é: fica os políticos e também os médicos.
Pelo que parece não vai ser desta vez que vão con-seguir despolitizar o Con-selho Diretor do HSD.

Moradores
da Rua Jair da Silveira, no bairro Vila Nova, pe-dem socorro devido o descaso por parte da Administração Municipal, que nes-tes dois anos não colocou um caminhão de areão na estrada. Eles reclamam que em dia de chuva o lodo é geral no trecho. Cadê o a-reão? Quem faz o controle do areão? É apergunta da comunidade, que paga os impostos em dia.

Corre nos bastidores
que o Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), estaria se mobilizando para eleger o presidente da me-sa diretora do Legislativo e que o candidato dele seria Douglas Mattos (PC do B), que até então era oposição ferrenha ao tucano.
Vereadores do PMDB, que apoiam Toninho da Im-bralit na sucessão do peemedebista Edinho do Sindicato passaram o dia de ontem em polvorosa. O PMDB articula uma oposição ferrenha ao prefeito em 2011.

Em Içara
a disputa pela presidên-cia da mesa diretora está ocorrendo na surdina sem novidades.
Os candidatos são Dar-lan Carpes (que computa os quatro votos da ban-cada do PP, de Acirton Costa - PMDB - e de André Jucoski -PSDB), Antônio de Mello (PMDB) e Diogo Vitorassi (PDT).
Faltam um poucos mais de um mês para que seja renovada a direção da Câmara, que poderá ter um ex-vereador no comando.

O PP
tem dois nomes certos na briga pela presidência da Cooperaliança nas elei-ções de março em 2011.
É o atual presidente Pe-dro Deonísio Gabriel, que vai para a reeleição, e o ex-vereador Valmor Rosso.
A última notícia foi de que o ex-prefeito Heitor Valvassori colocou o nome na roleta para apimentar mais a disputa. Será?
Um deles será escolhido pelos 45 membros do dire-tório e Executiva do PP pa-ra disputar o cargo.

Frase
“Político honesto é que nem Unicórnio, eu nunca vi, mas deve existir” (Autor desconhecido).

GERAL - Estacionamento rotativo é uma bandeira da ACII

Departamento de Trânsito apresenta projeto de adequação de trânsito; medida compreende pagamento de taxa ainda não definida para utilizar o espaço e falta de vagas gera reclamações.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A dificuldade de encontrar vagas para estacionar no Centro do município é reclamação quase unânime entre os motoristas. Em busca de uma possível solução, a Associação Empresarial de Içara (ACII), Departamento Municipal de Trânsito e comerciantes devem se reunir para tratar do assunto.
Na ocasião, o responsável pelo departamento de trânsito, Paulo Preis Neto, apresentará o projeto de adequação do trânsito baseado em um estudo desenvolvido no início da atual gestão. Preis considera que as mudanças causarão u-ma mudança radical no tráfego municipal, podendo inclusive gerar críticas. Mas, ele ressalta que o objetivo é proporcionar qualidade aos motoristas.
O projeto estabelece a cobrança de taxa de estacionamento, para que possa haver rotatividade. Ainda não há consenso sobre o valor a ser cobrado. A medida compreende os perímetros da Rua Sete de Setembro até Avenida Procó-pio Lima e da Rua Amaro Maurício Cardoso até a extesão da Rua Vitória.
Para Adalberto Pizzetti, presidente da ACII, a cobrança após um período de estacionamento livre poderia sanar o problema no Centro. “Queremos facilitar a vida do cliente”, disse.
Pizzetti aponta, que a maioria das vagas estão sendo utilizadas pelos próprios comerciantes que chegam a usar o espaço durante todo o expediente de trabalho. Ele acrescenta que por volta das 9h de ontem, não encontrou nenhuma vaga na área central e proximidades. “Com isso pergunto, todos os motoristas estavam fazendo compras?”, ressalta.

POLÍCIA - Filial do Sicredi é alvo de tentativa de furto no Rincão

Impressões digitais colhidas pela Polícia Civil poderão indicar os autores do arrombamento; que fizeram um buraco na parede dos fundos da agência e fugiram sem levar nenhum valor.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A instalação da filial do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) no Distrito Balneário Rincão, em Içara, nem completou um mês e já foi alvo de tentativa de furto. O prédio localizado na Avenida Leoberto Leal, em frente à Subprefeitura, teve a parede dos fundos arrombada na madrugada de quarta-feira.
Segundo o Delegado Civil, Rafael Marin Iasco, a perícia esteve no local e recolheu impressões digitais, que passam por análise e direcionam o início das investigações.
Conforme o sargento Fontoura, da Polícia Militar, imagens de monitora-mento interno revelam a movimentação dos homens na agência, momentos antes de serem interrompidas pelos criminosos. As guarnições do município com reforço do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Criciú-ma realizaram cerco policial no local e napossível rota de fuga, mas nenhum suspeito foi localizado até agora.
Conforme a gerente da unidade, apenas mesas e gavetas foram vasculhadas. O cofre não foi violado e aparentemente nenhum objeto foi levado.
Próximo à abertura de cerca de meio metro, foram encontradas ferramentas que teriam sido usadas na ação. A instalação da unidade foi uma solicitação de comunidade do Rincão, sendo que o município é o único a dispor de duas a-gências do Sicredi.

VARIEDADES - Igreja Assembleia de Deus realiza congresso missionário

O Congresso Internacional de Missões vai reunir líderes evangélicos de vários países, no Ginásio Esportivo Ergínio Januário Borges, no Complexo Esportivo de Içara, de 12 a 15 de novembro.

(Divulgação)




O Órgão Missionário Ce-ifeiros da Última Hora, da Igreja Evangélica Assem-bleia de Deus de Içara, rea-liza, entre os dias 12 e 15 de novembro, o Congresso Internacional de Missões, que acontecerá no Ginásio Ergínio Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq, em Içara.
O evento, que está na 16ª edição, deve receber mais de cinco mil pessoas, em quatro noites (19h) e duas tardes (16h) de celebração.
Neste ano, estarão minis-trando a palavra de Deus os pastores Napoleão Fal-cão de João Pessoa (Paraí-ba), Elias Duarte e Josemiro de Souza (Amazonas); e Aparecido de Lima (São Paulo).
Os louvores serão entoa-dos por vários cantores da região. Dentre eles: Eliezer dos Santos (Jaguaruna), Valcir e Idione (Jacinto Ma-chado), Amigos do Mestre de Içara, Família Donizete, Ane Euzébio e Luiz Cezar e Ivonete (Criciúma). A Or-questra Sinfônica Celebra-ção também marcará pre-sença na direção do Maes-tro Jaison de Melo.
Missionários do órgão também prestigiarão o evento. Do Paraguai virá Pastor Adonias Monteiro, líder da igreja naquele país e também supervisor das missões no exterior, junto com o pastor paraguaio A-veiros Acosta. Da Argenti-na vem o pastor Diego Mo-lina, da Espanha o pastor Rodney da Silva e de Minas Gerais, pastor João Nunes.
Todo evento será trans-mitido ao vivo via Internet, através da página da igreja: www.addicara.com.br. Os internautas poderão confe-rir fotos e matérias.

ESPORTE - LESC encerra 1ª fase do Campeonato Suíço

Com a realização dos dois últimos jogos, nesta segunda-feira, que ainda restavam da primeira fase, a competição municipal teráa nesta quarta-feira dois jogos na fase de repescagem.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Com a realização dos dois jogos atrasados nesta segunda-feira dia 8, se deu por encerrada a primeira fase do 2º Campeonato de Futebol Suíço da Liga Esportiva Sul Catarinense (LESC). As partidas disputadas no Campo do Jorge terminaram com os seguintes resultados: Brasil Pedreira 2 x 6 Marlan Embalagens e New Sun Shine Lan House 2 x 6 Farmácia São Donato.
Foram 32 partidas divididas em três dias de competições por semana. Os cálculos realizados pela liga contabilizam 139 gols, com uma média de quatro gol por jogo, às penalidades por cartões amarelos somaram 78, enquanto os vermelhos apenas 11. O artilheiro da competição é França, do Marlan Embalagens, com 14 gols.
Ontem começou a re-pescagem, confira os resultados: Bairro Esperança 1 (2) x 1 (3) Cerâmica Vargas e Posto Pelegrin 4 x 1 New Sun Shine Lan House.
A final está programada para acontecer já no dia 3 de dezembro.
O presidente da Liga Esportiva Sul Catarinense, Valdir Damiani Alves, afirmou estar muito satisfeito com o essa primeira etapa do campeonato. “Tudo cor-reu como planejávamos e esperamos que continue assim”, finalizou Alves.